Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os sistemas de Informação e a eficiência da auditoriaPublication . Vieira, Ana Catarina Salgado; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalEste estudo tem como principal propósito perceber se os sistemas de informação/tecnologias de informação ajudam na eficiência da realização de uma auditoria. A revisão da literatura foi feita através da pesquisa em diversas fontes, nomeadamente: livros, artigos científicos/académicos, jornais e revistas. A investigação baseou-se essencialmente sobre temáticas relacionadas com o tema em estudo, ou seja, definição de sistemas de informação/tecnologias de informação, relação entre as tecnologias de informação e a auditoria e a formação dos auditores em TI. Procuramos obter várias opiniões sobre o assunto em questão, quer estas fossem coincidentes ou divergentes. Posteriormente, na parte metodológica, optamos pela realização de um questionário, dado que consideramos que o método quantitativo seria o mais assertivo e indicado para dar resposta à problemática em análise. A formulação das questões foi baseada na literatura anteriormente investigada. O questionário foi dirigido a indivíduos que ocupassem cargos relacionados com a profissão de auditoria, incluindo os Revisores Oficiais de Contas, Auditores e Assistentes de Auditoria. Uma vez que a amostra obtida no inquérito não é considerável não devemos generalizar as conclusões retiradas.
- (DE)MARCAS: matéria e plasticidade como cenografiaPublication . Tudela, Mariana Sampaio e Castro; Moreira, Helder Jorge Maia da Silva; Passos, Sónia Maria da CostaA cenografia como elemento móvel e manipulável. De que forma pode o intérprete ligar-se aos elementos cenográficos e com eles construir a performance/apresentação? O projeto desenvolvido e a presente monografia centram-se na matéria como elemento cenográfico, elemento este que é manipulado ao longo da apresentação e com o qual o intérprete se relaciona, criando assim uma relação simbiótica. É esta relação, em que dois elementos procuram tornar-se num só, que se foca todo este trabalho. O corpo que cria formas e linhas de pensamento, expressando-se através da matéria – a terra. A terra como elemento plástico e manipulável, munida de uma carga sensorial, simbólica de algo superior, ligado ao imaginário pessoal. O que se pode entender como cenografia? Numa abordagem de diluição de limites entre as diversas disciplinas, convoco para a área de trabalho da cenografia aspetos característicos das artes plásticas, do desenho, pintura e escultura. Cenografia como espaço de relação onde o intérprete e o seu corpo se relacionam com os elementos. O corpo e a matéria como um só.
- Orientação segmentar dos membros superiores na sequência de movimento sentado para de pé - Scoping reviewPublication . Alves, Joana Rita Fonseca; Ferreira, Maria RosáliaEm indivíduos após lesão do sistema nervoso é frequente observar-se alterações na orientação segmentar, associando-se alterações do controlo postural que podem interferir na independência funcional e na realização de sequências organizadas do movimento. Descrever os determinantes biomecânicos influenciadores bem como os instrumentos de medida e avaliação em saúde que consideram o papel dos membros superiores na sua função de orientação na sequência de sentado para de pé. Pretendeu-se também identificar possíveis lacunas na literatura desenvolvendo empiricamente recomendações para futuras investigações. Scoping review de artigos publicados entre 2000 e 2019. Dois revisores independentes selecionaram os estudos segundo um processo sistemático e respeitando os seguintes critérios de inclusão: literatura em inglês, disponíveis eletronicamente e em que os temas fossem os determinantes biomecânicos e os instrumentos de medida, que consideram os membros superiores na sua função de orientação, em indivíduos adultos saudáveis e após acidente vascular cerebral. Os dados foram retirados e analisados segundo os objetivos do estudo e definidos quanto à população alvo, às variáveis em análise, aos principais resultados e conclusão. Dos 171 estudos identificados, somente onze foram incluídos nesta revisão. Oito estudos fazem referência aos determinantes biomecânicos influenciadores da sequência em análise, e três consideraram os instrumentos de medida.É pertinente a realização de mais investigação nesta sequência de movimento, numa perspetiva de melhor compreender de que forma a orientação dos membros superiores poderá estar relacionada com esta tarefa bem como a poderá influenciar. Um conhecimento mais profundo sobre este assunto possibilitará uma intervenção em fisioterapia centrada na qualidade do movimento e desta forma promover um ganho da funcionalidade na população neurológica.
- O contributo da Auditoria Interna para a melhoria da eficiência e eficácia organizacional de uma instituiçãoPublication . Afonso, Eric; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalAtualmente, o mundo empresarial é dominado por uma concorrência feroz que empurra as empresas para um desempenho quase utópico para se manterem no topo do seu setor atividade. Procurando melhorias contínuas em todos os processos internos para aumentar seus lucros. Numa economia global em expansão e evolução constante, os riscos aumentam em maneira exponencial, empresas tem de enfrentar e evitar muitas armadilhas que as ameaça. Por causa disso, os líderes são obrigados a fortalecer a estrutura de controlo interno para se protegerem o máximo possível. A auditoria interna cumpre exatamente esse papel. Este é o órgão que permite garantir a efetividade de todos os procedimentos implementados e possibilitar aos gestores a oportunidade decidir com todo conhecimento de causa e com os riscos mínimos. Esta função de auditoria excede o aspeto financeiro e aborda todos departamentos internos da organização. Deste modo, o presente relatório está dividido em cinco capítulos fundamentais, procurando analisar se, de facto, existe uma contribuição da auditoria interna para a gestão mais eficiente e eficaz de uma organização. Para atingir o objetivo definido, efetuou-se uma revisão de literatura acerca das origens, principais conceitos, normas e competências inerente à atividade de auditoria interna, a partir da qual se procedeu à elaboração das perguntas de investigação.
- Turismo de cruzeiros fluviais como motor de desenvolvimento: estudo de caso Peso da RéguaPublication . Silva, Cátia Filipa Guedes da; Correia, LuísNo presente trabalho, pretendeu-se determinar o contributo do turismo de cruzeiros fluviais no desenvolvimento e valorização da região do Alto Douro vinhateiro, mais concretamente na Região do Peso da Régua no que concerne ao desenvolvimento socioeconómico tendo em conta os produtos turísticos comercializados, a oferta turística adjacentes e os constantes planos de desenvolvimento pensados e realizados na região. Pretende-se compreender a importância deste turismo no desenvolvimento territorial, avaliando as potencialidades turísticas na região do Peso da Régua. A questão de investigação orientou o estudo para uma metodologia qualitativa, apoiada no método de estudo de casos de caráter descritivo. Na questão de investigação foi identificado o estudos de caso único - O Concelho do Peso da Régua e as suas respetivas unidades de análise identificadas. As conclusões mostram que o turismo fluvial de cruzeiros se apresenta como uma atividade em gradual expansão em Portugal, surgindo como um produto dinamizador de cursos de água e de territórios adjacentes. Este tipo de turismo no rio Douro, tem vindo a conquistar ao longo dos anos visibilidade e reconhecimento nacional e internacional que, nas últimas décadas, levaram a enormes alterações e melhorias dos cursos de água. O turismo de cruzeiros fluviais, apresenta-se como uma forte alternativa de desenvolvimento da região, fazendo do Peso da Régua não só um meio de passagem, mas uma região que permite ao turista realizar novas experiências, proporcionando a descoberta e contacto com as mais diversas experiências culturais, patrimoniais, naturais, artísticas e enogastronómicas que a região tem para oferecer.