Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-01"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de Site Manager para os sistemas de automação e controlo de edifícios (SACE) para uma cadeia de supermercadosPublication . MOREIRA, DIOGO ADELINO PACHECO; Gomes, Nuno Filipe da Fonseca BastosA crescente complexidade dos edifícios modernos e a necessidade de uma gestão mais eficiente aceleraram o desenvolvimento de sistemas capazes de otimizar o desempenho energético, garantir o conforto dos ocupantes e facilitar a manutenção técnica. Esta tese tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma denominada “Site Manager”, desenvolvida para centralizar a monitorização e o controlo técnico de um grupo de lojas. A solução proposta visa melhorar significativamente a deteção de falhas nos sistemas de AVAC, permitindo uma resposta mais rápida e informada às anomalias operacionais. Através da integração de protocolos de comunicação e do uso da ferramenta LWEB, o “Site Manager” apresenta os dados recolhidos de forma intuitiva e acessível, contribuindo para uma gestão técnica mais eficaz e proativa.
- Identificação das necessidades de desenvolvimento de competências para profissionais da indústria de energias renováveis marítimasPublication . SILVA, GONÇALO BAPTISTA VIEIRA DA; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão PintoA crescente procura por energia aliada à transição energética, impulsionada pela necessidade urgente de mitigar os impactos das alterações climáticas, levou ao aumento da utilização e exploração das energias produzidas de maneira sustentável. As Energias Renováveis Marítimas (ERM) assumiram, assim, um papel de destaque devido ao enorme potencial e à diversidade nas formas de produção de energia, desde a utilização da energia das ondas até à utilização dos ventos offshore. Os projetos em ambiente offshore caracterizam-se pelas condições adversas e elevada complexidade, exigindo, com isto, profissionais altamente qualificados e preparados. Assim, investir na formação especializada dos profissionais, tornouse fundamental para garantir eficiência e sucesso dos projetos. Esta dissertação analisa o caso da formação especializada em energias renováveis offshore, em cinco países do sul da Europa, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre. O principal objetivo prende-se em identificar as necessidades de melhoria para colmatar as lacunas existentes em termos desta formação. Os resultados revelam uma incoerência entre os objetivos estratégicos a curto e médio prazo para as ERM e a escassa oferta de formação específica e a insuficiente preparação dos profissionais do setor. Conclui-se então a necessidade da realização de parcerias entre universidades, centros de formação e empresas da área, promovendo os assuntos offshore já em ambiente académico, concluiu-se também a necessidade da existência de mais centros de formação e de uma maior componente prática. Além disto, torna-se necessário atrair mais profissionais para o setor, garantindo que são devidamente qualificados em termos de competências e conhecimentos necessários para lidar com os desafios impostos pelo ambiente offshore.
- Desenvolvimento de ofertas agregadoras em componentes elétricos: Uma abordagem para instalações elétricas residenciaisPublication . SERENO, HENRIQUE DE MATOS; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão PintoEste trabalho propõe o desenvolvimento de soluções elétricas integradas para habitações residenciais, agrupadas em pacotes técnicos estandardizados por tipologia (T1, T2, T3) e por escalão orçamental (Económico, Value for Money, High-End). Estes pacotes incluem, de forma estruturada todos os elementos essenciais de uma instalação elétrica completa: tubagem, cablagem, quadros elétricos, aparelhagem, iluminação e armários de telecomunicação. Também incluem elementos não essenciais, mas também importantes como domótica (automação IoT) e toda a infraestrutura para postos de carregamento VE. O objetivo é facilitar a decisão do cliente e aumentar a produtividade do instalador, ao reduzir o tempo de orçamentação e garantir coerência técnica. O trabalho inclui também uma análise do mercado, apresentando algumas marcas líderes no setor da domótica, a forma como promovem a sustentabilidade, bem como os desafios, oportunidades e estratégias de competitividade no setor. Para apoiar o estudo, foi desenvolvida uma aplicação interativa em Python, com uma interface gráfica que orienta o utilizador para a escolha do pacote mais adequado. Esta ferramenta incorpora várias ferramentas de forma a proporcionar uma experiência de utilizador mais personalizável e intuitiva. Assim, o presente documento detalha o desenvolvimento dos pacotes, as análises técnico-económicas associadas, a estrutura e a evolução do código da aplicação e as estratégias de aplicação comercial.
- Implementação C-ITS nas infraestruturas rodoviárias da ASCENDI: Estudo e análise de viabilidadePublication . GONÇALVES, BEATRIZ PINTO; Gomes, Nuno Filipe da Fonseca BastosEste trabalho apresenta o estudo e análise de viabilidade da implementação de Cooperative Intelligent Transport Systems (C‐ITS) nas infraestruturas rodoviárias geridas pela Ascendi. Com o avanço das tecnologias de mobilidade conectada, a integração de soluções C‐ITS representa uma oportunidade significativa para melhorar a segurança rodoviária, otimizar a gestão do tráfego e promover a sustentabilidade ambiental. A dissertação foi estruturada em diversas fases. Iniciou‐se com uma revisão aprofundada do estado da arte, onde estão especificadas as tecnologias C‐ITS, como o Intelligent Transport Systems ‐ G5 (ITS‐G5) e o Cellular Vehicle‐to‐Everything (C‐V2X), bem como as mensagens Cooperative Awareness Message (CAM) e Decentralized Environmental Notification Message (DENM), que são essenciais para a comunicação em tempo real entre veículos e infraestrutura. Foram também analisadas as diretivas europeias mais recentes, incluindo a Diretiva 2023/2661, que orienta a interoperabilidade das soluções a nível europeu. Seguidamente, foi elaborada uma arquitetura e três soluções distintas para a implementação do sistema. Duas dessas soluções basearam‐se em tecnologias e arquiteturas já existentes no mercado. A terceira solução, por sua vez, consistiu numa proposta, com o desenvolvimento de uma arquitetura técnica específica para um sistema autónomo alimentado por energia solar, focado numa solução integrada para a Road Side Units (RSU). Esta proposta incluiu o dimensionamento detalhado dos principais componentes do sistema. Com base nas três soluções desenvolvidas, foi realizada uma análise comparativa considerando critérios técnicos e financeiros, da qual resultou a proposta de uma solução para o projeto. Posteriormente, foi efetuada uma análise económico‐financeira detalhada com o objetivo de avaliar a rentabilidade da implementação, englobando os custos associados, as amortizações e as estimativas de retorno do investimento. Esta abordagem permitiu fundamentar de forma mais rigorosa a tomada de decisão quanto à solução a adotar. Este trabalho tem assim como principal objetivo fornecer uma base sólida para a implementação de soluções C‐ITS no contexto das autoestradas da Ascendi, promovendo uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável.