ISCAP - DM - Gestão das Organizações
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GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
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- Tecnologias de informação. Receptividade à banca electrónicaPublication . Magalhães, José Manuel de OliveiraTecnologias de informação. Receptividade à banca electrónica
- A Problemática da estratégia no sector das energias renováveis em PortugalPublication . Sousa, Maria La Salete FerreiraAs constantes mudanças a que a envolvente empresarial está sujeita leva a que o planeamento estratégico nos dias de hoje assuma-se como preponderante para o sucesso das organizações. Esta situação aplica-se de uma forma geral a todos os sectores, incluindo entre eles o sector das energias renováveis. A energia é imprescindível para o desenvolvimento das sociedades bem como para o seu progresso e crescimento. A crescente procura por energias renováveis prende-se com problemas actuais de sustentabilidade, ambientais, sociais e políticos, consequentes do consumo actual de combustíveis fósseis. No caso de Portugal além destes problemas enfrenta também um deficit energético. Assume as energias renováveis como uma solução total ou parcial para estes problemas. Verifica-se um crescimento forte da produção em Portugal com recurso a estas fontes, com maior incidência na região norte e sul. Os investimentos necessários neste sector variam substancialmente conforme o tipo de energia. Como abordagem empírica neste trabalho recorreu-se à entrevista procurando-se analisar e determinar a complexidade do planeamento estratégico e a forma como este é estruturado. De igual forma procurou-se aferir a forma de financiamento privilegiada.
- Influência da liderança transformacional na confiança e comprometimento organizacionaisPublication . Araújo, João Manuel CostaUm período marcado por grandes dificuldades económicas, sentidas de forma transversal em todas as organizações, conduz os seus responsáveis a ponderarem todas as variáveis para obtenção e concretização dos seus objectivos. As pessoas que integram cada organização, são um dos pilares fundamentais de sustentabilidade e um dos seus vectores estratégicos. As organizações necessitam de pessoas comprometidas e com elevados níveis de confiança para um desempenho à altura do momento que atravessamos. Com este estudo pretendemos analisar até que ponto a liderança em geral e em particular a liderança transformacional, influenciam e contribuem para um aumento da confiança e de forma consequente para o comprometimento organizacional. Esta dissertação foi dividida em duas partes; na primeira foi efectuado um levantamento teórico abrangendo todas as componentes em estudo, seguida duma parte empírica a partir de um questionário efectuado na Fundação de Serralves no Porto. Este questionário pretendeu analisar e suportar o modelo de investigação a que nos propusemos. O estudo mostrou que a liderança transformacional potencia maiores níveis de confiança na organização, evidenciando em sentido oposto que a confiança não influencia o comprometimento organizacional. De salientar no entanto que este estudo se limitou a analisar as evidências de uma organização com características muito particulares pelo que qualquer conclusão deve ser devidamente ponde-rada.
- Construção de vantagens competitivas nas estratégias de internacionalização: estudo do caso da EFACECPublication . Melo, Liliana Raposo Freitas de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaNo actual panorama mundial, a internacionalização torna-se essencial para um grande número de empresas. Além de dar resposta aos desafios da globalização, a internacionalização representa também uma solução para os problemas advindos da crise económica. Tal decisão implica que as empresas reúnam um conjunto de recursos, capacidades e competências que lhes possibilitem diferenciar-se no mercado, tendo em vista a obtenção de vantagens competitivas. Mediante a decisão de internacionalizar a empresa, inúmeros são os desafios que se apresentam pela frente, assim como, as opções de escolha. Entre as decisões críticas a tomar, os gestores devem eleger quais os mercados prioritários e como neles penetrar. Entre os diversos caminhos que se apresentam como possíveis formas de entrada no mercado, a empresa poderá actuar de forma independente, criar subsidiárias ou colaborar com outras organizações. Não existe uma teoria única capaz de explicar na perfeição o processo da internacionalização. Igualmente, quanto à tipologia dos modelos de entrada, não existe uma solução única, devendo ser analisados os factores de competitividade de forma a possibilitar um crescimento sustentável para a empresa. É preponderante identificar as forças presentes no mercado, os recursos e capacidades organizacionais e definir a estratégia, ou estratégias, que a organização deve adoptar tendo em vista a competitividade. Pelo que, este estudo tinha como objectivo principal propor um modelo ou metodologias de estratégias de internacionalização que permitissem a construção de vantagens competitivas para as empresas que o venham a adoptar. Pretendiamos estabelecer e avaliar relações entre um conjunto de variáveis que levam as organizações a tomar decisões estratégicas no que respeita a estratégias de internacionalização alicerçadas na análise desta temática. Pretendemos ainda que o presente estudo consubstanciasse uma ferramenta de apoio à tomada de decisão por parte dos gestores, que estão a ponderar seriamente internacionalizar as suas empresas, em particular, no sector eléctrico português. Nesta investigação enveredou-se pela metodologia qualitativa, utilizando o método do estudo de caso único, da maior e mais representativa multinacional portuguesa do sector electromecânico. Deste estudo foi possível concluir que o conhecimento do tipo de negócio por parte do gestor, como recurso organizacional, influencia positivamente as estratégias de internacionalização e que estas podem potenciar a obtenção de vantagens competitivas, que por sua vez, influenciam positivamente o desempenho das exportações. Assim como, também foi possível deduzir que as características do mercado podem influenciar de forma positiva a obtenção de vantagem competitiva.
- Aplicabilidade de um balanced scorecard em PME portuguesasPublication . Almeida, Hugo Filipe Flores Ferreira Pimenta deNenhuma organização empresarial tem razão para existir ou subsistir no tempo se não tiver uma linha orientadora para aquilo a que se propõe, se não definir objectivos principais e acessórios para alcançar o seu propósito base, ou uma missão, se não pensar em estratégia. No actual contexto económico de crise mundial, onde se fala da credibilização das economias de nações em dificuldades, as organizações empresariais assumem um papel de enorme importância nessas economias, na melhoria e no seu desenvolvimento onde a inovação e a melhoria de produtos, serviços e processos surgirão através da “reciclagem” dos recursos humanos nas tecnologias da informação e em procedimentos organizacionais estrategicamente alinhados. As estratégias adoptadas pelas organizações empresariais revelam-se fortemente dinâmicas e de sucesso se forem alvo de constante avaliação, atribuindo para isso níveis de desempenho, avaliados por indicadores que apontam qual o desempenho. Uma ferramenta de auxílio à gestão estratégica que permite avaliar o desempenho das estratégias definidas e ainda dividi-la por metas ou etapas é o Balanced Scorecard, que permite definir e avaliar o desempenho de estratégias em quatro vertentes, a financeira, os clientes, os processos internos da organização e o nível de conhecimento ou aprendizagem organizacional. Neste trabalho, pretende-se analisar o interesse na aplicabilidade e de um modelo Balanced Scorecard para pequenas e médias empresas, analisando a relevância que estas dão à estratégia e aos conceitos com esta relacionados, aferindo-se assim, se estas têm interesse na aplicação do modelo e se aplicabilidade deste é linear a todas as pequenas e médias empresas.
- A partilha de informação entre colaboradores de uma organização. Um estudo sobre aPublication . Moreira, Filipe Alexandre SilvaEntende-se que a produtividade é o ponto de equilíbrio entre todos os fatores de produção que poderá possibilitar o maior resultado económico e financeiro, com o menor esforço possível. Entre os vários fatores de produção decidiu-se analisar com maior profundidade o fator Humano pela sua capacidade de produzir e partilhar informação e conhecimento e pelo possível impacto que poderia ter na sua produtividade e na produtividade da organização. Foi efetuada uma investigação com auxílio de uma pesquisa teórica sobre os diversos conceitos implícitos no estudo, tais como: dados, conhecimento, tempo, motivação, entre outros, e foi realizada uma análise sobre algumas ferramentas que estão ao dispor das organizações, tais como websites, intranet, extranet, pois poderão ser estas que, entre outras, permitem a partilha de informação e de conhecimento. Procurou-se encontrar fatores que pudessem condicionar esta partilha, sendo considerados como os de maior relevância o tempo, a motivação e as ferramentas disponíveis nas organizações para o efeito, pois foram estes que reuniram maior consenso entre os autores analisados. Para servir de auxílio à avaliação da componente prática e para o desenvolvimento de um aplicativo modelo em base Web para possível implementação nas organizações, foi utilizado uma recolha de dados junto de diversos colaboradores pertencentes a diversas organizações para aferir a sua perceção sobre os conceitos teóricos abordados. A revisão da literatura permitiu avaliar que a informação existente é dispersa e muitas das vezes não sintetiza conceitos básicos para que os seus utilizadores possam esclarecer as dúvidas. Da interpretação dos resultados recolhidos verificou-se uma tendência para ser reconhecida importância à partilha e construção de informação e conhecimento, dado que os colaboradores das organizações reconhecem que contribuí para o aumento do lucro da organização.
- Dinamização de mediadores de segurosPublication . Moreira, Nuno Alexandre PaisO seguro (quase) sempre existiu, mudando, apenas, as respectivas formas, objectos e objectivos, que se foram moldando e adaptando à evolução rápida e contínua da sociedade através dos tempos. Desde a antiguidade, quando as condições de vida eram ligadas à natureza e os acontecimentos futuros pareciam depender da sorte ou de circunstâncias alheias à vontade dos homens, as sociedades mais organizadas tentaram encontrar meios para diminuir os riscos envolvidos nas suas actividades. Na própria pirâmide da hierarquia das necessidades proposta por Abraham Maslow, a necessidade de segurança surge logo a seguir às necessidades mais básicas que o homem tem, como a fome, sede, sexo, etc. Assim, a necessidade de segurança assume um papel fundamental na nossa vida, promovendo o conforto e a confiança nas nossas acções. Dada a importância dos seguros na vida do ser humano não é de admirar a elevada competitividade existente neste mercado, onde a pressão por resultados é uma preocupação diária. Neste contexto cabe ao técnico comercial dinamizar os mediadores de seguros de forma a que estes aumentem a sua produção, utilizando as mais diversas estratégias. Contudo, nem todas as estratégias serão eficazes e mesmo que o sejam poderão implicar um aumento excessivo dos recursos utilizados, não compensando o aumento da produção conseguido. Tendo em conta estas dificuldades do dia-a-dia, na selecção de estratégias potenciadoras do aumento de produtividade dos mediadores de seguros que sejam efectivamente eficazes e eficientes, resultou este trabalho. Assim, este projecto tem como objectivo o estudo dos resultados alcançados em termos de aumento da produtividade dos mediadores de seguros, face à implementação de diferentes estratégias, focando a “remuneração”, o “coaching”, a “liderança” e as “características pessoais” do mediador e verificando quais as que potenciam melhores resultados.Concluiu-se então que existem indícios sugestivos de que as práticas de “coaching” e “liderança” são essenciais numa fase inicial e permitem atingir resultados a curto prazo, todavia e somente a longo prazo, torna-se aconselhável acrescentar aumento de “remuneração”. Existem igualmente indícios sugestivos de que a valorização das “características pessoais” também constitui uma estratégia interessante, mas é fundamental ter a noção do tempo de maturação necessário até se alcançar algum resultado. Pretende-se desta forma que este trabalho constitua uma ajuda à profissão de técnico comercial da área de seguros, facilitando a selecção das estratégias que promovam melhores resultados.
- Perturbações da voz profissional: da prevalência ao impacto económicoPublication . Martins, Cristiana Maria Lopes; Figueiredo, Jorge Ferreira Dias de; Metello, Luís F.A voz é um instrumento fundamental no desempenho profissional dos profissionais da voz (PV). Este estudo teve como objectivo avaliar a prevalência de perturbações vocais (PtV) em vários grupos de PV e verificar a sua associação com vários factores de risco existentes, assim como averiguar as repercussões das mesmas no desempenho profissional e o impacto económico associado. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo e descritivo numa amostra de 373 PV com uma idade média de 36,4±10 anos, seleccionados pelo método não probabilístico dito “bola de neve”, utilizando um questionário online construído e validado para o estudo. Metade dos PV revelaram apresentar algum tipo de PtV e cerca de 37% apresentaram uma limitação da sua actividade profissional devido às PtV. Os grupos que mostraram maior relevância nestes parâmetros foram o grupo 2 – “Callers” e o grupo 4 – Informadores. As PtV mostraram estar associadas a vários factores instrínsecos, como o género, a existência de um perfil falador e ansioso e a existência de algumas patologias, assim como factores extrínsecos, como o stress e o ruído existente no ambiente laboral. Os resultados obtidos permitem concluir que existiu um maior absentismo (33,2% vs 21,7%) e maior impacto no desempenho profissional dos indivíduos com PtV do que dos indivíduos sem PtV. Estimaram-se custos nacionais por PtV no grupo de profissionais da educação de aproximadamente 4,5 milhões de euros por ano. Parece assim, tornar-se evidente o impacto das PtV nos PV quer ao nível de desempenho do individuo e da entidade empregadora quer nas consequências ao nível da economia do país. Como conclusão deste trabalho considerou-se premente a criação de medidas de saúde ocupacional, de forma a prevenir o desenvolvimento de PtV e, consequentemente, o prejuízo económico e funcional de todas as parte envolvidas neste processo.
- Estudo da mudança nas práticas de contabilidade de gestão em Portugal: o casa da Amorim RevistimentosPublication . Santos, José António Monteiro Coelho dos; Major, Maria João Martins FerreiraEste estudo debruça-se sobre o tema da mudança nas práticas de Contabilidade de Gestão (CG) das organizações, e contribui para um maior conhecimento acerca dessa problemática, focalizando-se nos fatores de resistência à mudança. O estudo empírico foi realizado na Amorim Revestimentos (AR), uma Unidade de Negócio (UN) do grupo Corticeira Amorim (CA), e descreve a adoção e o uso bem-sucedidos da metodologia “drivers”. Os “drivers” são uma metodologia “nova”, desenvolvida internamente na AR, e seguem-se à implementação do Balanced ScoreCard (BSC), o qual foi implementado em 2003. Focalizam-se, principalmente, na perspetiva de mercado e de desempenho da UN, e são a base actualmente de todas as decisões tomadas na organização. Da revisão bibliográfica efectuada, foi possível perceber que tem sido crescente o interesse em analisar a mudança e o processo de mudança da CG. Havendo poucos estudos sobre processos de mudança, nomeadamente sobre resistência à mudança em CG em portugal, a presente dissertação visa contribuir para o conhecimento sobre este assunto. Para tal, procedeu-se à análise da evolução das práticas de CG da AR à luz do modelo de Burns e Scapens (2000), o qual se baseia no ‘Old Institutional Economics’ (OIE), um dos ramos da teoria institucional mais usados presentemente em investigação na CG. A aplicação deste modelo permitiu ao investigador compreender as razões para a pouca resistência que encontrou na empresa relativamente à adoção de uma “nova” ferramenta de CG, designada por “drivers”. Igualmente, possibilitou, perceber como a aceitação e institucionalização dos “drivers” está diretamente relacionada com a forma interativa como é usada e disponibilizada, e com o papel dos profissionais de CG.
- Perceção do nível de exigências profissionais dos militares do exército português: relação entre burnout e engagementPublication . Palhau, José Joaquim Fernandes; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da; Pimenta, Rui da Assunção EstevesProtecting the rights of people with autism in the fields of education and employment (eBook)