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- Impactos da liderança transformacional e do empowerment na orientação empreendedoraPublication . Rodrigues, Sónia Andreia Pereira; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaO presente estudo tem como objetivo fundamental analisar, por um lado, o impacto da liderança transformacional no empowerment e, por outro, o impacto da liderança transformacional e do empowerment na orientação empreendedora das unidades hoteleiras da Região do Norte de Portugal. Para tal, utilizamos uma abordagem quantitativa recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário ao qual responderam 44 gestores de topo das unidades hoteleiras da Região do Norte de Portugal. O estudo empírico mostrou, contrariamente à sugestão do marco teórico, não existirem impactos positivos da liderança transformacional no empowerment, nem da liderança transformacional e do empowerment na orientação empreendedora das unidades hoteleiras da Região do Norte de Portugal, antes pelo contrário.
- Burnout, engagement e perceção das exigências do trabalhoPublication . Silva, Ana Vanessa Pereira; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da; Pimenta, Rui da Assunção EstevesFace à atual conjuntura de grande volatilidade nas políticas no sector educativo, é fundamental perceber quais as consequências das mudanças sociais e curriculares na vida dos professores. Existe um interesse geral por parte dos meios de comunicação social, professores, sindicatos e opinião pública sobre o estado da Educação em Portugal e sobre a problemática do stress profissional dos professores. Vários estudos de âmbito nacional e internacional têm vindo a assinalar os efeitos destas mudanças na saúde, trabalho e qualidade de vida dos docentes, sobretudo no que respeita à redução dos níveis de satisfação laboral e engagement e aumento do burnout. O presente estudo tem como objetivo identificar os níveis de burnout e engagement nos professores, verificar se estes níveis variam em função de características sociodemográficas e profissionais e comparar a relação entre o burnout e o engagement e a perceção do nível de exigências profissionais nos professores do ensino público e privado. Pretende-se ainda abordar o modelo das Exigências-Recursos (JD-R) de forma a perceber a importância das características do trabalho para o bem-estar dos professores e a sua relação com o burnout e o engagement. Foi inquirida uma amostra de 132 professores do 1º ciclo do Ensino Básico da área da Grande Lisboa. Os resultados demonstraram que a amostra de professores analisada revela um grau moderado de burnout, apresentando resultados inferiores comparativamente a outros estudos realizados em amostras portuguesas. Quanto ao nível de engagement dos professores inquiridos, encontra-se igualmente num nível moderado, o que revela que amostra estudada não se encontra totalmente insatisfeita com as suas condições de trabalho, uma vez que não apresenta indicadores de burnout elevados e manifesta um sentimento moderado de engagement com a sua função. Concluimos também que o facto de não existirem elevados níveis de burnout na presente amostra se encontra relacionado com a perceção dos professores de que o seu trabalho não apresenta níveis demasiado elevados de exigências. A par destes resultados, verificamos que existe uma correlação negativa entre burnout e engagement, como previsto na literatura, ou seja, níveis de exigência mais elevados conduzem a um elevado nível de burnout que, por sua vez, origina um nível de engagement mais baixo no professor.
- Crowdfunding: financiamento alternativo para startups em PortugalPublication . Bessa, Diogo Augusto Garcia Aires; Silva, Eduardo Manuel Lopes de Sá eO empreendedorismo é a pedra basilar do crescimento económico contemporâneo. É um processo de identificação de ideias e lançamento de novos negócios, organizando os recursos necessários, avaliando os riscos e as recompensas que este apresenta. As finanças empresariais, por sua vez, focam-se nas fontes de financiamento convencionais como os business angels, bancos e investidores de capital de risco. Desde 2008, o crowdfunding aparece como uma fonte de financiamento alternativa e/ou complementar com aceitação crescente. Este trabalho analisa o crowdfunding e procura demonstrar que é uma fonte de financiamento viável para as startups portuguesas. Várias fontes, académicas, políticas ou especializadas, foram utilizadas neste estudo para provar o impacto em geral do crowdfunding em particular na realidade portuguesa, onde o espírito empreendedor está bem posicionado nas comparações com a Europa e o mundo. O financiamento através do crowdfunding pode provisionar capital a um criativo que desenvolva uma ideia de um produto que não existe no mercado, ou ao empreendedor cuja empresa tem potencial mas que está numa fase de vida precoce para que investidores externos possam interessar-se. A conclusão principal da dissertação é que, depois de analisada a literatura sobre o tema e ouvidos alguns intervenientes, o crowdfunding apresenta-se como alternativa viável de financiamento às startups portuguesas e que os fatores de sucesso de uma campanha de crowdfunding mais relevantes são a preparação e organização prévia e contínua do projeto na plataforma, a própria escolha da plataforma, e a rede de contactos e a interação com a comunidade investidora.
- Estratégias de internacionalização das empresas do setor cervejeiroPublication . Bento, Luísa Raquel Teixeira; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaA conjuntura económica que Portugal atravessa torna imperioso a internacionalização das empresas portuguesas, com vista à obtenção de vantagem competitiva nos mercados. A internacionalização assume extrema importância não só para as grandes empresas, como também para as PME, na medida em que o seu desenvolvimento e subsistência dependem em grande medida dessa opção. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as estratégias de internacionalização das empresas portuguesas do setor cervejeiro, abordamos assim as formas, as estratégias, motivações e barreiras da internacionalização, bem como a vantagem competitiva nos mercados externos. Pretendemos ainda que o presente estudo sirva de ferramenta de apoio à tomada de decisão por parte dos gestores, que ambicionam internacionalizar as suas empresas, em particular, no setor cervejeiro. Aliando estrategicamente a teoria à prática, nesta investigação enveredou-se pela metodologia qualitativa, com recurso ao método do caso através do estudo da empresa UNICER - a maior e mais exemplificativa multinacional portuguesa do setor cervejeiro. Através da evidência empírica e da documentação da empresa, elaboramos a análise da estratégia com recurso às matrizes SWOT e de Ansoff (produtos/mercados). Com este estudo, foi-nos possível concluir que as caraterísticas do mercado podem influenciar a estratégia a adotar por uma dada empresa ao penetrar nos mercados externos. No caso da Árábia Saudita, a UNICER sentiu-se obrigada a reduzir a percentagem de álcool, produzindo exclusivamente uma SuperBock 0.0%, respeitando deste modo a sua religião e cultura conservadora. O Investimento Direto no Estrangeiro (IDE) foi a estratégia adotada em Angola, por justificar-se face ao volume de vendas. Em Moçambique, a direção será a mesma. Apesar da empresa privilegiar a exportação como primeiro contacto com os mercados externos, esta arriscou e foi bem-sucedida nos mais variados países que escolheu dar a conhecer o seu produto.