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- A comunicação da restauração do Porto nas redes sociais durante a pandemiaPublication . Pereira, Clarisse Jesus; Oliveira, Luciana Gomes deA pandemia COVID-19 trouxe várias restrições que imparam a industria da restauração, especialmente com os confinamentos obrigatórios, onde a atividida dos restaurantes esteve temporariamente terminada e houve uma necessidade urgente de recorrer a estratégias adicionais de comunicação para a sobrevivência do negócio. O objetivo deste estudo é avaliar a comunicação utilizada pelos restaurantes do distrito do Porto, durante a pandemia, nas redes sociais. Prentendemos compreender qual foi o uso dado às redes sociais durante os períodos de confinamento, caraterizar as estratégias de comunicação utilizadas, avaliar e medir o tipo e quantidade de envolvimento com os públicos e identificar as empresas com o melhor desempenho na rede, a fim de elaborar recomendações que permitam otimizar as estratégias de comunicação dos restaurantes menos eficientes. A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa, de orientação positivista, baseada no método dedutivo. A nossa amostra é composta por 18 restaurantes do Porto, para os quais foram recolhidas todas as publicações do Facebook, através da respetiva API, no período compreendido entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021. Após uma análise de volumetria, suportada por estatística descritiva, apresentamos uma análise de benchmarking de desempenho de estratégias de comunicação, suportada por uma análise quantitativa de conteúdo. Os resultados revelam que durante a pandemia, na sua maioria, os restaurantes pouco utilizaram as redes sociais, sobretudo durante os meses de encerramento obrigatório. Os restaurantes com melhor desempenho de comunicação apostaram em estratégias de comunicação com elevado foco nas vendas e na notoriedade marca. Acreditamos que estre trabalho permitirá registar boas práticas identificadas no setor, bem como estratégias de comunicação contingenciais e de sucesso, que poderão constituir orientações para pequenas empresas de restauração à procura de prosperar na comunicação em redes sociais.
- Plano de marketing digital: estudo de caso EIPPPublication . Brandão, Clara da Silva; Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira; Pinto, Susana Mónica da CruzThis dissertation has as its primary objective the presentation of a digital marketing plan proposal for the e-Learning and Pedagogical Innovation Unit of the Polytechnic of Porto, EIPP, describing all the essential steps for its elaboration. For this, the study of the audience and the definition of personas becomes relevant for the segmentation of audiences to be reached and what their needs are at the digital level. This work arises from the Unit's need to develop a digital marketing plan. The methodology adopted consists of a qualitative case study approach, which was materialized through a semi-structured interview to the EIPP coordinator and a collaborator of the digital area, direct observation and document analysis. It was concluded that the target audience should be essentially focused on teachers and researchers of the Polytechnic of Porto and teachers and researchers in higher education. Several means of digital communication were identified to integrate the strategy, namely the website with integrated blog, the social networks Facebook, Instagram, LinkedIn and Youtube, email marketing and paid online advertising. It was also intended with this digital marketing plan to define strategies on how to attract and retain new customers who are currently unaware of the EIPP.