ESMAE - DM - Composição
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Recent Submissions
- A tabla indiana e a sua nomenclatura como ponte para a criação de composições de jazz contemporâneoPublication . Moura, Marco André Silva; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEste projeto artístico em composição baseia-se no uso das composições de tabla como elemento de exploração para a criação de composições de jazz contemporâneo. O processo de escrita das obras foi acompanhado pelo processo de estudo da tabla indiana sob a orientação do mestre Subhajyoti Guha, artista renomeado e pedagogo de Calcutá, Índia. O projeto faz uma breve introdução à tabla como instrumento, a sua história, o seu contexto, os seus aspetos técnicos, sons e algumas composições solísticas para o instrumento recolhidas a partir de registos das aulas desde 2022. As composições de tabla são acompanhadas por um registo de vídeo e um registo escrito disponível em anexo. Após esta contextualização são expostas as composições resultantes deste processo de pesquisa artística e de que forma as variações das composições de tabla influenciaram o processo de escrita.
- Form(a)ção criadora - calendulário ou uma experiência morfológica de criação musicalPublication . Ribeiro, Catarina Sá; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Freijo, Ana Isabel NistalPretende-se, com este projeto de dissertação, expor o processo de criação de uma obra musical original, Calendulário. Este processo teve como inspiração o pensamento morfológico descrito por J. von Goethe em A Metamorfose das Plantas. É neste texto que encontro uma reflexão analítica e poética, por parte do autor, daqueles que são os princípios criadores que vivem no lugar entre a fixação da forma e a acção que a desenvolve. Pretendo, então, elencar, detalhar, aplicar e experienciar os aspectos da metamorfose ao processo criativo — a que chamarei Form(a)ção Criadora. Para a elaboração deste trabalho, parto de quatro vias teóricas, que compreendem o organicismo e unidade na música, o pensamento morfológico de Goethe, o fragmento literário de Schlegel e a escuta meditativa de Miguel Ribeiro-Pereira. Estes quatro momentos configuram as sementes teóricas que orientam a revisão poiética de Calendulário.
- Para lá da tecnologia na obra audiovisual interativa: compreender as metáforas que lhe são inerentesPublication . Ferreira, Ema Maria Dias; Penha, Rui Luís NogueiraDeparamo-nos hoje, no meio da arte digital, com algo que poderíamos apelidar de um certo fetichismo tecnológico. No que diz respeito às obras audiovisuais interativas, público e autores deslumbram-se com a excelência e complexidade técnica, colocando a relação com a obra num plano secundário. Espelho disso será o foco no sistema computacional por parte da literatura, que tanto contribui para fomentar o desinteresse estético. Perante isto, surge a necessidade de compreender as metáforas que dão vida a estes objetos artísticos, de compreender como podemos ir além do fetichismo tecnológico na criação e de expor como a estética tem de estar, no mínimo, lado a lado com a técnica. Enquadrado como pesquisa artística, este projeto culmina na criação de tree-dimensional: uma instalação audiovisual interativa que nasce da observação e do registo fotográfico regular de uma árvore ao longo de um ano, e na composição de ativações performativas para a mesma. Metaforicamente: culmina numa caixa de música que enche o espaço e nos convida a passar tempo com uma bailarina cheia de ramos, folhas e raízes.
- Tempo-relacional: um ponto de partida para a composiçãoPublication . Pereira, Marco Luís Lopes; Penha, Rui Luís NogueiraProcurando problematizar a separação sujeito-objeto entre o ser e o Tempo-comum materializado pelo relógio, esta dissertação pretende diluir essa separação, encontrando nela nada mais do que a relação. Assim, deixa de existir uma separação entre o ser e o tempo, consagrando-se assim o Tempo-relacional que, no ser-uns-com-os-outros em partilha, dá origem, através da improvisação, a obras composicionais.
- Características do romantismo na atualidadePublication . Znachonak, Dinis Alexandre Dantas Esteves; Andrikopoulos, DimitriosA minha dissertação têm como objetivo investigar e determinar as características que definem o movimento romântico: os movimentos antecedentes; o contexto urbano, rural, político, social da época; o indivíduo romântico: um ser puramente emocional e expressivo; o artista como ser da natureza; as características do movimento pós e neo-romântico; as características do romantismo inserido na atualidade; e análise do meu reportório composicional. Neste sentido, pretendo dar a entender como é que consigo adotar uma escrita composicional atual inspirada numa estética romântica e pretendo dar a entender a importância que o romantismo deve ter na nossa sociedade para que consigamos formar uma comunidade mais sensível, unida, justa, desenvolvida e compreensível.
- Analogia sonora na música vocal contemporâneaPublication . Oliveira, Isabella da Silva; Moreira, Daniel Filipe PintoEsta tese apresenta, no seu primeiro capítulo, o conceito de analogia musical a partir do trabalho de Lawrence M. Zbikowski e traz este conceito para a análise do repertório vocal contemporâneo. Em seguida, no segundo capítulo introduz o conceito da desanalogia, trazendo também para a análise o comportamento e expressões faciais dos intérpretes, desta forma reunindo o âmbito do texto, da música e do comportamento para analisar as analogias e desanalogias encontradas numa determinada peça. No terceiro capítulo, é analisada a peça Conscience (2023), que integra o meu portfólio de composição, constituindo o culminar de toda a investigação. Composta especialmente como forma de explorar estes três âmbitos, esta peça demonstra como a música ganha mais camadas de significado por meio das analogias e desanalogias compostas entre música, texto e comportamento.
- Serpente arco-íris: uma expressão musical atravessada pela influência de culturas indígenas brasileiras e do jazz contemporâneoPublication . Aydos, Manoela de Lemos Pinto; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEste projeto artístico apresenta composições musicais atravessadas pela influência de culturas indígenas brasileiras e do jazz contemporâneo. A compositora Manoela Aydos expõe uma visão pessoal de sua trajetória, influências e processo de escrita. O primeiro capítulo apresenta uma breve contextualização de quando e como se abordou o estudo da música indígena no Brasil. O segundo capítulo descreve sobre o valor da música indígena como uma das raízes que deu vida à diversificada cena musical brasileira. São apresentados exemplos da influência direta da música indígena em obras da música erudita, instrumental e da música popular brasileira (MPB). Uma breve apresentação do trabalho de Marlui Miranda em conjunto com comunidades indígenas é também apresentada neste capítulo. O último capítulo aborda aspectos gerais do processo de composição da autora e elementos específicos de cada peça composta para este projeto.
- Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicaisPublication . Rei Ramos, Lucas; Penha, Rui Luís Nogueira; Almeida, Gilberto Bernardes deA utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa.
- Espaços expandidos: diálogos entre a tradição e a contemporaneidade no processo composicional para bandaPublication . Maciel, José Manuel Barbosa; Resende, Eugénio Manuel de AmorimEste trabalho insere-se no âmbito da composição musical, nomeadamente na composição para banda de música, tendo como recurso a música popular tradicional portuguesa. Numa primeira fase deste trabalho, são apresentados os elementos de investigação sobre música popular: sua definição e sua utilização como recurso para a produção de música erudita. Numa segunda fase, partindo daqueles elementos e estabelecem-se os princípios orientadores e os métodos composicionais convenientes para a criação de novas composições. Como corolário deste trabalho, são apresentadas duas novas composições, pretendendo-se, com elas, contribuir no esforço de diversificação e de enriquecimento do repertório de música portuguesa para banda.
- Teatro musical em português - um modelo com banda sinfónicaPublication . Costa, Catarina Melo; Resende, Eugénio Manuel de AmorimO teatro musical é uma prática que envolve três grandes áreas artísticas: a música, o teatro e a dança. Esta dissertação tem o seu foco no estudo técnico e histórico deste género, assim como na elaboração da respetiva produção artística original. A produção original propõe um modelo possível de teatro musical português para banda sinfónica. O foco deste trabalho centra-se na prática musical, tendo em consideração a orquestração escolhida, que condicionou questões de sonoridade e linguagem. Também o texto foi objeto de um processo de criação seguindo modelos adotados da escrita para teatro. A área da dança e do movimento não é intencionalmente objeto de abordagem nesta dissertação.