Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissert_MGO_Rita Goncalves_26_correções.pdf1.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Considerando os avanços tecnológicos a que assistimos atualmente e ao consequente crescimento do ensino à distância nas Instituições de Ensino Superior, torna-se crucial a investigação dos estudantes inscritos nesta modalidade de ensino comparativamente aos alunos presenciais para compreender se os objetivos de aprendizagem são efetivamente alcançados. Neste sentido, utilizando o novo modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2015) os objetivos de investigação da presente Dissertação de Mestrado: Avaliar a reação dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo 2016/2017; Avaliar a aprendizagem dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial, na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo de 2016/2017; Avaliar a relação entre as variáveis satisfação, relevância, envolvimento académico e conhecimentos. A amostra em estudo foi composta por 25 alunos presenciais e 25 alunos à distância da Pós-Graduação Reabilitação em Medicina e Exercício e Desporto da FMUP. Foram registados 31 sujeitos do género masculino e 19 do sexo feminino, entre os 21 anos e os 55 anos de idade, sendo que mais de metade da população em estudo apresentava o grau académico de Licenciatura e os restantes Mestrado. Concluiu-se que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre os alunos presenciais e os alunos live streaming. Constatou-se que existia uma relação positiva entre as variáveis satisfação, relevância e envolvimento académico (envolvimento comportamental, emocional e cognitivo), assim como entre o envolvimento comportamental e os conhecimentos adquiridos. Em futuras investigações poderá ser interessante investigar o papel do e-formador na satisfação e envolvimento académico dos estudantes; relacionar a existência ou não de um vínculo laboral com as variáveis estudadas; e explorar os índices de abandono nas duas modalidades.
Considering the technological advances we are currently observing and the consequent growth of distance education in Higher Education Institutions, it's crucial to investigate the students enrolled in this modality of education compared to the face-to-face students for the purpose of understand if the learning objectives are effectively achieved. In this sense, using the new evaluation model of Kirkpatrick and Kirkpatrick training (2015) the research objectives of this Master's Dissertation: Evaluate the reaction of the students in regime of frequency live streaming, compared to the face-to-face students in the Postgraduate Rehabilitation in Exercise Medicine and Sports of FMUP, in the academic year 2016/2017; Evaluate the students learning in live streaming, compared to the face-to-face students, in the Post-Graduation Rehabilitation in Exercise and Sports Medicine of FMUP,in the academic year 2016/2017; Evaluate the relationship between satisfaction, relevance, academic involvement and knowledge, in the Post-Graduation Rehabilitation in Exercise and Sports Medicine of FMUP,in the academic year 2016/2017; The study sample consisted of 25 face-to-face students and 25 live streaming students from FMUP's Postgraduate School of Medicine and Exercise and Sports Rehabilitation. This sample was composed by 31 male and 19 female students between the ages of 21 and 55, with more than half of the study population presenting the Bachelor's degree and the other Master's degrees. It was concluded that there were no statistically significant differences between the face to face students and the live streaming students. It was found that there was a positive relationship between the variables satisfaction, relevance and academic involvement (behavioral, emotional and cognitive involvement), as well as between behavioral involvement and knowledge. In future investigations it may be interesting to investigate the role of the e-trainer in the students academic satisfaction and involvement; to relate the existence or not of a labor relationship with the studied variables; and explore the concrete reasons for the drop-outs of Postgraduate Studies.

Description

Keywords

Ensino presecial Ensino à distância Reação Aprendizagem Face to face education Reaction Distance education Learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License