ESMAE - DM - Composição
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- Composição com autómatos celularesPublication . Van Ransbeeck, Samuel; Pereira, José Miguel RibeiroOs autómatos celulares são interessantes modelos teóricos para a modelagem de processos complexos, tornando-os mais fáceis de entender. Estes modelos têm sido utilizados em diversos ramos das ciências. Tal como outros modelos matemático-teóricos, os autómatos celulares têm potencial para ser utilizados em meios musicais. Esta Tese introduz o leitor, de forma abrangente, no universo dos autómatos celulares. Primeiramente, são explicadas as bases dos autómatos celulares, seguidas por exemplos de aplicações nas ciências. A segunda parte centra-se sobre as aplicações musicais de autómatos celulares, numa abordagem teórica, enquanto a terceira parte apresenta três casos de estudo que usam os processos teóricos definidos anteriormente.
- Um modelo de transformação harmónica, hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeitaPublication . Moreira, Daniel Filipe Pinto; Resende, Eugénio Manuel de AmorimO objectivo fundamental desta tese é definir um modelo de transformação harmónica. Este modelo procura sistematizar alguns aspectos da minha prática compositiva recente, centrada na utilização estrutural da harmonia no quadro de uma concepção dinâmica da forma musical, enquanto fluxo inteligível de tensão e distensão. Dois aspectos têm sido centrais nesta abordagem da harmonia: a utilização de uma ampla variedade de tipos de estruturas harmónicas; a sua hierarquização estrutural em função de pontos de referência de relativa estabilidade, associados à força harmónica do intervalo de quinta perfeita. A tese começa por enquadrar a questão num âmbito mais abrangente, investigando sistematicamente as várias dimensões envolvidas na ideia de transformação (ou progressão) harmónica, por um lado, e caracterizando algumas das abordagens mais relevantes existentes na literatura, por outro. Seguidamente, é então definido e caracterizado o modelo de transformação harmónica hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeita, o qual: i) é definido num espaço musical cromático; ii) apresenta a transformação harmónica em dois níveis estruturalmente diferenciados (transformação de acordes e de campos harmónicos, ou seja, respectivamente, progressão harmónica e modulação entre campos harmónicos); iii) define o espaço musical de modo dual (como um espaço harmónico e um espaço de condução de vozes); iv) procura sintetizar elementos teóricos associados a um paradigma transformativo e a um paradigma modulatório. Por fim, são apresentadas várias aplicações analíticas deste modelo, com base em música de vários compositores do século XX e numa minha peça recente, composta durante o período de frequência do Mestrado.
- Intervenção humana nos processos de composição algorítmica: estratégias de controlo sobre o indeterminismoPublication . Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues da; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaEsta tese aborda estratégias composicionais centradas na formalização de processos musicais que envolvam o indeterminismo em vários graus. Partindo da definição de algoritmo e composição algorítmica, é efectuado um resumo histórico da utilização de processos formais na música, com vista a poder formular um sistema composicional personalizado. Este sistema é definido pelo processo interactivo entre compositor, instrumentista e programador musical, que criam assim uma ligação flexível. A flexibilidade desta ligação, expressa musicalmente por obras que possuem características adaptativas a tempos e espaços distintos, é conseguida através da interferência humana, em pontos distintos e em diferentes graus, ao longo do processo de criação musical.
- Interacção entre técnicas compositivas e programação para formações mistasPublication . Silva, Igor Filipe Costa e; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaA presente dissertação tem como objectivo definir algumas das principais formas de interacção entre instrumentos e electrónica presente na minha prática compositiva, totalmente focada na música para formações mistas. Durante o período de frequência no Mestrado em Composição e Teoria Musical, seis obras para este tipo de formação foram compostas com o propósito de experimentar diferentes formas de relação entre instrumentos e electrónica. Estas mesmas obras demonstram diversas abordagens pessoais à música mista, com formações desde instrumento solo e electrónica, até grande orquestra e electrónica, podendo assim obter diferentes perspectivas sobre esta prática compositiva. São apresentadas três importantes abordagens na composição para este tipo de formações: em primeiro lugar, serão apresentadas algumas das principais técnicas de escrita instrumental abordadas na minha prática compositiva, usadas com o objectivo de criar uma ponte entre as estas duas realidades coexistentes – instrumentos e electrónica. Em segundo lugar, serão abordadas as diferentes formas de sincronização entre instrumentos e electrónica, relativamente à escrita instrumental e electrónica, bem como as suas influências nos processos compositivos e performativos. Em terceiro e último lugar, serão apresentadas diferentes abordagens à realização da electrónica em concerto, com base nas obras originais referidas anteriormente. A programação informática da electrónica usada nas minhas obras, será analisada com o objectivo de demonstrar algumas das possibilidades de realização de electrónica em contexto performativo. No primeiro capítulo, será efectuada uma revisão bibliográfica, na qual serão analisados excertos de várias obras de diversos compositores, nas quais as técnicas anteriormente referidas são abordadas. Desta forma, será possível perceber as diferentes visões sobre estas mesmas técnicas do ponto de vista dos principais compositores e teóricos no âmbito da música mista. No segundo capítulo, serão analisados diversos excertos das minhas obras apresentadas e anexadas na presente dissertação. Desta forma, pretendo analisar e demonstrar como as diferentes formas de interacção e coexistência entre grupo instrumental e electrónica são atingidas através das técnicas abordadas nestas obras. No terceiro capítulo, serão abordadas as diferentes técnicas de sincronização para formações mistas, relativamente à escrita instrumental e electrónica, com base na minha produção compositiva. No quatro e último capítulo, será abordada a problemática da execução da electrónica em concerto, de um ponto vista pessoal, tendo como base as minhas obras apresentadas na presente tese. Desta forma, os vários sistemas programados em Max/MSP serão descritos e analisados, demonstrando as várias abordagens à electrónica em contexto performativo, a qual é readaptada de obra para obra, consoante as especificidades técnicas e musicais.
- Estudo sobre as relações entre música e pintura e processos composicionaisPublication . Hamido, Omar Costa; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaEsta tese constitui um estudo aprofundado sobre as relações entre música e pintura no processo composicional. Sob a perspetiva da correspondência entre música e pintura são revistas várias abordagens, incluindo trabalhos do autor. Também são discutidas perspetivas opostas, de divergências entre música e pintura. É proposto um esquema de enquadramento das abordagens referidas por tipos de relações, entre música e pintura, e um desses tipos é aprofundado, produzindo uma proposta de técnica composicional e um modelo para a composição de música e pintura. Por fim, são apresentados um software, uma obra musical, e uma pintura.
- Aproveitamento de elementos da estética Glitch na escrita instrumental tradicionalPublication . Tapadas, João Pedro Coimbra Martins; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaO projecto entregue no âmbito do Mestrado em Teoria e Composição incidiu na recolha de elementos musicais oriundos da Estética Glitch e consequente aplicação na escrita para instrumentos tradicionais. O Glitch surge nos anos 90 e a sua estética reside na utilização abusiva de gravações áudio ou de tecnologia digital, sons sem altura definida, que se poderiam categorizar como ruído, mas que pertencem à tradição da Composição por Timbre. Deste modo, a investigação prévia traçou a genealogia do Timbre cuja aplicação na escrita musical eclode nas primeiras décadas do século XX e se estende até aos nosso dias. Como aplicação prática desta investigação escrevi duas obras, uma para Clarinete Baixo e Electrónica em Tempo Real e a segunda para Música de Câmara e electrónica em Tempo Real. Em ambas, foram aplicados elementos Glitch na escrita musical. Foram analisados e descritos, procedimentos da aplicação destes gestos Glitch na obra para Clarinete Baixo e Electrónica em Tempo Real. Por último são apontados algumas áreas para estudo futuro, que podem contribuir no aprofundar do objecto de estudo desta dissertação.
- O compositor em espaço cénico: estudo de alguns processos correlacionaisPublication . Ferreira, João Filipe Martins; Resende, Eugénio Manuel de Amorim; Durães, António Alberto Calçada MirandaA presente dissertação surge no contexto da criação artística musical e pretende abranger um campo de possibilidades na exploração das relações entre os processos de composição musical e a experiência artística conduzida a partir da criação musical para as outras artes, recorrendo para tal à produção de conhecimento de significativa importância para mim no processo de coesão e competência artísticas. No contexto de processos relacionais múltiplos, é pretendido questionar dentro da criação musical, o limiar da ação ao nível do espaço, do movimento e do visual, em interligação com, entre outros, o instrumentista, o ator e o autor. Coloca-se assim em perspetiva o binómio da realidade espacial e do mundo visual, duas componentes em correlação musical. Numa atitude expansível de conhecimento e que em nada deveria ser fragmentária, como compositor, ao encontro dos meus interesses sobre a performance artística, é imperativo perceber a minha prática que coloca todas estas condicionantes em discussão, à emergência de um caminho confrontado com outros anteriormente percorridos.
- Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"Publication . Neves, António Pedro Saramago Campos; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraO objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting.
- A estrutura cíclica como estratégia temporal no processo composicionalPublication . Carvalho, Diogo André Novo de Almeida; Resende, Eugénio Manuel de AmorimNesta dissertação procurou realizar-se um estudo sistemático sobre a forma como a estrutura cíclica pode ser entendida enquanto estratégia temporal no processo da composição musical. Com esta sistematização pretendeu-se ordenar alguns aspetos da minha prática composicional, focada na utilização de estruturas no contexto de uma dinâmica temporal da música, enquanto força impulsionadora de tensão e distensão. Relativamente à dinâmica temporal, abordaram-se três aspetos, de entre os fundamentais: a estrutura cíclica, o silêncio associado ao timbre como ferramenta de projeção temporal de uma obra musical e a compreensão do impacto deste na própria estrutura. A dissertação começa por enquadrar as várias dimensões envolvidas na ideia do tempo numa perspetiva mais abrangente, em disciplinas relacionadas com áreas de conhecimento como a filosofia e a psicologia. Em seguida, abordou-se o tempo sob o ponto de vista estritamente musical, procurando compreender quais os fatores que permitem a transformação da nossa perceção e a categorização de estruturas musicais como imagem do tempo. Observou-se de forma particular a estrutura cíclica, pela qual se pretendeu fazer um estudo o mais sistemático possível de alguns processos temporais, utilizando o silêncio associado ao timbre, como ferramenta composicional e examinando ainda a forma como os elementos referidos anteriormente se relacionam ao nível da memória e na perceção temporal da música. Por fim, analisou-se uma obra de cada um dos três compositores selecionados do séc. XX e três da minha autoria, compostas no decurso do Mestrado, nas quais se procurou observar a articulação entre tempo e silêncio.
- Repertório português para banda: as convergências e divergências das práticas de repertório com a evolução da banda no panorama português, dos finais do século XIX até aos nossos diasPublication . Campos, Joaquim Jorge Neto; Coimbra, Daniela da Costa; Granjo, AndréO objectivo do presente estudo foi o de explorar de que forma as questões socioculturais da história de Portugal influenciaram a actividade da Banda e o de aferir se o repertório que as bandas actualmente tocam corresponde à evolução verificada ao nível do seu potencial artístico. Finalmente é apresentado um projecto de composição para banda em concerto. Foi realizada uma análise do repertório tocado em práticas performativas de concerto recorrendo a notas de programa, registos dos arquivos das bandas militares, e vários arquivos pessoais. Para cada período temporal definido, foram considerados factores como o impacto dos factores socioculturais ou a instrumentação disponível. Da análise dos documentos emergiram três períodos temporais distintos cujo tipo de repertório foi dividido nas seguintes categorias: repertório nacional e estrangeiro (original, transcrito, arranjo e estreias nacionais ou absolutas), repertório de banda militar e repertório de banda civil. Neste último foi ainda considerado o repertório de banda comunitária, académica e de projecto. Os resultados indicam que em meados do século XIX até ao período da implantação da República as lutas político-partidárias e as necessidades socioreligiosas contribuíram para um forte desenvolvimento das Bandas no território nacional. Numa segunda fase, a implantação do Estado Novo, as duas Grandes Guerras Mundiais e o regime ditatorial fascista travam este desenvolvimento, sobretudo nas bandas civis. Após o 25 de Abril, verifica-se uma convergência de acções de entidades públicas e privadas que potenciam a melhoria das condições económicas, educativas e sociais das Bandas, cujo alcance ainda hoje é visível. Dos finais do século XIX até à República há uma prática de repertório que é consentânea com a estética musical da época. Na segunda fase, verifica-se no âmbito das bandas comunitárias, uma estagnação e até retrocesso nas práticas de repertório. O pós-25 de Abril, traz consigo uma preocupação ao nível do Estado em melhorar a qualidade da prática musical, que conduziu ao presente período de evolução no qual a correlação entre o potencial artístico deste tipo de agrupamentos e a estética do repertório que praticam emerge novamente.