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- Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"Publication . Neves, António Pedro Saramago Campos; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraO objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting.
- A estrutura cíclica como estratégia temporal no processo composicionalPublication . Carvalho, Diogo André Novo de Almeida; Resende, Eugénio Manuel de AmorimNesta dissertação procurou realizar-se um estudo sistemático sobre a forma como a estrutura cíclica pode ser entendida enquanto estratégia temporal no processo da composição musical. Com esta sistematização pretendeu-se ordenar alguns aspetos da minha prática composicional, focada na utilização de estruturas no contexto de uma dinâmica temporal da música, enquanto força impulsionadora de tensão e distensão. Relativamente à dinâmica temporal, abordaram-se três aspetos, de entre os fundamentais: a estrutura cíclica, o silêncio associado ao timbre como ferramenta de projeção temporal de uma obra musical e a compreensão do impacto deste na própria estrutura. A dissertação começa por enquadrar as várias dimensões envolvidas na ideia do tempo numa perspetiva mais abrangente, em disciplinas relacionadas com áreas de conhecimento como a filosofia e a psicologia. Em seguida, abordou-se o tempo sob o ponto de vista estritamente musical, procurando compreender quais os fatores que permitem a transformação da nossa perceção e a categorização de estruturas musicais como imagem do tempo. Observou-se de forma particular a estrutura cíclica, pela qual se pretendeu fazer um estudo o mais sistemático possível de alguns processos temporais, utilizando o silêncio associado ao timbre, como ferramenta composicional e examinando ainda a forma como os elementos referidos anteriormente se relacionam ao nível da memória e na perceção temporal da música. Por fim, analisou-se uma obra de cada um dos três compositores selecionados do séc. XX e três da minha autoria, compostas no decurso do Mestrado, nas quais se procurou observar a articulação entre tempo e silêncio.