Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A InfluĂȘncia do eWOM nas decisĂ”es de compra do consumidor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
magda_santos_MACD_2024.pdf1.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente era caracteriza-se por uma constante evolução social e tecnolĂłgica, impondo ao campo do marketing a necessidade de adaptação contĂ­nua das suas metodologias e estratĂ©gias. O ser humano procura por mudança, inovação e novidade. A tecnologia, por sua vez, emerge como a força preponderante, impulsionando inovaçÔes que refletem em todos os aspetos da vida humana. Os telemĂłveis desempenham um papel crucial neste cenĂĄrio. Proporcionam o acesso a informaçÔes e permitem que o individuo explore as redes sociais e websites de diversas marcas, podendo obter as opiniĂ”es dos outros consumidores relativamente a produtos ou serviços que pretendem adquirir. Diante deste panorama, esta dissertação tem como objetivo fundamental analisar a influĂȘncia da ferramenta eWOM (Electronic-Word-of-Mouth) nas decisĂ”es de compra dos consumidores. Neste sentido, o propĂłsito desta pesquisa recai na compreensĂŁo e no estudo da influĂȘncia que o Electronic-Word-of-Mouth (eWOM) tem nas decisĂ”es de compra dos consumidores. A metodologia adotada Ă© um estudo exploratĂłrio, com recurso a um questionĂĄrio. Assim sendo, serĂŁo formuladas um conjunto de questĂ”es, para responder aos objetivos deste estudo, tais como se os consumidores realizam compras online; de que maneira o Electronicc-Word-of-Mouth influencia nas decisĂ”es de compra dos consumidores; o tipo de confiança que o consumidor deposita nas recomendaçÔes online. Espera-se, pois, que esta abordagem quantitativa proporcione uma compreensĂŁo detalhada relativamente Ă  influĂȘncia do eWOM nas decisĂ”es de compra do consumidor e demonstrem o quĂŁo importante Ă© a opiniĂŁo online das pessoas relativamente a um produto, marca e/ou serviço.
The present era is characterized by constant social and technological evolution, imposing on the field of marketing the need to continually adapt its methodologies and strategies. Human beings seek change, innovation and novelty. Technology, in turn, is emerging as the dominant force, driving innovations that are reflected in all aspects of human life. Cell phones play a crucial role in this scenario. They provide access to information and allow the individual to explore social networks and the websites of various brands, being able to obtain the opinions of other consumers regarding the products or services they intend to purchase. Against this backdrop, the fundamental aim of this dissertation is to analyze the influence of the eWOM (Electronic-Word-of-Mouth) tool on consumers' purchasing decisions. In this sense, the purpose of this research is to understand and study the influence that Electronic-Word-of-Mouth (eWOM) has on consumer purchasing decisions. The methodology adopted is an exploratory study using a questionnaire. Therefore, a set of questions will be formulated to answer the objectives of this study, such as whether consumers shop online; how eWOM influences consumers' purchasing decisions; the type of trust consumers place in online recommendations. It is hoped, therefore, that this quantitative approach will provide a detailed understanding of the influence of eWOM on consumer purchasing decisions and demonstrate how important people's online opinion of a product, brand and/or service is.

Description

Keywords

eWOM WOM E-commerce Marketing Atitudes do consumidor Consumer attitudes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue