ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
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Recent Submissions
- Marcos Portugal e a ópera europeia da épocaPublication . Silva, Adriana Vilas Boas e; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaEste projeto de investigação explora o Bel Canto, destacando a exigência técnica e estilística necessária para sua execução, bem como a escolha de repertório que melhor se adapta às minhas características vocais. Privilegiando compositores portugueses, a pesquisa inicia-se com Marcos Portugal e a ária Per amar abbiamo il core, cuja ligação foi percebida através de semelhanças com Mozart, compositor de preferência pessoal. A ideia surgiu após um espetáculo da ESMAE no Teatro São João e levou à ampliação do repertório para incluir também obras de Mozart, Donizetti e Bellini. O trabalho é estruturado em vários capítulos: uma introdução histórica sobre ópera e Bel Canto; a metodologia da investigação; uma análise das personagens das árias escolhidas, contextualizando o enredo e as necessidades técnicas e emocionais; e, por fim, uma análise performativa que relaciona o contexto das óperas, o perfil das personagens e as interpretações de artistas renomadas como Diana Damrau, Anna Netrebko e Mariella Devia, culminando com reflexões sobre as minhas próprias ideias interpretativas. As conclusões destacam que o estudo detalhado do contexto histórico, do perfil psicológico das personagens e da observação de performances internacionais contribui para um aprimoramento significativo na qualidade interpretativa e técnica.
- Chemins du Désir (musical): um estudo performativoPublication . Vergely, Lioba; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaA performance musical enquanto criação artística e enquanto ato performativo surge como uma inquietação, uma inadequação constitutiva no cruzamento entre a urgência expressiva do artista e a demanda do público e do seu reconhecimento. Se as intenções foram múltiplas, o Desejo (musical), porém, surgiu singular, e com um D maiúsculo, como o Destino da protagonista, da sua história que emergiu como um coup de dés (um lance de dados), como algo que se tornou consciente à medida que o arbitrário e o inconsciente se tornaram inevitáveis e necessários como a ordem do acaso, como aquilo que faz a vida evoluir com a sua parcela de divino e de misterioso, como o movimento e a evolução do próprio Ser. O objetivo prendeu-se em criar um espetáculo performativo que quebrasse as barreiras dos recitais tradicionais meramente interpretativos, isto é, apenas criativos enquanto interpretação de uma criação já existente. Ou seja, a sua originalidade é apenas uma cocriação ao nível da performance interpretativa. Ao contrário, no projeto agora apresentado, procurou-se que a criação e interpretação se tornassem intrínsecas ao processo criativo, bem como à performance final daí resultante na sua demanda do público e do seu reconhecimento interativo: criação/interpretação. Objetivos Específicos: a) Elaborar um texto que resuma os conhecimentos fundamentais sobre a performance a partir de 1960. b) Refletir e questionar a importância de uma performance vocal e cénica assente na criação artística, através da elaboração de um espetáculo original e da sua performance interpretativa. c) Estruturar as peças selecionadas para a realização de um recital e interligá-las através de um monólogo original criado por mim para o efeito. d) Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos para poder evoluir enquanto performer ao reunir novos conhecimentos. e) Aplicar os resultados da investigação no recital final de Mestrado e integrá-los na Conclusão final do trabalho reflexivo.
- Obras para canto e piano escritas por compositoras portuguesas dos séculos XX e XXIPublication . Rosa, Ana Maria da Silva; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deEste trabalho apresenta uma dissertação de mestrado que procura consciencializar o leitor sobre a falta de conhecimento de repertório feminino português que existe na atualidade, com a partilha de obras para canto e piano que não constam no repertório da grande maioria dos músicos. Através do estudo que realizei ao longo destes dois últimos anos de mestrado, que consistiu na análise de vários textos, bem como de entrevistas e partituras que estudei, analisei e apresentei no meu Recital Final de Mestrado a presente investigação reúne informação sobre quatro compositoras portuguesas contemporâneas e as suas obras para canto e piano, e o desenvolvimento do género feminino no meio musical ao longo da história. Apresenta ainda informação de outras obras de compositoras portuguesas, que fui descobrindo ao longo do meu trabalho de investigação, de modo a fornecer o máximo de repertório feminino português dos séculos XX e XXI.
- Obras cubanas del siglo XXI para clarinete solo: elaboración de un catálogoPublication . Rivas García, Mariolys; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Saiote, António Manuel CorreiaLa presente disertación de maestria presenta un catalogo de obras cubanas para clarinete solo compuestas en el siglo XXI. Una de ellas, Clariloquio, de Guido LópezGavilán, es analizada musical e interpretativamente, teniendo por base, además de la partitura y de la grabación existente en Youtube, las entrevistas realizadas al compositor y a la intérprete y a quien fue dedicada, Dianelys Castillo. El catálogo fue elaborado utilizando un cuestionario aplicado a todos los compositores cubanos localizados en fuentes primarias y secundarias cubanas y se asume como un instrumento imprescindible para el conocimiento e interpretación del repertorio para clarinete solo de compositores cubanos contemporáneos.
- O Método Feldenkrais e a sua funcionalidade: estratégias em prol da saúde do músicoPublication . Ribeiro, Teresa Joana Catto; Binyon, Claire Margaret; Barahal, Jed AnthonyEsta dissertação apresenta o Método Feldenkrais como uma abordagem que pode ajudar a prevenir e amenizar disfunções musculoesqueléticas relacionadas à prática musical, bem como a combater os fatores de risco que contribuem para o seu aparecimento. Partindo da experiência de mais de vinte anos desta autora como musicista de orquestra, o trabalho demonstra como essas queixas são comuns entre os músicos, podendo levar a vários tipos de distúrbios físicos, mentais, reumatológicos, neurológicos e psicológicos. Horas excessivas de prática, movimentos repetitivos e cadeiras desconfortáveis causam sobrecarga física e são identificados como os principais desencadeadores dessas disfunções. O uso do Método Feldenkrais é aqui analisado como uma forma de evitar e amenizar tais problemas. Para isso, o estudo afere a perpectiva de alunos da classe de Método Feldenkrais na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, sob orientação da professora Claire Binyon, investigando como o Método Feldenkrais pode contribuir para um melhor rendimento nos estudos ao proporcionar maior relaxamento e controle da tensão, assegurando assim, a saúde do instrumentista e uma melhor performance musical. A recolha de dados foi feita por meio de um inquérito desenhado para o efeito deste estudo e contou com a participação de 37 alunos da ESMAE. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que 95% dos alunos relatou já ter sentido dores físicas e problemas emocionais relacionadas à prática artística com dez anos ou menos de carreira. Esses resultados só reforçaram a necessidade de incorporar práticas, ferramentas e técnicas de conscientização corporal, a fim de que os músicos da nova geração tenham uma carreira musical mais longa e sem decorrências de lesões ou problemas psicológicos que afetem o seu rendimento ou até interrompam suas trajetórias muito cedo. Isso favorece inclusive aqueles que já têm sua carreira consolidada, mas que sofrem com as consequências da profissão, podendo recorrer ao Método Feldenkrais para amenizar os seus prejuízos.
- The fantasy influence in York Bowen´s first viola sonataPublication . Sogorescu-Herdes, Madalina Maria; Alves, Jorge Miguel da CostaFantasy, with its roots in folklore and oral tradition, has long inspired artists across literature, painting, and music to delve into imaginative realms, as a way of expressing their ideas. This project explores the characteristics of the fantasy in arts, with a particular focus on music, through the repertoire of British composer York Bowen. This study is divided into two main sections: an overview of Bowen's influence and style within early XX century British music, and a detailed interpretative analysis of his Phantasy for Viola and Piano, Op. 54, and Sonata No. 1 for Viola and Piano, Op. 5. The first chapter outlines Bowen's artistic legacy, tracing his influences, compositional style, and the unique qualities that make his works so suited for the viola. The second chapter applies the concept of fantasy – rooted in mythology and folklore – to the interpretation of Bowen's viola works, encouraging the imaginative and personal process, contrasting with traditional academic performance training, which might limit artistic autonomy. This project proposes a broader interpretive framework, encouraging the exploration of alternative artistic expressions in Bowen's music, too often limited at lyric expression, due to its extremely romantic style.
- El análisis musical como herramienta para la construcción de una interpretación pianísticaPublication . Gutiérrez Díaz, Eliezer; Coelho, Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges; Moreira, Daniel Filipe PintoEl papel del análisis musical en la interpretación ha generado un debate amplio y polarizado: por un lado, están los que defienden la preponderancia del análisis musical sobre la interpretación; por otro lado, los que desechan cualquier utilidad del análisis en un contexto interpretativo. El presente estudio defiende una perspectiva intermedia: el análisis musical enriquece, en lugar de limitar, la libertad creativa del intérprete. Este punto de vista se defenderá mediante la exposición breve de tres teorías analíticas (Schenker, Ribeiro-Pereira y Meyer) y su aplicación al ámbito de la interpretación pianística mediante una selección de estudios de caso.
- Ressonâncias do passado: a intertextualidade na música de Schubert, Liszt e RachmaninoffPublication . Pereira, Alexandra Santos; Moreira, Daniel Filipe PintoA presente dissertação tem como objetivo explorar o conceito de intertextualidade na música do período Romântico com base numa análise de obras de Franz Schubert, Franz Liszt e Sergei Rachmaninoff. Estas análises aliar-se-ão aos conceitos de J. Peter Burkholder, musicólogo que procurou definir as várias formas de intertextualidade em música. Entre as várias que explorou, a prática do arranjo (transcrição) e do empréstimo musical são as que terão mais destaque nesta dissertação. A investigação pretende também evidenciar a comunicação e diálogo que existe entre as várias épocas da História da Música, mostrando que nada é criado de forma isolada.
- O fagote no período romântico: as transformações no instrumento e repercussões no repertórioPublication . Oliveira, José Miguel Santos Pereira de; Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria daA presente dissertação foi concretizada no âmbito do Mestrado em Interpretação Artística ministrado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. O tema abordado neste trabalho é o Fagote no período romântico: as transformações no instrumento e repercussões no repertório, e visa comparar as evoluções do instrumento ocorridas durante o século XIX, relacionando-as com a escassez de repertório a solo para o mesmo. O primeiro capítulo deste trabalho designa-se a elaborar uma breve contextualização das origens e evolução do fagote, culminando na criação do sistema Heckel. Em seguida, o capítulo intitulado “O repertório do Fagote no período romântico”, faz um enquadramento de algumas das obras que marcaram o repertório a solo para o instrumento, até à segunda década do século XIX, bem como apresentando quais as razões que podem ter levado ao desinteresse dos compositores na escrita a solo para o instrumento, durante o período romântico. Por fim, nesta secção são, ainda, referidas duas obras que marcam o ressurgimento do fagote como solista no início do século XX. Finalmente, a última parte deste trabalho consiste na recolha de dados de investigação, através da realização de entrevistas a fagotistas experientes: professor Hugues Kestemann e professor Gavin Hill. Através da realização deste projeto de investigação, foi possível concluir que, realmente, se verificou um desinteresse por parte dos compositores do período romântico na escrita a solo para o fagote, apesar do desenvolvimento do instrumento. Ademais, foi possível averiguar algumas das razões que podem ter estado na origem desta interrupção na composição para o instrumento, como a morosa adaptação dos fagotistas aos novos instrumentos, a permanência de algumas imperfeições no fagote, e as preferências dos compositores da época por outro tipo de sonoridades e obras, entre outras.
- O papel do corne inglês nas óperas de Verdi e de WagnerPublication . Ferreira, Bárbara da Cruz Teixeira; Lopes, Ricardo SantosA presente dissertação tem como objetivo a compreensão do papel do corne inglês nas óperas de Verdi e de Wagner, bem como a sua relação com o texto, o enredo e o ambiente extramusical que evoca, através da análise hermenêutica de seis solos para este instrumento, selecionados de três óperas de cada compositor. Esta análise foi complementada com a contextualização da evolução organológica e do papel em orquestra do corne inglês, e também com as biografias de ambos os compositores, elaborando, deste modo, um guia de interpretação fundamentada destes solos direcionado à comunidade oboística. Foi concluído que o corne inglês assume um papel com algumas similaridades e, simultaneamente, características distintas, entre os solos analisados das óperas de ambos os compositores, verificando-se que, nas óperas de Verdi, o instrumento evoca predominantemente uma atmosfera de lamento, melancolia e mágoa, com uma associação às árias da soprano principal, e, nas óperas de Wagner, assume uma íntima relação com a ação e personagens em palco, não só com um caráter de lamento e evocação do passado, tal como na música de Verdi, mas também pastoral, não havendo uma sobreposição das partes vocais com a parte do corne inglês. Ambos os compositores escrevem a maioria destes solos parcial ou integralmente a capella.