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- Exportações portuguesas de calçado: o caso da empresa ECCO´Let PortugalPublication . Coelho, Inês Maria da Cruz Coutinho; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto; Pereira, Susana da CostaO presente relatório surge da realização do estágio no âmbito do Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização, lecionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Este estágio decorreu na ECCO’Let (Portugal) – Fábrica de Sapatos, Lda., uma empresa de calçado sita em São João de Vêr, no concelho de Santa Maria da Feira. Fazendo uma análise e revisão das principais temáticas relacionadas com o âmbito do estágio, bem como da Indústria Portuguesa de Calçado, o principal objetivo deste relatório consiste na exposição dos conteúdos e tarefas desenvolvidas no âmbito do estágio, descrevendo os mesmos com o auxílio da devida argumentação, coligando a teoria adquirida ao longo da formação académica com as atividades práticas do estágio. Tendo como pressuposto a compreensão da área de trabalho Product Distribution Center (PDC), vulgarmente denominada de exportação, que constitui uma forma de internacionalização e um modo de entrada em mercados externos. As tarefas a realizar eram parte intrínseca das áreas de trabalho de reservas e de faturação. Deste modo, procurou-se promover competências técnicas e profissionais adjacentes ao exercício das funções intrínsecas à exportação, funcionando também como uma importante ferramenta para fomentar a capacidade de resolução de situações com as quais as empresas se deparam e que fazem parte da atividade profissional.
- Suplementação de colagénio e o seu impacto no envelhecimento cutâneo - RevisãoPublication . Sobrinho, Cecília Alexandra Gonçalves Ribeiro; Machado, Marisa; Oliveira, Ana IsabelO uso de suplementos orais como o colagénio para cuidados cutâneos tem aumentado, mas há falta de evidência cientifica que permita confirmar a sua eficácia no combate às caraterísticas do envelhecimento cutâneo. Para resolver esta lacuna do conhecimento, estudos clínicos sobre os potenciais efeitos dos suplementos à base de colagénio na pele têm sido desenvolvidos. Nesta revisão foi efetuada uma pesquisa bibliográfica em diversos motores de busca científicos, recorrendo a uma combinação de termos relacionados com colagénio e envelhecimento cutâneo, com o objetivo de revisar a literatura e avaliar os ensaios clínicos, randomizados, duplo cego, com grupo de controlo, em humanos, disponíveis em inglês e português, que recorrem à suplementação de colagénio, avaliando a sua eficácia no tratamento das características do envelhecimento da pele. Seis estudos foram incluídos com recurso à suplementação de colagénio hidrolisado e peptídeos de colagénio com doses entre 2,5g/dia a 10g/dia e duração entre 8 a 12 semanas. Os resultados preliminares são promissores para o uso de suplementos de colagénio oral no combate ao envelhecimento da pele, apresentando melhorias nas rugas, hidratação, elasticidade, textura e estrutura da pele. Mais estudos são necessários para avaliar o uso de suplemento de colagénio no combate ao envelhecimento cutâneo.
- Saúde mental no local de trabalho: a necessidade e importância da criação de um programa de promoção de saúde mentalPublication . Nogueira, Ana Filipa Magalhães; Marques, António; Gomes, Paulo VelosoA saúde mental é fundamental para um bom desempenho dos colaboradores e sucesso das organizações. A doença mental é constituída pela perda de saúde mental devido a um distúrbio mental. É considerada a principal causa de incapacidade e uma das principais causas de mortalidade e morbilidade. A vivência com problemas de saúde mental está associada a uma menor taxa de sucesso dos indivíduos no local de trabalho, com maiores probabilidades de desemprego e absentismo. O tratamento da doença mental é de elevado custo, pelo que se verifica a necessidade de criação e implementação de programas de intervenção, com objetivo de fornecer ajuda a todos os trabalhadores. Frequentemente a falta de ajuda nas organizações acerca de tópicos de saúde mental passa pela falta de conhecimento e informação acerca dos riscos e sinais aparentes de problema. A promoção de um ambiente de trabalho saudável é fundamental para uma promoção de saúde mental entre todos os colaboradores das organizações. Todos os programas apresentados têm um objetivo comum: promover a saúde mental e bem-estar no contexto laboral, de maneira a melhorar o ambiente de trabalho. Os programas são considerados pertinentes, mas verifica-se uma falta de informação no que diz respeito ao grupo alvo e á eficácia dos programas apresentados. Para o sucesso das organizações e por conseguinte, dos seus integrantes, é necessário a promoção de saúde mental em contexto laboral, assim como a prevenção de transtornos mentais.
- Melhoria de processos críticos numa empresa de transportePublication . Barbosa, Mário Jorge Leite; Pereira, Maria Teresa RibeiroO negócio de transportes é um negócio onde o “Know-how” não é segredo. As empresas envolvidas neste mercado sabem como é que os seus concorrentes executam um certo tipo de serviço. O que difere as empresas e o que as mantêm competitivas é o nível de eficiência de como o serviço é executado. O poder negocial das empresas inseridas neste mercado sobre os seus gastos é bastante reduzido e sobre o preço de mercado, é praticamente nulo devido à grande diversidade de oferta. Todos estes fatores criaram a necessidade de procurar mais-valias a nível interno, eliminar desperdícios, melhorar os processos relacionados com a execução do serviço, reduzindo assim a probabilidade de falha e os custos derivados do processo o que consequentemente aumentará a margem de rentabilidade. O objetivo deste trabalho é a melhoria do processo “Transporte” através da aplicação da metodologia BPMN, introduzindo um conjunto de ferramentas lean e incutindo os conceitos lean e de melhoria contínua na empresa. O processo “ Transporte” é um processo core da empresa que contempla as fases essenciais na execução do serviço. Para a sua compreensão, uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) foi elaborada com base no diagnóstico e levantamento do processo. O estudo deste processo é realizado com base na metodologia BPMN (Business Process Model and Notation) começando pela análise da situação atual, dando origem ao designado modelo AS-IS. Após o seu estudo e identificação de ineficiências, são apresentadas um conjunto de melhorias (traduzidas em ações) expondo assim a situação desejável para o processo, concebendo o designado modelo TO-BE. Por forma a monitorizar e fomentar a melhoria contínua do processo “Transporte” foram definidos indicadores de desempenho. Priorizando ações sobre o principal operador do processo, o gestor de frota, reduzindo as suas tarefas e otimizando o seu tempo através do aumento da eficiência na utilização das ferramentas de gestão e monitorização da frota. O conjunto de ações propostas visa melhorar os processos internos da empresa, através da redução de desperdícios, normalização e redução de tarefas, introdução e otimização de ferramentas e definir indicadores de desempenho que permitam a monotorização dos processos e que auxiliem a tomada de decisão, fomentando a melhoria contínua, não só a nível de processos, mas também modificar paradigmas de pensamento e padrões culturais. Como trabalho futuro, será proposto a implementação do modelo TO-BE proposto, começando pelas ações com maior impacto no modelo de negócio, quer a nível estratégico como operacional.
- Relatório de estágio Hotel Mercure Porto Centro - Manual de procedimentos no Departamento de EventosPublication . Correia, Luciana Maria Pinho; Melo, AntónioAo longo das últimas décadas, o turismo demostrou uma evolução exponencial consequente do desenvolvimento mundial. O turismo atingiu a posição de maior atividade económica do mundo no seculo XXI, assumindo-se corno um dos setores com maior impacto financeiro e social. O setor hoteleiro apresentou também um grande crescimento económico, com uma variedade de oferta a nível de unidades hoteleiras por todo o mundo. Portugal seguiu a mesma linha nos últimos anos, destacando a cidade do Porto, que superou expectativas quanto ao turismo e a sua hospitalidade oferecida aos turistas. O trabalho que se segue tem como objetivo principal o relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do estagio curricular no departamento de eventos de um hotel de quatro estrelas, nomeado por Mercure Porto Centro, pertencente ao grupo Accor. Através deste relatório, pretende-se perceber e dar a conhecer a dinâmica da gestão de eventos em contexto hoteleiro e adquirir competências na área. Com a análise de todas as tarefas associadas ao departamento, é elaborada uma proposta para um manual de procedimentos para o departamento de eventos, com a descrição pormenorizada e planeamento da execução de tarefas e processos padronizados, garantindo a consistência da qualidade de serviço.
- A aplicação da realidade Aumentada no comércio eletrónico no processo de decisão de compraPublication . Alves, Joana Vanessa Caldeira; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosA Realidade Aumentada (RA) pode ser a solução para ultrapassar obstáculos que ocorrem no momento da aquisição online. A finalidade da presente investigação consiste em analisar se o comportamento do consumidor é influenciável na presença da Realidade Aumentada no contexto de comércio electronico. Para o efeito, foi criada uma marca para o mercado do Turismo Sustentável, intitulada Turn The House e foi elaborado uma aplicação fictícia móvel de uma loja online com recurso a tecnologia RA. O modelo de investigação desenvolvido foi fundamentado em inúmeros noções e teorias que aperfeiçoam, influenciam e elucidam a avaliações do produto e intenção de compra de potenciais clientes. Dentro dessas estruturas, incluem os diferentes construtos de satisfação, informação do consumidor, atitudes da marca, utilidade, avaliação do produto, vantagem da aplicação, atributos da tecnologia utilizada e a sua influência na intenção de compra serão elucidadas e exposto com o objetivo de desenvolver um modelo de pesquisa. No qual este modelo irá responder a questão de pesquisa. O instrumento utilizado consiste num questionário, aplicado online através Google Forms, na qual resultaram em questionários válidos. Da análise dos resultados obtidos conclui-se que a RA é considerada como sendo uma aliada para o processo de decisão de compra dos inquiridos, motivando-os assim, para a intenção de compra. Através desta tecnologia, os indivíduos conseguem obter com maior eficácia a informação essencial acerca do produto. Consideram esta inovação como sinónimo de prazer, útil e fácil de utilizar, como também conseguem através dela eliminar possíveis riscos percebidos durante a experiência online. Por último, os indivíduos confirmam que a RA é uma vantagem para Aplicação Móvel(app), comparando-a como sendo impulsionadora de interatividade para a app, tornando-a muito mais apelativa e real, proporcionando assim, numa relação mais benéfica para ambas partes, empresa e consumidor.
- Avaliação de desempenho: um estudo de caso sobre os restos a pagar não processados no Instituto Federal de Rondônia - IFROPublication . Queiroz, Adriana Garcia de Araújo; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daNos últimos anos o volume de recursos inscritos em Restos a Pagar pela Administração Pública Federal apresentou um expressivo aumento. Nesse contexto, este estudo pretente avaliar os resultados dos Restos a Pagar Não Processados - RPNP no IFRO, no último ciclo do Plano Pluarianual (PPA), 2016 a 2019. A pesquisa possui uma perspectiva qualitativa sobre os aspectos de avaliação de desempenho e tomou por base os valores constantes nos relatórios gerenciais do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). Os dados analisados abrangem, além da avaliação dos resultados do indicador de desempenho proposto por Santos (2010), a análise de sete entrevistas qualitativas aprofundadas com diretores do IFRO sobre suas interações com o uso dos RPNP na instituição. Para permitir uma comparação eficaz das técnicas, são utilizados três tipos de análise que se baseiam em processos de categorização similares: modelos, histórias e metáforas. Os resultados apontaram que a média do Indicador de Desempenho nos anos pesquisados se manteve entre 82% a 84%. A análise de modelos evidenciou as principais motivações para as inscrições dos RPNP no IFRO; a análise de metáforas revelou os aspectos concernentes à produção individual de sensações sobre o objeto da pesquisa; e a análise de histórias evidenciou os aspectos emocionais e performativos do trabalho associado aos Restos a Pagar. Assim, o estudo apresenta elementos para uma análise gerencial dos RPNP na instituição que pode auxiliar os gestores na tomada de decisão. Ademais, espera-se que a utilização da abordagem qualitativa, baseado em quatro categorias de análise diferentes possa contribuir para a utilização e discussão sobre os méritos comparativos do uso de diferentes estratégias analíticas de dados em estudos semelhantes. Por fim, espera-se que a pesquisa possa contribuir para a melhoria dos serviços públicos oferecidos à sociedade, a partir do uso eficaz dos recursos públicos.
- Estudo exploratório do customer journey e os touchpoints do segmento dénior no DigitalPublication . Fernandes, Jéssika Santos; Teixeira, Sandrina FranciscaA procura por melhor qualidade de vida por parte dos cidadãos seniores e um aumento da esperança média de vida tem resultado num consumidor sénior moderno e mais independente e têm criado condições favoráveis ao aumento progressivo das taxas de adoção digital. Dada a nova caraterização deste segmento etário, que tem um poder aquisitivo maior, é importante estudar os touchpoints, deste segmento de clientes, na customer journey, desde a pré-venda - para entender a experiência do consumidor antes do primeiro contacto online com a marca; durante a venda - momento em que o consumidor está a adquirir determinado produto/serviço; e no pós-venda - experiência final que influenciará a satisfação da necessidade. Este estudo exploratório é uma versão piloto que visa entender os fenómenos e acontecimentos de forma global e integrada. Abordaram-se questões como o nível de prontidão tecnológica, a frequência do uso da internet, as variáveis demográficas, as perspetivas do envelhecimento, e o contexto tecnológico digital que influenciam a satisfação da necessidade no ambiente online. Utilizou-se o método quantitativo através do envio de um questionário online para os alunos das Universidade e Academias Seniores. O estudo revelou dados positivos relativamente ao uso dos touchpoints funcionais e sociais, no qual é possível observar o início de uma participação online mais ativa, reflexo de uma boa interação e adaptação percebida nestes canais digitais. Fatores como género, rendimentos, nível de escolaridade, como também questões biológicas/físicas, psicológicas/cognitivas, social e ambiente/contextual, motivaram a preferência pelos touchpoints funcionais por serem tipos de canais digitais com os quais os seniores estão mais familiarizados. O grupo sénior utiliza de forma confiante os touchpoints sociais e os produtos adquiridos online, em sua maioria, são considerados de baixo custo. Observou-se também um nível de insegurança em informar os dados pessoais, sensação padrão de boa parte dos consumidores atuais. Como contributos deste estudo, destaca-se as informações obtidas sobre as implicações do envelhecimento da população na customer journey, que vai além de limitações provocadas por questões biológicas/físicas, o que auxiliou na identificação dos touchpoints mais frequentemente utilizados pelo público sénior. Também foi possível destacar o papel das plataformas digitais na vida dos indivíduos seniores, ao revelar dados relacionados aos padrões atuais de utilização. Os dados deste estudo proporcionam informações relevantes sobre os canais digitais ou touchpoints mais utilizados por este grupo social, podendo facilitar a comunicação e a manutenção da relação entre os consumidores e as marcas.
- Protótipo de dashboard para a gestão de uma unidade hoteleiraPublication . Ramos, Ricardo Pestana de Vasconcelos Silva; Silva, CândidaEste projeto tem como principal objetivo analisar as principais funcionalidades de uma Dash board (DB) para uma unidade hoteleira, utilizando Business Intelligence e aplicando esta tecnologia a diversos departamentos, de modo a compreender onde será melhor desenvolvida. Esta é uma ferramenta que ajuda a planear e analisar dados para o apoio na gestão empresarial. Neste sentido, e necessário projetar as funcionalidades do sistema, aplicado a cada departamento, verificar as fontes de informação utilizadas para cada secção e criar os recursos de informação agregada por atividade em cada um deles. A tecnologia é cada vez mais utilizada no setor hoteleiro, sendo, por vezes, mais direcionada para os clientes do que para os colaboradores. Como comprova Yee, Yeung, & Edwin Cheng (2010), os sistemas de medição de performance computacional estão relacionados com a lealdade dos empregados, com a qualidade do serviço prestado, com a satisfação do cliente e com o rendimento da empresa. Com isto, pretende-se que a utilidade deste tipo de equipamentos de gestão de performance seja expandida aos colaboradores, para que os mesmos sejam auxiliados por novas ferramentas de trabalho e, desta forma, atinjam os objetivos definidos e alcancem o sucesso. Será do interesse das organizações, com o desenvolvimento do mundo eletrónico, acompanhar este crescimento tecnológico de forma continua e adaptar as suas necessidades organizacionais para que todos os colaboradores beneficiem com a gestão interna da empresa. Para obter toda a informação necessária para o projeto, foram realizadas entrevistas aos diretores departamentais, de forma a entender quais seriam os departamentos onde este tipo de plataforma seria melhor implementada. Esta plataforma digital potencia melhorias na produtividade, controlo e apoio a gestão pelos administradores, permitindo atingir níveis de rendimento superiores aos registados no passado.
- Avaliação da Exposição Profissional e Solventes Orgânicos na Indústria do CalçadoPublication . Mota, Jéssica Filipa Oliveira; Silva, Manuela Vieira daA indústria do calçado é uma das indústrias transformadoras com maior prestígio, tanto a nível nacional como internacional, encontrando-se distribuída por todo o país, particularmente na região norte, onde se localizam as micro, pequenas e médias empresas. O presente estudo teve como objetivo a avaliação da exposição profissional a solventes orgânicos na indústria do calçado. Adicionalmente, foi aplicada uma ferramenta de avaliação o risco e o estudo sobre a aplicação de um creme protetor das mãos. A metodologia adotada consistiu na observação “in loco” e aplicação do questionário de recolha de informação sobre os trabalhadores e procedimentos adotados. A avaliação do risco químico a solventes orgânicos foi realizada através da ferramenta COSHH Essentials e a pesquisa de resíduos de solventes orgânicos provenientes da lavagem das mãos dos trabalhadores por HS-GC/MS. O processo produtivo adotado pela empresa inclui o processo de corte, costura, montagem e acabamento, apresentando a secção da costura maior número de trabalhadores assim como a maior exposição a solventes orgânicos, juntamente com as secções de montagem e acabamento. Os solventes orgânicos com maior representação são as colas e agentes endurecedores, contendo acetona, ciclo hexano, acetato etilo e butanona. Das respostas ao questionário, 34,4% dos trabalhadores manuseiam diariamente colas, utilizando máscara com proteção inadequada e sem luvas, óculos de proteção e avental impermeável. Somente 18,2% dos trabalhadores manuseadores de colas, aplicam o creme de proteção das mãos. Nas avaliações de risco foram sugeridas medidas de controlo relativas á vigilância da saúde dos trabalhadores para a asma ocupacional, adoção de ventilação geral e ventilação de exaustão local, contenção e uso de EPI’s adequados. Foi possível verificar a presença de resíduos de solventes orgânicos provenientes da lavagem das mãos dos trabalhadores (com e sem aplicação do creme protetor), embora em baixas concentrações comparativamente com a exposição no ambiente de trabalho. No entanto, não foi possível evidenciar efeito significativo do creme de proteção das mãos no manuseio de solventes orgânicos.
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