ISCAP - DM - Assessoria em Comunicação Digital
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o final do curso de Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, os estudantes poderão atuar no exercício de uma atividade profissional na área da comunicação digital e acentuar a aplicação de métodos e técnicas que permitam desenvolver competências relacionadas com o saber-fazer nas questões da assessoria de processos e serviços com base nas tecnologias de comunicação web. Os diplomados deverão ser capazes de uma aprendizagem ao longo da vida, tanto quanto possível autónoma. Deverão ser capazes de resolver situações complexas na área da assessoria da comunicação digital, de aplicar os conhecimentos adquiridos em novas situações e de comunicar os resultados, de forma clara e coerente
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Browsing ISCAP - DM - Assessoria em Comunicação Digital by advisor "Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira"
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- Comunicação digital nos sistemas de E-learning - estudo de caso MBiPublication . Pinto, Joana Fragoso de Sousa; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraO e-learning tem ganho destaque como uma ferramenta vital para o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos. Com o avanço das tecnologias digitais, a comunicação eficaz tornou-se essencial para otimizar a eficácia destes sistemas educacionais. Com a presente investigação, pretende-se estudar o papel da comunicação digital nos sistemas de e-learning na empresa MBi – Excelerate Your Business, utilizando uma metodologia de estudo de caso. Esta investigação explorou as práticas de comunicação digital num dos produtos de e-learning oferecidos pela empresa, a Academia d’Excel, utilizando dados recolhidos ao longo de 10 meses de colaboração autorizada. Além do estudo de caso, foi desenvolvido um questionário online para recolher dados quantitativos sobre a utilização e perceções dos utilizadores em relação ao e-learning. Os principais resultados revelaram que a comunicação digital desempenha um papel crucial na interação e aprendizagem dos alunos, destacando a sua importância na facilitação da colaboração e no engagement dos alunos. Os participantes demonstraram uma alta frequência de utilização das ferramentas de comunicação digital, preferindo cursos práticos e interativos que combinam teoria e aplicação prática. As recomendações incluem a necessidade de aumentar a interação entre alunos e formadores, promover a colaboração entre os alunos através de grupos de estudo e projetos colaborativos, além de aprimorar continuamente a interface digital para melhorar a experiência do utilizador. Esta investigação contribui para a compreensão de como as estratégias de comunicação digital podem ser otimizadas para melhorar a eficácia dos sistemas de e-learning, proporcionando insights valiosos para aperfeiçoar as práticas educacionais online na empresa MBi – Ecelerate Your Business e além dela.
- Ensino a distância: avaliação da satisfação de estudantes no Instituto Politécnico do Porto - estudo de casoPublication . Folha, Rúben Alberto Rodrigues da Cunha; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraThe growth and globalization of distance education and training over the last few years, driven by the development of information and communication technologies (ICT), contributed to the emergence and implementation of new educational paradigms such as e-learning, for example. There is also the current social context, influenced by the covid-19 pandemic and, by extension, by the measures imposed by the government, which made distance education, even if of emergency, a comprehensive reality for educational institutions, of which P. PORTO is no exception. Thus, the case study presented has as its main objective the analysis of student satisfaction at P.PORTO, in relation to distance learning, considering the perspective of e-learning and b-learning, as recipients of the practices and methodologies adopted in the process of teaching-learning, in the different teaching units of P.PORTO. The research work was carried out according to a mixed methodology (qualitative and quantitative), through a literature review, for theoretical foundation, and an inquiry was also used, through a questionnaire, to the students of P.PORTO. The results obtained demonstrate that, although students feel technologically capable and access to the internet and technology is not a problem, also recognizing the advantages in making time and space more flexible, most still prefer a mixed or face-to-face model and not totally at a distance. Influencing this preference, it is observed that it happens in the different teaching units of P.PORTO where the courses have a large practical laboratory component. We conclude that the levels of student satisfaction with the distance learning experience are frankly positive, with the majority being satisfied and very satisfied. This study is intended to contribute to the promotion of the quality and success of distance learning initiatives for future studies.
- O impacto da rede social TikTok na viralização da Indústria de entretenime: o caso das séries da plataforma de streaming NetflixPublication . Felício, Luísa Pinto; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraA recente geopolítica, especialmente fomentada pela globalização e consequente revolução tecnológica da informação, é alvo da crescente utilização de novas tecnologias e plataformas digitais. A Internet e as redes sociais vieram transformar a sociedade e o mundo atual, através de um acesso rápido e facilitado a grandes quantidades de informação. Isto traduz-se, cada vez mais, em oportunidades para elevar a notoriedade, exigindo adaptabilidade por parte de vários ramos e setores. Naturalmente, a Indústria de Entretenimento não foge à regra e o método de consumo e alcance de conteúdos dentro da área tem vindo a modificar-se. Com a presente investigação, pretende-se estudar até que ponto a rede social em pico de ascensão, TikTok, contribui para o processo de viralização de séries da plataforma de streaming Netflix. A pertinência deste estudo prende-se com o critério associado ao fator de caraterização dos hábitos e comportamentos dos consumidores e relevância aliada à compreensão de influência da rede social na Indústria de Entretenimento da atualidade. Deste modo, foi realizado um levantamento do Estado de Arte, para consolidar informação, de encontro aos objetivos do estudo. Numa fase posterior à revisão integrativa da literatura, foi construído o Modelo da digitalização da indústria de entretenimento e adotada uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, através da realização de um inquérito por questionário online. A utilização deste instrumento assumiu como objetivo correlacionar variáveis indicativas da recetividade do consumidor à divulgação de conteúdos de entretenimento ligados às séries da Netflix, assim como as suas motivações para o uso da rede social TikTok. Os resultados obtidos permitiram responder aos objetivos propostos, sendo possível concluir que o TikTok se afirma, efetivamente, como uma rede social com um papel positivo na promoção da indústria de entretenimento atual, nomeadamente no que diz respeito ao reconhecimento de séries da plataforma de streaming Netflix.
- Improving the communications´ workflow in products´ return management of a Portuguese business-to-business small enterprise: MAIS AutomaçãoPublication . Rocha, Joana da Conceição Coelho; Babo, Rosalina Maria Gonçalves Ferreira Bessa; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraThe high number of products released in the market each year can lead to more returns of products, since the customers may experience a hard time in figuring out whether the purchased product is what they were looking for. Even though there has been an improvement in the products’ quality, the returns did not diminuish, on the contrary, the customers’ returns have increased throughout the years. In order for companies to manage this increase, they need to effectively manage the supply chain. Product returns can be considered as “reverse logistics”, because it involves logistics and the reverse flow of products. The products’ return can have various reasons and its process involves several activities such as product recovery and processing, return organisation and reverse logistics. The implementation of product return management can be seen as a business strategy and opportunity for the companies, increasing the customers’ satisfaction. Managing this information flow, as well as all the communication between the stakeholders, is very important and needs to be carefully handled. This study intends to understand the product return management in a B2B SME company, in particular at MAIS Automação. MAIS Automação is a Portuguese SME that commercialises electrical and automation products to industry customers. Thus, to answer the issues at hand, a qualitative method with semi-structured interviews was employed. The use of one cycle of a canonical action research methodology allowed to draw the main weakeness in the communication and workflow at the company. Consequently, to improve these, a list of guidelines and the prototype of a system to manage returns are presented.
- A Influência das plataformas educacionais digitais no ensino primário: um estudo de caso sobre a plataforma Participa +Publication . Barroso, Caratina Loureiro; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraAtualmente, torna-se cada vez mais evidente da importância e impacto das Tecnologias de Comunicação e Informação em contexto escolar. As TIC possuem um papel transformador que eleva os métodos educacionais, proporcionando uma maior interação, empenho e motivação dos alunos. Alguns estudos apontam que é um meio de aquisição de novas competências tecnologias contribuindo para a otimização dos modelos educacionais. A inserção de práticas tecnológicas nas escolas conduziu para a integração de plataformas digitais nos processos de ensino que emergem com vista a transformar os métodos de ensino e aprendizagem. Evidenciam-se como uma ferramenta útil que simplifica o processo de criação de conteúdos, planeamento e organização de atividades pedagógicas. Caracterizam-se ainda como um espaço que estimula a aprendizagem criativa e autónoma dos alunos e um meio de partilha e difusão de informações e conhecimentos. O objetivo da presente investigação prende-se em compreender de que modo a plataforma Participa+ influencia os processos de ensino adotados pelos professores de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo no Município da Maia. Deste modo, a metodologia de investigação é um estudo de caso à plataforma, por meio de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitiram responder à problemática de investigação, que a plataforma Participa+ influencia os processo de ensino dos professores a partir do desenvolvimento de competências tecnológicas do corpo docente, da facilitação na criação de materiais didáticos, na possibilidade de gerar interação entre alunos e professores e no aumento de motivação dos alunos e dos professores.
- A Influência do eWOM nas decisões de compra do consumidorPublication . Santos, Magda Alexandra Dias Vieira dos; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraA presente era caracteriza-se por uma constante evolução social e tecnológica, impondo ao campo do marketing a necessidade de adaptação contínua das suas metodologias e estratégias. O ser humano procura por mudança, inovação e novidade. A tecnologia, por sua vez, emerge como a força preponderante, impulsionando inovações que refletem em todos os aspetos da vida humana. Os telemóveis desempenham um papel crucial neste cenário. Proporcionam o acesso a informações e permitem que o individuo explore as redes sociais e websites de diversas marcas, podendo obter as opiniões dos outros consumidores relativamente a produtos ou serviços que pretendem adquirir. Diante deste panorama, esta dissertação tem como objetivo fundamental analisar a influência da ferramenta eWOM (Electronic-Word-of-Mouth) nas decisões de compra dos consumidores. Neste sentido, o propósito desta pesquisa recai na compreensão e no estudo da influência que o Electronic-Word-of-Mouth (eWOM) tem nas decisões de compra dos consumidores. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Assim sendo, serão formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo, tais como se os consumidores realizam compras online; de que maneira o Electronicc-Word-of-Mouth influencia nas decisões de compra dos consumidores; o tipo de confiança que o consumidor deposita nas recomendações online. Espera-se, pois, que esta abordagem quantitativa proporcione uma compreensão detalhada relativamente à influência do eWOM nas decisões de compra do consumidor e demonstrem o quão importante é a opinião online das pessoas relativamente a um produto, marca e/ou serviço.
- A maturidade institucional face ao e-learning: um estudo de caso do ISCAPPublication . Ferreira, Mariana Filipa Moutinho; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraEsta dissertação tem como principal objetivo conhecer qual é o nível de maturidade institucional face ao e-learning, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e propor ações de melhoria nesse posicionamento. O Ensino Superior tem sido desafiado ao longo dos anos com a evolução da educação e o surgimento de métodos de ensino diferentes do tradicional, o que faz com que seja necessário acompanhar a mudança, recorrendo desta forma, a práticas de ensino em ambientes virtuais. Desta forma, o estudo de caso desenvolvido e descrito neste documento pretende conhecer os fatores que influenciam o nível de maturidade do ISCAP, saber de que forma o e-learning se projeta na estratégia interna do mesmo e que recomendações poderiam ter um impacto positivo na incrementação da maturidade institucional face ao e-learning. Com base na revisão de literatura e nos modelos existentes que analisam a maturidade institucional, foi retirado aquilo que é convergente e divergente nos vários autores, de forma a produzir-se um resultado aplicável ao contexto do ISCAP. De maneira a complementar o estudo, foi realizado um questionário aos docentes, uma entrevista à coordenadora do EIPP e analisada documentação pertinente. Nesta dissertação, conclui-se que o ISCAP se encontra no nível 4 de maturidade institucional face ao e-learning e são recomendadas algumas sugestões como possíveis melhorias, com o objetivo de, futuramente, o e-learning estar inserido totalmente na prática institucional do ISCAP.
- O papel dos jogos no envolvimento dos estudantesPublication . Latourrette, Ivo Filipe de Castro; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraO presente estudo tem como objetivo fornecer uma revisão abrangente da literatura sobre gamificação, jogos sérios e envolvimento dos alunos, a fim de sintetizar a informação disponível e determinar o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem para aumentar o envolvimento dos alunos. O estudo examinará o contexto da gamificação e dos jogos sérios na educação, explorará o problema do desinteresse dos alunos nas abordagens de aprendizagem tradicionais e investigará a forma como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem resolver este problema. A questão de investigação que orienta este estudo é: "Qual é o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem no envolvimento e motivação dos alunos?" Para responder à questão de investigação, será efetuada uma revisão narrativa da literatura. Estudos, artigos e publicações relevantes serão reunidos e analisados para identificar as principais conclusões e tendências relativas à eficácia da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos no reforço do envolvimento dos alunos. A metodologia envolverá a realização de um questionário abrangente que avaliará as perceções dos alunos e dos professores sobre a gamificação e a implementação de jogos no processo de aprendizagem, bem como o impacto dos jogos na aprendizagem, e analisará os dados extraídos. Espera-se que os principais resultados deste estudo forneçam informações sobre os benefícios e desafios da utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na educação. Prevê-se que os resultados demonstrem o impacto positivo da gamificação no envolvimento, motivação e resultados de aprendizagem dos alunos. Além disso, o estudo explorará fatores que contribuem para a implementação bem-sucedida de estratégias de gamificação, como a conceção dos elementos do jogo, o alinhamento da mecânica do jogo com os objetivos de aprendizagem e a importância de incorporar feedback e recompensas. A investigação também irá lançar luz sobre potenciais limitações e barreiras à utilização eficaz da gamificação na sala de aula. Este estudo tem implicações para educadores, designers instrucionais e decisores políticos no domínio da educação. Os resultados informarão o desenvolvimento de melhores práticas e diretrizes para a incorporação da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos em contextos educativos, com o objetivo de aumentar o envolvimento dos alunos e promover experiências de aprendizagem significativas.
- Plano de marketing digital: estudo de caso EIPPPublication . Brandão, Clara da Silva; Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira; Pinto, Susana Mónica da CruzThis dissertation has as its primary objective the presentation of a digital marketing plan proposal for the e-Learning and Pedagogical Innovation Unit of the Polytechnic of Porto, EIPP, describing all the essential steps for its elaboration. For this, the study of the audience and the definition of personas becomes relevant for the segmentation of audiences to be reached and what their needs are at the digital level. This work arises from the Unit's need to develop a digital marketing plan. The methodology adopted consists of a qualitative case study approach, which was materialized through a semi-structured interview to the EIPP coordinator and a collaborator of the digital area, direct observation and document analysis. It was concluded that the target audience should be essentially focused on teachers and researchers of the Polytechnic of Porto and teachers and researchers in higher education. Several means of digital communication were identified to integrate the strategy, namely the website with integrated blog, the social networks Facebook, Instagram, LinkedIn and Youtube, email marketing and paid online advertising. It was also intended with this digital marketing plan to define strategies on how to attract and retain new customers who are currently unaware of the EIPP.
- Práticas de comunicação digital: relatório de estágio na ESS|P.PORTOPublication . Salgado, Cláudia Manuela Silva; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraEste relatório foi elaborado no âmbito do estágio integrado no Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). O estágio foi realizado no Gabinete de Comunicação, Imagem e Marketing (GCIM) da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto (P.PORTO), com o objetivo de melhorar a comunicação digital da escola tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais. Com base na necessidade de reestruturar a comunicação digital foram definidos objetivos, nomeadamente: aumentar a notoriedade da ESS e propor conteúdos e estratégias adaptadas à realidade da instituição. Para isso, o estudo do público-alvo tornou-se relevante para perceber de que forma a comunicação digital da ESS é percebida por este. A metodologia adotada consistiu numa abordagem de natureza qualitativa e quantitativa com recurso a um estudo de caso realizado por meio de um questionário online aos estudantes, funcionários docentes e não docentes da ESS|P.PORTO. Por fim, este trabalho termina com uma apreciação crítica de todo o trabalho desenvolvido, bem como algumas observações sobre o mesmo.