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- Plano de negócio como ferramenta de inclusividade: o caso da OrlaPublication . Geriante, Ana Rita Marques; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima; Silva, José Rui Marques Dias daA crescente envolvência da sociedade nos impactos sociais e sustentáveis nas empresas faz com que seja imperativo a implementação de negócios que sejam sensíveis a estas temáticas. Foi este o ponto de partida a partir do qual surgiu a ideia da criação da ORLA com a conceção de um plano de negócios para a indústria têxtil. Assim, o objetivo deste trabalho de projeto é a criação de uma empresa que seja consciente, inclusiva e ética, tanto a nível social como a nível sustentável, com um grande foco na comunidade de pessoas com deficiências visuais. Pelo facto de nos concentrarmos num público-alvo específico, abordamos e apostamos na criação de um website de e-commerce no qual a inclusão e a acessibilidade sejam uma prioridade e uma garantia. Neste, são privilegiadas as descrições auditivas e sinaléticas adaptadas de forma a proporcionar aos consumidores uma experiência agradável, positiva e, acima de tudo, inclusiva. Para podermos fomentar esta ideia, procedemos à revisão de literatura relativa ao empreendedorismo social e sustentável e elaboramos o plano de negócio da empresa, o qual compreende o plano estratégico e de marketing. Para suportar a definição do modelo de negócio foi utilizado o Business Model Canvas.
- O contributo do design gráfico no mercado dos licores artesanais – o caso de Casal CatarinoPublication . Valencia, Valeria Gómez; Coelho, RitaA identidade visual constitui a essência tangível de uma marca, funciona como o elo que conecta a empresa ao coração dos seus consumidores. Através de elementos visuais, como logótipos, tipografia, cores e design de embalagens, uma marca pode comunicar os seus valores, missão e posicionamento ao público. A embalagem, em particular, desempenha um papel crucial ao funcionar como o primeiro ponto de contacto entre o consumidor e o produto, influenciando a perceção de qualidade e a decisão de compra. É na interseção entre a identidade visual e a embalagem que se constrói uma comunicação visual integrada, capaz de criar uma experiência envolvente e memorável para o público. A produção artesanal de licores conta com uma longa tradição que combina métodos históricos de destilação com ingredientes locais e técnicas manuais que conferem aos produtos uma autenticidade valorizada pelos consumidores. A história dos licores revela uma evolução significativa, desde as práticas de produção mais antigas até ao seu papel contemporâneo em diversas culturas e mercados. Neste contexto, a marca Casal Catarino procura expandir a sua presença no mercado dos licores artesanais. A marca Casal Catarino surge do espírito empreendedor do seu fundador, que há seis anos emigrou para Moçambique com o objetivo de expandir o negócio de exportação de vinhos. O sucesso deste projeto, que incluiu a abertura de uma loja e de um restaurante, fomentou a criação de uma marca própria. Inicialmente focada na exportação de vinhos e azeites, a Casal Catarino entra agora numa nova fase com o lançamento de uma linha de licores artesanais, afirmando-se como um passo natural no seu percurso de crescimento e expansão. Para o desenvolvimento deste projeto, foram realizados estudos teóricos e práticos, que incluíram a revisão de literatura sobre design gráfico, branding e a história dos licores, bem como uma análise do mercado de produtos artesanais. A metodologia combinou entrevistas com o proprietário da Casal Catarino, pesquisa de campo nos mercados-alvo e um estudo detalhado das tradições culturais de Espanha e Moçambique. O objetivo é criar uma identidade visual que respeite as raízes culturais da marca, mas que fosse igualmente funcional e atrativa, integrando elementos de ambas as culturas para reforçar a autenticidade e o apelo do produto. Deste modo, a construção de uma identidade visual forte é crucial para a memória institucional da empresa, de forma que marca não só se destaque no mercado, mas também perdure no tempo, estabelecendo uma conexão emocional duradoura com os seus consumidores. Através deste projeto pretende-se posicionar a marca Casal Catarino como uma marca que honra as suas raízes enquanto abraça novas oportunidades de crescimento e inovação.
- O impacto da inteligência artificial na criação de valor empresarial: estudo de casosPublication . Gomes, João Miguel de Sousa Branco; Isabel Cristina MartinsEsta dissertação explora o impacto da inteligência artificial (IA) nas empresas, com ênfase na criação de valor e aplicações estratégicas em diversas áreas funcionais. A partir da revisão da literatura e análise de múltiplos estudos de caso, é investigado o papel da IA como tecnologia disruptiva e o seu potencial de transformação em setores como, produção, operações, saúde, finanças, marketing e vendas. A análise do estudo de casos, revela que as empresas aplicam IA para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, promover a inovação e aumentar a competitividade, destacando o potencial de criação de valor empresarial. São ainda identificados diversos tipos de IA, como, IA generativa com recurso a ChatBots e algoritmos de Machine Learning para análises preditivas, que contribuem para decisões informadas e personalização de produtos e serviços. Os benefícios da IA destacam-se em eficiência, redução de custos e tempo dos processos, aumento da produtividade e qualidade dos produtos e serviços, além da automação de processos que permite um melhor aproveitamento dos recursos humanos para funções de maior valor ou mais estratégicas. Contudo, o estudo também identifica desafios na implementação da IA, incluindo, questões de privacidade e necessidade de competências especializadas. Do estudo emerge a visão das parcerias tecnológicas com fornecedores de serviços especializados em IA para superar a falta de capital humano especializado e o custo de desenvolvimento elevado. Este estudo conclui que, embora a IA apresente complexidades e obstáculos, a sua aplicação estratégica pode proporcionar uma criação de valor sustentável, abrindo portas à vantagem competitiva.
- Promoting the safety and accuracy of sterile compounding by creating quality control methods: design of gravimetric method for antineoplastic preparationsPublication . Fonseca, Débora Gabriela Tavares; Oliveira, Ana Isabel Freitas Tavares; Moreira, Fernando Xavier FerreiraCytotoxic drugs require strict quality control due to their narrow therapeutic range. To identify methods for evaluating sterile preparations and to develop a method for quality controlo f chemotherapy preparations. A systematic review of studies on quality control methodologies for intravenous aseptic preparations published between 2014 and 2023 was carried out. In addition, a cross-sectional observational study was carried out in which, after analyzing the chemotherapy preparations, a semi-automatic gravimetric model was developed for quality controlo of 15 drugs. As proof of applicability, the model was tested in the evaluation of 47 preparations in a public hospital. Of the 17 studies included, 59% used gravimetric control (GC) methods. With regard to the GC method developed, no significant diferences were observed in the variability of density determinations in different containers, wich suggests the method’s applicability fo intermediate or finished producto control. All the preparations evaluated using the model developed were within the acceptance range in terms of predicted mass. Of the different methodologies described for quality control of antineoplastic preparations, GC is on of the most likely to be adopted by hospital units. The model developed in this study confirmasthe efficiency and applicability of the GC method, wich, after application, found 47 preparations to be correct.
- Transformação digital no setor têxtil: estudo de casoPublication . Silva, Maria Beatriz Carvalho da; Silva, Luís António da SilvaA Transformação Digital é um dos temas mais prementes dos últimos anos, e a sua presença nas organizações representa um fator fundamental para a sobrevivência das mesmas no mercado empresarial. Por Transformação Digital compreende-se um processo de transformação ao nível de negócio e cultural, com objetivo de criar novos produtos e serviços, simplificar operações e melhorar a experiência do cliente. Para a implementação da Transformação Digital nas organizações, considera-se que as principais motivações são a rentabilidade, a satisfação do cliente, a melhoria operacional e o aumento de produtividade. As motivação da Transformação Digital conduzem à adoção de iniciativas, orientadas para o crescimento e inovação das organizações, com a utilização de tecnologias da informação para a melhoria continua dos processos. Devido à importância da Transformação Digital nas organizações, o estudo do seu impacto tornou-se relevante para compreender e avaliar quais as reais implicações das iniciativas de Transformação Digital. Tendo em consideração esta premissa, o presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar as iniciativas de Transformação Digital na organização em estudo e o seu impacto, tendo sido desenvolvida a seguinte questão de investigação: “Quais as iniciativas e projetos de Transformação Digital e o seu impacto nas organizações?”. De forma a responder à questão de investigação, foram desenvolvidas entrevistas estruturadas a partir de um questionário, como instrumento de recolha de dados. Na fase de análise de dados foi possível caraterizar a Transformação Digital na perspetiva dos entrevistados, identificar seis temáticas da Transformação Digital e concluir com uma análise SWOT. Em suma, com o desenvolvimento deste trabalho de investigação pretende-se que sejam identificadas as iniciativas de Transformação Digital e estudar o seu impacto nas organizações.
- As Smart Cities e o desportoPublication . Baptista, Tiago João Gomes da Cunha; Oliveira, António José Monteiro de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaA inovação é o combustível da evolução do mundo, e as smart cities são efetivamente algo que pode comprovar-se e estabelecer-se como fundamental nesse mesmo capítulo. O desporto, sendo algo extremamente importante nas sociedades mundiais, quer a nível de lazer como espectador, quer como praticante profissional, tem um potencial imenso de inovação e de integração com o conceito de smart city. Esta dissertação tem então como objetivo abordar e definir o tema das smart cities, aliando-o ao mundo desportivo e, através de alguns exemplos, demonstrar as vantagens da integração de ambos os conceitos, assim como apresentar os problemas e obstáculos que precisam de ser ultrapassados para que estes objetivos sejam cumpridos. Ao longo da investigação foram ainda abordados os temas das novas tecnologias – inteligência artificial e a realidade virtual, procurando uma conexão significativa aos temas anteriores porque são hoje temas que condicionam o entendimento de smart city. Para que se pudesse expandir na análise destes temas utilizou-se uma metodologia de estudo qualitativa, através da análise de documentos sobre o tema e através de entrevistas com questões pertinentes e relevantes para a questão de investigação. Terminou-se este estudo com uma análise dos resultados obtidos e com uma análise das variáveis que foram estudadas, da sua relação entre si, e dos efeitos daí resultantes.
- Inteligência emocional, género e negócios empreendedoresPublication . Maia, Débora Casais; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaNas últimas décadas, o conceito da inteligência emocional tem despertado a crescente atenção das empresas, das organizações e da Academia, devido ao facto de se tratar de um fator imprescindível para o processo de desenvolvimento de negócios empreendedores. O objetivo fundamental deste estudo é analisar de que forma a inteligência emocional, por género, influencia o desenvolvimento de negócios empreendedores. Para além disso, pretende-se compreender a evolução do indivíduo como ser emocional e promover a transferibilidade dessa evolução para o contexto profissional. Neste estudo foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, com recurso ao método de estudo de casos múltiplos para analisar cinco empresas incubadas na agência de incubação START Esposende. Como instrumento de análise utilizou-se entrevistas semi-estruturadas. Nesta investigação, verificou-se através dos resultados obtidos que as empresas incubadas estão familiarizadas com o conceito de intligência emocional, que o bem-estar emocional das pessoas é crucial para o desenvolvimento de um negócio e que as estratégias aplicadas nos negócios advém de características pessoais, do tipo de personalidade, da experiência profissional e não do género.
- Avaliação do impacto do Lean Six Sigma (LSS) na otimização dos processos: uma investigação-ação sobre a aplicação da abordagem DMAIC numa indústria do setor automóvelPublication . Moreira, Vanessa Sofia dos Santos; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daO presente estudo pretende investigar de que forma a abordagem Lean Six Sigma permite a otimização de processos e redução de desperdício, promovendo a sustentabilidade económica das organizações e garantindo a sua competitividade no mercado. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma revisão da literatura de forma a compreender os conceitos de Lean e Six Sigma e identificar as potencialidades da sua convergência numa abordagem denominada por Lean Six Sigma (LSS). Foram estudadas várias ferramentas de LSS e os seus efeitos na performance das organizações, especialmente o impacto, em termos económicos, da redução do desperdício e otimização da eficiência. Recorrendo ao método de investigação-ação acompanhou-se a implementação integral de um projeto Six Sigma numa empresa do setor automóvel dedicada ao fabrico de componentes. O projeto Six Sigma foi implementado com o objetivo de reduzir a taxa de rejeição de um componente específico, considerado como crítico por utilizar uma nova tecnologia ainda em desenvolvimento. Durante a investigação foram aprofundadas as metodologias DMAIC, análise SIPOC, diagrama de C&E e D.o.E. Com a realização da investigação-ação, foi possível identificar as limitações e dificuldades sentidas pela equipa nas diferentes fases de implementação da abordagem DMAIC. Da investigação desenvolvida foram retiradas conclusões relativamente à eficácia e eficiência da implementação de abordagens LSS e o impacto na otimização dos processos e redução do desperdício, visando atingir a sustentabilidade das organizações.
- Gestão de processos de negócio no retalhoPublication . Santos, Paulo Augusto Taveira dos; Rodrigues, Luis António da SilvaA Gestão de Processos de Negócio (GPN) surge como uma abordagem para alcançar estes objetivos, permitindo às organizações adaptarem-se rapidamente a um mercado tão volátil e a consumidores demasiado exigentes. Esta investigação teve como principal objetivo analisar a aplicação de GPN no setor do retalho, com um estudo de caso focado numa organização específica. A motivação para este estudo surgiu da experiência profissional direta num ambiente empresarial de retalho, onde foi possível observar os desafios e oportunidades da implementação de metodologias de gestão de processos. Foram exploradas as metodologias como LEAN, Six Sigma, Kaizen e entre outras, e avaliados os seus impactos nos processos operacionais das organizações. A metodologia adotada baseou-se num estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas a quatro profissionais que trabalham com GPN no dia a dia. Esta abordagem permitiu recolher dados sobre as práticas implementadas, os desafios encontrados e os resultados obtidos. Os resultados da investigação indicam que a utilização de ferramentas como Diagrama de Ishikawa e A3, por exemplo, resultou em melhorias significativas na eficiência e monitorização dos processos, proporcionando maior transparência e flexibilidade. Contudo, foi possivel identificar que a resistência à mudança representa um obstáculo significativo na implementação destas metodologias. Uma possível melhoria seria o encontrar estratégias específicas para combater esta resistência, através de programas de formação e uma comunicação mais eficaz entre equipas. A investigação conclui que a aplicação da GPN pode contribuir para a melhoria contínua das organizações do setor do retalho. Os impactos positivos observados incluem a redução de custos operacionais, o aumento da qualidade dos processos e uma maior eficiência operacional. A integração destas metodologias com uma estratégia de transformação digital demonstrou ser significante, sugerindo um caminho promissor para futuras implementações no setor.