ISCAP - DM - Assessoria em Comunicação Digital
Permanent URI for this collection
o final do curso de Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, os estudantes poderão atuar no exercício de uma atividade profissional na área da comunicação digital e acentuar a aplicação de métodos e técnicas que permitam desenvolver competências relacionadas com o saber-fazer nas questões da assessoria de processos e serviços com base nas tecnologias de comunicação web. Os diplomados deverão ser capazes de uma aprendizagem ao longo da vida, tanto quanto possível autónoma. Deverão ser capazes de resolver situações complexas na área da assessoria da comunicação digital, de aplicar os conhecimentos adquiridos em novas situações e de comunicar os resultados, de forma clara e coerente
Browse
Browsing ISCAP - DM - Assessoria em Comunicação Digital by Title
Now showing 1 - 10 of 59
Results Per Page
Sort Options
- A assessoria de imprensa na criação de reputação das organizações: Estudo de Caso na empresa MEDIA TAILORSPublication . Vieira, Sara Alexandre Couto; Pascoal, Sara Maria Cerqueira SilvaA reputação é um valor intangível que afeta a credibilidade, a confiança do público e, consequentemente, o sucesso de uma organização, empresa ou marca. Assim, o universo da comunicação engloba a área da assessoria de imprensa, que funciona como uma ponte entre as empresas e os órgãos de comunicação social, que procura gerir a notoriedade e a presença da marca na mente dos consumidores, parceiros e investidores. O estudo integrado neste projeto é realizado com vista à conclusão do Mestrado de Assessoria em Comunicação Digital do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, e tem como objetivo principal descrever e analisar o papel da assessoria de imprensa na criação de reputação das empresas. Para tal, com recurso a um estudo de caso da agência de comunicação MEDIA TAILORS, o Zoo Santo Inácio, a investigação é sustentada através de uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, procurando obter uma visão holística do tema, com o objetivo de enriquecer a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos. No decorrer do estudo, verifica-se que a assessoria de imprensa do parque zoológico impacta a imagem percecionada pelo público, quer derivado pelo contacto com os meios de comunicação, quer pela estratégia comunicacional global.
- Business intelligence: projeto de criação de dashboards para a empresa NDrivePublication . Vieira, Hugo Filipe de Sousa; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente OliveiraCada vez mais os dados são uma mais-valia tanto para as grandes empresas como para as PMEs, e como tal, os processos de tomada de decisão desempenham um papel fundamental. Com a evolução das ferramentas de Business Intelligence a permitirem um acesso cada vez mais eficiente, torna-se imperativo para as empresas apostarem neste tipo de soluções para continuarem a ser competitivas no mercado atual. Neste trabalho de projeto foi proposto à NDrive Navigation Systems, S.A., a criação de uma solução de Business Intelligence através da ferramenta Microsoft Power BI para gerir e monitorar os indicadores mais eficientes para a empresa. A implementação desta solução teve como base a criação e modelação de um Data Warehouse que implementasse os KPI mencionados e posterior exploração através da elaboração de dashboards. A implementação desta solução de BI foi aceite e validada pela administração, assim como pelos elementos constituintes do departamento de Marketing da empresa, onde foi possível auferir a vantagem de se ter os principais indicadores disponíveis em dashboards, sem necessidade de recorrer a diferentes ferramentas para análise conjunta dos dados, resultando assim num processo de análise muito mais rápido e eficiente.
- O caso do movimento Body Positivity na rede social InstagramPublication . Teixeira, Daniela Leite; Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro TeixeiraA Internet e as redes sociais vieram revolucionar por completo o mundo em que vivemos, particularmente no que diz respeito à comunicação e às possibilidades de expressão individual e pública a partir da palavra e da imagem. De entre os inúmeros fenómenos passíveis de análise, a utilização das redes sociais para promoção de novas visões da relação connosco próprios e com a sociedade merece uma atenção particular. O presente estudo, intitulado de “O caso do movimento Body Positivity no Instagram”, tem como objetivo descrever e compreender o movimento Body Positivity, entendido como ativismo digital, no contexto da rede social Instagram e analisar se o conteúdo do movimento Body Positivity afeta os utilizadores do Instagram e, em caso afirmativo, se é um impacto positivo ou negativo Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de recolher o máximo de informação disponível sobre o tópico, de modo a responder aos objetivos definidos. Posteriormente, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa através da realização de uma análise de conteúdo a um conjunto de perfis de Instagram de influenciadores e marcas body positive nacionais e internacionais. Esta análise teve como objetivo reconhecer e analisar princípios e premissas que decorrem das perspetivas individuais dos utilizadores sobre o conteúdo body positive. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo e do enquadramento teórico ajudaram a responder aos objetivos propostos numa fase inicial pelo que é possível afirmar que o movimento Body Positivity tem realmente impacto positivo nos utilizadores do Instagram e é bem recebido pelos mesmos, tal como foi possível observar pelas interações com as várias contas analisadas.
- A Comunicação como meio impulsionador do Turismo: caso de estudo Santa Maria da FeiraPublication . Sousa, Adriana Francisca Pinto; Camarinha, Ana Paula Camarinha; Silva, António José Abreu daA comunicação tem vindo a adquirir, especial relevância visto que qualquer produto vive da imagem que se cria. Se considerarmos que vivemos num mundo dominado pela tecnologia e Internet, e que ambas estão a mudar a forma como o mundo interage e se comunica, percebemos a necessidade que o turismo tem em acompanhar este dinamismo. Daí que se torne importante compreender como este setor está a fazer a adaptação à sociedade digital. Para uma melhor perceção do tema em estudo, é relevante aprofundar os conhecimentos na área da comunicação, do turismo, e em particular, a contribuição da comunicação no setor turístico, como meio impulsionador de sucesso. O presente estudo tem como propósito analisar as potencialidades do uso da comunicação no turismo, tendo como exemplo prático o Município de Santa Maria da Feira. O público-alvo foram, assim, os indivíduos com conhecimento e experiência dos diferentes grandes eventos de Santa Maria da Feira, preferencialmente, as entidades com uma opinião construída sobre o uso da comunicação no turismo. Para obtenção de dados mais concretos, realizou-se um caso de estudo com uma análise mista – quantitativa e qualitativa – através de entrevistas às entidades locais e de um inquérito por questionário à população. Para a divulgação deste questionário contou-se com a colaboração de vários grupos do Conselho de Santa Maria da Feira, Gabinete de Turismo e Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais e contactos pessoais. As entrevistas foram realizadas ao Gabinete de Turismo e Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais. Espera-se que este trabalho sirva de base para futuras investigações relacionadas com o tema, e como linha de orientação ao município de Santa Maria da Feira, de forma a serem tomadas medidas, se necessárias, de melhoria da comunicação do turismo local.
- A comunicação das marcas sobre a sua política de sustentabilidade: a perceção do consumidorPublication . Fraga, Diana Coelho; Teixeira, Sandrina FranciscaO presente estudo teve como principal objetivo compreender se as empresas que comunicam evidências sobre sustentabilidade têm maior preocupação relativamente ao tema, partindo da questão: “Qual a imagem/perceção do consumidor sobre as empresas que comunicam evidências sobre sustentabilidade?” Para a sua concretização, adotou-se uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória através da realização de quatro focus group, posteriormente analisados de acordo com a proposta de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). A análise realizada permitiu verificar como a sustentabilidade ambiental é um tema importante e preocupante para os participantes do estudo, como consideram que é utilizada na estratégia das empresas e como se sentem inseguros com a comunicação realizada pelas marcas sobre esta temática. A maioria dos inquiridos tem receio de estar a ser engando por uma estratégia de marketing e garante que só acredita nas informações deste tema publicadas nas redes socias das empresas quando são comprovadas com estudo por entidades externas, por exemplo. Relativamente à certificação da sustentabilidade, foi apresentado o rótulo ecológico da União Europeia, EU Ecolabel, criado em 1992 mas que sobre o qual nenhum participante tinha conhecimento. Os inquiridos consideram que há falta de divulgação sobre a certificação da sustentabilidade e que o sustentável ainda não é um fator decisivo de compra. Esta investigação permitiu verificar que, embora os consumidores gostem que as empresas comuniquem evidências sobre a sustentabilidade, preferem que sejam entidades externas a comprovar as informações das comunicações partilhadas no digital, mas ficam com uma boa imagem e perceção das empresas que o fazem e que o comprovam.
- Comunicação digital e os partidos políticos portuguesesPublication . Pereira, Tiago Daniel Veríssimo; Oliveira, Adriana José Veloso deA temática da comunicação digital e as instituições politicas é, ainda hoje, pouco estudada num país como Portugal que tem mais de 10 milhões de eleitores. Numa era global é necessário que os partidos políticos portugueses respondam com eficácia e dinamismo às necessidades dos seus públicos, nomeadamente no contexto digital. Neste sentido, entende-se que a comunicação dialógica através dos seus princípios, com destaque para o ciclo dialógico (Kent e Taylor, 1998), pode ter um papel preponderante na relação, interação entre os partidos político e os eleitores. Por isso, este estudo procura responder à seguinte pergunta investigação: Qual o papel da comunicação digital, a partir do princípio ciclo dialógico, para os partidos políticos portugueses? Como objetivos gerais apresenta os seguintes: Identificar o grau de adoção dos ciclos dialógicos nos websites dos partidos políticos; Estudar a relação entre o número de ciclos dialógicos utilizados pelos partidos e os resultados eleitorais obtidos nas Eleições. E como específicos: Identificar o grau de adoção de cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites; Identificar o grau de adoção de cada indicador do princípio ciclo dialógico por cada partido / coligação; Identificar a relação do grau de adoção dos indicadores e os resultados eleitorais; Identificar as razões por que nunca acederam ao website de algum partido políticos; Identificar as razões por que acederam ao website de algum partido políticos; Identificar qual o grau de importância que os utilizadores atribuem a cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites; Realizar uma análise comparativa da importância que os utilizadores atribuem a cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites e a adoção desses indicadores nos websites dos Partidos Políticos. Nesta investigação, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza mista, quantitativa e qualitativa, com os dados a serem recolhidos através de uma grelha e de um inquérito por questionário, instrumentos construídos com base na revisão de literatura. Os dados permitiram concluir que apesar de uma baixa adoção dos indicadores do ciclo dialógico por parte das organizações partidárias, é relevante identificar a exigência que os utilizadores têm ao mostrar a necessidade de estes estarem mais próximos do partido e da restante comunidade, pretendendo um ambiente online mais interativo.
- Comunicação digital em negócio de moda local - projeto de otimizaçãoPublication . Almeida, Sara Isabel Feitais; Oliveira, Luciana Gomes deEste estudo explora a importância da comunicação digital nas vendas de um negócio local, tomando como objeto de estudo o Atelier Cristina Torres. Num cenário onde o marketing digital se tornou indispensável para o sucesso empresarial, as pequenas empresas enfrentam desafios específicos, particularmente no setor da moda, onde a imagem e o envolvimento do cliente são cruciais para a criação de uma marca reconhecida. A investigação foi realizada com base na metodologia de Design Science Research (DSR), que permitiu a identificação de problemas e oportunidades, e o desenvolvimento de artefactos digitais que otimizassem a presença do atelier nas redes sociais e outras plataformas digitais. Foram analisados vários aspetos da comunicação digital, incluindo redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok, com o intuito de perceber de que forma a interação com os consumidores pode ser aumentada e, consequentemente, contribuir para um aumento nas vendas e no reconhecimento da marca. Os resultados mostram que a implementação de uma estratégia digital coesa, combinada com a criação de conteúdos visuais atrativos e a colaboração com influenciadores digitais, pode aumentar significativamente a notoriedade e a interação com o público. Este estudo sugere que a comunicação digital não só permite alcançar novos clientes, como também ajuda a fidelizar os clientes existentes, através de uma experiência de marca personalizada e envolvente. Ao investir em publicidade paga, otimização de conteúdos e na presença em redes sociais, o Atelier Cristina Torres conseguiu melhorar a sua presença online e atingir novos públicos, o que se refletiu num crescimento do negócio. As conclusões destacam a importância de uma estratégia de comunicação digital adaptada à realidade e aos objetivos de cada negócio, particularmente para empresas locais que desejam expandir a sua influência no mercado competitivo da moda.
- Comunicação digital nos sistemas de E-learning - estudo de caso MBiPublication . Pinto, Joana Fragoso de Sousa; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraO e-learning tem ganho destaque como uma ferramenta vital para o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos. Com o avanço das tecnologias digitais, a comunicação eficaz tornou-se essencial para otimizar a eficácia destes sistemas educacionais. Com a presente investigação, pretende-se estudar o papel da comunicação digital nos sistemas de e-learning na empresa MBi – Excelerate Your Business, utilizando uma metodologia de estudo de caso. Esta investigação explorou as práticas de comunicação digital num dos produtos de e-learning oferecidos pela empresa, a Academia d’Excel, utilizando dados recolhidos ao longo de 10 meses de colaboração autorizada. Além do estudo de caso, foi desenvolvido um questionário online para recolher dados quantitativos sobre a utilização e perceções dos utilizadores em relação ao e-learning. Os principais resultados revelaram que a comunicação digital desempenha um papel crucial na interação e aprendizagem dos alunos, destacando a sua importância na facilitação da colaboração e no engagement dos alunos. Os participantes demonstraram uma alta frequência de utilização das ferramentas de comunicação digital, preferindo cursos práticos e interativos que combinam teoria e aplicação prática. As recomendações incluem a necessidade de aumentar a interação entre alunos e formadores, promover a colaboração entre os alunos através de grupos de estudo e projetos colaborativos, além de aprimorar continuamente a interface digital para melhorar a experiência do utilizador. Esta investigação contribui para a compreensão de como as estratégias de comunicação digital podem ser otimizadas para melhorar a eficácia dos sistemas de e-learning, proporcionando insights valiosos para aperfeiçoar as práticas educacionais online na empresa MBi – Ecelerate Your Business e além dela.
- Constituição comunicativa da empresa MM IntermediaPublication . Maia, Carla Marlene; Pinto, Susana Mónica Cruz; Oliveira, Luciana Gomes deIt is a fact that technology has revolutionized communication for companies and beyond. We are living the digital age and, increasingly, entrepreneurs and individuals feel the need to communicate their businesses and their brands online. Thus, the market for communication and content production agencies is growing, but it is also expected that, in the same proportion, competition in this sector will increase, with the emergence of new players competing among themselves. During an economic crisis with no end in sight, it is also expected that the client will become more demanding, with restrictions on the investments available for the communication of their products, services, and brands. Communication and content production companies must take advantage of this economic and business panorama to become more efficient, while at the same time needing to foster creativity to stand out and be successful. In this project, we proceeded to the communicative constitution of the company MM Intermedia - agency providing communication advisory services and content production, according to Scheinsohn's theory, which advocates a new approach to communication, to respond to the new challenges that the company may face and that assumes communication as a dynamic and unfinished process, involving a set of interconnected elements, namely personality, culture, identity, bond and positioning, communication and organizational image. Also in order to define the communication mix according to this theory, it was necessary to analyze the internal and external environment of the company MM Intermedia, performing a SWOT analysis, reinforcing it with a proposed definition of the communication mix based on the 8 Ps of Marketing. Based on the Design Science Research methodology, we tried to propose a solution (creation of the MM Intermedia company) for an identified opportunity and then presented concrete proposals for all elements of Scheinsohn's communication mix, complemented by communication strategies in the online environment of the MM Intermedia company.
- Consumo de informação noticiosa e deteção de notícias falsas: retrato dos estudantes do ensino superiorPublication . Vasconcelos, Gonçalo Monteiro; Oliveira, Luciana Gomes deThe digital transformation and the intensification of the use of social media as a news distribution channel has changed the way in which individuals consume news, redefining the role of news media in society. Therefore, this new scenario allowed the potentiation of the dissemination of false news, which in addition to having repercussions in the area of politics (may favor the ideological polarization of society, threatening the democratic system), health (may cause barriers to sharing and access content on medical procedures to be followed, which in extreme cases can stimulate a health crisis) and social, can mainly “distort an informed citizenship”, due to the pressure exerted on society's critical thinking. Taking into account the growing contact with fake news, we proposed to assess the perceived ability to identify fake news, seeking to understand the influence of news information consumption behavior, the perception of informational disorder and the experience with the media on the perceived ability to identify false information (fake news) among higher education students. A descriptive, quantitative portrait was conducted, following a hypothetical-deductive design, through a questionnaire survey of a sample of 268 polytechnic higher education students, residing in the districts of the North region of Portugal. The results show a set of factors that influence the perceived ability to identify false news, namely, the level of self-accountability and autonomy regarding misinformation and news information, the frequency of contact with false news/information, the alert behaviors of third-party and independent verification of information, the interest in hard news, as well as the experience of purchasing news content or services. We believe that the factual knowledge generated, as well as the procedures used, offer relevant contributions to the academic and scientific community and to society in general.