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- O papel feminino na história da dança - Um estudo das contribuições de Isadora Duncan, Marta Graham e Pina BauschPublication . Nicolau, Fernanda Marins; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deEste projeto propõe investigar de que modo o trabalho das coreógrafas e bailarinas Isadora Duncan, Martha Graham e Pina Bausch foi importante ao longo da história da dança e como a sua construção acompanhou as transformações da sociedade. Através do detalhamento do desenvolvimento das metodologias destas três coreógrafas, busco identificar a contribuição de cada uma delas no âmbito da liberdade da mulher na dança, da busca pela emancipação do corpo feminino e do seu protagonismo ao longo da história da dança. Do ponto de vista prático, foi desenvolvido um solo na tentativa de vivenciar essas experiências no próprio corpo.
- Ansiedade na performance musical: uma análise comparativa entre trombonistas de Portugal e do BrasilPublication . Silva, Ivaldo Miranda da; Cabral, Inês SalselasO objetivo do presente estudo foi explorar e comparar a ansiedade na performance musical (APM) entre trombonistas de Portugal e do Brasil, analisando sua prevalência, fatores associados, impactos e padrões de manifestação. Além disso, buscou-se identificar semelhanças e diferenças culturais e pedagógicas entre os dois contextos, bem como estratégias utilizadas para mitigar os efeitos da APM. Participaram do estudo 167 trombonistas, sendo 74 portugueses (18–56 anos) e 93 brasileiros (20–65 anos), que responderam ao Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), validado para ambos os idiomas, além de um questionário sobre perfil demográfico e questões complementares alinhadas aos objetivos de investigação. Os resultados revelaram médias moderadas e comparáveis de APM entre os países, com prevalência estimada de 49,7% do total da amostra apresentando níveis moderados de ansiedade. Entre os principais fatores associados à APM, destacam-se a competitividade do meio musical, a escassez de oportunidades profissionais, a pressão por excelência e a insuficiente preparação psicológica durante a formação. O impacto da ansiedade manifestou-se tanto na prática musical quanto nas relações interpessoais, sendo relatado por grande parte dos participantes. No que se refere às estratégias para lidar com a APM, verificou-se baixa procura por acompanhamento profissional e uso de medicação, predominando métodos informais e autorregulados, como prática intensiva, simulação de apresentações e técnicas de relaxamento. Em conclusão, esta evidência sublinha a importância de políticas e intervenções pedagógicas e institucionais que promovam o apoio psicológico, bem como o desenvolvimento de estratégias preventivas e educativas para a gestão da APM, com vista ao bem-estar e desenvolvimento integral dos músicos.