ISCAP - DM - Gestão das Organizações
Permanent URI for this collection
GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
Browse
Recent Submissions
- A influência da formação empreendedora na intenção de iniciar um negócio - o papel mediador do Mindset de crescimentoPublication . Andrade, Susana Raquel Pacheco; Silva, Pedro Bruno Mendonça daVivemos numa era de rápidas e profundas transformações económicas, sociais e tecnológicas, que exigem respostas rápidas e adaptáveis. Neste contexto, o empreendedorismo assume um papel central, atuando como motor de progresso, pela sua capacidade de identificar oportunidades e transformar ideias em soluções geradoras de valor para a sociedade. Contudo, antes de qualquer ação em concreto, encontramos a intenção empreendedora, que representa a motivação interna e desejo de empreender. É essa intenção que, dá o primeiro impulso ao comportamento empreendedor, tornando-se por isso fundamental compreender as motivações subjacentes a estas iniciativas. Tendo em conta a importância destas iniciativas, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do mindset de crescimento e da formação na intenção empreendedora, procurando compreender de que forma estes fatores contribuem para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis ao empreendedorismo. Para tal, procedeu-se a uma revisão de literatura, que permitiu a construção do modelo conceptual e a formulação das respetivas hipóteses de investigação. Posteriormente, foi desenvolvido um estudo empírico de natureza quantitativa, com recurso à aplicação de um questionário, a indivíduos de diferentes áreas, com o objetivo de analisar as relações entre as variáveis em estudo. Para análise das relações entre as variáveis e de forma a validar o modelo conceptual, foram utilizados programas estatísticos como o SPSS 24.0 e o AMOS-SEM 20.0. Os resultados obtidos indicaram que, o mindset de crescimento tem efeitos positivos e significativos na intenção empreendedora, e atua como mediador na relação entre a formação empreendedora e a intenção de iniciar um negócio. Assim, o presente estudo evidenciou a importância de adotar uma mentalidade voltada para o crescimento, como fator essencial no fortalecimento dos impactos das ações educativas no desenvolvimento da intenção empreendedora.
- Employer branding - atrair e reter pessoas numa empresa familiar de estofosPublication . Soares, Sara Isabel da Silva; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraEste projeto foi desenvolvido na Estofos FRS, uma empresa familiar de estofos localizada em Gandra, Paredes. O desafio surgiu da necessidade de desenvolver uma estratégia de atração e retenção de pessoas numa região e setor altamente competitivos, com escassez de mão-de-obra qualificada. Neste sentido, o principal objetivo é posicionar a empresa como um empregador atrativo, através da implementação de práticas de Employer Branding. A metodologia adotada baseou-se no Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que orientou todas as etapas do projeto. Para a recolha de informação foram utilizadas diferentes técnicas de investigação, nomeadamente análise documental, focus groups, entrevistas, observação direta e aplicação de questionários. As iniciativas implementadas foram organizadas em dois eixos: atração e retenção. No âmbito da retenção, destacam-se: o plano de acolhimento e integração, as atividades de equipa e bem-estar, e o plano de comunicação interna. Na atração: o programa de recomendação, a reformulação da identidade organizacional (missão, visão, valores e o rebranding da imagem da empresa) e a criação de presença digital nas redes sociais. No eixo da retenção, os resultados demonstraram melhorias na comunicação interna, maior participação nas atividades/eventos e reações positivas à nova identidade, reforçando a cultura da empresa e aumentando a satisfação global dos colaboradores. No eixo da atração, com a nova imagem e presença digital, espera-se, a médio-longo prazo, um aumento da atratividade da empresa. A implementação de práticas de employer branding adatapdas à realidade da empresa, contribuem para posicionar a Estofos FRS como um local mais atrativo para trabalhar. Assim, este projeto reforça a importância de encarar o employer branding como um processo estratégico e contínuo, mesmo para PME’s, devendo ser construído de dentro para fora, com base nos valores organizacionais.
- Os efeitos da política de coesão no desenvolvimento regional - o caso de PortugalPublication . Teixeira, Maria do Carmo Pereira; Torres, Cristina Maria Dias Pereira; Rodrigues, Maria Antónia GonçalvesA presente dissertação teve como objetivo avaliar os efeitos da Política de Coesão da União Europeia (UE), no período de programação 2014-2020, ao nível das sub-regiões NUTS III portuguesas, dando especial ênfase aos aspetos do bem-estar e qualidade de vida subjacentes à coesão social. Inserida no domínio da Gestão Pública, esta investigação adota uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de um modelo econométrico System GMM, com uma transformação que combina equações em diferenças e níveis (especificada como “ld”), para analisar a relação entre os fundos da Política de Coesão e o desenvolvimento regional com recurso a um índice multidimensional – o Índice Sintético de Desenvolvimento Re-gional (ISDR) - índice de coesão. Os resultados sugeriram um efeito positivo e estatisticamente significativo da Política de Coesão no desenvolvimento regional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas regiões analisadas. Destacou-se a elevada persistência temporal do ISDR – ín-dice de coesão, o que é uma caraterística habitual em indicadores desta natureza, refle-tindo a inércia temporal dos processos de coesão social. Os resultados reforçaram ainda a relevância da política regional de base local en-quanto instrumento de correção das assimetrias territoriais e promoção da coesão social (e económica) em Portugal. Este trabalho fornece evidência empírica relevante para os decisores políticos e au-toridades responsáveis pela gestão dos Fundos da Política de Coesão.
- Estratégias para a melhoria na gestão: um estudo exploratório sobre as autarquias locaisPublication . Pereira, Inês Silva; Patrício, Manuela Maria Ribeiro da SilvaSão vários os desafios significativos que impactam a capacidade de uma autarquia oferecer serviços eficientes e eficazes à população, a partir dessa premissa, a presente dissertação analisa a evolução e os desafios da gestão pública em Portugal, com particular incidência nas autarquias locais, no contexto da implementação da Nova Gestão Pública (NGP). Inicialmente, é explorada a transição dos modelos tradicionais de administração pública para abordagens mais orientadas para resultados, eficiência e responsabilização. São igualmente identificados os fatores económicos, políticos e internacionais que impulsionaram esta transformação, bem como as inovações introduzidas na gestão autárquica, incluindo a profissionalização, a transparência, a medição de desempenho e a competitividade. O estudo avança com uma análise da descentralização administrativa e do reforço da autonomia das autarquias locais, contextualizando historicamente o processo e discutindo os seus modelos, implicações e desafios futuros e dá ênfase às reformas e estratégias de modernização administrativa em Portugal, nomeadamente na digitalização, inovação organizacional, participação cidadã, sustentabilidade e parcerias interinstitucionais. Numa abordagem aplicada, é desenvolvido um estudo de caso com base num inquérito realizado a diversos municípios portugueses, com o objetivo de identificar as metodologias e ferramentas mais utilizadas para a melhoria da gestão local. São analisadas práticas como o planeamento estratégico, a gestão por objetivos, a reengenharia de processos e a implementação de ferramentas da qualidade. O estudo destaca também os benefícios da governação eletrónica, da participação cidadã e das políticas de sustentabilidade. A dissertação conclui com uma reflexão crítica sobre os resultados obtidos, salientando os progressos realizados, os desafios persistentes — nomeadamente a resistência à mudança — e propondo estratégias de modernização contínua para a administração pública local. O trabalho espera contribuir, assim, para a compreensão e aprimoramento das práticas de gestão nas autarquias em Portugal.
- Perceção dos colaboradores sobre as práticas green e desempenho ambiental - estudo de caso numa organização têxtilPublication . Sousa, Ana Catarina Azevedo; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Ferreira, Marisa José Roriz LeirasA performance em Ambiente, Social e Governança (ESG) vai além dos investimentos, influenciando significativamente mercados, stakeholders e investidores (W. Chen et al., 2025; Dsouza et al., 2025). As questões ESG estão a moldar estratégias empresariais, impulsionando o desempenho organizacional (Cardoni, 2024). Este estudo analisa as perceções dos colaboradores de uma empresa têxtil sobre o desempenho ESG antes e depois da implementação de um plano de comunicação sustentável, avaliando o seu impacto com base no enquadramento ESG. A investigação iniciou-se com uma entrevista com um elemento chave da organização de forma a compreender o ponto de situação da mesma no que toca ao ESG. Seguiu-se a aplicação de um questionário para avaliar as perceções dos colaboradores sobre sustentabilidade, filantropia e transparência. Com base nos resultados, foi desenvolvida uma campanha interna de sensibilização, com recurso a inteligência artificial, para colmatar lacunas identificadas. Esta campanha, realizada durante um mês, incluiu formações workshops e notas informativas, distribuídas fisicamente e por email. Após a campanha, foi aplicado um segundo questionário para medir o impacto da intervenção. Os resultados indicam que estratégias ESG bem estruturadas e planos de comunicação eficazes promovem uma imagem corporativa positiva e aumentam o envolvimento dos colaboradores. Estes fatores contribuem para a eficácia operacional e sustentabilidade financeira a longo prazo. Além disso, promovem uma cultura organizacional baseada na transparência e responsabilidade. As conclusões são relevantes para decisores políticos, líderes empresariais e investidores, destacando o papel fundamental dos colaboradores nas práticas ESG, para um desenvolvimento sustentável e no crescimento económico da indústria têxtil.
- Práticas de gestão e desenvolvimento de recursos humanos em organizações da economia socialPublication . Araújo, Ana Isabel Ribeiro de; Martinho, Ana Luísa Moreira SoaresA Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (GDRH) tem vindo a revelar-se essencial no contexto organizacional, sendo fundamental para a promoção do desempenho e da sustentabilidade das organizações. No que concerne às Organizações da Economia Social (OES), a gestão de pessoas adquire contornos particulares, tendo em conta a sua missão social, a sua atuação não lucrativa e a forte presença de valores como a solidariedade, participação e inclusão. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as práticas de GDRH implementadas em OES, procurando compreender de que forma estas entidades estruturam e operacionalizam a gestão de pessoas, face aos recursos disponíveis, às exigências do setor e aos desafios do contexto atual, identificando as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e as perceções dos profissionais com responsabilidade de gestão de pessoas. Para alcançar este objetivo, foi adotada uma metodologia mista, combinando um inquérito por questionário a responsáveis pela Gestão de Recursos Humanos em diferentes OES e a realização de análise documental. Esta abordagem permitiu uma compreensão mais abrangente e contextualizada do tema em estudo. Os dados obtidos permitiram identificar um conjunto de características comuns às práticas de GDRH nas OES, bem como desafios estruturais que condicionam a sua eficácia. Este estudo pretende contribuir para a reflexão e o desenvolvimento de estratégias mais robustas e adaptadas à realidade da Economia Social, tendo em vista a valorização dos Recursos Humanos enquanto elemento central do sucesso e da missão das organizações.
- O Endividamento dos municípios em Portugal: uma análise a fatores multidimensionais e contextuaisPublication . Machado, Fernando Miguel Gonçalves; Pereira, Adalmiro Alvaro Malheiro de Castro; Torres, Cristina Maria Dias PereiraO endividamento dos municípios portugueses tem sido objeto de reflexão e preocupação ao longo dos anos, dada a sua significativa contribuição para a dívida pública nacional. O Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Intermunicipais introduziu várias alterações legislativas com o objetivo de promover a redução do endividamento municipal. Dada a importância de compreender as razões subjacentes ao aumento do endividamento, esta investigação tem como objetivo identificar os fatores que o impulsionam. Com base na recolha de dados relativos aos 308 municípios portugueses, para um período de 11 anos (2012-2022), analisou-se o impacto de fatores económico-financeiros, politico-ideológicos e institucionais no endividamento municipal. Para tal, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, aplicando modelos econométricos para dados em painel, com o objetivo de identificar os principais determinantes do endividamento municipal. Consideram-se ainda as disparidades nacionais ao nível demográfico e geográfico, segmentando-se a análise com base nestas diferenças, de modo a obter resultados específicos e concretos para cada região e dimensão. Os resultados evidenciaram que os fatores analisados são validados em determinadas regiões e para determinadas dimensões, corroborando a premissa das assimetrias e a necessidade de avaliar a evolução do endividamento de um município em função da sua região e dimensão demográfica. Verificou-se ainda que, por um lado, todos os grupos de análise validaram pelo menos um fator e, por outro, não existe nenhum fator validado por todos os grupos. Destaca-se ainda que determinados fatores exercem uma influência positiva no endividamento num determinado grupo de análise, enquanto noutro apresentam uma influência negativa, reforçando, assim, a existência de uma grande heterogeneidade municipal em Portugal.
- O potencial das marcas portuguesas de calçado: criação e internacionalizaçãoPublication . Carvalho, Vanessa Pinto; Bernardes, Óscar Tiago Fontes; Simões, JorgeO setor do calçado em Portugal, ao longo dos últimos anos tem vindo a ter um crescimento exponencial, tendo apresentado nas últimas duas décadas, maiores valores no que se refere à exportação. As empresas de calçado em Portugal, apesar de reunirem todo um know how, limitamse, na sua generalidade, a operarem em regime de outsourcing, não arriscando na criação das suas próprias marcas e, com isto, reposicionarem-se quer dentro, quer fora do país, apresentando um comportamento de aversão ao risco. O que se pretende compreender através da presente dissertação é se as empresas dentro da indústria de calçado portuguesa podem ter maior crescimento e visibilidade ao desenvolverem a sua própria marca e procederem à sua internacionalização que, apesar das deficiências que o setor em Portugal apresenta, têm bastante potencial para que isso suceda, dado que, imensos países subcontratam as empresas de calçado portuguesas para que lhe façam todo o processo, desde o design à sua produção, e que tem contribuído para a visibilidade da qualidade que as empresas de calçado portuguesas oferecem. Muitas marcas internacionais querem que os seus produtos incluíam o Made in Portugal, pois, começam a aperceber-se que isso vende, e que cada vez mais, os países europeus reconhecem a qualidade do país neste setor. Tendo por base os dados e as estatísticas relacionadas com esta indústria, assim como a visão positiva dos outros países face aos produtos produzidos no país, pretende-se explorar o potencial das marcas portuguesas de calçado: criação e internacionalização. Para o desenvolvimento desta investigação recorreu-se primeiramente à revisão da literatura e posteriormente utilizou-se uma metodologia qualitativa tendo sido criada uma entrevista para o efeito, contando com um total de sete entrevistas feitas a uma amostra escolhida por conveniência. As conclusões indicam que a internacionalização é efetivamente fulcral para as empresas se estas pretendem crescer e obter vantagem competitiva e, que, para o fazerem, requerem de competências essenciais. É necessário salientar que as que desejem iniciar este processo enfrentarão inevitavelmente desafios e barreiras dependendo dos recursos humanos e financeiros que possuam. No que concerne à criação de marcas, foi possível constatar que embora seja crescente o número de marcas próprias nacionais, o setor nacional de calçado ainda é composto maioritariamente por empresas que trabalham com marca private label. Diversas empresas não optam pela criação de marcas próprias pelos riscos e custos elevados que são necessários. Por fim, foi possível corroborar que o calçado “Made in Portugal”, tem cada vez mais êxito nos mercados internacionais, sendo detentor de um reconhecimento internacional no que se refere à qualidade, ao saber-fazer, e, mais recentemente à diversificação da oferta, estando a imagem do calçado português cada vez mais associada à moda, à criatividade e ao design.
- A adoção do teletrabalho nas gerações Y e ZPublication . Reis, Inês Moreira Pinto dos; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraCom a pandemia de COVID-19, a implementação dos modelos de trabalho híbridos e remotos foi expandida, sendo agora essencial estudar a sua utilização e motivações das diferentes gerações. Este estudo visa analisar as preferências das Gerações Y e Z - as gerações mais presentes no mercado de trabalho atualmente - relativamente ao teletrabalho, centralizando o estudo em fatores sociais e profissionais, como decisivos para a satisfação com os modelos híbridos e remotos de trabalho. Foi utilizada a metodologia quantitativa, sendo os dados recolhidos através de questionário. Obteve-se uma amostra válida de 153 participantes. O questionário visou analisar a satisfação no trabalho, recorrendo à utilização de parte da escala de Paul Spector, (1985) Job Satisfaction Survey (JSS), a questões relativas ao modelo de trabalho actual e preferencial e a questões de variáveis sociodemográficas. Os resultados revelam que ambas as gerações - Millennials e Gen Z - manifestam maior satisfação no trabalho quando lhes é dada maior flexibilidade e a opção de modalidades de trabalho híbridos e remotos. Estes resultados sublinham a importância das organizações possibiltarem a flexibilidade para a satisfação no trabalho, independentemente da geração. Este estudo contribui para a literatura ao trazer uma análise comparativa das preferências de teletrabalho entre gerações, oferecendo dados concretos que orientam empresas a adaptar políticas de trabalho flexíveis para promover maior satisfação e retenção de colaboradores, num ambiente alinhado com as exigências modernas.
- Avaliação do impacto do Lean Six Sigma (LSS) na otimização dos processos: uma investigação-ação sobre a aplicação da abordagem DMAIC numa indústria do setor automóvelPublication . Moreira, Vanessa Sofia dos Santos; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daO presente estudo pretende investigar de que forma a abordagem Lean Six Sigma permite a otimização de processos e redução de desperdício, promovendo a sustentabilidade económica das organizações e garantindo a sua competitividade no mercado. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma revisão da literatura de forma a compreender os conceitos de Lean e Six Sigma e identificar as potencialidades da sua convergência numa abordagem denominada por Lean Six Sigma (LSS). Foram estudadas várias ferramentas de LSS e os seus efeitos na performance das organizações, especialmente o impacto, em termos económicos, da redução do desperdício e otimização da eficiência. Recorrendo ao método de investigação-ação acompanhou-se a implementação integral de um projeto Six Sigma numa empresa do setor automóvel dedicada ao fabrico de componentes. O projeto Six Sigma foi implementado com o objetivo de reduzir a taxa de rejeição de um componente específico, considerado como crítico por utilizar uma nova tecnologia ainda em desenvolvimento. Durante a investigação foram aprofundadas as metodologias DMAIC, análise SIPOC, diagrama de C&E e D.o.E. Com a realização da investigação-ação, foi possível identificar as limitações e dificuldades sentidas pela equipa nas diferentes fases de implementação da abordagem DMAIC. Da investigação desenvolvida foram retiradas conclusões relativamente à eficácia e eficiência da implementação de abordagens LSS e o impacto na otimização dos processos e redução do desperdício, visando atingir a sustentabilidade das organizações.
