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Abstract(s)
The growth and globalization of distance education and training over the last few years, driven by the development of information and communication technologies (ICT), contributed to the emergence and implementation of new educational paradigms such as e-learning, for example. There is also the current social context, influenced by the covid-19 pandemic and, by extension, by the measures imposed by the government, which made distance education, even if of emergency, a comprehensive reality for educational institutions, of which P. PORTO is no exception.
Thus, the case study presented has as its main objective the analysis of student satisfaction at P.PORTO, in relation to distance learning, considering the perspective of e-learning and b-learning, as recipients of the practices and methodologies adopted in the process of teaching-learning, in the different teaching units of P.PORTO.
The research work was carried out according to a mixed methodology (qualitative and quantitative), through a literature review, for theoretical foundation, and an inquiry was also used, through a questionnaire, to the students of P.PORTO.
The results obtained demonstrate that, although students feel technologically capable and access to the internet and technology is not a problem, also recognizing the advantages in making time and space more flexible, most still prefer a mixed or face-to-face model and not totally at a distance. Influencing this preference, it is observed that it happens in the different teaching units of P.PORTO where the courses have a large practical laboratory component.
We conclude that the levels of student satisfaction with the distance learning experience are frankly positive, with the majority being satisfied and very satisfied.
This study is intended to contribute to the promotion of the quality and success of distance learning initiatives for future studies.
O crescimento e globalização da formação e ensino a distância, ao longo dos últimos anos, impulsionado pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC), contribuíram para o aparecimento e implementação de novos paradigmas educacionais como o e-learning, por exemplo. Acresce ainda o atual contexto social, influenciado pela pandemia da covid-19 e, por extensão, pelas medidas impostas pelo governo, que tornou o ensino a distância, mesmo que de emergência, uma realidade abrangente às instituições de ensino, da qual o P.PORTO não é exceção. Assim, o estudo de caso apresentado tem como objetivo principal a análise à satisfação dos estudantes do P.PORTO, relativamente ao ensino a distância, considerando a perspetiva do e-learning e do b-learning, enquanto destinatários das práticas e metodologias adotadas no processo de ensino-aprendizagem, nas diferentes unidades de ensino do P.PORTO. O trabalho de investigação foi realizado segundo uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), através da revisão de literatura, para fundamentação teórica e recorreu-se também a inquérito, através de questionário, aos estudantes do P.PORTO. Os resultados obtidos demonstram que, embora os estudantes se sintam tecnologicamente capacitados e o acesso à internet e à tecnologia não seja um problema, reconhecendo também as vantagens na flexibilização do tempo e do espaço, a maior parte prefere ainda um modelo misto ou presencial e não totalmente a distância. A influenciar esta preferência, observa-se que a mesma acontece nas diferentes unidades de ensino do P.PORTO onde os cursos têm grande componente laboratorial prática. Concluímos que os níveis de satisfação dos estudantes sobre a experiência de ensino a distância, são francamente positivos, com a maioria a mostrar-se satisfeito e muito satisfeito. Com este estudo pretende-se também a contribuição para a promoção da qualidade e do sucesso de iniciativas de ensino a distância para estudos futuros.
O crescimento e globalização da formação e ensino a distância, ao longo dos últimos anos, impulsionado pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC), contribuíram para o aparecimento e implementação de novos paradigmas educacionais como o e-learning, por exemplo. Acresce ainda o atual contexto social, influenciado pela pandemia da covid-19 e, por extensão, pelas medidas impostas pelo governo, que tornou o ensino a distância, mesmo que de emergência, uma realidade abrangente às instituições de ensino, da qual o P.PORTO não é exceção. Assim, o estudo de caso apresentado tem como objetivo principal a análise à satisfação dos estudantes do P.PORTO, relativamente ao ensino a distância, considerando a perspetiva do e-learning e do b-learning, enquanto destinatários das práticas e metodologias adotadas no processo de ensino-aprendizagem, nas diferentes unidades de ensino do P.PORTO. O trabalho de investigação foi realizado segundo uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), através da revisão de literatura, para fundamentação teórica e recorreu-se também a inquérito, através de questionário, aos estudantes do P.PORTO. Os resultados obtidos demonstram que, embora os estudantes se sintam tecnologicamente capacitados e o acesso à internet e à tecnologia não seja um problema, reconhecendo também as vantagens na flexibilização do tempo e do espaço, a maior parte prefere ainda um modelo misto ou presencial e não totalmente a distância. A influenciar esta preferência, observa-se que a mesma acontece nas diferentes unidades de ensino do P.PORTO onde os cursos têm grande componente laboratorial prática. Concluímos que os níveis de satisfação dos estudantes sobre a experiência de ensino a distância, são francamente positivos, com a maioria a mostrar-se satisfeito e muito satisfeito. Com este estudo pretende-se também a contribuição para a promoção da qualidade e do sucesso de iniciativas de ensino a distância para estudos futuros.
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Keywords
Ensino a distância Estudantes P.PORTO Satisfação Distance learning Students Satisfaction