ISCAP - DM - Assessoria em Comunicação Digital
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o final do curso de Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, os estudantes poderão atuar no exercício de uma atividade profissional na área da comunicação digital e acentuar a aplicação de métodos e técnicas que permitam desenvolver competências relacionadas com o saber-fazer nas questões da assessoria de processos e serviços com base nas tecnologias de comunicação web. Os diplomados deverão ser capazes de uma aprendizagem ao longo da vida, tanto quanto possível autónoma. Deverão ser capazes de resolver situações complexas na área da assessoria da comunicação digital, de aplicar os conhecimentos adquiridos em novas situações e de comunicar os resultados, de forma clara e coerente
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- A comunicação digital como motor dos festivais de música em PortugalPublication . Silva, Daniela Andreia Leal da; Pinto, Susana Mónica da CruzApós estudar a visão de alguns autores, foi possível concluir que a comunicação digital e a utlização de canais digitais é uma crescente inegável. Tendo, desde há vários anos, desempenhado um papel de grande importância na vida quotidiana e, neste caso específico, na divulgação de empresas, negócios e eventos, a comunicação tem evoluido ao longo dos anos. Os canais de comunicação mais utilizados passaram a ser os digitais e a comunicação adaptou-se ao ambiente on-line. Já no que toca aos festivais de música, estes são cada vez mais (em número) e cada vez mais importantes (em relevância). Existem inúmeros festivais que são marcos anuais nas cidades em que se desenvolvem e, inclusive, no país. Alavancam consigo mediatismo, marcas e, alguns deles, milhares de pessoas. Assim surge a ligação entre estes dois tópicos e o estudo aprofundado dos mesmos. O objetivo deste estudo é, assim, perceber se a comunicação digital consegue influenciar os festivaleiros a frequentar festivais de música em Portugal como um motor dos mesmos. Tendo por base um estudo descritivo, de natureza quantitativa, seguindo um modelo hipotético dedutivo, por meio de um inquérito por questionário a uma amostra de 233 inquiridos (189 com respostas válidas) aprofundou-se, assim, o estudo com o tema “A comunicação digital como motor dos festivais de música em Portugal”. Os resultados deste estudo demonstram, desta forma, se as conclusões retiradas da revisão da literatura se confirmam e de que forma.
- A comunicação digital e o futebol: o caso do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e BenficaPublication . Gonçalves, Domingos Costa; Carvalho, Milena Carla Lima de; Martins, Susana Alexandra da CostaA Comunicação digital, alavancada pela utilização das plataformas digitais como as redes sociais, tenho vindo a desempenhar um papel preponderante nas relações entre clubes e os seus respetivos adeptos. O presente estudo, apoiado em revisão da literatura e conduzido por meio de uma análise quantitativa (questionário), pretende perceber em que situações distintas a comunicação digital praticada pelos três maiores clubes futebolísticos portugueses – Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, consegue influenciar os seus simpatizantes e adeptos nas suas decisões, tanto em compra de merchandsing, aquisição de bilhetes para eventos, ou simplesmente uma maior aproximação emocional ao mesmo. O enquadramento teórico foca temas como a comunicação, o marketing de conteúdo e o papel da comunicação digital nas organizações, centrando-se, posteriormente, no universo futebolístico. A análise quantitativa tem por base os dados recolhidos por via de um questionário, destinado a sócios, adeptos e simpatizantes dos clubes mencionados acima. Com base na investigação desenvolvida estabelece-se a ligação entre o enquadramento teórico e os resultados do estudo empírico e comprova-se que a comunicação digital, através das suas ferramentas digitais, nomeadamente as redes sociais, consegue intensificar o laço emocional entre os clubes de futebol e os seus adeptos, principalmente entre os adeptos reconhecidos como mais jovens. Esta ligação emocional intensificada pela comunicação social pode, eventualmente, estimular um maior interesse no que consta a transações que beneficiam o clube, como aquisição de merchandising e bilheteira.
- A eficácia do marketing de conteúdo no Instagram: o caso dos personal trainersPublication . Kínzin, Nikita Alexandrovich; Gonçalves, Maria José AngélicoA IV Revolução Tecno-industrial originou um novo consumo, mediado por redes digitais. Para conquistar e reter os novos consumidores, as empresas têm adotado cada vez mais ferramentas digitais para estabelecer uma comunicação bilateral e contínua com os seus públicos. Exemplo disso é o marketing de conteúdo nas mídias sociais como o Instagram. Também o setor do fitness se viu transformado pela digitalização. E meios como o Instagram têm sido adotados por cada vez mais profissionais da área, como treinadores pessoais (PT), para expandir o seu alcance, influência e sucesso comercial. Logo, tornase pertinente compreender que conteúdos digitais potenciam a atração e retenção de clientes efetivos para os PT no Instagram. A metodologia de investigação incluiu uma parte teórica (revisão da literatura consistente) e uma parte empírica (análise temática do conteúdo através do IRaMuTeQ). Este estudo permitiu propor um mix de conteúdos para os PT no Instagram, corroborandoo com estudos prévios sobre o marketing digital do PT e o marketing no Instagram. Os resultados também ampliaram a compreensão e importância das práticas de blogging e storytelling, subjacentes à presença digital dos PT. Para mais, foi possível constatar a abrangência do ecossistema digital aplicado pelos PT, indo além das descrições obtidas de estudos prévios. Por fim, foi possível notar a importância do know-how digital para o sucesso do PT online, tal como se tem vindo a dar ênfase na literatura científica. Esta investigação permitiu sistematizar o estudo do estado da arte do marketing de conteúdo, bem como contribuir para um guia de boas práticas para a aplicação do marketing de conteúdos digitais por treinadores pessoais.
- A estratégia de marketing digital: estudo de caso: Padaria Confeitaria AipalPublication . Oliveira, Ana Beatriz Aires; Pinto, Susana Mónica da CruzEste projeto de mestrado visa o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital para a Padaria e Confeitaria Aipal, uma empresa local de Espinho, com o objetivo de expandir a visibilidade da marca e fortalecer a relação com os seus clientes através de uma comunicação mais eficaz nas redes sociais. Dada a crescente importância das plataformas digitais, especialmente para negócios locais com uma tradição consolidada, a investigação procurou explorar a melhor forma de posicionar a Aipal no ambiente online, especificamente nas plataformas Facebook e Instagram. A metodologia adotada foi o estudo de caso, ancorada numa entrevista detalhada com o proprietário da Aipal para compreender as necessidades e expectativas da empresa em relação ao marketing digital. A análise dos dados resultou em um diagnóstico das práticas atuais e identificou as oportunidades de melhoria, focando-se na criação de conteúdos visuais apelativos e na promoção de campanhas temáticas para atrair um público mais jovem, além de fortalecer a fidelização de clientes mais tradicionais. A estratégia desenvolvida inclui um conjunto de campanhas sazonais e uma presença digital renovada que visa aumentar a interação dos seguidores. Os resultados obtidos evidenciam que uma presença ativa e estratégica nas redes sociais pode contribuir significativamente para o reconhecimento e crescimento da Aipal. A implementação das recomendações propostas permite à empresa captar a atenção de novos clientes, ao mesmo tempo que reforça a lealdade dos consumidores existentes. As conclusões finais destacam a importância de monitorizar o desempenho da estratégia através de KPIs específicos, como a taxa de engagement e o crescimento de seguidores, permitindo ajustar a estratégia de acordo com o comportamento e as preferências do público-alvo.
- A influência da publicidade paga na intenção de compra dos jovens adultos na plataforma InstagramPublication . Guedes, Manuel Jorge Moreira; Gonçalves, Maria José AngélicoCom o crescente uso das redes sociais, o Instagram consolidou-se como uma das plataformas digitais mais influentes para a promoção de produtos e interação direta entre marcas e jovens adultos. Neste contexto, a plataforma oferece não apenas um espaço de comunicação, mas também um ambiente dinâmico onde a publicidade pode ser altamente segmentada e personalizada, maximizando o seu alcance e relevância. Este estudo procura entender de que forma a publicidade paga no Instagram impacta o comportamento de compra dos jovens adultos, investigando uma série de fatores ligados à atitude face à publicidade que influenciam essa relação, como a credibilidade atribuída aos anúncios, o grau de personalização dos mesmos, os apelos emocionais e racionais utilizados, a utilidade percebida, e a frequência e facilidade de uso. Ao explorar o impacto destas variáveis na intenção de compra, este trabalho contribui para uma compreensão mais aprofundada sobre as dinâmicas que orientam o comportamento dos jovens consumidores, fornecendo insights relevantes para as estratégias de marketing digital voltadas para este segmento. Através de uma abordagem quantitativa, suportada por um questionário online, foram recolhidos dados de uma amostra de conveniência de 267 participantes. Os resultados indicam que as atitudes face à publicidade no Instagram influenciam significativamente a intenção de compra dos jovens adultos, reforçando o papel central da publicidade paga no processo de decisão de compra.
- A relação entre os tipos de comunicação e o engagement do utilizador na rede social X - o caso do Sporting Clube de BragaPublication . Machado, Pedro Lado Teixeira; Carvalho, António João Vidal deEsta dissertação analisa o efeito dos diferentes tipos de comunicação no engagement nas redes sociais, focando-se nas publicações realizadas pelo Sporting Clube de Braga na plataforma X ao longo da época 2023/2024. O estudo visa estabelecer como os diferentes tipos de comunicação influenciam o nivel de engagement com os adeptos, um fator fundamental para estratégias de marketing digital eficazes, no contexto desportivo. De forma a alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, com base na análise e categorização dos dados das publicações do SC Braga, extraíndo métricas como gostos, comentários, partilhas, guardados e visualizações. A metodologia incluiu a utilização da ferramenta Playwright, de forma a automatizar a extração de dados de cada publicação para uma análise estatística mais abragente. Os resultados indicam que o engagement é diretamente afetado pela qualidade e timing das publicações, sendo o conteúdo visual e emocional, como publicações após vitórias ou antes de um grande jogo, os mais eficazes no envolvimento com os adeptos. Verificou-se também que a frequência de publicações não é, por si só, uma condicionante para o nível de engagement. Esta investigação contribui para o conhecimento existente sobre marketing digital no setor desportivo, destacando a importância de um planeamento estratégico e orientado por métricas das redes sociais. A originalidade deste trabalho reside no estudo aprofundado de um clube de futebol português fora dos “três grandes” (Sporting, Benfica e Porto), transmitindo assim uma perspectiva mais ampla e transferível para organizações desportivas com meios semelhantes. Desenvolvimentos futuros poderão alargar esta abordagem a outras plataformas e ambientes desportivos.
- A assessoria de imprensa na criação de reputação das organizações: Estudo de Caso na empresa MEDIA TAILORSPublication . Vieira, Sara Alexandre Couto; Pascoal, Sara Maria Cerqueira SilvaA reputação é um valor intangível que afeta a credibilidade, a confiança do público e, consequentemente, o sucesso de uma organização, empresa ou marca. Assim, o universo da comunicação engloba a área da assessoria de imprensa, que funciona como uma ponte entre as empresas e os órgãos de comunicação social, que procura gerir a notoriedade e a presença da marca na mente dos consumidores, parceiros e investidores. O estudo integrado neste projeto é realizado com vista à conclusão do Mestrado de Assessoria em Comunicação Digital do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, e tem como objetivo principal descrever e analisar o papel da assessoria de imprensa na criação de reputação das empresas. Para tal, com recurso a um estudo de caso da agência de comunicação MEDIA TAILORS, o Zoo Santo Inácio, a investigação é sustentada através de uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, procurando obter uma visão holística do tema, com o objetivo de enriquecer a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos. No decorrer do estudo, verifica-se que a assessoria de imprensa do parque zoológico impacta a imagem percecionada pelo público, quer derivado pelo contacto com os meios de comunicação, quer pela estratégia comunicacional global.
- Business intelligence: projeto de criação de dashboards para a empresa NDrivePublication . Vieira, Hugo Filipe de Sousa; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente OliveiraCada vez mais os dados são uma mais-valia tanto para as grandes empresas como para as PMEs, e como tal, os processos de tomada de decisão desempenham um papel fundamental. Com a evolução das ferramentas de Business Intelligence a permitirem um acesso cada vez mais eficiente, torna-se imperativo para as empresas apostarem neste tipo de soluções para continuarem a ser competitivas no mercado atual. Neste trabalho de projeto foi proposto à NDrive Navigation Systems, S.A., a criação de uma solução de Business Intelligence através da ferramenta Microsoft Power BI para gerir e monitorar os indicadores mais eficientes para a empresa. A implementação desta solução teve como base a criação e modelação de um Data Warehouse que implementasse os KPI mencionados e posterior exploração através da elaboração de dashboards. A implementação desta solução de BI foi aceite e validada pela administração, assim como pelos elementos constituintes do departamento de Marketing da empresa, onde foi possível auferir a vantagem de se ter os principais indicadores disponíveis em dashboards, sem necessidade de recorrer a diferentes ferramentas para análise conjunta dos dados, resultando assim num processo de análise muito mais rápido e eficiente.
- O caso do movimento Body Positivity na rede social InstagramPublication . Teixeira, Daniela Leite; Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro TeixeiraA Internet e as redes sociais vieram revolucionar por completo o mundo em que vivemos, particularmente no que diz respeito à comunicação e às possibilidades de expressão individual e pública a partir da palavra e da imagem. De entre os inúmeros fenómenos passíveis de análise, a utilização das redes sociais para promoção de novas visões da relação connosco próprios e com a sociedade merece uma atenção particular. O presente estudo, intitulado de “O caso do movimento Body Positivity no Instagram”, tem como objetivo descrever e compreender o movimento Body Positivity, entendido como ativismo digital, no contexto da rede social Instagram e analisar se o conteúdo do movimento Body Positivity afeta os utilizadores do Instagram e, em caso afirmativo, se é um impacto positivo ou negativo Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de recolher o máximo de informação disponível sobre o tópico, de modo a responder aos objetivos definidos. Posteriormente, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa através da realização de uma análise de conteúdo a um conjunto de perfis de Instagram de influenciadores e marcas body positive nacionais e internacionais. Esta análise teve como objetivo reconhecer e analisar princípios e premissas que decorrem das perspetivas individuais dos utilizadores sobre o conteúdo body positive. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo e do enquadramento teórico ajudaram a responder aos objetivos propostos numa fase inicial pelo que é possível afirmar que o movimento Body Positivity tem realmente impacto positivo nos utilizadores do Instagram e é bem recebido pelos mesmos, tal como foi possível observar pelas interações com as várias contas analisadas.
- A Comunicação como meio impulsionador do Turismo: caso de estudo Santa Maria da FeiraPublication . Sousa, Adriana Francisca Pinto; Camarinha, Ana Paula Camarinha; Silva, António José Abreu daA comunicação tem vindo a adquirir, especial relevância visto que qualquer produto vive da imagem que se cria. Se considerarmos que vivemos num mundo dominado pela tecnologia e Internet, e que ambas estão a mudar a forma como o mundo interage e se comunica, percebemos a necessidade que o turismo tem em acompanhar este dinamismo. Daí que se torne importante compreender como este setor está a fazer a adaptação à sociedade digital. Para uma melhor perceção do tema em estudo, é relevante aprofundar os conhecimentos na área da comunicação, do turismo, e em particular, a contribuição da comunicação no setor turístico, como meio impulsionador de sucesso. O presente estudo tem como propósito analisar as potencialidades do uso da comunicação no turismo, tendo como exemplo prático o Município de Santa Maria da Feira. O público-alvo foram, assim, os indivíduos com conhecimento e experiência dos diferentes grandes eventos de Santa Maria da Feira, preferencialmente, as entidades com uma opinião construída sobre o uso da comunicação no turismo. Para obtenção de dados mais concretos, realizou-se um caso de estudo com uma análise mista – quantitativa e qualitativa – através de entrevistas às entidades locais e de um inquérito por questionário à população. Para a divulgação deste questionário contou-se com a colaboração de vários grupos do Conselho de Santa Maria da Feira, Gabinete de Turismo e Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais e contactos pessoais. As entrevistas foram realizadas ao Gabinete de Turismo e Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais. Espera-se que este trabalho sirva de base para futuras investigações relacionadas com o tema, e como linha de orientação ao município de Santa Maria da Feira, de forma a serem tomadas medidas, se necessárias, de melhoria da comunicação do turismo local.