ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
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Recent Submissions
- O Concerto para piano e orquestra em Sol Maior de Maurice Ravel e os seus principais intérpretesPublication . Bidarra, Diogo José Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste projeto tem como objetivo o estudo da performance do Concerto para piano e orquestra em Sol Maior do compositor Maurice Ravel, através da memória descritiva da interpretação da obra nas suas diversas valências. Considerando a problemática das escolas pianísticas europeias (Lourenço, 2007), serão analisados aspetos técnicos que possam refletir a influência dessas escolas na interpretação e performance da obra. Seguindo um design metodológico de análise qualitativa, este trabalho vai consistir num estudo comparativo de gravações por pianistas de excelência, que defendem relevantes versões fonográficas do Concerto para piano e orquestra em Sol Maior de Maurice Ravel. As conclusões apontam para a constatação da assertividade e presença da escola francesa no que diz respeito à interpretação da obra em estudo, mas também para a diversidade artística nas interpretações por diferentes pianistas, os quais demonstram uma abordagem de grande profundidade musical e notável destreza técnica.
- Ansiedade na performance musical: uma análise comparativa entre trombonistas de Portugal e do BrasilPublication . Silva, Ivaldo Miranda da; Cabral, Inês SalselasO objetivo do presente estudo foi explorar e comparar a ansiedade na performance musical (APM) entre trombonistas de Portugal e do Brasil, analisando sua prevalência, fatores associados, impactos e padrões de manifestação. Além disso, buscou-se identificar semelhanças e diferenças culturais e pedagógicas entre os dois contextos, bem como estratégias utilizadas para mitigar os efeitos da APM. Participaram do estudo 167 trombonistas, sendo 74 portugueses (18–56 anos) e 93 brasileiros (20–65 anos), que responderam ao Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), validado para ambos os idiomas, além de um questionário sobre perfil demográfico e questões complementares alinhadas aos objetivos de investigação. Os resultados revelaram médias moderadas e comparáveis de APM entre os países, com prevalência estimada de 49,7% do total da amostra apresentando níveis moderados de ansiedade. Entre os principais fatores associados à APM, destacam-se a competitividade do meio musical, a escassez de oportunidades profissionais, a pressão por excelência e a insuficiente preparação psicológica durante a formação. O impacto da ansiedade manifestou-se tanto na prática musical quanto nas relações interpessoais, sendo relatado por grande parte dos participantes. No que se refere às estratégias para lidar com a APM, verificou-se baixa procura por acompanhamento profissional e uso de medicação, predominando métodos informais e autorregulados, como prática intensiva, simulação de apresentações e técnicas de relaxamento. Em conclusão, esta evidência sublinha a importância de políticas e intervenções pedagógicas e institucionais que promovam o apoio psicológico, bem como o desenvolvimento de estratégias preventivas e educativas para a gestão da APM, com vista ao bem-estar e desenvolvimento integral dos músicos.
- Marcos Portugal e a ópera europeia da épocaPublication . Silva, Adriana Vilas Boas e; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaEste projeto de investigação explora o Bel Canto, destacando a exigência técnica e estilística necessária para sua execução, bem como a escolha de repertório que melhor se adapta às minhas características vocais. Privilegiando compositores portugueses, a pesquisa inicia-se com Marcos Portugal e a ária Per amar abbiamo il core, cuja ligação foi percebida através de semelhanças com Mozart, compositor de preferência pessoal. A ideia surgiu após um espetáculo da ESMAE no Teatro São João e levou à ampliação do repertório para incluir também obras de Mozart, Donizetti e Bellini. O trabalho é estruturado em vários capítulos: uma introdução histórica sobre ópera e Bel Canto; a metodologia da investigação; uma análise das personagens das árias escolhidas, contextualizando o enredo e as necessidades técnicas e emocionais; e, por fim, uma análise performativa que relaciona o contexto das óperas, o perfil das personagens e as interpretações de artistas renomadas como Diana Damrau, Anna Netrebko e Mariella Devia, culminando com reflexões sobre as minhas próprias ideias interpretativas. As conclusões destacam que o estudo detalhado do contexto histórico, do perfil psicológico das personagens e da observação de performances internacionais contribui para um aprimoramento significativo na qualidade interpretativa e técnica.
- Chemins du Désir (musical): um estudo performativoPublication . Vergely, Lioba; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaA performance musical enquanto criação artística e enquanto ato performativo surge como uma inquietação, uma inadequação constitutiva no cruzamento entre a urgência expressiva do artista e a demanda do público e do seu reconhecimento. Se as intenções foram múltiplas, o Desejo (musical), porém, surgiu singular, e com um D maiúsculo, como o Destino da protagonista, da sua história que emergiu como um coup de dés (um lance de dados), como algo que se tornou consciente à medida que o arbitrário e o inconsciente se tornaram inevitáveis e necessários como a ordem do acaso, como aquilo que faz a vida evoluir com a sua parcela de divino e de misterioso, como o movimento e a evolução do próprio Ser. O objetivo prendeu-se em criar um espetáculo performativo que quebrasse as barreiras dos recitais tradicionais meramente interpretativos, isto é, apenas criativos enquanto interpretação de uma criação já existente. Ou seja, a sua originalidade é apenas uma cocriação ao nível da performance interpretativa. Ao contrário, no projeto agora apresentado, procurou-se que a criação e interpretação se tornassem intrínsecas ao processo criativo, bem como à performance final daí resultante na sua demanda do público e do seu reconhecimento interativo: criação/interpretação. Objetivos Específicos: a) Elaborar um texto que resuma os conhecimentos fundamentais sobre a performance a partir de 1960. b) Refletir e questionar a importância de uma performance vocal e cénica assente na criação artística, através da elaboração de um espetáculo original e da sua performance interpretativa. c) Estruturar as peças selecionadas para a realização de um recital e interligá-las através de um monólogo original criado por mim para o efeito. d) Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos para poder evoluir enquanto performer ao reunir novos conhecimentos. e) Aplicar os resultados da investigação no recital final de Mestrado e integrá-los na Conclusão final do trabalho reflexivo.
- Obras para canto e piano escritas por compositoras portuguesas dos séculos XX e XXIPublication . Rosa, Ana Maria da Silva; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deEste trabalho apresenta uma dissertação de mestrado que procura consciencializar o leitor sobre a falta de conhecimento de repertório feminino português que existe na atualidade, com a partilha de obras para canto e piano que não constam no repertório da grande maioria dos músicos. Através do estudo que realizei ao longo destes dois últimos anos de mestrado, que consistiu na análise de vários textos, bem como de entrevistas e partituras que estudei, analisei e apresentei no meu Recital Final de Mestrado a presente investigação reúne informação sobre quatro compositoras portuguesas contemporâneas e as suas obras para canto e piano, e o desenvolvimento do género feminino no meio musical ao longo da história. Apresenta ainda informação de outras obras de compositoras portuguesas, que fui descobrindo ao longo do meu trabalho de investigação, de modo a fornecer o máximo de repertório feminino português dos séculos XX e XXI.
- Obras cubanas del siglo XXI para clarinete solo: elaboración de un catálogoPublication . Rivas García, Mariolys; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Saiote, António Manuel CorreiaLa presente disertación de maestria presenta un catalogo de obras cubanas para clarinete solo compuestas en el siglo XXI. Una de ellas, Clariloquio, de Guido LópezGavilán, es analizada musical e interpretativamente, teniendo por base, además de la partitura y de la grabación existente en Youtube, las entrevistas realizadas al compositor y a la intérprete y a quien fue dedicada, Dianelys Castillo. El catálogo fue elaborado utilizando un cuestionario aplicado a todos los compositores cubanos localizados en fuentes primarias y secundarias cubanas y se asume como un instrumento imprescindible para el conocimiento e interpretación del repertorio para clarinete solo de compositores cubanos contemporáneos.
- O Método Feldenkrais e a sua funcionalidade: estratégias em prol da saúde do músicoPublication . Ribeiro, Teresa Joana Catto; Binyon, Claire Margaret; Barahal, Jed AnthonyEsta dissertação apresenta o Método Feldenkrais como uma abordagem que pode ajudar a prevenir e amenizar disfunções musculoesqueléticas relacionadas à prática musical, bem como a combater os fatores de risco que contribuem para o seu aparecimento. Partindo da experiência de mais de vinte anos desta autora como musicista de orquestra, o trabalho demonstra como essas queixas são comuns entre os músicos, podendo levar a vários tipos de distúrbios físicos, mentais, reumatológicos, neurológicos e psicológicos. Horas excessivas de prática, movimentos repetitivos e cadeiras desconfortáveis causam sobrecarga física e são identificados como os principais desencadeadores dessas disfunções. O uso do Método Feldenkrais é aqui analisado como uma forma de evitar e amenizar tais problemas. Para isso, o estudo afere a perpectiva de alunos da classe de Método Feldenkrais na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, sob orientação da professora Claire Binyon, investigando como o Método Feldenkrais pode contribuir para um melhor rendimento nos estudos ao proporcionar maior relaxamento e controle da tensão, assegurando assim, a saúde do instrumentista e uma melhor performance musical. A recolha de dados foi feita por meio de um inquérito desenhado para o efeito deste estudo e contou com a participação de 37 alunos da ESMAE. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que 95% dos alunos relatou já ter sentido dores físicas e problemas emocionais relacionadas à prática artística com dez anos ou menos de carreira. Esses resultados só reforçaram a necessidade de incorporar práticas, ferramentas e técnicas de conscientização corporal, a fim de que os músicos da nova geração tenham uma carreira musical mais longa e sem decorrências de lesões ou problemas psicológicos que afetem o seu rendimento ou até interrompam suas trajetórias muito cedo. Isso favorece inclusive aqueles que já têm sua carreira consolidada, mas que sofrem com as consequências da profissão, podendo recorrer ao Método Feldenkrais para amenizar os seus prejuízos.
- The fantasy influence in York Bowen´s first viola sonataPublication . Sogorescu-Herdes, Madalina Maria; Alves, Jorge Miguel da CostaFantasy, with its roots in folklore and oral tradition, has long inspired artists across literature, painting, and music to delve into imaginative realms, as a way of expressing their ideas. This project explores the characteristics of the fantasy in arts, with a particular focus on music, through the repertoire of British composer York Bowen. This study is divided into two main sections: an overview of Bowen's influence and style within early XX century British music, and a detailed interpretative analysis of his Phantasy for Viola and Piano, Op. 54, and Sonata No. 1 for Viola and Piano, Op. 5. The first chapter outlines Bowen's artistic legacy, tracing his influences, compositional style, and the unique qualities that make his works so suited for the viola. The second chapter applies the concept of fantasy – rooted in mythology and folklore – to the interpretation of Bowen's viola works, encouraging the imaginative and personal process, contrasting with traditional academic performance training, which might limit artistic autonomy. This project proposes a broader interpretive framework, encouraging the exploration of alternative artistic expressions in Bowen's music, too often limited at lyric expression, due to its extremely romantic style.
- El análisis musical como herramienta para la construcción de una interpretación pianísticaPublication . Gutiérrez Díaz, Eliezer; Coelho, Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges; Moreira, Daniel Filipe PintoEl papel del análisis musical en la interpretación ha generado un debate amplio y polarizado: por un lado, están los que defienden la preponderancia del análisis musical sobre la interpretación; por otro lado, los que desechan cualquier utilidad del análisis en un contexto interpretativo. El presente estudio defiende una perspectiva intermedia: el análisis musical enriquece, en lugar de limitar, la libertad creativa del intérprete. Este punto de vista se defenderá mediante la exposición breve de tres teorías analíticas (Schenker, Ribeiro-Pereira y Meyer) y su aplicación al ámbito de la interpretación pianística mediante una selección de estudios de caso.
- Ressonâncias do passado: a intertextualidade na música de Schubert, Liszt e RachmaninoffPublication . Pereira, Alexandra Santos; Moreira, Daniel Filipe PintoA presente dissertação tem como objetivo explorar o conceito de intertextualidade na música do período Romântico com base numa análise de obras de Franz Schubert, Franz Liszt e Sergei Rachmaninoff. Estas análises aliar-se-ão aos conceitos de J. Peter Burkholder, musicólogo que procurou definir as várias formas de intertextualidade em música. Entre as várias que explorou, a prática do arranjo (transcrição) e do empréstimo musical são as que terão mais destaque nesta dissertação. A investigação pretende também evidenciar a comunicação e diálogo que existe entre as várias épocas da História da Música, mostrando que nada é criado de forma isolada.