ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo
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Browsing ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo by advisor "Correia, Luís"
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- O mercado de eventos de casamento em PortugalPublication . Carvalho, Paula Cristina Almeida; Correia, LuísOs eventos de casamento têm assumido ao longo dos últimos anos um papel preponderante no mercado de eventos e no turismo de Portugal, resultando no emergente conceito de turismo de casamentos, que, atualmente, não pode ser ignorado, tendo em conta o seu impacto e procura no mercado. O norte de Portugal tem sido um destino turístico muito procurado por casais estrangeiros para a realização do seu casamento e respetiva festa, criando desta forma a necessidade de se estudar este fenómeno. Apesar de representar uma tendência mundial recente, o turismo de casamentos teve um crescimento acentuado nos últimos anos, mostrando que este mercado, especificamente, o nicho de destination weddings, está a ter um desenvolvimento otimista e a tornar-se um tema relevante no turismo de eventos. Este estudo desenvolve-se no âmbito do tema de eventos de casamentos, procurando caracterizar o mercado do turismo de casamentos no norte de Portugal e o seu papel no mercado dos eventos de casamentos. Neste âmbito, o conhecimento do perfil dos casais turistas, suas motivações de escolherem o norte de Portugal para a celebração do seu casamento, com a identificação das suas pretensões a nível das características do evento a realizar, assim como a satisfação da experiência, torna-se relevante para um melhor conhecimento deste fenómeno emergente. A região norte de Portugal reúne todas as características de um destino de casamentos. O clima, a gastronomia, a simpatia e hospitalidade dos nortenhos, os serviços de apoio de excelência, a qualidade das praias, a boa relação qualidade-preço, são alguns dos fatores que distinguem o Norte Portugal dos restantes destinos concorrentes. Conhecer as necessidades dos casais turistas que procuram o norte de Portugal como destino para a realização do seu casamento, levou-nos à seguinte questão: Quais as motivações dos casais para a escolha do Norte de Portugal como destino de casamento? Após revisão e análise de diversa literatura e documentos referentes ao tema, a questão levantada foi validada para ser o objetivo principal desta dissertação, uma vez que foi comprovado a sua pertinência. Para este efeito, adotou-se a metodologia de Quivy e Campenhoudt e efetuou-se a recolha de dados através de inquéritos semiestruturados a uma amostragem de trinta casais turistas que realizaram o seu casamento no Norte de Portugal. Para consolidar alguns dos resultados foram efetuadas entrevistas a vinte e seis wedding planners do Norte de Portugal e a quatro entidades relevantes do setor turístico, nomeadamente, Casamentos.pt, BestEvents, Revista Eventos de Sonho, LP Wedding Consulting. Uma abordagem qualitativa foi efetuada aos resultados obtidos, através da técnica de análise de conteúdo e descritiva, o que permitiu uma melhor compreensão dos mesmos de forma a obter-se uma conclusão relativamente à questão primordial do tema desta dissertação. Desta forma, acreditamos que as conclusões deste estudo possam contribuir para que os profissionais dos eventos de casamento, os wedding planners, possam adaptar estratégias no sentido de melhorarem a performance dos seus serviços e, consequentemente, melhor poderem satisfazer as necessidades dos turistas que desejem casar no norte de Portugal.
- Organização dos serviços de hotelaria hospitalar: opções estratégicasPublication . Araújo, Ana Isabel Costa; Correia, LuísA hotelaria hospitalar, segundo Ribeiro (2013), procura compatibilizar os objetivos hospitalares com os hoteleiros. Mesmo que o tratamento e a assistência sejam o ponto principal dos hospitais, estes tomam a iniciativa de investir em serviços de hospitalidade, para o cliente/utente e para aqueles que 0 acompanham. Assim, hotelaria direcionada aos hospitais tem a intenção de desmistificar o ambiente hospitalar, baseando-se na preocupação com o utente e 08 seus familiares de acordo Baptista (2016). Este estudo tem como objetivos gerais: identificar os serviços de hotelaria hospitalar na estrutura organizacional dos hospitais; avaliar as opções estratégias dos hospitais terem serviços de hotelaria hospitalar próprios e/ou de outsourcing. A metodologia adotada é qualitativa, através do método de estudo de caso incorporado de casos múltiplos. Este estudo é constituído por três estudos de caso com uma unidade de análise cada (dois hospitais públicos e um privado), e, de modo a auxiliar, foram realizadas duas entrevistas de carater exploratório a associação de hotelaria hospitalar e a uma empresa prestadora de serviços hoteleiros hospitalares, usando o critério de saturação da informação. A técnica usada para a recolha da informação foi entrevista semiestruturada aos responsáveis dos serviços de hotelaria hospitalar dos hospitais e, também, documentos disponibilizados pelos entrevistados. A informação recolhida é analisada através da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitem conhecer a estrutura organizacional e a forma de organização dos serviços de hotelaria hospitalar dos hospitais, bem como as suas opções estratégicas face ter serviços de hotelaria hospitalar próprios e/ou de outsourcing. Permitem entender que há cinco serviços essenciais nos departamentos de hotelaria hospitalar, onde recorrem maioritariamente ao outsourcing devido a redução de custos, especialização e burocracia existente nesta área.
- O perfil dos gestores de hotelaria hospitalarPublication . Oliveira, Catarina Fernandes; Correia, LuísA indústria hoteleira ocupa um segmento de mercado em que a procura pela qualidade dos serviços prestados é cada vez maior. Assim, as organizações vêm-se obrigadas a aperfeiçoar os seus serviços tendo em conta a forte competitividade que existe no setor. Neste sentido, as instituições de saúde começam a sentir a mesma necessidade e apostam na implementação de serviços hoteleiros nas suas unidades. A hotelaria hospitalar veio transformar este setor, que, até hoje, era visto apenas como um lugar de cura e tratamentos. Para que a hotelaria hospitalar cumpra o papel de melhoria e humanização dos serviços, o gestor de hotelaria hospitalar deve possuir um perfil congruente com o desempenhar das suas funções tendo por base os objetivos organizacionais. Com o principal objetivo de identificar o perfil do gestor de hotelaria hospitalar comparativamente ao perfil do gestor de hotel, foi realizado um estudo qualitativo através do método de estudos de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de informação a gestores hoteleiros, gestores de hotelaria hospitalar, recursos humanos e diretores de associações de ambas as áreas. O estudo de caso I remete para os gestores hoteleiros e o estudo de caso II para os gestores de hotelaria hospitalar. As conclusões mostram semelhanças nas áreas de atuação e competências necessárias para exercer a função de gestor e diferenças na formação académica e percurso profissional dos profissionais. O estudo realizado demonstra a necessidade de desenvolvimento curricular nos cursos de Gestão Hoteleira com unidades curriculares sobre as áreas hospitalares.
- Plano de negócio para um empreendimento de turismo em espaço rural de saúde e bem-estar – A Quinta da RuínaPublication . Bessa, Rosália Maria Barbosa de; Fernandes, Joel; Correia, LuísEste trabalho apresenta o plano de negócios para a criação de um projeto de turismo em espaço rural focado na saúde e bem-estar, chamado Quinta da Ruína. Situado em Penafiel, Eja este projeto procura aproveitar as tendências em crescimento do Glamping de luxo, que dão destaque ao wellness, indo ao encontro da procura crescente por experiências turísticas que oferecem conforto, exclusividade e bem-estar. A Quinta da Ruína tem como objetivo proporcionar uma experiência diferente, combinando contacto direto com a natureza, valorização do património local e promoção de práticas de saúde holísticas. Além disso, o projeto pretende ir além do simples alojamento turístico, incorporando atividades e práticas que respondem às necessidades dos visitantes que procuram um equilíbrio entre mente, corpo e ambiente. O desenvolvimento deste projeto é baseado numa análise de mercado e na aplicação de metodologias de planeamento estratégico, como a Análise SWOT e a Análise PESTEL, para garantir a viabilidade económica e a sustentabilidade do negócio. A proposta diferencia-se pelo uso de práticas sustentáveis, como a gestão responsável dos recursos naturais e parcerias com produtores locais. Assim, pretende alinhar-se com as tendências contemporâneas de turismo responsável e ecológico, cada vez mais valorizadas pelos turistas. A Quinta da Ruína terá nove unidades de Glamping, todas desenhadas para proporcionar conforto e sofisticação, sem deixar de respeitar o ambiente envolvente. A ideia é criar um equilíbrio entre luxo e simplicidade, oferecendo um espaço que se integra na natureza e que proporciona experiências únicas aos visitantes. Para além do alojamento, o projeto vai contar com um centro de Wellness que oferecerá serviços diversificados. Estes incluem avaliações clínicas, programas nutricionais e atividades de relaxamento, como Reiki, Yoga e Pilates. Esta diversidade de serviços coloca a Quinta como um possível destino de referência no turismo de saúde e bem-estar. Os objetivos específicos do projeto incluem analisar a viabilidade económico-financeira, avaliar a aceitação do conceito pelo público-alvo de maior poder de compra e medir o impacto no desenvolvimento económico local, sobretudo através da criação de emprego e do aumento do fluxo de turistas na região. Optou-se pela análise documental como principal ferramenta de recolha de dados, para compreender as melhores práticas e os desafios enfrentados por projetos semelhantes. Conclui-se que a combinação de Glamping de luxo com foco no Wellness é uma proposta inovadora que pode preencher uma lacuna no mercado turístico, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável da região de Penafiel. Desta forma, a Quinta da Ruína posiciona-se como um exemplo de turismo rural que valoriza o contacto com a natureza e o bem-estar dos visitantes. Isto pode ser um passo importante para fortalecer o turismo de saúde e bem-estar em Portugal.
- A relevância do wellness na hotelaria - estudo de caso do Sheraton Porto Hotel & SpaPublication . Fangueiro, Ana Raquel Azevedo; Correia, LuísA hotelaria e um serviço de pessoas para pessoas, que pretende a satisfação das necessidades, bem como, proporcionar experiências memoráveis aos seus hóspedes. Dos vários serviços prestados num estabelecimento hoteleiro, destacam-se os de alojamento e de alimentação e bebidas, para além de outros que procuram a diferenciação, como é o caso dos centros de wellness e spas, que proporcionam a prática de tratamentos e outros serviços, pensados no bem-estar físico e psíquico dos clientes. A realização de um estágio longo num hotel de cinco estrelas permite a aquisição de novos conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de competências, num contexto real de trabalho, fundamentais para um estudante que pretende integrar no mundo de trabalho da hotelaria. Durante a realização do estágio, desenvolveu-se um estudo de caso sobre a relevância do wellness para a hotelaria, cujo objetivo principal foi analisar o wellness e o spa, com o intuito de compreender a sua importância para a hotelaria, num contexto de oferta de produtos e serviços. Desenvolveu-se o estudo de caso sobre o vvellness no Sheraton Porto Hotel & Spa, onde se analisou um conjunto de fatores, como a oferta de serviços do hotel e de wellness, a evolução da receita e do número de clientes dos serviços de wellness, identificou o perfil dos clientes que procuram os serviços de wellness, averiguou o posicionamento do wellness no contexto de oferta de serviços, identificou o perfil de competências do spa manager, e por último, identificou o nível de sazonalidade dos serviços de wellness. Este estudo assentou numa metodologia qualitativa, através do método de estudo de caso, permitiu a recolha de dados e informação essenciais, tratados através de análise de conteúdo, para responder aos objetivos da investigação. Os resultados foram analisados e apresentados de acordo com os objetivos da investigação. Constatou-se a relevância do wellness e do spa, em contexto hoteleiro, num hotel de cinco estrelas direcionado para o segmento corporativo, com uma grande aposta, em termos de serviços e instalações no wellness e spa.
- Turismo de cruzeiros fluviais como motor de desenvolvimento: estudo de caso Peso da RéguaPublication . Silva, Cátia Filipa Guedes da; Correia, LuísNo presente trabalho, pretendeu-se determinar o contributo do turismo de cruzeiros fluviais no desenvolvimento e valorização da região do Alto Douro vinhateiro, mais concretamente na Região do Peso da Régua no que concerne ao desenvolvimento socioeconómico tendo em conta os produtos turísticos comercializados, a oferta turística adjacentes e os constantes planos de desenvolvimento pensados e realizados na região. Pretende-se compreender a importância deste turismo no desenvolvimento territorial, avaliando as potencialidades turísticas na região do Peso da Régua. A questão de investigação orientou o estudo para uma metodologia qualitativa, apoiada no método de estudo de casos de caráter descritivo. Na questão de investigação foi identificado o estudos de caso único - O Concelho do Peso da Régua e as suas respetivas unidades de análise identificadas. As conclusões mostram que o turismo fluvial de cruzeiros se apresenta como uma atividade em gradual expansão em Portugal, surgindo como um produto dinamizador de cursos de água e de territórios adjacentes. Este tipo de turismo no rio Douro, tem vindo a conquistar ao longo dos anos visibilidade e reconhecimento nacional e internacional que, nas últimas décadas, levaram a enormes alterações e melhorias dos cursos de água. O turismo de cruzeiros fluviais, apresenta-se como uma forte alternativa de desenvolvimento da região, fazendo do Peso da Régua não só um meio de passagem, mas uma região que permite ao turista realizar novas experiências, proporcionando a descoberta e contacto com as mais diversas experiências culturais, patrimoniais, naturais, artísticas e enogastronómicas que a região tem para oferecer.
- Turismo otaku: o perfil do otaku portuguêsPublication . Castanho, Benjamim Filipe Carvalhido; Correia, LuísO Japão exibe uma cultura multifacetada, com tradições milenares. Embora tenha raízes na cultura chinesa, a distância geográfica permitiu ao Japão a construção de um modelo cultural diferenciado e cujas marcas persistem mesmo com a característica dinâmica do povo de adaptar-se à evolução tecnológica. Por isso, a cultura japonesa é alvo de interesse e estudo internacional. O povo japonês tem uma história rica e com muita tradição, o Japão é um país muito conservador, mas agora devido ao acesso a internet e a facilidade de encontrar artigos, informações e notícias, começa-se a conhecer este país místico e pouco aberto ao exterior. No Japão existe uma subcultura chamada de Otaku, que traduzido literalmente s . Esta subcultura é associada às pessoas que gostam muito de um hobby que tanto pode ir do gaming à informática. A nível internacional esta palavra é associada às pessoas que têm um interesse muito profundo em anime, videojogos, cosplays, manga e j-pop (música pop japonesa), as pessoas que têm este tipo de interesses ficam conhecidos como Otakus. O motivo que esteve na base da escolha deste tema foi a quase inexistência de estudos sobre os Otakus portugueses, principalmente na área do turismo, área que está a crescer a cada ano que passa em Portugal. Nessa perspetiva o Turismo Otaku é um nicho do mercado que deverá crescer devido ao grande interesse que a subcultura Otaku tem vindo a ganhar nos últimos anos. Este trabalho de investigação tem por objetivo estudar o Otaku português numa perspetiva do turismo. Identificar as intenções dos que viajaram ou pretendem viajar ao Japão, procurando compreender as suas motivações, os lugares que gostariam de visitar e, assim, caraterizar o perfil do Otaku português. Após a investigação realizada, concluímos que o otaku português é maioritariamente do sexo masculino, jovem e apresenta um nível de escolaridade elevada. Constata-se que Akihabara e Quioto são os locais de preferência dos que já viajaram ou pretendem viajar para o Japão.
- Turismo religioso: estudo de caso em BalasarPublication . Malta, Ana Cristina da Costa; Correia, LuísO turismo religioso, em Portugal, tem a sua grande expressão em Fátima, sendo necessário conhecer o seu impacto em Santuários de menor dimensão. O estudo, em geral, procura conhecer o perfil dos peregrinos/visitantes que se deslocam até Santuário da Beata Alexandrina, em Balasar, Póvoa de Varzim. De forma mais específica pretende identificar as motivações dos visitantes, conhecer a sua origem, o meio de transporte utilizado, saber como é que visitante obteve conhecimento, descrever as atividades desenvolvidas pelos visitantes durante a visita e saber se o santuário dispõe das infraestruturas adequadas para satisfazer as necessidades e desejos dos visitantes. Adotou-se uma metodologia de investigação mista quantitativa e qualitativa, com base em questionários presenciais, aplicados entre abril e maio de 2018, no Santuário Alexandrina de Balasar, a 153 peregrinos/visitantes; realizou-se cinco entrevistas aos principais stakeholders envolvidos no estudo, análise de documentos e do website do Santuário. Os dados dos questionários foram tratados e analisados no SPSS versão 24 e as entrevistas e os documentos através da análise de conteúdo, no NVivo 10. Os resultados indicam que a maioria dos inquiridos é católico, tem elevadas habilitações académicas, maioritariamente são portugueses e visitam o santuário de Balasar essencialmente por motivos religiosos. Balasar carateriza-se por possuir uma boa oferta religiosa, estacionamento, limpeza do espaço, apresentando, contudo, algumas debilidades a outros níveis. A esmagadora maioria dos inquiridos tem intenção de voltar e/ou recomendar a visita. O turismo religioso é considerado muito importante para Balasar, contribuindo para um crescimento económico, motivando a construção do novo santuário. Este estudo contribui para se conhecer o perfil do peregrino/visitante que se desloca até ao Santuário Alexandrina de Balasar e dar a conhecer um pouco mais da localidade. Contribui também para a análise e reflexão dos principais envolvidos sobre o que de bom tem o Santuário para oferecer e alguns aspetos que podem vir a se melhorados.