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- A relação da síndrome de burnout com o comprometimento organizacional nos contabilistas certificadosPublication . Peixoto, Bruna Micaela Pinheiro; Silva, Eduardo Manuel Lopes de Sá e; Martins, HelenaNuma sociedade pautada por mudanças constantes e pelo processo de globalização os profissionais estão submetidos a grandes pressões, fruto da competitividade em busca de resultados, das elevadas exigências e da complexidade das atividades a serem desenvolvidas em espaços temporais diminutos. Em simultâneo, a indefinição e a competição são igualmente evidências crescentes no mundo atual, o que provoca ansiedade e modificações no comportamento das pessoas. A complexa patologia da síndrome de Burnout é reconhecida mundialmente como um grande desafio para a saúde dos trabalhadores e para a produtividade das organizações. As consequências que esta patologia pode provocar atinge vários níveis. A nível individual, o Burnout pode causar complicações físicas, mentais e emocionais ao indivíduo; A nível organizacional, afeta o grau de Comprometimento do indivíduo com a organização, que vê a sua produtividade diminuir. O objetivo do estudo é avaliar os níveis de Burnout, Comprometimento Organizacional e avaliar a relação da Síndrome de Burnout com o Comprometimento Organizacional dos Contabilistas Certificados. O plano de investigação é quantitativo, descritivo e correlacional. A população foi constituída por 90 Contabilistas Certificados e deparou-se com um nível de exaustão e uma ligação afetiva à organização. Verificou-se que o Comprometimento Organizacional com a Síndrome de Burnout apresenta uma correlação negativa, mas não significativa e que as três dimensões do Comprometimento estão positivamente correlacionadas e com diferenças significativas. A par destes resultados, verificou-se que a relação da Síndrome de Burnout com o Comprometimento Organizacional nos Contabilistas Certificados é negativa.
- Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de casoPublication . Gonçalves, Rita Almeida; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da; Correia, Ricardo João CruzConsiderando os avanços tecnológicos a que assistimos atualmente e ao consequente crescimento do ensino à distância nas Instituições de Ensino Superior, torna-se crucial a investigação dos estudantes inscritos nesta modalidade de ensino comparativamente aos alunos presenciais para compreender se os objetivos de aprendizagem são efetivamente alcançados. Neste sentido, utilizando o novo modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2015) os objetivos de investigação da presente Dissertação de Mestrado: Avaliar a reação dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo 2016/2017; Avaliar a aprendizagem dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial, na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo de 2016/2017; Avaliar a relação entre as variáveis satisfação, relevância, envolvimento académico e conhecimentos. A amostra em estudo foi composta por 25 alunos presenciais e 25 alunos à distância da Pós-Graduação Reabilitação em Medicina e Exercício e Desporto da FMUP. Foram registados 31 sujeitos do género masculino e 19 do sexo feminino, entre os 21 anos e os 55 anos de idade, sendo que mais de metade da população em estudo apresentava o grau académico de Licenciatura e os restantes Mestrado. Concluiu-se que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre os alunos presenciais e os alunos live streaming. Constatou-se que existia uma relação positiva entre as variáveis satisfação, relevância e envolvimento académico (envolvimento comportamental, emocional e cognitivo), assim como entre o envolvimento comportamental e os conhecimentos adquiridos. Em futuras investigações poderá ser interessante investigar o papel do e-formador na satisfação e envolvimento académico dos estudantes; relacionar a existência ou não de um vínculo laboral com as variáveis estudadas; e explorar os índices de abandono nas duas modalidades.