ISCAP - DM - Gestão das Organizações
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GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
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- A adoção do teletrabalho nas gerações Y e ZPublication . Reis, Inês Moreira Pinto dos; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraCom a pandemia de COVID-19, a implementação dos modelos de trabalho híbridos e remotos foi expandida, sendo agora essencial estudar a sua utilização e motivações das diferentes gerações. Este estudo visa analisar as preferências das Gerações Y e Z - as gerações mais presentes no mercado de trabalho atualmente - relativamente ao teletrabalho, centralizando o estudo em fatores sociais e profissionais, como decisivos para a satisfação com os modelos híbridos e remotos de trabalho. Foi utilizada a metodologia quantitativa, sendo os dados recolhidos através de questionário. Obteve-se uma amostra válida de 153 participantes. O questionário visou analisar a satisfação no trabalho, recorrendo à utilização de parte da escala de Paul Spector, (1985) Job Satisfaction Survey (JSS), a questões relativas ao modelo de trabalho actual e preferencial e a questões de variáveis sociodemográficas. Os resultados revelam que ambas as gerações - Millennials e Gen Z - manifestam maior satisfação no trabalho quando lhes é dada maior flexibilidade e a opção de modalidades de trabalho híbridos e remotos. Estes resultados sublinham a importância das organizações possibiltarem a flexibilidade para a satisfação no trabalho, independentemente da geração. Este estudo contribui para a literatura ao trazer uma análise comparativa das preferências de teletrabalho entre gerações, oferecendo dados concretos que orientam empresas a adaptar políticas de trabalho flexíveis para promover maior satisfação e retenção de colaboradores, num ambiente alinhado com as exigências modernas.
- Accountability e transparência nas organizações sem fins lucrativos: estudo de caso múltiploPublication . Teixeira, Janice Flora Silva; Bandeira, Ana Maria AlvesAs organizações governamentais e as organizações empresariais não conseguem suprir todas as necessidades da sociedade. Assim, os cidadãos vêem-se obrigados, através de iniciativas sociais, a criar entidades que colmatem os problemas verificados, surgindo, assim, organizações que não visam a criação de lucro, que se autogovernam, que são de caracter voluntário e que são a “solução para problemas públicos” - as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL). A Lei de Bases da Economia Social (LBES), onde são destacados os princípios orientadores da Economia Social (ES), põe em evidência a transparência, a responsabilidade, mas nem todas as OSFL se apresentam de forma transparente para os seus stakeholders. Dado que a maioria do seu financiamento advém de entidades externas, a adoção desses princípios é relevante para a sustentabilidade das organizações. E, para isso, são utilizados processos de transparência, como a accountability. Assim, a investigação presente neste trabalho visa perceber todos estes conceitos e aplicá-los às organizações cujo objetivo é sim satisfazer as necessidades de uma sociedade socialmente deficitária. A satisfação dos stakeholders e a transparência nestas organizações são essenciais para continuação do seu trabalho social, e, neste trabalho, será percetível essa característica. Para o efeito, através de uma análise qualitativa com recurso a estudo de caso múltiplo e utilizando o método de recolha de dados designado de entrevista, iremos perceber a importância da transparência e accountability para o desempenho das OSFL e para os seus stakeholders. Foi percetível com este estudo, perceber que as OSFL em estudo dão importância aos seus stakeholders e a uma gestão transparente, apoiada em processos de accountability de forma a garantir a satisfação de todos os interessados e a sustentabilidade da organização.
- Acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida a espaços públicosPublication . Brandão, Samuel Almeida; Pereira, Adalmiro Alvaro Malheiro de CastroUm dos problemas que ainda existe nos dias de hoje é a acessibilidade a edifícios públicos por parte de pessoas com mobilidade reduzida, sejam elas pessoas com deficiência ou idosos. A acessibilidade é fundamental na vida das pessoas, pois é basilar para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática. O objetivo deste trabalho é estudar e avaliar a acessibilidade dos edifícios públicos mediante a perceção das pessoas com mobilidade reduzida. Segundo o Decreto-lei nº 163/2006, de 8 de agosto, é o Estado que deve desenvolver ações com a finalidade de garantir e assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais. Realizou-se uma revisão da literatura com base numa pesquisa bibliográfica em plataformas. Utilizando como metodologia a recolha de dados através de um questionário desenvolvido para o efeito, empregando uma abordagem quantitativa para análise do questionário. Através do mesmo, percebeu-se que a maioria dos inquiridos não conhece a legislação em vigor sobre o tema, e através da análise de Clusters, concluiu-se então que é possível dividir a amostra em 2 clusters e que existem diferenças entre eles. Assim, Portugal tem desenvolvido um conjunto de políticas de forma a construir uma sociedade mais inclusiva, tendo por exemplo iniciativas tais como o Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidades. O suporte legislativo é significante e amplo, contudo os investimentos realizados para adequar os espaços públicos a todas as realidades não cumprem estritamente a sua funcionalidade. Saber investir em acessibilidade é estimular a inclusão social.
- O Amor à marca Futebol Clube do PortoPublication . Barbosa, Ana Cristina Moreira; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA gestão emocional das marcas tornou-se mais relevante nos mercados atuais, que mudam constantemente e se apresentam competitivos. A diferenciação é fundamental para uma marca que esteja rodeada pela forte concorrência. Com a evolução da tecnologia e do conhecimento torna-se mais simples qualquer marca tornar os seus produtos/serviços iguais ou muito semelhantes aos dos seus concorrentes e, por isto, novas fontes de diferenciação precisam de ser encontradas. Explorar o lado emocional tem sido uma estratégia de muitas marcas de sucesso, que perceberam que as pessoas criam uma relação com as marcas que lhes oferecem mais do que apenas funcionalidade. Neste contexto surgiram diversos estudos sobre o amor à marca. Todos sabemos que o futebol é uma indústria de emoções e, como tal, é de todo o interesse explorar o que provoca e o que resulta dos fortes sentimentos dos seguidores de clubes de futebol. Aqui estudou-se o caso da marca FC Porto onde se propôs que a identificação com a marca e o senso de comunidade seriam antecedentes do amor e da lealdade à marca e que, a lealdade à marca, o envolvimento ativo e a intenção de compra seriam consequências desse amor. Recolheu-se os dados de uma amostra de 400 participantes, através de um questionário, que foram analisados recorrendo a estatística descritiva, multivariada e modelagem de equações estruturais. Da investigação, constatou-se que a identificação e o senso de comunidade, são antecedentes do amor à marca e que a lealdade é influenciada pela identificação com a marca. Também se constatou que a lealdade, a intenção de compra e o envolvimento ativo se confirmam como consequências do amor à marca. Este estudo tem interesse para os profissionais de marketing no futebol que ficam a saber como podem tornar a marca mais forte, aumentando o amor à marca e, dessa forma, aumentando a lealdade, envolvimento e intenção de compra.
- Análise da competitividade e desenvolvimento dos destinos turísticos da grande Lisboa e OestePublication . Miranda, Nuno Manuel Jorge; Fernandes, Paula Odete; Pimenta, Rui da Assunção EstevesO turismo assumiu nas últimas décadas dimensões económicas, sociais e ambientais sem precedentes na actividade humana, sendo dos sectores que mais cresceu e que melhor recuperou das últimas crises. Os destacados efeitos económicos produzidos permitiram que tenha sido visto inicialmente com um potencial ilimitado e que seja frequentemente usado para o desenvolvimento de diferentes países e regiões, no entanto, não deverá permitir ignorar os impactos negativos provocados, que convém minimizar. A proliferação de destinos turísticos que pretendem ver aumentados os benefícios da sua atracção turística pressupõe o aumento da competitividade entre estes, disputando-se na concretização de idênticos objectivos e a eventual perda de atractividade de um destino, revelam a importância duma permanente monitorização da actividade turística nas mais variadas perspectivas e das dinâmicas verificadas. A presente dissertação pretende efectuar a análise do posicionamento competitivo, por mercado emissor, dos destinos turísticos da Grande Lisboa e do Oeste, através da Análise de Quota de Mercado (AQM) (Faulkner, 1997) e verificar numa análise comparativa a fase de desenvolvimento em que se encontram na curva do Ciclo de Vida de um Destino Turístico (TALC), popularizado por Butler (1980), através do Índice de Desenvolvimento Turístico (IDT) desenvolvido por Coelho (2010), verificando ainda, através do recurso à Regressão Linear Simples a tendência actual dos mercados emissores e estimar a sua evolução nos próximos anos (2012 a 2016). Pela análise efectuada verificou-se que a Grande Lisboa encontra-se na fase Desenvolvimento do modelo TALC, possuindo uma considerável dependência do mercado ibérico, encontrando-se actualmente a perder quota de mercado para os mercados emissores francês, italiano e espanhol e sendo o mercado inglês o que apresenta uma tendência negativa para os próximos anos. O Oeste encontrando-se na fase de Envolvimento do modelo TALC, apresenta uma grande dependência do mercado nacional, encontrando-se a ganhar posição competitiva para todos os mercados emissores estudados, com crescimento superior ao conjunto dos destinos nacionais na totalidade dos mercados emissores estudados, com excepção do mercado emissor francês, que se encontra em queda, com uma taxa de variação média anual negativa de 6% e uma tendência de queda para os próximos anos e o Reino Unido o mercado emissor que apresenta a maior taxa de crescimento média anual, com o valor de 22,6% ao ano.
- Aplicabilidade de um balanced scorecard em PME portuguesasPublication . Almeida, Hugo Filipe Flores Ferreira Pimenta deNenhuma organização empresarial tem razão para existir ou subsistir no tempo se não tiver uma linha orientadora para aquilo a que se propõe, se não definir objectivos principais e acessórios para alcançar o seu propósito base, ou uma missão, se não pensar em estratégia. No actual contexto económico de crise mundial, onde se fala da credibilização das economias de nações em dificuldades, as organizações empresariais assumem um papel de enorme importância nessas economias, na melhoria e no seu desenvolvimento onde a inovação e a melhoria de produtos, serviços e processos surgirão através da “reciclagem” dos recursos humanos nas tecnologias da informação e em procedimentos organizacionais estrategicamente alinhados. As estratégias adoptadas pelas organizações empresariais revelam-se fortemente dinâmicas e de sucesso se forem alvo de constante avaliação, atribuindo para isso níveis de desempenho, avaliados por indicadores que apontam qual o desempenho. Uma ferramenta de auxílio à gestão estratégica que permite avaliar o desempenho das estratégias definidas e ainda dividi-la por metas ou etapas é o Balanced Scorecard, que permite definir e avaliar o desempenho de estratégias em quatro vertentes, a financeira, os clientes, os processos internos da organização e o nível de conhecimento ou aprendizagem organizacional. Neste trabalho, pretende-se analisar o interesse na aplicabilidade e de um modelo Balanced Scorecard para pequenas e médias empresas, analisando a relevância que estas dão à estratégia e aos conceitos com esta relacionados, aferindo-se assim, se estas têm interesse na aplicação do modelo e se aplicabilidade deste é linear a todas as pequenas e médias empresas.
- Aplicação da metodologia A3 na redução de stocks: estudo de casoPublication . Campos, Bruno Lamego; Moreira, António Carrizo; Silva, Pedro Bruno Mendonça daNo contexto de um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, onde qualquer fator de diferenciação e a melhoria contínua (MC) são cruciais para a prosperidade das empresas nos mercados, este estudo investiga como a aplicação de ferramentas de gestão pode trazer melhorias ao nível dos stocks, uma das grandes preocupações das empresas modernas. O principal objetivo deste estudo é medir o impacto da aplicação da Metodologia A3 numa divisão da Yazaki Saltano ao nível dos stocks. Através da aplicação de uma metodologia de investigação-ação, foi possível desenvolver um estudo de caso onde se apresenta a aplicação da Metodologia A3, visando a redução de stocks. Depois de definida a equipa de investigação (EI) e o âmbito de aplicação do A3, iniciou-se a análise do estado atual dos níveis de stock e seguiram-se os vários passos constituintes do relatório A3, desde análise das potenciais causas do problema, até à implementação de contramedidas e respetiva avaliação. A implementação das ações de melhoria permitiu uma redução de 42,5% do stock dos Moldes, ultrapassando a meta inicial de 35%, com impactos positivos no fluxo de caixa da empresa, na libertação de espaço físico e no longo prazo, ao nível da sustentabilidade. Os resultados foram monitorizados com recurso a targets e indicadores-chave de desempenho (KPIs) que permitiram avaliar a eficácia das contramedidas aplicadas. Os resultados evidenciam que a Metodologia A3, com base numa Filosofia Lean, com fortes tradições em empresas com cultura empresarial japonesa, pode ser aplicada com sucesso em empresas industriais portuguesas do setor automóvel. Como resultado deste estudo de caso específico, propõe-se que a ferramenta A3 seja difundida a outras áreas/divisões da empresa para, além da obtenção de ganhos adicionais, se possa implementar uma cultura de melhoria contínua.
- Associação Nova Esperança para Famílias Angolanas: Projeto com intervenção na educação socialPublication . Amaral, Zilma Irina Veloso do; Bernardes, Óscar Tiago FontesThe present project work arises from the social problems experienced in Angola, due to the economic crisis that stimulates poverty. The project is developed in the social sector and aims to promote inclusion through education, with the empowerment and participation of adults who will develop projects to meet their local needs. With this project, we will bring innovation and training to executives in the rural area, so that they can contribute to the development and economic growth of the community, based on professional training, which will allow them to have access to their rights and duties as Angolans. This project's methodology was the case study, through bibliographic research and analysis of reports from the Angolan state. With these data, it was possible to deepen and validate information about the socioeconomic situation of Angola as a source to explain the problem, which is poverty in rural areas and social inequality, given that not all Angolan citizens have the opportunity to study and a fact that is most needed in the rural area, also allows us to analyze the reform of the Angolan executive and the investments for the social sector. As a solution to this problem, I bring social education, a theme that is encouraged and applied by partner institutions of the Angolan executive, such as the European Union and the IMF (International Monetary Fund). Finally, the explanation of the project, as one of the means to meet the needs of the population.
- Autoeficácia e satisfação no trabalho em técnicos de diagnóstico e terapêuticaPublication . Couto, Maria João Baptista Lynch FerreiraO objetivo principal do presente trabalho é explorar a relação entre a autoeficácia e a satisfação no trabalho em Técnicos de diagnóstico e terapêutica (TDT). A autoeficácia e a satisfação no trabalho são influenciadas por diversos fatores, associados tanto às pessoas como ao seu contexto. Realizou-se um estudo em Técnicos de diagnóstico e terapêutica (n=481) que trabalham no Sistema Nacional de Saúde na área metropolitana do Porto com a aplicação de um questionário auto preenchido, distribuído entre Maio e Julho de 2012. Para avaliar a autoeficácia na adaptação ao trabalho e a satisfação laboral destes profissionais foram utilizados instrumentos construídos e validados em contexto nacional. No sentido de permitir explorar a influência de variáveis sociodemográficas na autoeficácia e na satisfação laboral, foi também recolhida informação sobre o género, a idade, o grau académico, o estado civil, a existência de filhos, os anos de serviço e a antiguidade na instituição. Os resultados do estudo apontam para um impacte positivo da autoeficácia na satisfação no trabalho dos TDT, e para a influência de alguns fatores sociodemográficos nestas duas variáveis. Finalmente são apresentadas pistas para a intervenção em contexto organizacional com vista a potenciar a autoeficácia bem como a satisfação laboral.
- A autonomia administrativa e autonomia financeira nos institutos públicosPublication . Barroso, Cláudia Maria Ganito; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeA autonomia dos organismos e entidades da Administração Pública Central, determina o regime jurídico e financeiro a que ficam sujeitos, segundo o Regime da Administração Financeira do Estado. A Administração Pública Central Direta está sujeita ao regime da autonomia administrativa, à direção do Governo, a uma gestão corrente, que se traduz na prática de atos que integram a atividade, com vista à prossecução das suas atribuições. Tem uma estrutura centralizada no órgão de direção e não possui órgão de fiscalização. Não está sujeita ao controlo operacional nos domínios orçamental, económico, financeiro ou patrimonial. Tem subjacente a utilização de instrumentos de gestão que excluem o relatório de gestão, o relatório e o parecer do fiscal único. A Administração Pública Central Indireta, em regra, está sujeita, ao regime da autonomia administrativa, financeira e patrimonial, caraterizado por uma gestão que exclui a direção do Governo. Possui uma estrutura orgânica complexa, com órgão de direção e órgão de fiscalização. Utiliza o controlo operacional nos domínios orçamental, financeiro e patrimonial e utiliza instrumentos de gestão como o relatório de gestão, o relatório e o parecer do fiscal único, instrumentos que traduzem a atuação do órgão de direção e o controlo do órgão de fiscalização. É o caso dos Institutos Públicos que possuem autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A par destes Institutos Públicos, existem os que são dotados, exclusivamente, de autonomia administrativa e que, não obstante serem pessoas coletivas distintas do Estado, possuem uma estrutura e utilizam instrumentos de gestão próprios da Administração Pública Central Direta, com consequências na gestão, fiscalização e controlo. A existência de pessoas coletivas distintas do Estado, desprovidas de autonomia financeira, implica a análise da estrutura da Administração Pública e dos Institutos Públicos, do Regime da Administração Financeira do Estado e das reformas em curso, com relevância para a implementação do SNC-AP.