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- Capacitação: um estudo de caso sobre a eficácia dos treinamentos na reitoria do Instituto Federal de RondôniaPublication . Lopes, Marinete Peroni; Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de OliveiraA prestação de serviços públicos à coletividade exige uma atuação voltada a proporcionar os melhores resultados possíveis, de modo que o interesse público primário – qual seja, o interesse do povo, detentor do poder constituinte originário – seja atingido. Diante disso, o objetivo principal desse trabalho é investigar a eficiência, a eficácia e a efetividade do investimento em capacitações de Servidores realizados pela Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. A metodologia aplicada permite classificar a pesquisa como estudo de caso. Quanto à abordagem do problema, tem-se que se está diante de uma pesquisa do tipo quali-quantitativa, com processo de coleta de dados conduzido a partir de pesquisa bibliográfica e documental, bem como por meio da aplicação, aos Servidores, de questionário elaborado com questões abertas e fechadas (Apêndices I e II). O público-alvo da pesquisa foram os Servidores técnico-administrativos e Gestores ocupantes dos cargos de Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos e Chefia de Gabinete da Reitoria do quadro efetivo da Reitoria do IFRO. A amostra considerada foi de 63 Servidores e 8 Gestores ocupantes de cargo de chefia.
- Empreendedorismo imigrante da comunidade brasileira na região do Porto em PortugalPublication . Silva, Henrique Souza da; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos da; Cruz, Eduardo PicançoThis dissertation comprises a study that aims to describe the patterns of entrepreneurship in the Brazilian community in the Porto Region in Portugal, in order to outline a structure, of a possible model that explains the phenomenon of Brazilian immigrant entrepreneurship, in the light of the Brazilian migratory flow, regarding to their aspirations, migratory trajectories and aspects of their entrepreneurial activities. To accomplish this main objective, a data survey that will include several sources is necessary, aiming at robustness and triangulation of research data. As sources of quantitative data, a survey of data from official sources in Portugal, as well as from the Brazilian Ministry of Foreign Affairs, will be used. In addition, it was possible to characterize the sociodemographic profile of Brazilian immigrants in Portugal and the interviewees who are members of the Brazilian entrepreneurial community. Regarding the qualitative data collection, a qualitative exploratory research was conducted through the analysis of 35 in-depth interviews with Brazilian entrepreneurs from various sectors, established in the region of Porto. Participant observation and field notes complemented the strategy. The main results show the reasons that lead immigrants to leave Brazil and settle in Portugal, the main characteristics of entrepreneurs in the Porto region, how their business opportunities and barriers are configured, including marketing choices and networking mechanisms. Thus, the study highlights the profile of Brazilian entrepreneurs in Portugal, their behavioral traits, describing their businesses and the relationships among entrepreneurs and between entrepreneurs and their community. By observing the scenario of Brazilian entrepreneurship in Portugal, the study contributes to the understanding of the constitution and structuring of the businesses of Brazilian immigrants, the related and conditioning factors. Its contribution to management stems from the possibility of supporting Brazilian immigrant entrepreneurs to glimpse paths, based on the cases reported, so that they act with greater assertiveness in the management of their businesses.
- Avaliação da implementação de um modelo de joined-up government no ensino superior brasileiro: o caso do programa reuni do Ministério da EducaçãoPublication . Silva, Gisele Borges de Faria Souza da; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos da; Oliveira, António José Monteiro deEsta pesquisa tem como objetivo avaliar os resultados da implementação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI no ensino superior Brasileiro e particularmente nas Instituições Federais do Estado do Rio de Janeiro, através do enfoque do modelo Joined-up Government. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as metas globais estabelecidas no Programa não foram alcançadas e que a prevalência de alunos matriculados no ensino superior privado foi mantida. Argumentamos, ainda, que o Programa REUNI pode não ter funcionado por ter sido instituído unilateralmente e/ou por ter sido implementado com ferramentas de gestão por resultados ao invés do que é preconizado e que emerge de nossa revisão de literatura.