ESMAE - Dissertações/Projetos/Relatórios de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESMAE - Dissertações/Projetos/Relatórios de Mestrado by advisor "Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"Publication . Neves, António Pedro Saramago Campos; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraO objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting.
- Contar uma história com o contrabaixo: composição e representação de um conto musicadoPublication . Lopes, Joana Rita Arantes; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Azevedo, Joel RorizO presente relatório pretende ser o resultado de uma caminhada percorrida na busca de instrumentos pedagógicos que contribuíssem para o crescimento dos meus conhecimentos pedagógicos. O trabalho está dividido em três capítulos: I. Guião de Observação da Prática Musical; II. Prática Educativa Supervisionada e III. Projeto de Intervenção ‘O Contrabaixo conta um conto’. O terceiro capítulo aborda os conceitos motivação e criatividade e tem como resultado final uma história musicada por composições da autoria dos alunos de contrabaixo, que foi editada em livro e partituras – material pedagógico que poderá contribuir para a partilha de conhecimentos entre docentes de contrabaixo.
- Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixoPublication . Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia.
- O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tubaPublication . Loureiro, Rui Paulo Carvalho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Antão, Ricardo Rodrigues; Ramos, AvelinoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas pertencentes ao Instituto Politécnico do Porto, o presente Relatório de Estágio foi elaborado com o propósito de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2024/2025. A prática de Ensino Supervisionada teve lugar no Conservatório de Música do Porto, envolvendo alunos de tuba/eufónio dos níveis de iniciação e do Ensino Secundário, bem como a Classe de Conjunto do Ensino Básico. Na primeira e na segunda partes deste Relatório são dedicadas à caracterização do Conservatório de Música do Porto e à descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira parte contempla o projeto de investigação, com o título de “O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba” cujo objetivo principal é analisar o impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba, explorando de que forma este recurso pode influenciar o desenvolvimento técnico e artístico dos alunos, com especial atenção na prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Deste modo, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes perguntas: (1) Que contribuição pode o play-along ter no desenvolvimento técnico e musical nos alunos de tuba?; (2) Este recurso pode completar a prática pedagógica da tuba e promover uma autonomia nos alunos?; (3) Poderá o play-along ser um instrumento eficiente para a inclusão de alunos com ritmos de aprendizagem diferentes no ensino da tuba?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de tuba e eufónio, assim como, aos alunos em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que este recurso tem um contributo direto tanto no desenvolvimento técnico e expressivo como na promoção da autonomia e da motivação dos alunos.
- A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da músicaPublication . Levandeira, Pedro Miguel Gomes; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Pertzborn, Florian; Fidalgo, JoséO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Escola Superior de Educação, apresenta as atividades levadas a cabo no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2022/2023. O presenta trabalho estará dividido em 3 capítulos. O primeiro é encarregue de fazer uma breve contextualização e apresentação do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo irá relatar a experiência do estágio em si, bem como todas as suas normas. E, por fim, no terceiro capítulo, será redigido o projeto de investigação, onde são postas à prova um conjunto métodos de ensino informal da música.
- A improvisação como ferramenta de ensino: explorações do jazz e música clássica no contexto educacionalPublication . Santos, Gileno Santana dos; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Wauldron, Kevin Gerard; Luís, Manuel; Carvalho, PauloA presente dissertação, intitulada "A Improvisação como Ferramenta de Ensino: Explorações do Jazz e da Música Clássica no Contexto Educacional", tem como principal objetivo analisar o papel da improvisação no ensino da música, explorando o seu potencial enquanto recurso pedagógico. Para tal, procede-se a uma reflexão crítica sobre os fundamentos teóricos da improvisação, com especial destaque para a distinção entre os conceitos de improvisação e jazz frequentemente associados, mas que, apesar de relacionados, apresentam características distintas. As duas primeiras secções do presente trabalho consistem na apresentação de um guião de observação da prática musical e da prática de ensino supervisionada, realizadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ensino da Música. Estes capítulos constituem a base empírica que sustenta a análise teórica e prática desenvolvida ao longo da dissertação.
- A improvisação musical no contexto do ensino básico a partir do modelo de Walter Thompson – SoundpaintingPublication . Tavares, Sérgio André de Almeida Marques; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO objetivo deste relatório vai ao encontro de uma reflexão sobre o período de estágio realizado no Conservatório de Música da Jobra, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música – Contrabaixo Jazz. O primeiro capítulo é dedicado à caracterização da instituição CMJ, especificando toda a sua oferta educativa (cursos e respetiva estrutura curricular), assim como a sua contextualização geográfica e socio-cultural. No segundo capítulo, são apresentadas as planificações e as observações da atividade letiva realizada durante este período, assim como as reflexões das mesmas. No terceiro e último capítulo é apresentado o projeto de investigação ação desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas, Músicos d’Ouro – Gondomar, onde se desenvolveu o ensino e a prática da improvisação, a partir do modelo de Walter Thompson – Soundpainting.
- A influência da prática de Aikido no ensino de trompaPublication . Azoia, Cristiana Gomes da Silva; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Sebestik, Bohdan; Lopes, Gil; Ramos, AvelinoNo presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2023/2024, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que, primeiramente é feita uma caracterização do meio envolvente e um enquadramento histórico, social e físico da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando a sua oferta educativa, a missão, princípios e valores do Conservatório, assim como, os Projetos Educativos. No segundo capítulo é descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentados os critérios de avaliação e conteúdos programáticos das disciplinas de trompa e classes conjunto, assim como os seus planos de atividades, caracterização dos alunos e grupos envolvidos e relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro, e último, capítulo é apresentado o Projeto de Investigação: “A influência da prática de Aikido no ensino de trompa” influenciado pela pedagogia utilizada pelo docente Bohdan Sebestik nas aulas de trompa. Foi realizada uma entrevista ao docente para conhecer e compreender quando e, de que forma, esta arte marcial começou a fazer parte da sua vida pessoal e, posteriormente, profissional. Para além disso, foi também, realizado um inquérito por questionário a 10 ex-alunos com o objetivo de compreender se esta pedagogia teve impacto e influência ao longo do percurso musical destes enquanto alunos e, posteriormente, enquanto docentes. O resultado combina numa partilha de experiências e opiniões que servirão de fundamento para este trabalho e, em nenhum momento, numa avaliação da fidedignidade desta pedagogia.
- A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursosPublication . Fernandes, Maria João Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraA presente investigação pretende estudar de que forma as novas técnicas e recursos para piano, usadas por compositores do século XX e XXI, podem influenciar o trabalho do intérprete, quais as dificuldades por elas criadas e a forma como podem alterar a preparação do pianista. O projeto está organizado em duas componentes, uma teórica e uma empírica. A primeira está dividida em duas partes e começa com um enquadramento histórico sobre a música para piano desde o início do século XX até aos nossos dias, focando a análise nos compositores mais relevantes para a implementação e desenvolvimento das novas técnicas e recursos pianísticos. Este enquadramento é acompanhado por uma revisão crítica da literatura relevante sobre alguns dos recursos mais importantes da técnica instrumental pianística. Na segunda parte é estabelecida uma ligação direta com a componente empírica do projeto. A partir da prática, são analisadas as obras que foram interpretadas ao piano nos recitais realizados no primeiro e segundo ano do mestrado (nas unidades curriculares de Instrumento e Projeto Artístico), bem como as técnicas estendidas nelas inseridas. Nestes recitais (componente empírica), são interpretadas obras de alguns dos compositores basilares na introdução e desenvolvimento de novos recursos na prática pianística, tais como Henry Cowell, John Cage, George Crumb e Helmut Lachenmann.
- Leitura à primeira vista e improvisação – aliadas na evolução e criatividade do violinista?Publication . Monteiro, Joana Póvoa; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Gonçalves, Evandra Sofia Rodrigues de Brito; Goreti, Sandra; Cortez, SílvioA presente dissertação de Mestrado articula duas componentes essenciais na formação em Ensino de Música: um relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e uma investigação sobre o impacto de práticas pedagógicas específicas no desenvolvimento de jovens músicos. No primeiro capítulo («Guião de Observação da Prática Musical»), é apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio, dando a conhecer o seu Projeto Educativo e as matrizes utilizadas. O capítulo seguinte (intitulado «Prática de Ensino Supervisionada») integra o relatório de todas as atividades realizadas no estágio (relatórios de observação de aulas, planificações e observação de atividades extracurriculares), o parecer dos docentes e uma reflexão sobre toda esta experiência. A última parte desta dissertação, o terceiro capítulo, consiste no «Projeto de Investigação», desenvolvido em torno da importância que a prática regular de exercícios de «Leitura à Primeira Vista» e «Improvisação» podem ter na evolução e construção da «Criatividade» musical dos violinistas. Todos os resultados obtidos resultam de um estudo realizado com alguns alunos, culminando na elaboração de um questionário dirigido a alunos e docentes com o objetivo de analisar as mudanças verificadas após desenvolver esta prática durante algumas semanas. Através deste «Projeto de Investigação», é possível constatar que os exercícios implementados tiveram um impacto positivo no crescimento dos violinistas. Foram definidas as maiores dificuldades dos alunos e elencadas sugestões para melhorar os exercícios, apresentando-se, no final, uma reflexão na qual partilho o meu ponto de vista sobre os resultados.