ESMAE - DM - Composição
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- Analogia sonora na música vocal contemporâneaPublication . Oliveira, Isabella da Silva; Moreira, Daniel Filipe PintoEsta tese apresenta, no seu primeiro capítulo, o conceito de analogia musical a partir do trabalho de Lawrence M. Zbikowski e traz este conceito para a análise do repertório vocal contemporâneo. Em seguida, no segundo capítulo introduz o conceito da desanalogia, trazendo também para a análise o comportamento e expressões faciais dos intérpretes, desta forma reunindo o âmbito do texto, da música e do comportamento para analisar as analogias e desanalogias encontradas numa determinada peça. No terceiro capítulo, é analisada a peça Conscience (2023), que integra o meu portfólio de composição, constituindo o culminar de toda a investigação. Composta especialmente como forma de explorar estes três âmbitos, esta peça demonstra como a música ganha mais camadas de significado por meio das analogias e desanalogias compostas entre música, texto e comportamento.
- Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicaisPublication . Rei Ramos, Lucas; Penha, Rui Luís Nogueira; Almeida, Gilberto Bernardes deA utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa.
- Aproveitamento de elementos da estética Glitch na escrita instrumental tradicionalPublication . Tapadas, João Pedro Coimbra Martins; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaO projecto entregue no âmbito do Mestrado em Teoria e Composição incidiu na recolha de elementos musicais oriundos da Estética Glitch e consequente aplicação na escrita para instrumentos tradicionais. O Glitch surge nos anos 90 e a sua estética reside na utilização abusiva de gravações áudio ou de tecnologia digital, sons sem altura definida, que se poderiam categorizar como ruído, mas que pertencem à tradição da Composição por Timbre. Deste modo, a investigação prévia traçou a genealogia do Timbre cuja aplicação na escrita musical eclode nas primeiras décadas do século XX e se estende até aos nosso dias. Como aplicação prática desta investigação escrevi duas obras, uma para Clarinete Baixo e Electrónica em Tempo Real e a segunda para Música de Câmara e electrónica em Tempo Real. Em ambas, foram aplicados elementos Glitch na escrita musical. Foram analisados e descritos, procedimentos da aplicação destes gestos Glitch na obra para Clarinete Baixo e Electrónica em Tempo Real. Por último são apontados algumas áreas para estudo futuro, que podem contribuir no aprofundar do objecto de estudo desta dissertação.
- A bateria na música contemporânea: uma abordagem compositivaPublication . Silva, Tiago Matos Correia Pinho da; Andrikopoulos, DimitriosEsta dissertação é uma busca pela expansão das capacidades sonoras da bateria. São apresentadas obras onde a bateria entra em diálogo com instrumentos e técnicas comumente usadas na música contemporânea actual. É dada uma abordagem histórica e estética ao instrumento e à composição para este. Por fim são apresentadas as obras compostas e as técnicas utilizadas na bateria para a escrita das mesmas.
- Cantos de ballenas en la composición musical contemporáneaPublication . Domínguez Escalona, Álvaro; Andrikopoulos, DimitriosLa idea de crear música a través del sonido animal, en concreto de los cetáceos, es el eje y tema central de esta disertación. En ella exploraremos diferentes áreas que implican el estudio de ambas materias. A su vez, revisaremos las principales ideas sobre el paisaje sonoro y lo relacionaremos directamente con los sonidos del mar y las ballenas, revisando sus principales cualidades, características y problemáticas medioambientales. Por otra parte, realizaremos una búsqueda de obras y autores que han trabajado con el sonido de los cetáceos para conocer lo que se ha hecho en la música contemporánea, y así, tener una mayor perspectiva. La creación de una serie de obras compuestas a partir de todas estas ideas, respaldadas por una base teórica y conceptual, será el propósito de esta disertación.
- Características do romantismo na atualidadePublication . Znachonak, Dinis Alexandre Dantas Esteves; Andrikopoulos, DimitriosA minha dissertação têm como objetivo investigar e determinar as características que definem o movimento romântico: os movimentos antecedentes; o contexto urbano, rural, político, social da época; o indivíduo romântico: um ser puramente emocional e expressivo; o artista como ser da natureza; as características do movimento pós e neo-romântico; as características do romantismo inserido na atualidade; e análise do meu reportório composicional. Neste sentido, pretendo dar a entender como é que consigo adotar uma escrita composicional atual inspirada numa estética romântica e pretendo dar a entender a importância que o romantismo deve ter na nossa sociedade para que consigamos formar uma comunidade mais sensível, unida, justa, desenvolvida e compreensível.
- Composição com autómatos celularesPublication . Van Ransbeeck, Samuel; Pereira, José Miguel RibeiroOs autómatos celulares são interessantes modelos teóricos para a modelagem de processos complexos, tornando-os mais fáceis de entender. Estes modelos têm sido utilizados em diversos ramos das ciências. Tal como outros modelos matemático-teóricos, os autómatos celulares têm potencial para ser utilizados em meios musicais. Esta Tese introduz o leitor, de forma abrangente, no universo dos autómatos celulares. Primeiramente, são explicadas as bases dos autómatos celulares, seguidas por exemplos de aplicações nas ciências. A segunda parte centra-se sobre as aplicações musicais de autómatos celulares, numa abordagem teórica, enquanto a terceira parte apresenta três casos de estudo que usam os processos teóricos definidos anteriormente.
- Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"Publication . Neves, António Pedro Saramago Campos; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraO objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting.
- Composição para orquestra de sopros, de uma leitura de Otonifonias de Joly Braga SantosPublication . Lima, Bernardo Ramos; Resende, Eugénio Manuel de AmorimCom esta dissertação, pretende o autor contribuir e participar no alargamento do reportório português para Orquestra de Sopros/Banda, baseando-se em duas estruturas instrumentais, mas de fácil adaptação à maioria das bandas portuguesas amadoras. O texto que se segue constitui a parte teórica do projeto. As partituras da parte prática estão incluídas no decorrer do texto e serão apresentadas publicamente pela Orquestra de Sopros da ESMAE no Teatro Helena Sá e Costa.
- Composição para sopros assistida por computadorPublication . Portela, Jorge Manuel Sousa; Andrikopoulos, DimitriosA dissertação aqui apresentada centra-se na composição para sopros, no contexto de ensembles com as mais diversas dimensões. O meu trabalho na área segue a aplicação dos conceitos da Composição Assistida por Computador (CAC - Computer Aided Composition) na exploração de uma atitude espectral. O seu desenvolvimento assenta em pesquisas efetuadas em artigos, livros e outras dissertações como reflexão própria, assim como em conhecimentos adquiridos no decorrer da licenciatura; quer através das análises de obras, quer através da aplicação dos conceitos teóricos em composições espectralistas. Dadas as delimitações temporais da composição assistida por computador, bem como o desenvolvimento de técnicas espectrais na composição, o meu estudo, acerca da composição para sopros centra-se a partir da segunda metade do séc. XX. Na procura de uma atitude espectral, darei especial importância ao estudo do timbre e do tempo. Sob o ponto de vista tímbrico, o objecto do estudo é o som de origem acústica, no sentido dos sons recolhidos de instrumentos musicais ou sons de fontes extra musicais, como por exemplo os sons da Natureza e o ruído. Na abordagem ao tempo, interessar-me especialmente as estruturas métricas denominadas árvores rítmicas, conforme apresentadas por William Tecumseh Sherman Fitch no artigo Rhythmic cognition in humans and animals: distinguishing meter and pulse perception, (Fitch, 2013), pois afiguram-se como sendo o que mais se aproxima da abordagem composicional que pretendo estudar e aplicar. Neste projeto, o computador é uma plataforma importante pela utilização de programas de análise e edição de som como Spear, bem como os programas de assistência na CAC, o PWGL. O Computador assume assim um papel essencial no processo composicional.