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ISCAP - DM - Assessoria em Comunicação Digital

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o final do curso de Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, os estudantes poderão atuar no exercício de uma atividade profissional na área da comunicação digital e acentuar a aplicação de métodos e técnicas que permitam desenvolver competências relacionadas com o saber-fazer nas questões da assessoria de processos e serviços com base nas tecnologias de comunicação web. Os diplomados deverão ser capazes de uma aprendizagem ao longo da vida, tanto quanto possível autónoma. Deverão ser capazes de resolver situações complexas na área da assessoria da comunicação digital, de aplicar os conhecimentos adquiridos em novas situações e de comunicar os resultados, de forma clara e coerente

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  • Estratégias de comunicação digital nas marcas de moda de luxo - estudo de caso Jacquemus
    Publication . Marques, André Ricardo Pissarra; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira Barbosa Sequeira; Oliveira, Luciana Gomes
    O objetivo desta dissertação é analisar a presença digital da marca Jacquemus e a relação com os seus consumidores. O foco está em estudar e compreender as estratégias de comunicação digital da marca Jacquemus no contexto das marcas de moda consideradas de luxo, com o intuito de responder à pergunta de investigação – “Qual o papel da estratégia de presença digital da marca Jacquemus no envolvimento com os seus consumidores?”- e dos objetivos definidos. A investigação segue uma abordagem interpretativista com escolha metodológica de estudo de caso. A recolha de dados, foi efetuada através de dados documentais e análise dos conteúdos publicados em duas das redes sociais da marca Facebook e Instagram, bem como do website oficial da marca. A análise de dados, realizou-se através de análise documental e de conteúdo, tendo recorrido à adaptação de duas grelhas de análise, a Grelha de Análise de Conteúdo nas Redes Sociais, Facebook e Instagram, de Grassi e Marques (2018) e a Grelha de Análise de Hansen (2011), para o website. As conclusões da investigação mostram que as marcas de moda de luxo estão cada vez mais empenhadas em promover a sua marca por meio das redes sociais, investindo em estratégias de comunicação digital inovadoras e criativas, com o objetivo de estabelecerem uma relação estreita e autêntica com os consumidores. Os resultados da investigação permitem concluir que existem múltiplas estratégias e ações que as marcas de moda de luxo podem implementar para serem capazes de expressar a sua essência e personalidade nas plataformas digitais, criando uma narrativa cada vez mais centrada nas mensagens visuais. Este é o caso também da marca em estudo. No entanto, constatou-se a existência de aspetos a melhorar, entre eles a interação direta com os utilizadores nas redes sociais.
  • Comunicação digital em negócio de moda local - projeto de otimização
    Publication . Almeida, Sara Isabel Feitais; Oliveira, Luciana Gomes de
    Este estudo explora a importância da comunicação digital nas vendas de um negócio local, tomando como objeto de estudo o Atelier Cristina Torres. Num cenário onde o marketing digital se tornou indispensável para o sucesso empresarial, as pequenas empresas enfrentam desafios específicos, particularmente no setor da moda, onde a imagem e o envolvimento do cliente são cruciais para a criação de uma marca reconhecida. A investigação foi realizada com base na metodologia de Design Science Research (DSR), que permitiu a identificação de problemas e oportunidades, e o desenvolvimento de artefactos digitais que otimizassem a presença do atelier nas redes sociais e outras plataformas digitais. Foram analisados vários aspetos da comunicação digital, incluindo redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok, com o intuito de perceber de que forma a interação com os consumidores pode ser aumentada e, consequentemente, contribuir para um aumento nas vendas e no reconhecimento da marca. Os resultados mostram que a implementação de uma estratégia digital coesa, combinada com a criação de conteúdos visuais atrativos e a colaboração com influenciadores digitais, pode aumentar significativamente a notoriedade e a interação com o público. Este estudo sugere que a comunicação digital não só permite alcançar novos clientes, como também ajuda a fidelizar os clientes existentes, através de uma experiência de marca personalizada e envolvente. Ao investir em publicidade paga, otimização de conteúdos e na presença em redes sociais, o Atelier Cristina Torres conseguiu melhorar a sua presença online e atingir novos públicos, o que se refletiu num crescimento do negócio. As conclusões destacam a importância de uma estratégia de comunicação digital adaptada à realidade e aos objetivos de cada negócio, particularmente para empresas locais que desejam expandir a sua influência no mercado competitivo da moda.
  • Comunicação digital e os partidos políticos portugueses
    Publication . Pereira, Tiago Daniel Veríssimo; Oliveira, Adriana José Veloso de
    A temática da comunicação digital e as instituições politicas é, ainda hoje, pouco estudada num país como Portugal que tem mais de 10 milhões de eleitores. Numa era global é necessário que os partidos políticos portugueses respondam com eficácia e dinamismo às necessidades dos seus públicos, nomeadamente no contexto digital. Neste sentido, entende-se que a comunicação dialógica através dos seus princípios, com destaque para o ciclo dialógico (Kent e Taylor, 1998), pode ter um papel preponderante na relação, interação entre os partidos político e os eleitores. Por isso, este estudo procura responder à seguinte pergunta investigação: Qual o papel da comunicação digital, a partir do princípio ciclo dialógico, para os partidos políticos portugueses? Como objetivos gerais apresenta os seguintes: Identificar o grau de adoção dos ciclos dialógicos nos websites dos partidos políticos; Estudar a relação entre o número de ciclos dialógicos utilizados pelos partidos e os resultados eleitorais obtidos nas Eleições. E como específicos: Identificar o grau de adoção de cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites; Identificar o grau de adoção de cada indicador do princípio ciclo dialógico por cada partido / coligação; Identificar a relação do grau de adoção dos indicadores e os resultados eleitorais; Identificar as razões por que nunca acederam ao website de algum partido políticos; Identificar as razões por que acederam ao website de algum partido políticos; Identificar qual o grau de importância que os utilizadores atribuem a cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites; Realizar uma análise comparativa da importância que os utilizadores atribuem a cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites e a adoção desses indicadores nos websites dos Partidos Políticos. Nesta investigação, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza mista, quantitativa e qualitativa, com os dados a serem recolhidos através de uma grelha e de um inquérito por questionário, instrumentos construídos com base na revisão de literatura. Os dados permitiram concluir que apesar de uma baixa adoção dos indicadores do ciclo dialógico por parte das organizações partidárias, é relevante identificar a exigência que os utilizadores têm ao mostrar a necessidade de estes estarem mais próximos do partido e da restante comunidade, pretendendo um ambiente online mais interativo.
  • A Influência das plataformas educacionais digitais no ensino primário: um estudo de caso sobre a plataforma Participa +
    Publication . Barroso, Caratina Loureiro; Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira
    Atualmente, torna-se cada vez mais evidente da importância e impacto das Tecnologias de Comunicação e Informação em contexto escolar. As TIC possuem um papel transformador que eleva os métodos educacionais, proporcionando uma maior interação, empenho e motivação dos alunos. Alguns estudos apontam que é um meio de aquisição de novas competências tecnologias contribuindo para a otimização dos modelos educacionais. A inserção de práticas tecnológicas nas escolas conduziu para a integração de plataformas digitais nos processos de ensino que emergem com vista a transformar os métodos de ensino e aprendizagem. Evidenciam-se como uma ferramenta útil que simplifica o processo de criação de conteúdos, planeamento e organização de atividades pedagógicas. Caracterizam-se ainda como um espaço que estimula a aprendizagem criativa e autónoma dos alunos e um meio de partilha e difusão de informações e conhecimentos. O objetivo da presente investigação prende-se em compreender de que modo a plataforma Participa+ influencia os processos de ensino adotados pelos professores de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo no Município da Maia. Deste modo, a metodologia de investigação é um estudo de caso à plataforma, por meio de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitiram responder à problemática de investigação, que a plataforma Participa+ influencia os processo de ensino dos professores a partir do desenvolvimento de competências tecnológicas do corpo docente, da facilitação na criação de materiais didáticos, na possibilidade de gerar interação entre alunos e professores e no aumento de motivação dos alunos e dos professores.
  • A Influência do eWOM nas decisões de compra do consumidor
    Publication . Santos, Magda Alexandra Dias Vieira dos; Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira
    A presente era caracteriza-se por uma constante evolução social e tecnológica, impondo ao campo do marketing a necessidade de adaptação contínua das suas metodologias e estratégias. O ser humano procura por mudança, inovação e novidade. A tecnologia, por sua vez, emerge como a força preponderante, impulsionando inovações que refletem em todos os aspetos da vida humana. Os telemóveis desempenham um papel crucial neste cenário. Proporcionam o acesso a informações e permitem que o individuo explore as redes sociais e websites de diversas marcas, podendo obter as opiniões dos outros consumidores relativamente a produtos ou serviços que pretendem adquirir. Diante deste panorama, esta dissertação tem como objetivo fundamental analisar a influência da ferramenta eWOM (Electronic-Word-of-Mouth) nas decisões de compra dos consumidores. Neste sentido, o propósito desta pesquisa recai na compreensão e no estudo da influência que o Electronic-Word-of-Mouth (eWOM) tem nas decisões de compra dos consumidores. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Assim sendo, serão formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo, tais como se os consumidores realizam compras online; de que maneira o Electronicc-Word-of-Mouth influencia nas decisões de compra dos consumidores; o tipo de confiança que o consumidor deposita nas recomendações online. Espera-se, pois, que esta abordagem quantitativa proporcione uma compreensão detalhada relativamente à influência do eWOM nas decisões de compra do consumidor e demonstrem o quão importante é a opinião online das pessoas relativamente a um produto, marca e/ou serviço.
  • O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
    Publication . Rodrigues, Juliana Maria Silva; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente Oliveira; Gonçalves, Maria José Angélico
    Para que uma organização alcance os objetivos estabelecidos de crescimento, reconhecimento e progressão é necessário que a sua comunicação seja direcionada e segmentada de acordo com o público-alvo, dotada de ferramentas e plataformas que potenciem a sua visibilidade, atraindo assim potenciais clientes, levando-os a consumir um produto ou serviço desejado. A par da expansão da comunicação digital e o exponencial crescimento de dados em ambiente online, o Business Intelligence (BI) oferece diversas vantagens no que diz respeito à comunicação digital e conhecer melhor o público para estabelecer estratégias mais direcionadas e segmentadas é fundamental. Neste sentido, este projeto apresenta uma solução de BI, desenvolvido através da metodologia CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining), com o objetivo de criar uma solução de suporte à decisão através da implementação de um Data Warehouse para uma organização. Os dados foram extraídos do Google Analytics e os dashboards foram desenvolvidos para fornecer insights úteis aos gestores de comunicação, utilizando a ferramenta Power BI. A implementação da solução de BI foi validada e aceite pela Direção da organização, permitindo perceber a importância e pertinência da solução de BI criada. Contribui-se, assim, para realçar a importância da utilização de soluções de Business Intelligence no processo de tomada de decisão nas organizações, um vasto conjunto de dados com características e fontes diferentes pode ser interligado usando modelos de dados, que agilizam a análise das informações e a avaliação do desempenho das organizações.
  • Comunicação digital nos sistemas de E-learning - estudo de caso MBi
    Publication . Pinto, Joana Fragoso de Sousa; Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira
    O e-learning tem ganho destaque como uma ferramenta vital para o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos. Com o avanço das tecnologias digitais, a comunicação eficaz tornou-se essencial para otimizar a eficácia destes sistemas educacionais. Com a presente investigação, pretende-se estudar o papel da comunicação digital nos sistemas de e-learning na empresa MBi – Excelerate Your Business, utilizando uma metodologia de estudo de caso. Esta investigação explorou as práticas de comunicação digital num dos produtos de e-learning oferecidos pela empresa, a Academia d’Excel, utilizando dados recolhidos ao longo de 10 meses de colaboração autorizada. Além do estudo de caso, foi desenvolvido um questionário online para recolher dados quantitativos sobre a utilização e perceções dos utilizadores em relação ao e-learning. Os principais resultados revelaram que a comunicação digital desempenha um papel crucial na interação e aprendizagem dos alunos, destacando a sua importância na facilitação da colaboração e no engagement dos alunos. Os participantes demonstraram uma alta frequência de utilização das ferramentas de comunicação digital, preferindo cursos práticos e interativos que combinam teoria e aplicação prática. As recomendações incluem a necessidade de aumentar a interação entre alunos e formadores, promover a colaboração entre os alunos através de grupos de estudo e projetos colaborativos, além de aprimorar continuamente a interface digital para melhorar a experiência do utilizador. Esta investigação contribui para a compreensão de como as estratégias de comunicação digital podem ser otimizadas para melhorar a eficácia dos sistemas de e-learning, proporcionando insights valiosos para aperfeiçoar as práticas educacionais online na empresa MBi – Ecelerate Your Business e além dela.
  • As preocupações dos jovens adultos face à privacidade online no âmbito das redes sociais
    Publication . Santos, Ana Margarida Melo dos; Castro, Maria João
    Esta investigação aborda as preocupações dos jovens adultos relativamente à privacidade online no contexto das redes sociais. Com o aumento exponencial do uso da internet e das plataformas sociais, a questão da privacidade tornou-se um tema central e de grande relevância para esta faixa etária, que abrange indivíduos dos 18 aos 40 anos. O estudo foca se na perceção e nas preocupações dos jovens sobre a privacidade online, bem como essas preocupações influenciam os seus comportamentos e decisões no ambiente digital. A investigação está estruturada em quatro capítulos principais. O primeiro capítulo explora o enquadramento teórico, onde são analisados os principais conceitos e teorias relacionados com a privacidade online e a sua evolução na era digital. O segundo capítulo descreve a metodologia de investigação utilizada, detalhando os métodos e técnicas aplicados para a recolha de dados. No terceiro capítulo, são apresentados e discutidos os resultados obtidos através de questionários, e, por fim, o quarto capítulo apresenta as conclusões finais, as limitações do estudo e sugestões para futuras investigações. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário, com o objetivo de compreender melhor as atitudes e comportamentos dos jovens adultos face à privacidade nas redes sociais. A análise revelou que os jovens adultos preocupam-se com a privacidade online, mas continuam a usar ativamente as redes sociais, influenciando e sendo influenciados pelas estratégias de marketing das marcas. Em suma, esta dissertação contribui para uma compreensão mais aprofundada das preocupações dos jovens adultos em relação à privacidade online, sublinhando a importância de estratégias eficazes de proteção de dados e da promoção de comportamentos conscientes nas redes sociais.
  • As redes sociais no desenvolvimento e educação das crianças
    Publication . Dinis, Ana Catarina Pereira; Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira
    A utilização das redes sociais tem vindo a tornar-se cada vez mais numa práitca comum, impactando diversas faixas etárias, incluindo as crianças. Alguns dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam um aumento nas competências digitais da população portuguesa e na participação em redes sociais. No presente estudo investigou se os potenciais impactos das redes sociais no desenvolvimento e educação das crianças, utilizando uma metodologia quantitativa que incluiu pesquisas bibliográficas e de campo com inquéritos realizados a pais/responsáveis de crianças entre 12 meses e 10 anos. Esta pesquisa revelou que a maioria dos pais utilizam redes sociais diariamente. Notavelmente, apenas 55,2% das crianças objeto de estudo utilizam essas plataformas, principalmente YouTube Kids e TikTok, com um uso geralmente limitado a menos de três horas diárias. Entre os benefícios das redes sociais destacam-se o fortalecimento de laços sociais, estímulo à criatividade e desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia. No entanto, os riscos são igualmente destacados: exposição a conteúdos inadequados, interações com estranhos, cyberbullying, impactos negativos na saúde mental e física, distração de responsabilidades e desenvolvimento de dependência das tecnologias e dispositivos móveis. Posto isto, a supervisão parental tornou-se crucial. Muitos pais adotaram práticas como a supervisão ativa, estabelecimento de regras de uso e educação sobre riscos online. Este estudo destaca as duas vertentes das redes sociais na vida das crianças: enquanto que por um lado oferecem oportunidades de desenvolvimento cognitivo, também apresentam desafios significativos que requerem uma gestão cuidadosa. As conclusões sugerem a necessidade de uma abordagem equilibrada, de modo a combinar os benefícios das redes sociais com estratégias que diminuam os seus riscos de utilização.
  • A influência da reputação de uma celebridade desportiva na formação do Brand Love
    Publication . Batista, Mariana Paula Almeida; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira
    As Celebridades Desportivas e o seu impacto no mercado têm sido âmbito de estudo nos últimos anos. No entanto, a utilização de Celebridades Desportivas no âmbito da comunicação nas Redes Sociais por parte de diferentes marcas, tem sido cada vez mais regular e a sua importância carece de mais investigação, logo, este estudo nasce para colmatar essa lacuna na literatura atual. Esta investigação tem como objetivo estudar a influência da Reputação de uma Celebridade Desportiva (CD) na criação do Brand Love (amor à marca) no contexto das Redes Sociais. Para melhor entender esta influência, procurou-se analisar o impacto de 3 dimensões: o Brand Image (imagem de marca), o Personal Branding (marca pessoal) e o Celebrity Trust (confiança na celebridade). Deste modo, procurou-se compreender como se pode criar amor à marca, através das celebridades desportivas e se esta relação é, ou não, mediada pelas dimensões acima referidas. A metodologia que foi adotada neste estudo foi a construção de um modelo de equações estruturais, suportado por um questionário respondido por uma amostra de 208 inquiridos. Posteriormente, os resultados deste inquérito foram analisados com recurso ao software SmartPLS. Nesta investigação confirmou-se que utilizar estratégias que favorecem a reputação de uma celebridade desportiva é benéfico para melhorar a imagem de marca, a marca pessoal e solidificar a confiança que os seguidores têm na celebridade desportiva. Neste estudo comprovou-se que, apesar de o amor à marca não ser influenciado pela reputação da celebridade de forma direta, esta influência verifica-se através da confiança, da marca pessoal quando acompanhada pela confiança e, ainda, da imagem de marca quando acompanhada pelos dois construtos anteriores. O construto que é mais impactado pela Reputação de uma CD é a confiança, havendo, por isso, influência deste construto no amor à marca, tanto direta, como indiretamente. Para além disso, denotaram-se algumas diferenças significativas entre alguns grupos de inquiridos, nomeadamente nas diferentes faixas etárias, na prática desportiva e na rede social que o inquirido mais utiliza para seguir Celebridades Desportivas. Por último, um dos dados mais importantes que se retira deste estudo é que, se um atleta quiser aumentar o Brand Love da sua marca pessoal, a partir da sua reputação enquanto Celebridade Desportiva, é necessário trabalhar a confiança que os seguidores têm em si, visto que, sem ela, não há nenhuma relação entre os dois construtos viável.