ESMAE - Dissertações/Projetos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESMAE - Dissertações/Projetos/Relatórios de Mestrado by advisor "Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira"
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- Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"Publication . Neves, António Pedro Saramago Campos; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraO objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting.
- Contar uma história com o contrabaixo: composição e representação de um conto musicadoPublication . Lopes, Joana Rita Arantes; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Azevedo, Joel RorizO presente relatório pretende ser o resultado de uma caminhada percorrida na busca de instrumentos pedagógicos que contribuíssem para o crescimento dos meus conhecimentos pedagógicos. O trabalho está dividido em três capítulos: I. Guião de Observação da Prática Musical; II. Prática Educativa Supervisionada e III. Projeto de Intervenção ‘O Contrabaixo conta um conto’. O terceiro capítulo aborda os conceitos motivação e criatividade e tem como resultado final uma história musicada por composições da autoria dos alunos de contrabaixo, que foi editada em livro e partituras – material pedagógico que poderá contribuir para a partilha de conhecimentos entre docentes de contrabaixo.
- Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixoPublication . Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia.
- A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da músicaPublication . Levandeira, Pedro Miguel Gomes; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Pertzborn, Florian; Fidalgo, JoséO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Escola Superior de Educação, apresenta as atividades levadas a cabo no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2022/2023. O presenta trabalho estará dividido em 3 capítulos. O primeiro é encarregue de fazer uma breve contextualização e apresentação do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo irá relatar a experiência do estágio em si, bem como todas as suas normas. E, por fim, no terceiro capítulo, será redigido o projeto de investigação, onde são postas à prova um conjunto métodos de ensino informal da música.
- A improvisação musical no contexto do ensino básico a partir do modelo de Walter Thompson – SoundpaintingPublication . Tavares, Sérgio André de Almeida Marques; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO objetivo deste relatório vai ao encontro de uma reflexão sobre o período de estágio realizado no Conservatório de Música da Jobra, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música – Contrabaixo Jazz. O primeiro capítulo é dedicado à caracterização da instituição CMJ, especificando toda a sua oferta educativa (cursos e respetiva estrutura curricular), assim como a sua contextualização geográfica e socio-cultural. No segundo capítulo, são apresentadas as planificações e as observações da atividade letiva realizada durante este período, assim como as reflexões das mesmas. No terceiro e último capítulo é apresentado o projeto de investigação ação desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas, Músicos d’Ouro – Gondomar, onde se desenvolveu o ensino e a prática da improvisação, a partir do modelo de Walter Thompson – Soundpainting.
- A influência da prática de Aikido no ensino de trompaPublication . Azoia, Cristiana Gomes da Silva; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Sebestik, Bohdan; Lopes, Gil; Ramos, AvelinoNo presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2023/2024, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que, primeiramente é feita uma caracterização do meio envolvente e um enquadramento histórico, social e físico da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando a sua oferta educativa, a missão, princípios e valores do Conservatório, assim como, os Projetos Educativos. No segundo capítulo é descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentados os critérios de avaliação e conteúdos programáticos das disciplinas de trompa e classes conjunto, assim como os seus planos de atividades, caracterização dos alunos e grupos envolvidos e relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro, e último, capítulo é apresentado o Projeto de Investigação: “A influência da prática de Aikido no ensino de trompa” influenciado pela pedagogia utilizada pelo docente Bohdan Sebestik nas aulas de trompa. Foi realizada uma entrevista ao docente para conhecer e compreender quando e, de que forma, esta arte marcial começou a fazer parte da sua vida pessoal e, posteriormente, profissional. Para além disso, foi também, realizado um inquérito por questionário a 10 ex-alunos com o objetivo de compreender se esta pedagogia teve impacto e influência ao longo do percurso musical destes enquanto alunos e, posteriormente, enquanto docentes. O resultado combina numa partilha de experiências e opiniões que servirão de fundamento para este trabalho e, em nenhum momento, numa avaliação da fidedignidade desta pedagogia.
- A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursosPublication . Fernandes, Maria João Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraA presente investigação pretende estudar de que forma as novas técnicas e recursos para piano, usadas por compositores do século XX e XXI, podem influenciar o trabalho do intérprete, quais as dificuldades por elas criadas e a forma como podem alterar a preparação do pianista. O projeto está organizado em duas componentes, uma teórica e uma empírica. A primeira está dividida em duas partes e começa com um enquadramento histórico sobre a música para piano desde o início do século XX até aos nossos dias, focando a análise nos compositores mais relevantes para a implementação e desenvolvimento das novas técnicas e recursos pianísticos. Este enquadramento é acompanhado por uma revisão crítica da literatura relevante sobre alguns dos recursos mais importantes da técnica instrumental pianística. Na segunda parte é estabelecida uma ligação direta com a componente empírica do projeto. A partir da prática, são analisadas as obras que foram interpretadas ao piano nos recitais realizados no primeiro e segundo ano do mestrado (nas unidades curriculares de Instrumento e Projeto Artístico), bem como as técnicas estendidas nelas inseridas. Nestes recitais (componente empírica), são interpretadas obras de alguns dos compositores basilares na introdução e desenvolvimento de novos recursos na prática pianística, tais como Henry Cowell, John Cage, George Crumb e Helmut Lachenmann.
- Leitura à primeira vista: a importância do desenvolvimento desta competência nas aulas de harpaPublication . Monteiro, Carlota Maria de Andrade Marinho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Vivan, Ilaria; Salvi, Angélica; Cassola, TiagoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ministrado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. Este trabalho integra, não só as várias atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, como também o Projeto de Investigação elaborado, no qual foi analisada a importância de desenvolver a capacidade de leitura à primeira vista, com os alunos, nas aulas de harpa. O primeiro capítulo deste relatório designa-se de Guião de Observação da Prática Musical, no qual é introduzida a instituição de ensino onde foi realizado o estágio, dando a conhecer a escola, a comunidade educativa e as diferentes atividades escolares e artísticas nesta desenvolvidas. Em seguida, no capítulo intitulado Prática de Ensino Supervisionada, é apresentado o relatório de todas atividades realizadas no estágio (incluindo planificações, registos de observação de aulas, atividades extracurriculares), como também os programas e as matrizes das disciplinas lecionadas, concluindo com uma reflexão final sobre todo o processo. A última secção deste trabalho consiste num Projeto de Investigação, desenvolvido em torno da importância do desenvolvimento da leitura à primeira vista nas aulas de harpa, reunindo os conhecimentos existentes acerca deste tema, bem como uma análise dos recursos e da realidade atual desta prática nas aulas de harpa, em Portugal, recorrendo a métodos de recolha de dados, como os inquéritos por questionário e entrevista. Através deste projeto de investigação foi possível constatar que os professores de harpa, em Portugal, não só reconhecem a importância e exigência desta atividade, como também a integram nas suas aulas. Para além disso, foi possível identificar as maiores dificuldades dos alunos de harpa na realização de tarefas de leitura, para as quais foram propostas diversas estratégias, baseadas na revisão de literatura.
- Proposta de programa para o curso básico de contrabaixo - jazzPublication . Almeida, Jóni Axel Egas; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Campos, Nuno; Brandão, João PedroEste relatório descreve o trabalho no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE, baseia-se na minha prática educativa na variante Jazz do Conservatório de Música do Porto abrangendo aulas de instrumento e de classes de conjunto. No primeiro capítulo, é realizada a caracterização e contextualização da instituição onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo é relatado o trabalho desenvolvido na prática educativa. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação que consiste numa proposta de Programa para o Curso Básico de Contrabaixo-Jazz.
- Sebenta de apoio à improvisação e construção de linhas de baixo na música ritmicamente orientadaPublication . Pinto, Pedro de Jesus Barreiros; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha Mendonça; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraCom o objectivo de aumentar o rigor na composição individual em tempo real, na sua componente rítmica, melódica e harmónica, pretendo com esta proposta, acrescentar alguns elementos de apoio no estudo do contrabaixo e do baixo eléctrico. O conteúdo da proposta consiste na criação de um algoritmo que constrói uma relação direta entre uma figura rítmica e o intervalo melódico mais pequeno da escala temperada; o meio tom cromático. Para aumentar a diversidade rítmica e respeitando um compromisso entre o estudo abstracto e a aplicação prática, escolho as 6 famílias heptatónicas que não contêm 2 intervalos de meio tom cromático consecutivos, como também alguns modos de transposição limitada como as escalas cromática, de tons inteiros, diminuta e aumentada. A identificação e separação da linguagem estética na aprendizagem do contrabaixo e baixo eléctrico.