Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-16"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Insights into the 3D In Vitro Permeability and In Vivo Antioxidant Protective Effects of Kiwiberry Leaf Extract: A Step Forward to Human Nutraceutical UsePublication . Silva, Ana Margarida; Almeida, Andreia; Dall’Acqua, Stefano; Loschi, Francesca; Sarmento, Bruno; Costa, Paulo C.; Delerue-Matos, Cristina; Rodrigues, FranciscaActinidia arguta (Siebold & Zucc.) Planch. ex Miq. (kiwiberry) leaves are a source of phenolic compounds with pro-health biological effects, such as antioxidant and anti-inflammatory activities. Despite the huge number of studies reporting the composition of A. arguta leaves, no in vitro or in vivo studies explore its potential use as nutraceutical ingredient based on these activities. Therefore, this study aims to characterize the safety profile of kiwiberry leaf extracts using in vitro and in vivo approaches through the assessment of intestinal cell viability (Caco-2 and HT29-MTX), 3D intestinal permeation, and, most important, the redox markers, biochemical profile and liver and kidney function effects after the animal assays. Briefly, wistar rats were orally treated for 7 days with kiwiberry leaf extracts (50 and 75 mg/kg bw), water (negative control), or vitamin C (positive control). The cell viability was above 90% at 1000 μg/mL for both cells. Coumaroyl quinic acid and rutin achieved a permeation higher than 25% in the 3D intestinal model. The animal studies confirmed the extracts’ ability to increase superoxide dismutase, glutathione peroxidase, and catalase content in animals’ livers and kidneys while simultaneously decreasing the triglycerides content. This study highlighted the antioxidant capacity of kiwiberry leaf extracts, ensuring their efficacy and safety as a nutraceutical ingredient
- As Políticas Fiscais e a Igualdade de Género: perceção e atitude da população portuguesaPublication . Matias, Bruna Filipa Ventura; Oliveira, Helena Maria da CostaAo longo das últimas décadas, um dos principais objetivos governamentais consubstancia-se na geração de receitas públicas, capazes de dar resposta ao financiamento dos serviços públicos essenciais. Contudo, recentemente, o debate político e fiscal tem trazido a palco a questão de quem deve contribuir, num maior volume, para o sistema fiscal. Surge, assim, a necessidade de implementar um sistema tributário justo, equilibrado e harmonioso, permitindo que os contribuintes com menor capacidade contributiva possam ser tributados proporcionalmente, atendendo o respetivo rendimento disponível. Desta forma, num primeiro momento, a presente dissertação, atendendo as principais diferenças socioeconómicas entre contribuintes de distintos géneros, procura apresentar uma revisão da literatura concisa, através de uma análise bibliográfica. De seguida, com o principal objetivo de analisar a perceção e a atitude da população portuguesa perante a relação entre as políticas fiscais vigentes e a igualdade de género, realizou-se um estudo quantitativo suportado por um questionário realizado à população em geral. Através do estudo empírico realizado, concluiu-se que, globalmente, a variável sociedomográfica “género” dos inquiridos não é uma variável relevante para a perceção e a atitude demonstrada. Além do mais, concluiu-se que a amostra, constituída por 200 elementos, tende a selecionar a opção de “não discordar, não concordar”, atendendo a escala interpretativa de Likert, demonstrando um elevado nível de imparcialidade para com o tema em estudo. Assim sendo, a presente dissertação reúne e compila a revisão da literatura relevante e, por outro lado, desenvolve um estudo empírico que contribui para o aumento da compreensão da temática, atendendo o contexto português.
- Práticas de Marketing Digital: Relatório de Estágio na Empresa SamsysPublication . Fonseca, Andreia Sofia da Silva; Santos, José de FreitasNo âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Marketing Digital, foi elaborado o presente relatório que tem por objetivo descrever as inúmeras atividades realizadas ao longo do estágio curricular. Este estágio decorreu na empresa Samsys e teve a duração de 3 meses (400 horas), estando compreendido entre o período de 2/11/2021 a 7/02/2022. De forma genérica, as funções no departamento de Comunicação e Marketing da empresa, focaram-se em tarefas relacionadas com as atividades de Marketing Digital, como a análise de concorrência, a criação de planos estratégicos de comunicação, as estratégias de Inbound Marketing, a análise das redes sociais, a criação de conteúdos para as redes sociais (Instagram e Facebook), a redação de artigos para blog, a criação de campanhas de E-mail Marketing, a criação de anúncios em Google Ads e Social Ads, a análise e definição de estratégias de SEO, a mensuração de resultados das atividades realizadas, entre outras atividades relacionadas. Deste modo, a partir da experiência de estágio na Samsys foi possível adquirir e aplicar conhecimentos adquiridos na parte curricular do mestrado em Marketing Digital em contexto real de trabalho, sobre as mais variadas atividades de Marketing Digital, aplicando os respetivos conhecimentos e, com isso, ajudando a alcançar os objetivos de comunicação definidos para as diferentes empresas.
- Práticas de marketing digital: estágio na empresa WeboostPublication . Matias, Diana Figueiredo; Santos, José de FreitasThe report presents some concepts within the area of digital marketing, namely social networks, content marketing and email marketing, in order to understand their application in the context of digital marketing. Additional importance was given to the creation of content and the description of the tasks that are performed at Weboost – Digital Marketing Agency. The internship's professional experience allowed the application of digital marketing knowledge in the creation of content for social networks for several of the company's clients. From monthly planning (choosing the theme of each publication and developing copies), blog articles, content scheduling, email marketing, benchmarking, website optimization through keywords and meta descriptions (SEO) to customer contact.
- Cinematografia e desconforto: a utilização de enquadramentos não convencionais e iluminação high-key na curta-metragem BéganPublication . Gomes, Filipa Castro; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoO presente ensaio pretende explorar a importância do enquadramento na narrativa, dando-se particular atenção ao ângulo de câmera. A composição vai além da estimulação visual e estética, assume um papel preponderante na revelação cadenciada do personagem na narrativa. Simultaneamente, abordar-se-á o estilo de iluminação high-key, normalmente caracterizado por oferecer um ambiente difuso, pouco contrastado e bidimensional, habitualmente, ausente de tensão. Estas duas vertentes do desenvolvimento teórico procuram, conjuntamente, oferecer elementos que caracterizem as personagens. Este trabalho encerra com a exposição e análise da metodologia utilizada no processo de direção de fotografia da curta-metragem de ficção Bégan.
- Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicaisPublication . Rei Ramos, Lucas; Penha, Rui Luís Nogueira; Almeida, Gilberto Bernardes deA utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa.
- Integração da sustentabilidade no balanced scorecardPublication . Amorim, Cristiano Isaías Alves; Oliveira, Helena Maria da CostaThe current paradigm emerges within companies the concern in sustainability in its fullness, covering the different and extensive areas that it can and should cover. There is a need to implement and improve sustainability awareness among the business relationship players, as well as to apply several ways to measure and control it, conciliating a management tool that focuses not only on financial and operational aspects but also on this important issue and meets the vision, mission and strategy of the company. The Balanced Scorecard appears as the most appropriate tool to achieve synergetic results in all phases, covering four traditional perspectives, to which this case study adds a fifth concerning sustainability. This work aims to develop a proposal to implement a Sustainability Balanced Scorecard for a company in the Information Technology and Services distribution sector. The proposal consists of the elaboration of a strategic map according to the vision and mission of the company and the identification of the cause-effect relationships among the sustainable, operational and financial perspectives. In this way, the synergetic benefits between the perspectives will be reconciled, bringing the company closer to a more sustainable reality. The proposal will also take into consideration the personal and professional development of the employees and their relationship with the customers. The methodology will be composed of bibliographical research, document analysis, semi-structured interviews and direct observation. The analysis carried out resulted in a better understanding of the vision and strategy of the company and its relationship with the interests of the employees and other stakeholders, emphasizing the sustainable presence, allied to short and long-term objectives, showing that the implementation of a tool that aggregates synergic value in the operational, sustainability and financial perspectives is worthwhile.
- O golfe como produto turístico em Portugal: hotelaria e eventosPublication . Lousada, Rodrigo Megre Ferreira Amorim; Ferreira, AnaNas últimas décadas, os eventos, independentemente da sua tipologia, têm-se destacado e ganho relevância no enquadramento do turismo. Quando nos referimos em particular ao turismo desportivo do golfe os eventos assumem-se como fundamentais tanto para os jogadores, motivando-os a viajar para participar neles, como para os prestadores de serviço neles envolvidos, nomeadamente a hotelaria e serviços conexos. Os eventos de golfe apresentam-se, assim, como uma ferramenta de atração de turistas e de fidelização dos mesmos a hotéis e destinos. A presente investigação pretende compreender de que forma os eventos de golfe dinamizam o turismo interno e a hotelaria portuguesa. Esta investigação é sustentada por uma investigação bibliográfica, na qual se baseou o processo metodológico de recolha de dados qualitativos e quantitativos, dando origem a um inquérito e uma entrevista com vista à obtenção de dados para, assim, serem atingidos os objetivos propostos com a realização da investigação. É nossa convicção que os eventos de golfe, a nível nacional, criam uma movimentação de praticantes da modalidade que estão dependentes da hotelaria como prestador de serviços, desenvolvendo-se uma atividade que origina um impacto positivo na hotelaria.
- Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial portuguêsPublication . Amorim, Diana Sofia Ramos; Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro TeixeiraAlthough it is currently possible for anyone to publish a book, not everyone achieves the desired goal – recognition. Regardless of the path chosen by the author, the battle for publication, in Portugal, entails a long path, with the necessary help of marketing strategies to reach a certain sales range. In the present work, a systematic analysis of the literature focused on the publishing market and digital marketing was carried out in order to understand how books are published through traditional publishing, vanity publishing or independently. It was also intended to analyze the marketing strategies incorporated in the market and to evaluate the possibility of introducing new strategies. Thus, a qualitative methodology was designed with the purpose of collecting empirical data that could enhance the perceptions resulting from the literature review. The analysis of the interviews conducted with various participants in this area allowed the understanding of different dimensions of a market considered small, considered small, where the promotion work of said participants and the focus the focus on knowledge and involvement of the book community present on social media is essential for its growth.
- O impacto da introdução de repertório não erudito no ensino especializado da música: revisitando as minhas vivênciasPublication . Gonçalves, Catarina Inácio; Alves, Jorge Miguel Costa; Veich, HazelNo presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que primeiramente é feita uma caracterização e contextualização histórica da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando as matrizes, os critérios de avaliação e conteúdos programáticos da disciplina de Viola d’Arco. No segundo capítulo foi descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Investigação, que teve como principal foco a introdução de repertório não erudito no ensino da música, bem como a reflexão acerca das minhas vivências enquanto aluna da Escola de Artes do Alentejo Litoral.