Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto da introdução de repertório não erudito no ensino especializado da música: revisitando as minhas vivências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Catarina_Gonçalves_MEM_2022.pdf1.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que primeiramente é feita uma caracterização e contextualização histórica da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando as matrizes, os critérios de avaliação e conteúdos programáticos da disciplina de Viola d’Arco. No segundo capítulo foi descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Investigação, que teve como principal foco a introdução de repertório não erudito no ensino da música, bem como a reflexão acerca das minhas vivências enquanto aluna da Escola de Artes do Alentejo Litoral.
This Supervised Teaching Practice Report contains all the activities developed in Conservatório de Música do Porto during the academic year 2021/2022, as part of the Master in Music Teaching of the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto and Escola Superior de Educação. The work is divided into three chapters: firstly, it's given a historical characterization and contextualization of the teaching institution where the internship took place, presenting the matrices, the evaluation criteria and programmatic contents of the Viola d'Arco subject. The second chapter describes the Supervised Teaching Practice, in which it reports the observed and supervised lessons. In the third chapter the Research Project is presented, which had as main focus the introduction of non-erudite repertoire in music teaching, as well as the reflection about my experiences as a student of Escola de Artes do Alentejo Litoral.

Description

Keywords

Ensino da música Prática educativa Repertório não erudito Escola de Artes do Alentejo Litoral Music teaching Educational practice Non-erudite repertoire

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License