ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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- Autores da nossa própria históriaPublication . Vieira, Isabel Margarida Simões Guedes; Mendes, IvaneideAcreditando numa educação social que se quer muito mais do que uma socialização correta e numa educação de adultos que se quer muito mais do que um ajustamento funcional dos indivíduos ao mercado de trabalho, este trabalho desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades (CNO), sedeado numa escola pública do concelho de Penafiel, entre outubro de 2011 e julho de 2012. Através de uma metodologia de investigação-ação participativa, procurou potenciar os campos de interseção entre a educação social e a educação de adultos, inspirando-se no poder libertador e transformador da educação. Num momento em que os adultos vivenciaram o encerramento repentino da Iniciativa Novas Oportunidades, em que estão integrados ou que foram integrantes, e o consequente sentimento de descredibilização social dos processos que frequentavam, este projeto procurou promover nos adultos com quem foi construído, a capacidade de reflexão sobre o seu passado, apropriação crítica do seu presente, a fim de tomarem decisões sobre o seu futuro, e que respondesse aos seus interesses e desejos, numa lógica de solidariedade, justiça e desenvolvimento. As conclusões deste trabalho apontam para a sua capacidade de, numa atitude emancipatória e democrática, analisar criticamente as circunstâncias que enquadram mais um período de transição das políticas públicas no campo da educação de adultos, a partir de uma essencial avaliação isenta e independente do trabalho desenvolvido, pelos seus principais intervenientes: os adultos.
- Transformar a comunidade em VitóriaPublication . Miranda, António Carlos da Fonseca Sá; Mendes, IvaneideO presente trabalho reflecte o desenvolvimento de um projecto de investigação posicionado metodologicamente na Investigação-Acção Participativa, com vista à melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas idosas. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu ao investigador, em conjunto com as pessoas, recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas. Após ter sido feita a análise da realidade, o processo de desenvolvimento do projecto envolveu a priorização de problemas e necessidades para as quais foi delineado um projecto de intervenção onde, a partir das acções que integram um conjunto de actividades, se procurou alcançar os objectivos estabelecidos. Este projecto assentou, sobretudo, na acção educativa da Educação Social numa dimensão de Educação para a Cidadania, uma vez que procurou que os idosos reflectissem sobre os seus problemas e, de forma autónoma, se organizassem para lhes dar resolução. Acima de tudo, contribuiu para o envolvimento dos idosos na resolução de problemas institucionais e comunitários. É também fundamental entender este projecto de investigação como um conjunto de processos que contribuíram para a transformação pessoal dos envolvidos e, ao mesmo tempo, como um trabalho em permanente construção.
- O tempo, um grande escultorPublication . Pinheiro, Anabela Cardoso; Mendes, IvaneideNo contexto de várias sessões de Grupos de Discussão com Técnicos de RVCC e Adultos certificados ao nível do secundário, o projeto “O Tempo, Um Grande Escultor” centra a sua atenção no encerramento “paliativo” da Iniciativa Novas Oportunidades que culminou com a extinção dos Centros Novas Oportunidades, processo vivenciado por Técnicos e Adultos. Pretendeu-se com este projeto, proporcionar espaços coletivos de partilha na compreensão do percurso percorrido no âmbito do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e reconhecer as limitações e potencialidades do processo de forma a refletir o presente e a problematizar o futuro apontando possibilidades para a sua transformação. A metodologia utilizada assenta na Investigação-Ação Participativa que perspetiva a ação com uma intenção de mudança e a investigação num processo de compreensão. Esta metodologia processa-se de forma cíclica alternando ação, reflexão crítica e avaliação, facilitadora de um processo reflexivo que impulsiona energias, movimentos individuais e grupais e a construção de um processo inacabado de conscientização. As conclusões deste trabalho indicam a necessidade de analisar discursos marcados por uma leitura e análise crítica da realidade, que se apresenta instável e indutora de mudanças, no campo das políticas públicas da Educação de Adultos, inviabilizando a sua consolidação e afirmação. Há uma preocupação em assegurar condições de participação e avaliação dos atores envolvidos, garantindo a promoção dos direitos democráticos dos participantes e uma educação para o desenvolvimento
- Seguir na vida participando - projeto de Intervenção com idososPublication . Santos, Catarina Raquel Moreira dos; Mendes, IvaneideO presente documento enobrece a experiência da construção do desenho e do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num Centro Social com várias respostas sociais de apoio à população idosa. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação Participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitosque integram esta realidade social (idosos, direção e colaboradores) com o intuito da identificação de problemas, necessidades, recursos e potencialidades. Edificou-se através de um conhecimento coconstruído, valorizando, especialmente, a necessidade contínua de uma relação com os demais e com o meio ambiente no seu desenvolvimento. O projeto, fruto de um trabalho conjunto entre o investigador e os sujeitos, possibilitou uma melhoria na qualidade de vida e do bem-estar global dos mesmos, que passou pela promoção da participação ativa e o desenvolvimento das relações afetivas e comunitárias no quotidiano dos idosos
- Aprendizagem contínua - Novas conquistas - Projeto de intervenção desenvolvido com idosos numa Academia Sénior inserida num Centro de DiaPublication . Rocha, Jacinta Lúcia Cardoso da; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente relatório vem traduzir a configuração e o desenvolvimento de um projeto assente na metodologia de Investigação-Ação Participativa, com o objetivo de alcançar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas através da disciplina de ‘Cidadania Ativa’ inserida numa modalidade de Educação Não Formal de Adultos – ‘Academia Sénior’. Neste seguimento, foram utilizados vários métodos e técnicas de investigação que permitiram ao investigador, juntamente com os participantes implicados, obter uma visão mais holística sob o que os rodeia, recolhendo e analisando um conjunto de informações, que possibilitaram a identificação de diferentes problemas, necessidades e potencialidades dos próprios sujeitos. Após a construção do conhecimento sob a realidade e da resultante priorização de problemas/necessidades, como demanda um projeto de intervenção, sucedem as ações constituídas por um conjunto de atividades que procuram dar resposta aos objetivos orientadores do projeto. Todo este planeamento, com bases fixas na Educação e Intervenção Social, provém de um projeto que vem explanar a importância da Educação para a Cidadania, uma vez que surge a incumbência dos participantes (idosos) refletirem sobre os seus problemas numa dimensão generalizada, capazes de mergulhar até ao foro pessoal, institucional e diferentes campos sociais para que, autonomamente, se organizem e possam dar resolução aos mesmos. Ainda, nesta lógica, este projeto, contribuiu para a participação ativa dos idosos na resolução dos problemas institucionais, denotando consequentemente a transformação pessoal dos sujeitos. Importa referir ainda que todo este projeto e o conjunto de processos inerentes ao mesmo estiveram em constante (re)construção.
- Deixem que eu me (re)encontrePublication . Malta, Renata Patrícia Duarte; Monteiro, HugoO presente relatório reflete um projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social, que assume como metodologia a Investigação Ação-Participativa, e que é desenvolvido e construído com um grupo de pessoas desempregadas. Assim, e contando com os participantes como co-construtores de todo o processo, foi necessário elaborar uma análise e caracterização da realidade da qual surgiram alguns problemas. É com base neles que o projeto começa a ser delineado, tendo por base a educação não-formal de adultos, e recorrendo a ações e atividades para se alcançarem os objetivos definidos e, desta forma, ser possível compreender qual o impacto que ele teve na vida dos participantes. Denominado por “Deixem que eu me (Re)Encontre”, este projeto de investigação pretendeu proporcionar momentos de desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades e competências, e de criação de uma rede de suporte afetivo, estimulando nos participantes a apropriação de um poder de intervenção, gerador de mudança nas suas vidas, que há muito se tinha perdido.
- Viver sem Medo - Projeto de Intervenção com um Grupo de Mulheres em situação de Vulnerabilidade SocialPublication . Forte, Alexandra Patricia Vilaça; Mendes, IvaneideO presente relatório, fundamentado teoricamente, surge do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social com um grupo de Mulheres, denominado “Mais Valentes”, participantes no Projeto EntrEscolhas – Geração D’Ouro, com base na metodologia de investigaçãoação participativa, inserida no paradigma socio-crítico. O Projeto “Viver sem medo” foi desenvolvido a partir da finalidade de capacitar as mulheres do Grupo Mais Valentes para a tomada de decisão sobre os seus percursos de vida, tendo em conta o seu papel nas diferentes esferas da sociedade e, essencialmente, na família. Neste sentido, recorreram-se a técnicas e métodos de investigação que permitiram a construção do conhecimento sobre o grupo e cada uma das suas participantes, identificando-se problemas, necessidades, potencialidades e objetivos que pudessem responder aos anteriores. Ao longo do relatório é apresentada a construção do conhecimento sobre a realidade e o desenho e desenvolvimento do projeto concretizado conjuntamente com as participantes e, ainda, com contributos do e das Profissionais do Projeto EntrEscolhas – Geração D’Ouro. Neste sentido, foram realizados Encontros semanais com o grupo “Mais Valentes” e, posteriormente, ações com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre os papéis sociais e familiares de género, o desenvolvimento de competências de literacia escolar e social e com vista à promoção de um melhor relacionamento interpessoal que permita a partilha e o diálogo. Por forma a avaliar todo o processo, recorreu-se ao modelo de avaliação CIPP, no sentido de se obter uma visão integral de todo o Projeto “Viver sem medo” e, assim, conseguir concretizar uma avaliação sistemática e contínua do mesmo, com base nas vivências de participação no projeto e opiniões das Mulheres e, assim, se possibilitar as mudanças desejadas, num clima de confiança e apoio mútuo.
- A arte de envelhecer dançando: recordar o passado e preparar o futuro no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de NespereiraPublication . Silva, Dora Gisela de Castro Moreira da; Mendes, Ivaneide Dias PereiraCom a realização do trabalho, que agora se apresenta, tem-se como finalidade refletir sobre a maneira como se pode envelhecer dançando. Sustentados na metodologia de projeto, o esforço recaiu numa análise sobre as conexões das necessidades emergentes dos participantes, no que concerne desejos e motivações dos idosos1 (bem como as diferentes implicações subjacentes e latentes), com a possibilidade de as concretizar pela dança. Intentou-se, assim depreender de que forma numa sociedade global, onde o acesso a informações e conhecimentos atualizados é fundamental, a motivação para a aquisição de novas competências, adaptadas a novos desafios e situações, é considerada crucial e possível na idade adulta, e mais concretamente no período de reforma e, particularmente neste caso, na melhoria da ocupação dos tempos livres, desenvolvendo novas competências e estímulos. Tendo em conta os interesses e a implicação dos idosos, direcionou-se o trabalho no sentido de se construir um projeto com e para os idosos, através da metodologia de investigação ação participativa, mostrando como não há idade para aprender nem para ensinar, de forma a potenciar melhorias na qualidade de vida dos participantes, nos tempos livres ocupando-os e implicando-os, suplantando as habituais atividade comummente designadas de “entreter velhinhos”.
- "Participação, um Caminho para a Mudança" Projeto desenvolvido com pessoas com doença renal crónica e cuidadoresPublication . Sarmento, Cristiana Andreia Monteiro Aguiar Esteves; Araújo, Deolinda; Monteiro, HugoO presente relatório reflete a (co)construção e desenvolvimento do projeto de educação e intervenção social “Participação, um Caminho para a Mudança”, que teve como palco a Caledial, uma clínica de hemodiálise em Canelas – Vila Nova de Gaia. Posicionado na metodologia da Investigação-Ação Participativa, este projeto permitiu a criação de espaços coletivos de partilha de experiências e vivências de pessoas com doença crónica, reconhecendo dificuldades e limitações, mas também as potencialidades e recursos existentes. Assim, pelo caminho da participação e da ação, procurou-se dar resposta a algumas das necessidades sentidas, promovendo um cada vez maior envolvimento das pessoas na procura do conhecimento sobre esta doença, no sentido da sua capacitação e empowerment. Teve como ponto de partida o primeiro convívio de Natal das pessoas em hemodiálise, familiares e profissionais da Caledial, e vários grupos de discussão sobre as vivências, perceções e sentimentos face à doença renal crónica. No âmbito deste projeto, resultado do trabalho coletivo de vários participantes, pretendeu-se compreender a realidade enquanto se agia sobre a mesma, num processo contínuo de reflexão-ação-reflexão, que foi capaz de mobilizar esforços individuais e coletivos no sentido da mudança. Surgiu como um desafio e afirmou-se como um dispositivo transformador das relações entre os profissionais de saúde, as pessoas em hemodiálise e as famílias, transformando a clínica num espaço mais aberto e inclusivo, promotor da participação e fértil para o desenvolver de atividades repletas de significado para as pessoas envolvidas.
- A participação: uma âncora para o sucesso educativoPublication . Silva, Sofia Ribeiro da; Araújo, DeolindaO presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.
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