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- A maturidade institucional face ao e-learning: um estudo de caso do ISCAPPublication . Ferreira, Mariana Filipa Moutinho; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraEsta dissertação tem como principal objetivo conhecer qual é o nível de maturidade institucional face ao e-learning, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e propor ações de melhoria nesse posicionamento. O Ensino Superior tem sido desafiado ao longo dos anos com a evolução da educação e o surgimento de métodos de ensino diferentes do tradicional, o que faz com que seja necessário acompanhar a mudança, recorrendo desta forma, a práticas de ensino em ambientes virtuais. Desta forma, o estudo de caso desenvolvido e descrito neste documento pretende conhecer os fatores que influenciam o nível de maturidade do ISCAP, saber de que forma o e-learning se projeta na estratégia interna do mesmo e que recomendações poderiam ter um impacto positivo na incrementação da maturidade institucional face ao e-learning. Com base na revisão de literatura e nos modelos existentes que analisam a maturidade institucional, foi retirado aquilo que é convergente e divergente nos vários autores, de forma a produzir-se um resultado aplicável ao contexto do ISCAP. De maneira a complementar o estudo, foi realizado um questionário aos docentes, uma entrevista à coordenadora do EIPP e analisada documentação pertinente. Nesta dissertação, conclui-se que o ISCAP se encontra no nível 4 de maturidade institucional face ao e-learning e são recomendadas algumas sugestões como possíveis melhorias, com o objetivo de, futuramente, o e-learning estar inserido totalmente na prática institucional do ISCAP.
- Implicações do trabalho remoto na função de RH: um estudo exploratório em empresas portuguesasPublication . Silva, Bruna Raquel Ramos; Martins, Dora Cristina MoreiraNos dias de hoje, as organizações estão inseridas em ambientes muito voláteis e incertos, no qual as transformações globais acontecem a um ritmo muito acelerado, em consequência dos avanços tecnológicos. Esses avanços tornaram possível a obtenção de uma maior flexibilidade do trabalho, quer em termos da distribuição da sua carga horária, quer da própria localização geográfica da sua realização, pelo que, assim, o trabalho remoto tem vindo a ganhar terreno e a ocupar um lugar de destaque dentro das organizações. Neste sentido, o objetivo da presente investigação passa por compreender o papel da GRH na gestão e desenvolvimento de equipas remotas. Assim, por forma a atingir este objetivo, para além da revisão da literatura realizada no início, foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso ao estudo exploratório, utilizando como técnica de recolha de informação a entrevista semiestruturada, orientada através de um guião de entrevista. No total, foram realizadas 14 entrevistas a profissionais de recursos humanos com experiência mínima na área de três ou mais anos, e que tenham uma antiguidade na empresa de, pelo menos, um ano e que tiveram de aderir ao regime de trabalho remoto após o início da pandemia Covid-19. Os resultados obtidos sugerem que a GRH desempenhou um papel central dentro das organizações no que toca à gestão e desenvolvimento de equipas remotas, particularmente em tempos de pandemia por Covid-19, vindo reforçar o papel estratégico reconhecido à GRH, passando a mesma a ocupar um lugar de destaque ao nível da tomada de decisão. Outro resultado interessante prende-se com o facto de que os RH tiveram de passar a estar mais disponíveis em regime de trabalho remoto, uma vez que, como existe a distância física, onde se perde toda a comunicação não verbal, há a necessidade de o profissional de RH estar mais disponível para atender os colaboradores virtualmente, assim como os próprios colaboradores acabam por recorrer mais ao departamento de RH em regime de trabalho remoto. No final da presente dissertação são discutidos os resultados obtidos, apresentadas as limitações do estudo e pistas para investigações futuras, bem como, as conclusões do estudo desenvolvido
- Streaming de música: padrões de consumo em ambientes digitaisPublication . Brito, Flávio Augusto Romão; Vieira, Diana AguiarO acesso facilitado às novas tecnologias trouxe consigo novas possibilidades, bem como novas questões, no que se refere aos hábitos de consumo dos seus utilizadores, sendo atualmente o streaming de conteúdos uma das formas mais expressivas de negócio e consumo digitais. O que ainda permanece relativamente incerto é a dinâmica de consumo nestas novas plataformas, em especial no que se refere a cenários de exploração dos conteúdos presentes, quais as ferramentas mais relevantes e qual o papel que fatores como a familiaridade e o gosto desempenham durante o processo de exploração do catálogo existente. Também será relevante entender de que forma os laços sociais previamente presentes poderão influenciar estes comportamentos em ambientes digitais e ainda quais os eventuais motivos inibidores ao uso destas plataformas. Pretende-se assim entender a expressividade do uso das diversas plataformas de streaming de música e quais as dinâmicas de consumo nestes novos ambientes, em especial no que se refere a comportamentos de caráter exploratório e quais as ferramentas ou mecanismos mais influentes neste processo. A partir de uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, 264 participantes responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados evidenciam o uso expressivo na utilização das plataformas de streaming bem como a predisposição para explorar o catálogo existente, sendo as ferramentas existentes nos próprios serviços o recurso mais significativo neste processo.
- Os sistemas de informação de uma organização e a sua segurançaPublication . Fernandes, Carlos Miguel Rocha; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO desenvolvimento do seguinte relatório de estágio surge na realização da unidade curricular Estágio, com uma duração de quatro meses (600 horas), na Sociedade de Revisores Oficiais de Contas (SROC) Vieira, Bastos & Associado, Lda, no sentido de finalizar o Mestrado em Auditoria do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Este relatório consiste num amplo estudo e processo de aprendizagem, no qual se integra a revisão de literatura que incide sobre a informação, a sua segurança e a auditoria financeira. Com o culminar deste estudo, foi realizado um caso prático que resulta do estágio curricular, onde é descrito todo o trabalho desenvolvido ao longo do mesmo, no âmbito de uma auditoria de revisão de contas. Com todo este trabalho prático desenvolvido foi possível compreender que uma auditoria de revisão de contas não corresponde apenas às normas implementadas pelos organismos reguladores deste meio, nem pela evolução tecnológica, mas que muito do trabalho desenvolvido e das decisões tomadas partem do julgamento do próprio auditor que desenvolve esse trabalho, tendo um papel preponderante nesta profissão e desenvolvimento destes trabalhos de auditoria.
- Improving the communications´ workflow in products´ return management of a Portuguese business-to-business small enterprise: MAIS AutomaçãoPublication . Rocha, Joana da Conceição Coelho; Babo, Rosalina Maria Gonçalves Ferreira Bessa; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraThe high number of products released in the market each year can lead to more returns of products, since the customers may experience a hard time in figuring out whether the purchased product is what they were looking for. Even though there has been an improvement in the products’ quality, the returns did not diminuish, on the contrary, the customers’ returns have increased throughout the years. In order for companies to manage this increase, they need to effectively manage the supply chain. Product returns can be considered as “reverse logistics”, because it involves logistics and the reverse flow of products. The products’ return can have various reasons and its process involves several activities such as product recovery and processing, return organisation and reverse logistics. The implementation of product return management can be seen as a business strategy and opportunity for the companies, increasing the customers’ satisfaction. Managing this information flow, as well as all the communication between the stakeholders, is very important and needs to be carefully handled. This study intends to understand the product return management in a B2B SME company, in particular at MAIS Automação. MAIS Automação is a Portuguese SME that commercialises electrical and automation products to industry customers. Thus, to answer the issues at hand, a qualitative method with semi-structured interviews was employed. The use of one cycle of a canonical action research methodology allowed to draw the main weakeness in the communication and workflow at the company. Consequently, to improve these, a list of guidelines and the prototype of a system to manage returns are presented.
- Defeating COVID-19 pandemic. Crisis management in agro-sector: comparing portuguese and russian approachesPublication . Sliusarenko, Anastasiia; Bernardes, Óscar Tiago FontesThe COVID-19 pandemic is the disaster of the 21st century, the disease that shook the world and change life of entire populations. Its tremendous negative impact on economy caused permanent changes in organizational functioning, triggering companies to create crisis management strategies and adopt new innovative practices. The agro-sector was not an exemption. Considering that this sector manifests constant growth related to not only the increase of human population, but also to continuous life-style changes, it is crucial to develop recovery strategies on organizational and governmental levels. Therefore this study provides the general overview of crisis management concept with its main characteristics and frameworks; analyses the importance of innovation in agro-sector; offers agro-sector overview; examines the pandemic’s impact on this particular sector and some of the recovery strategies; and explores the attitudes of agro-sector professionals towards COVID-19 crisis in two countries – Portugal and Russia. This research intends to discover differences and similarities in crisis management solutions between agro business professionals in both countries, as well as possible approaches to crisis outcome minimization.
- A importância da auditoria Interna para a gestão e o seu contributo para a melhoria do funcionamento das organizaçõesPublication . Rodrigues, Juliana DiasAtualmente, devido à crescente evolução do mercado empresarial a Auditoria Interna tem sofrido diversas alterações que contribuem para a sua melhoria contínua e tornam possível efetuar uma correta avaliação acerca da eficiência e eficácia da Gestão e, em simultâneo, apoia as empresas na prevenção de situações que fragilizem o seu controlo interno. Deste modo, a Auditoria Interna tem vindo a contribuir de forma significativa para o sucesso das Organizações e, consequentemente, para a melhoria da qualidade das decisões da Gestão das empresas. Como tal, o presente trabalho de investigação tem como objetivo avaliar a importância da Auditoria Interna para a Gestão e o seu contributo para a melhoria do funcionamento das organizações. Nesse sentido, foi efetuado um questionário como forma de obter a validação das hipóteses de estudo, ao qual foram obtidas 111 respostas. Foi, então, elaborada uma análise estatística descritiva, na qual foi evidenciada graficamente a opinião dos inquiridos face às perguntas de investigação e às hipóteses de estudo. Posteriormente, através da análise dos histogramas relativos às hipóteses de estudo, foi colocada em causa a existência de uma distribuição normal das variáveis. Tornou-se, então, necessário efetuar testes à normalidade da população que, por sua vez, comprovaram a inexistência de uma distribuição normal da população. Deste modo, e como forma de retirar as devidas conclusões, foram testadas as quatro hipóteses de estudo através do teste de Correlação de Spearman. Por fim, tornou-se evidente que a totalidade das hipóteses de estudo foram validadas, o que deu origem a uma conclusão favorável no que respeita à importância que a Auditoria Interna tem para a Gestão e o seu contributo para a melhoria do funcionamento das Organizações.
- A Convergência entre a Responsabilidade Social e as Misericórdias: o estudo de caso da Santa Casa da Misericórdia do PortoPublication . Araújo, Maria de Lurdes Sousa; Bandeira, Ana Maria Alves; Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioA necessária convergência entre a responsabilidade social e as Misericórdias, a importância das Misericórdias na nossa sociedade, a história plurisecular que estas organizações possuem e a escassez de trabalhos académicos sobre a Responsabilidade Social e a sustentabildade nas Misericórdias faz com que esta investigação seja um tema atual de extrema pertinência. Assim,este estudo tem como principal objetivo analisar a convergência entre a divulgação da responsabilidade social e o setor da economia social e, em particular, as Misericórdias. Com base numa metodologia de investigação de natureza qualitativa e com recurso à análise de conteúdo, procedeu-se, numa primeira etapa, à análise dos sites de todas as misericórdias portuguesas, como vista a aferir se existia, ou não, a divulgação dos relatórios de sustentabilidade no período compreendido entre 2018 e 2019. Verificou-se que, das 387 misericórdias portuguesas, apenas a Santa Casa da Misericordia do Porto (SCMP) divulga o relatório de sustentabilidade. De seguida, numa segunda etapa do estudo, e também com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, baseada no método do estudo de caso, procedeu-se à análise da divulgação da sustentabilidade com base em indicadores de desempenho da sustentabilidade. Os resultados mostram que a SCMP divulga a sua sustentabilidade e a responsabilidade social cumprindo com o conceito Triple Bottom Line. Os principais resultados demonstram que ao nível da transparência, da responsabilidade social e da sustentabilidade, as misericórdias portuguesas ainda têm um caminho a percorrer, pois no período estudado apenas a SCMP divulga o seu desempenho e compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade.
- Os sistemas de informação de uma organização e a sua segurançaPublication . Fernandes, Carlos Miguel Rocha; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThe development of the following internship report arises from the completion of the curricular unit of internship, with a duration of four months (600 hours), in the Statutory Auditors Firm Vieira, Bastos & Associado, Lda, in order to finalize the Master in Auditing of the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. This report consists of a broad study and learning process, which includes the literature review that focuses on information, its security and financial auditing. With the culmination of this study, a practical case was carried out as a result of the curricular internship, where all the work developed along the same is described, in the scope of an audit of accounts review. With all this practical work developed it was possible to understand that an audit of audited accounts is not only to meet the standards implemented by regulatory bodies in this environment, nor by technological developments, but that much of the work developed and the decisions taken come from the judgment of the auditor himself who develops this work, having a leading role in this profession and development of this audit work.
- Paraíso d´Figueiró: planeamento e implementação de um projeto de turismo em espaço rural no concelho de AmarantePublication . Ferreira, Marta Sofia Sousa; Melo, António; Albuquerque, EduardoAtualmente, as empresas do setor turístico atuam num ambiente extramente dinâmico, complexo e competitivo, e como tal é necessário que apresentem algo de carácter diferenciador. Neste âmbito, o presente projeto tem como principal objetivo idealizar um empreendimento de turismo em espaço rural, tendo como propósito satisfazer as necessidades dos clientes com experiência em turismo em espaço rural (TER) e os do Palacete Dona Maria, quanto à proximidade de um serviço de hospedagem depois de presenciar um evento. Para alcançar este objetivo utilizou-se existiu a metodologia qualitativa e quantitativa. A qualitativa através de uma entrevista semiestrutura ao relações-públicas do Palacete Dona Maria para entender os benefícios de criar este projeto ao lado dessa quinta e ainda, perceber a procura turística de unidades de alojamento por parte dos convidados depois de presenciarem determinados eventos. De seguida, recorremos a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário para recolher informações e dados relativamente ao perfil do público-alvo de TER. Elaboramos um plano de negócios e as respetivas projeções financeiras. Encontramos na perspetiva do projeto pós-financiamento um Valor Atual Líquido de 22.967€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 6,77% e um Pay Back de 6 anos. Na perspetiva do investidor um Valor Atual Líquido de 152.866€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 16,31% e um Pay Back de 6 anos. Concluímos com os resultados encontrados que o projeto tem viabilidade económico- financeira que permitirá a sua implementação imediata.