Repository logo
 
Publication

O impacto da introdução de repertório não erudito no ensino especializado da música: revisitando as minhas vivências

dc.contributor.advisorAlves, Jorge Miguel Costa
dc.contributor.advisorVeich, Hazel
dc.contributor.authorGonçalves, Catarina Inácio
dc.date.accessioned2023-01-02T17:20:47Z
dc.date.available2023-01-02T17:20:47Z
dc.date.issued2022-11-16
dc.description.abstractNo presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que primeiramente é feita uma caracterização e contextualização histórica da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando as matrizes, os critérios de avaliação e conteúdos programáticos da disciplina de Viola d’Arco. No segundo capítulo foi descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Investigação, que teve como principal foco a introdução de repertório não erudito no ensino da música, bem como a reflexão acerca das minhas vivências enquanto aluna da Escola de Artes do Alentejo Litoral.pt_PT
dc.description.abstractThis Supervised Teaching Practice Report contains all the activities developed in Conservatório de Música do Porto during the academic year 2021/2022, as part of the Master in Music Teaching of the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto and Escola Superior de Educação. The work is divided into three chapters: firstly, it's given a historical characterization and contextualization of the teaching institution where the internship took place, presenting the matrices, the evaluation criteria and programmatic contents of the Viola d'Arco subject. The second chapter describes the Supervised Teaching Practice, in which it reports the observed and supervised lessons. In the third chapter the Research Project is presented, which had as main focus the introduction of non-erudite repertoire in music teaching, as well as the reflection about my experiences as a student of Escola de Artes do Alentejo Litoral.pt_PT
dc.identifier.tid203134591pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21267
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectRepertório não eruditopt_PT
dc.subjectEscola de Artes do Alentejo Litoralpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectNon-erudite repertoirept_PT
dc.titleO impacto da introdução de repertório não erudito no ensino especializado da música: revisitando as minhas vivênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, viola d'arcopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Catarina_Gonçalves_MEM_2022.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: