ISCAP - DM - Gestão das Organizações
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GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
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Browsing ISCAP - DM - Gestão das Organizações by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão"
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- O Amor à marca Futebol Clube do PortoPublication . Barbosa, Ana Cristina Moreira; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA gestão emocional das marcas tornou-se mais relevante nos mercados atuais, que mudam constantemente e se apresentam competitivos. A diferenciação é fundamental para uma marca que esteja rodeada pela forte concorrência. Com a evolução da tecnologia e do conhecimento torna-se mais simples qualquer marca tornar os seus produtos/serviços iguais ou muito semelhantes aos dos seus concorrentes e, por isto, novas fontes de diferenciação precisam de ser encontradas. Explorar o lado emocional tem sido uma estratégia de muitas marcas de sucesso, que perceberam que as pessoas criam uma relação com as marcas que lhes oferecem mais do que apenas funcionalidade. Neste contexto surgiram diversos estudos sobre o amor à marca. Todos sabemos que o futebol é uma indústria de emoções e, como tal, é de todo o interesse explorar o que provoca e o que resulta dos fortes sentimentos dos seguidores de clubes de futebol. Aqui estudou-se o caso da marca FC Porto onde se propôs que a identificação com a marca e o senso de comunidade seriam antecedentes do amor e da lealdade à marca e que, a lealdade à marca, o envolvimento ativo e a intenção de compra seriam consequências desse amor. Recolheu-se os dados de uma amostra de 400 participantes, através de um questionário, que foram analisados recorrendo a estatística descritiva, multivariada e modelagem de equações estruturais. Da investigação, constatou-se que a identificação e o senso de comunidade, são antecedentes do amor à marca e que a lealdade é influenciada pela identificação com a marca. Também se constatou que a lealdade, a intenção de compra e o envolvimento ativo se confirmam como consequências do amor à marca. Este estudo tem interesse para os profissionais de marketing no futebol que ficam a saber como podem tornar a marca mais forte, aumentando o amor à marca e, dessa forma, aumentando a lealdade, envolvimento e intenção de compra.
- Aplicação da metodologia A3 na redução de stocks: estudo de casoPublication . Campos, Bruno Lamego; Moreira, António Carrizo; Silva, Pedro Bruno Mendonça daNo contexto de um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, onde qualquer fator de diferenciação e a melhoria contínua (MC) são cruciais para a prosperidade das empresas nos mercados, este estudo investiga como a aplicação de ferramentas de gestão pode trazer melhorias ao nível dos stocks, uma das grandes preocupações das empresas modernas. O principal objetivo deste estudo é medir o impacto da aplicação da Metodologia A3 numa divisão da Yazaki Saltano ao nível dos stocks. Através da aplicação de uma metodologia de investigação-ação, foi possível desenvolver um estudo de caso onde se apresenta a aplicação da Metodologia A3, visando a redução de stocks. Depois de definida a equipa de investigação (EI) e o âmbito de aplicação do A3, iniciou-se a análise do estado atual dos níveis de stock e seguiram-se os vários passos constituintes do relatório A3, desde análise das potenciais causas do problema, até à implementação de contramedidas e respetiva avaliação. A implementação das ações de melhoria permitiu uma redução de 42,5% do stock dos Moldes, ultrapassando a meta inicial de 35%, com impactos positivos no fluxo de caixa da empresa, na libertação de espaço físico e no longo prazo, ao nível da sustentabilidade. Os resultados foram monitorizados com recurso a targets e indicadores-chave de desempenho (KPIs) que permitiram avaliar a eficácia das contramedidas aplicadas. Os resultados evidenciam que a Metodologia A3, com base numa Filosofia Lean, com fortes tradições em empresas com cultura empresarial japonesa, pode ser aplicada com sucesso em empresas industriais portuguesas do setor automóvel. Como resultado deste estudo de caso específico, propõe-se que a ferramenta A3 seja difundida a outras áreas/divisões da empresa para, além da obtenção de ganhos adicionais, se possa implementar uma cultura de melhoria contínua.
- Associação Nova Esperança para Famílias Angolanas: Projeto com intervenção na educação socialPublication . Amaral, Zilma Irina Veloso do; Bernardes, Óscar Tiago FontesThe present project work arises from the social problems experienced in Angola, due to the economic crisis that stimulates poverty. The project is developed in the social sector and aims to promote inclusion through education, with the empowerment and participation of adults who will develop projects to meet their local needs. With this project, we will bring innovation and training to executives in the rural area, so that they can contribute to the development and economic growth of the community, based on professional training, which will allow them to have access to their rights and duties as Angolans. This project's methodology was the case study, through bibliographic research and analysis of reports from the Angolan state. With these data, it was possible to deepen and validate information about the socioeconomic situation of Angola as a source to explain the problem, which is poverty in rural areas and social inequality, given that not all Angolan citizens have the opportunity to study and a fact that is most needed in the rural area, also allows us to analyze the reform of the Angolan executive and the investments for the social sector. As a solution to this problem, I bring social education, a theme that is encouraged and applied by partner institutions of the Angolan executive, such as the European Union and the IMF (International Monetary Fund). Finally, the explanation of the project, as one of the means to meet the needs of the population.
- A autonomia administrativa e autonomia financeira nos institutos públicosPublication . Barroso, Cláudia Maria Ganito; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeA autonomia dos organismos e entidades da Administração Pública Central, determina o regime jurídico e financeiro a que ficam sujeitos, segundo o Regime da Administração Financeira do Estado. A Administração Pública Central Direta está sujeita ao regime da autonomia administrativa, à direção do Governo, a uma gestão corrente, que se traduz na prática de atos que integram a atividade, com vista à prossecução das suas atribuições. Tem uma estrutura centralizada no órgão de direção e não possui órgão de fiscalização. Não está sujeita ao controlo operacional nos domínios orçamental, económico, financeiro ou patrimonial. Tem subjacente a utilização de instrumentos de gestão que excluem o relatório de gestão, o relatório e o parecer do fiscal único. A Administração Pública Central Indireta, em regra, está sujeita, ao regime da autonomia administrativa, financeira e patrimonial, caraterizado por uma gestão que exclui a direção do Governo. Possui uma estrutura orgânica complexa, com órgão de direção e órgão de fiscalização. Utiliza o controlo operacional nos domínios orçamental, financeiro e patrimonial e utiliza instrumentos de gestão como o relatório de gestão, o relatório e o parecer do fiscal único, instrumentos que traduzem a atuação do órgão de direção e o controlo do órgão de fiscalização. É o caso dos Institutos Públicos que possuem autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A par destes Institutos Públicos, existem os que são dotados, exclusivamente, de autonomia administrativa e que, não obstante serem pessoas coletivas distintas do Estado, possuem uma estrutura e utilizam instrumentos de gestão próprios da Administração Pública Central Direta, com consequências na gestão, fiscalização e controlo. A existência de pessoas coletivas distintas do Estado, desprovidas de autonomia financeira, implica a análise da estrutura da Administração Pública e dos Institutos Públicos, do Regime da Administração Financeira do Estado e das reformas em curso, com relevância para a implementação do SNC-AP.
- Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de casoPublication . Gonçalves, Rita Almeida; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da; Correia, Ricardo João CruzConsiderando os avanços tecnológicos a que assistimos atualmente e ao consequente crescimento do ensino à distância nas Instituições de Ensino Superior, torna-se crucial a investigação dos estudantes inscritos nesta modalidade de ensino comparativamente aos alunos presenciais para compreender se os objetivos de aprendizagem são efetivamente alcançados. Neste sentido, utilizando o novo modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2015) os objetivos de investigação da presente Dissertação de Mestrado: Avaliar a reação dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo 2016/2017; Avaliar a aprendizagem dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial, na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo de 2016/2017; Avaliar a relação entre as variáveis satisfação, relevância, envolvimento académico e conhecimentos. A amostra em estudo foi composta por 25 alunos presenciais e 25 alunos à distância da Pós-Graduação Reabilitação em Medicina e Exercício e Desporto da FMUP. Foram registados 31 sujeitos do género masculino e 19 do sexo feminino, entre os 21 anos e os 55 anos de idade, sendo que mais de metade da população em estudo apresentava o grau académico de Licenciatura e os restantes Mestrado. Concluiu-se que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre os alunos presenciais e os alunos live streaming. Constatou-se que existia uma relação positiva entre as variáveis satisfação, relevância e envolvimento académico (envolvimento comportamental, emocional e cognitivo), assim como entre o envolvimento comportamental e os conhecimentos adquiridos. Em futuras investigações poderá ser interessante investigar o papel do e-formador na satisfação e envolvimento académico dos estudantes; relacionar a existência ou não de um vínculo laboral com as variáveis estudadas; e explorar os índices de abandono nas duas modalidades.
- Avaliação da implementação de um modelo de joined-up government no ensino superior brasileiro: o caso do programa reuni do Ministério da EducaçãoPublication . Silva, Gisele Borges de Faria Souza da; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos da; Oliveira, António José Monteiro deEsta pesquisa tem como objetivo avaliar os resultados da implementação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI no ensino superior Brasileiro e particularmente nas Instituições Federais do Estado do Rio de Janeiro, através do enfoque do modelo Joined-up Government. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as metas globais estabelecidas no Programa não foram alcançadas e que a prevalência de alunos matriculados no ensino superior privado foi mantida. Argumentamos, ainda, que o Programa REUNI pode não ter funcionado por ter sido instituído unilateralmente e/ou por ter sido implementado com ferramentas de gestão por resultados ao invés do que é preconizado e que emerge de nossa revisão de literatura.
- Burnout, engagement e perceção das exigências do trabalhoPublication . Silva, Ana Vanessa Pereira; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da; Pimenta, Rui da Assunção EstevesFace à atual conjuntura de grande volatilidade nas políticas no sector educativo, é fundamental perceber quais as consequências das mudanças sociais e curriculares na vida dos professores. Existe um interesse geral por parte dos meios de comunicação social, professores, sindicatos e opinião pública sobre o estado da Educação em Portugal e sobre a problemática do stress profissional dos professores. Vários estudos de âmbito nacional e internacional têm vindo a assinalar os efeitos destas mudanças na saúde, trabalho e qualidade de vida dos docentes, sobretudo no que respeita à redução dos níveis de satisfação laboral e engagement e aumento do burnout. O presente estudo tem como objetivo identificar os níveis de burnout e engagement nos professores, verificar se estes níveis variam em função de características sociodemográficas e profissionais e comparar a relação entre o burnout e o engagement e a perceção do nível de exigências profissionais nos professores do ensino público e privado. Pretende-se ainda abordar o modelo das Exigências-Recursos (JD-R) de forma a perceber a importância das características do trabalho para o bem-estar dos professores e a sua relação com o burnout e o engagement. Foi inquirida uma amostra de 132 professores do 1º ciclo do Ensino Básico da área da Grande Lisboa. Os resultados demonstraram que a amostra de professores analisada revela um grau moderado de burnout, apresentando resultados inferiores comparativamente a outros estudos realizados em amostras portuguesas. Quanto ao nível de engagement dos professores inquiridos, encontra-se igualmente num nível moderado, o que revela que amostra estudada não se encontra totalmente insatisfeita com as suas condições de trabalho, uma vez que não apresenta indicadores de burnout elevados e manifesta um sentimento moderado de engagement com a sua função. Concluimos também que o facto de não existirem elevados níveis de burnout na presente amostra se encontra relacionado com a perceção dos professores de que o seu trabalho não apresenta níveis demasiado elevados de exigências. A par destes resultados, verificamos que existe uma correlação negativa entre burnout e engagement, como previsto na literatura, ou seja, níveis de exigência mais elevados conduzem a um elevado nível de burnout que, por sua vez, origina um nível de engagement mais baixo no professor.
- Causas e efeitos do absenteísmo por transtornos mentais em servidores do IFMTPublication . Neves, Amarildo Jobim Campos; Andrês, Adelina Maria Granado; Morais, José Carlos Pereira deO propósito de desenvolver este estudo científico para pesquisar causas e efeitos do absenteísmo por transtornos mentais em servidores do IFMT, surgiu da observação de inúmeros casos ocorridos com colegas próximos e da inércia da gestão, também observada, em relação ao crescente número de casos. Este estudo analisa o absenteísmo relacionado a transtornos mentais entre os servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), destacando a influência de fatores estruturais e organizacionais sobre a saúde mental dos trabalhadores. A investigação foi conduzida com base em dados coletados por meio de questionários aplicados a uma amostra representativa de servidores, além da análise documental de registros de afastamentos por transtornos mentais. Os resultados revelaram uma prevalência significativa de absenteísmo entre mulheres, especialmente em função docente e em faixas etárias intermediárias, sugerindo uma correlação entre desigualdade de gênero, progressão de carreira e saúde mental. Além disso, a carga excessiva de trabalho e a infraestrutura inadequada foram identificadas como principais fontes de insatisfação, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos como o burnout. As conclusões do estudo apontam para a necessidade urgente de intervenções por parte da gestão, que promovam a equidade de gênero, a melhoria das condições de trabalho e o suporte psicológico aos servidores, como programas de apoio psicológico, flexibilização da jornada de trabalho para mulheres, melhorias na infraestrutura, e capacitações para promover equidade de gênero e progressão de carreira sem sobrecarga. A implementação de políticas inclusivas e a promoção de um ambiente de trabalho saudável são essenciais para reduzir o impacto dos transtornos mentais e melhorar a eficiência institucional.
- Centralização vs descentralização das compras públicas: um estudo de caso no IFMTPublication . Maas, Ademéia Raquel; Bernardes, Óscar Tiago FontesEsta dissertação tem como objetivo analisar e avaliar a estrutura das compras públicas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), comparando as abordagens de centralização e descentralização adotadas pela instituição. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base em uma revisão bibliográfica e um estudo de caso que incluiu a análise da estrutura institucional e a realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais diretamente envolvidos no processo de compras do IFMT. O propósito dessas entrevistas foi obter percepções sobre a eficiência, eficácia e desafios das compras públicas, fornecendo uma visão das práticas institucionais e suas implicações. Os resultados indicam que ambos os modelos — centralizado e descentralizado — apresentam vantagens e desvantagens, e que a escolha entre eles depende de fatores como a estrutura organizacional e a maturidade dos gestores. No entanto, a centralização das compras no IFMT mostrou benefícios significativos, como maior eficiência na gestão dos recursos públicos e otimização dos processos de compra. Ainda assim, a centralização apresenta desafios, como a possível demora em atender demandas emergenciais dos campi, que muitas vezes exigem respostas rápidas e específicas. Por outro lado, a descentralização das compras foi considerada vantajosa em casos de dispensa de licitação e inexigibilidade, permitindo maior agilidade no atendimento às necessidades locais. Entretanto, a descentralização também apresenta riscos, como a falta de uniformidade nos processos, dificuldades no controle de gastos e a possibilidade de aquisições inconsistentes, especialmente quando os gestores locais não possuem a capacitação técnica adequada. Diante dessas constatações, conclui-se que, embora ambos os modelos possuam vantagens e desvantagens, a centralização das compras se destaca como a opção mais eficiente para o IFMT. Este modelo oferece maior controle dos processos, assegura a conformidade com as normas legais e institucionais e promove uma gestão mais transparente dos recursos públicos. Além disso, a centralização facilita a economia de escala, proporcionando negociações mais vantajosas e melhores condições contratuais. Embora a descentralização possa ser útil em situações específicas, como aquisições emergenciais ou de menor valor, as vantagens da centralização são mais evidentes, especialmente no que diz respeito à otimização dos recursos, controle financeiro e transparência. Portanto, recomenda-se que o IFMT adote um modelo centralizado para a maioria dos processos de compras, garantindo eficiência e segurança na gestão dos recursos públicos.
- Como é que os imigrantes brasileiros se sentem a trabalhar no setor da restauração em Portugal: uma avaliação qualitativaPublication . Carvalho, Marta Daniela Machado; Fernandes, JoelA imigração brasileira tem cada vez mais expressão na imigração em Portugal. Quando saem do seu país de origem em busca de melhores condições de vida em terras lusas, muitas vezes os seus desejos não são alcançados na sua plenitude. Vários são os problemas que fazem parte do seu cotidiano. Não só pela discriminação e xenofobia sentida, mas também pelo descontentamento de se empregarem em algo que não gostam, mas o único setor que lhes abre as portas, devido à facilidade de acesso, é a restauração. Esta dissertação tem como objetivo principal entender como o setor da restauração é avaliado pelos imigrantes brasileiros. Pretende refletir, com as informações obtidas junto da comunidade brasileira, os resultados encontrados nesta investigação e expor situações e histórias de vários brasileiros a viver em Portugal. Foca-se nestes trabalhadores com o propósito de entender como opera o mercado de trabalho no referido setor, analisar a satisfação não só a nível laboral, como também na vida em Portugal procurando analisar até que ponto a restauração é um instrumento de desenvolvimento e valorização da pessoa e como aquele continua a ser uma porta aberta a quem procura melhores condições de vida. Para o efeito foi utilizada a metodologia qualitativa, através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatorze imigrantes brasileiros em Portugal, trabalhadores no setor da restauração com elevada qualificação académica. Os resultados deste trabalho mostram que o setor da restauração em Portugal, para os entrevistados, contrata a termo ou sem contrato, pratica horários de trabalho sem folgas e baixos salários. Os entrevistados não se sentem 100% realizados com o seu emprego e buscam crescimento profissional. Já a nível de residência em Portugal, os entrevistados, apesar de numa parte inicial terem referido xenofobia e discriminação, sentem-se satisfeitos em Portugal, ao nível de condições de saúde, segurança e de qualidade de vida. Concluímos que, relativamente aos quatorze entrevistados, o setor da restauração em Portugal paga mal, apresenta más condições laborais, impõe horários de trabalho desadequados e apresenta precariedade contratual. Os entrevistados não se sentem realizados profissionalmente, contudo, em termos pessoais, sentem-se satisfeitos com a sua vida em Portugal.