ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
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- 35 anos de composição para oboé em Portugal (1980-2014): levantamento e caracterização das obrasPublication . Alves, Nelson Jorge Machado; Moreira, Daniel Filipe PintoA escassez de bibliografia e a dispersão de informação sobre música portuguesa para oboé dificultam o seu conhecimento e a sua divulgação. Neste trabalho, realiza-se um levantamento e uma breve caracterização do repertório contemporâneo português para oboé: mais especificamente, das obras para oboé solo ou com acompanhamento de um outro instrumento, escritas em Portugal, entre 1980 e 2014. Do levantamento inicial foi possível a apresentação de um catálogo com informações básicas sobre um total de 61 obras. De forma a realizar a breve caracterização dessas obras, utilizaram-se dois métodos de investigação distintos: um de natureza quantitativa e outro de tipo qualitativo. No primeiro, foram realizados inquéritos a todos os compositores com obras em catálogo; no segundo, entrevistas a três desses compositores. Para além de se ter conseguido aglomerar num só documento toda a informação dispersa, os dados obtidos revelam que as principais motivações para a composição das obras devem-se sobretudo à iniciativa dos compositores ou solicitações de intérpretes. Um elevado número de estreias, baixas percentagens de colaboração entre compositores e intérpretes e de consulta de bibliografia específica sobre o instrumento foram outros dos resultados obtidos. Verificou-se ainda que as técnicas menos convencionais mais utilizadas são comuns a vários instrumentos de sopro. Mas o mais significativo, foi constatar o aumento do número de obras e um crescente interesse pela música contemporânea portuguesa para oboé.
- 5 arrangiamenti di concerti di Vivaldi per quintetto di clarinetti: Concerti n. 1 e 2 Op. 10, n. 7 e 12 Op. 8 e n. 8 Op. 3Publication . Cortini, Silvia; Silva, Pedro Alexandre Sousa eQuesto lavoro analizza la relazione tra il clarinetto e la musica di Antonio Vivaldi attraverso gli arrangiamenti di cinque concerti del compositore. Nel primo capitolo viene fatta una contestualizzazione del ruolo del clarinetto, sia in chiave storica che musicale, e della sua relazione con Vivaldi e il repertorio barocco. Il secondo capitolo ha carattere storico, e descrive la vita e le opere del compositore, ed il periodo barocco in musica. Il terzo capitolo è dedicato all’analisi dei concerti scelti per fare gli arrangiamenti: concerti n. 1 e 2 Op. 10, concerti n. 7 e 12 Op. 8 e concerto n. 8 Op. 3. Il quarto capitolo spiega nel dettaglio il processo di stesura degli arrangiamenti. In allegato si trovano le partire dei concerti arrangiati.
- A. Schoenberg e a herança de J. BrahmsPublication . Seabra, Francisco de Oliveira Guedes; Torres, Madalena Abranches de SoveralA presente monografia tem como objetivo analisar a relação entre a música de Arnold Schoenberg e Johannes Brahms, partindo das obras apresentadas no recital final de mestrado em piano. O foco desta análise incide sobre as características composicionais que Schoenberg integra no seu processo criativo e cuja origem esteja intimamente ligada à tradição Germânica e particularmente a Brahms. Paralelamente, procurar atribuir uma perspetiva histórica à sua linguagem idiomática.
- Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateriaPublication . Oliveira, Nuno José Francisco de Brito; Coimbra, Daniela da CostaO presente trabalho trata abordagens melódicas e vocais aplicadas na bateria dentro do repertório jazz, desde a manipulação da altura dos sons ao estilo de Ari Hoenig, à orquestração de padrões rítmicos na estética do beatbox praticado por Tigran Hamasyan, e à aplicação de vocabulário rítmico vocal de B C Manjunath proveniente da música clássica do Sul da Índia. No geral, a definição e aplicação de uma abordagem melódica é tão única como o instrumentista que opta por defini-la ou aplicá-la. Na atualidade, encontram-se três exemplos de referência em campos melódico-vocais distintos: i) o baterista norte-americano Ari Hoenig desenvolve uma abordagem de percussão melódica na bateria dentro do repertório jazz; ii) o pianista arménio Tigran Hamasyan incorpora sons de beatbox nas suas composições; e iii) o percussionista indiano B C Manjunath, enquanto intérprete de percussão vocal no estilo konakkol. A metodologia que serve de base a este estudo divide-se em três etapas: recolha; interpretação e aplicação. A primeira etapa inclui a recolha de referências bibliográficas e audiovisuais relacionadas com os temas principais do trabalho, nomeadamente Ari Hoenig, Tigran Hamasyan e B C Manjunath, autores que suportam a análise. A segunda etapa integra o tratamento e interpretação dos elementos recolhidos através da transcrição e construção de um repertório, desenvolvendo-se também modelos de notação musical específicos para cada abordagem. A terceira e última etapa consiste na aplicação desse repertório à bateria, tanto ao nível solístico como ao nível coletivo com um conjunto variado de instrumentistas. Este trabalho tem assim como propósito criar novas possibilidades performativas para a bateria e potenciar diferentes dinâmicas na relação com outros instrumentistas.
- Ação e reação: a catalogação de uma nova técnica de mãos, suas vertentes e possibilidadesPublication . Baschera, Vinícius Cecchin; Marques, José Telmo Rodrigues; Almeida, Gilberto Bernardes de; Lauren, Michael CharlesO estudo aqui apresentado não detém caráter exaustivo pelo fato de que novos dados poderão surgir daqui para frente, principalmente por se tratar de uma espécie de “feeling” relacionado à execução das semicolcheias do samba, que pode ser interpretado de maneiras diferentes. Trata-se de uma pesquisa empírica que se fundamentou em entrevistas juntamente do profissional responsável pela criação de Ação e Reação: o músico Brasileiro Kiko Freitas, nas suas experiências e conhecimento pessoal. Em decorrência das falas buscou-se apoio em Bardin e sua Análise de Conteúdo, base científica para a falta de bibliografia sobre o assunto específico, também manuais e métodos sobre técnicas de baquetas existentes, além da consulta em vídeo-aulas e sites online. A trajetória perseguida buscou encontrar a interface entre as respostas do entrevistado e os pressupostos teóricos de Bardin, naquilo que tem relação ao assunto-foco do estudo: Uma nova técnica de mãos com estilo, economia de movimentos e que seja uma alternativa para a execução do samba na bateria.
- Ahmed Adnan Saygun - Performer´s edition of Partita for solo cello Op.31Publication . Özkan, Burak; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Barahal, Jed AnthonyThe Partita for solo cello op.31 was composed in 1955 by Turkish composer Ahmed Adnan Saygun and performed in the same year by cellist Martin Bochmann in Ankara. According to my research there is only one existing edition by Peermusic of the Partita. I took on the challenge of creating my own performer's edition after starting practicing the partita and facing some limitations in the existing edition. In this thesis, I compare the only existing edition by Peermusic and the manuscript taken from Deniz Doğangün’s Proficiency in Art’s thesis. As a cellist, I synthesized these two scores with my own perspective. The performer’s edition includes new suggested fingerings and bowings, and a few practicing methods for selected parts. I believe that this performer’s edition will expand the possibilities and give other perspectives to the other cellists who are going to perform or study this work.
- Alberto Nepomuceno e a criação da canção erudita brasileira: panorama do seu corpus para canto e piano, em língua portuguesaPublication . Silva, Luíza Lima; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaO presente trabalho tem como objetivos principais mostrar como o cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920) criou a canção de câmara brasileira e divulgar o conhecimento de sua vida e obra para outros lugares e outras culturas. Na primeira parte, depois de uma pequena introdução, exponho no primeiro capítulo uma visão geral da história de vida do compositor. No segundo capítulo, procuro esclarecer sobre a origem da canção artística no Brasil, suas influências e sobre a importância da relação poesia-música em sua formação. O terceiro capítulo aborda o papel de Nepomuceno na valorização da língua nacional no repertório erudito para canto e piano. Na segunda parte, apresento o repertório que faz parte do projeto aqui elaborado e onde constam as análises performativas das canções escolhidas, culminando em um recital artístico, no qual interpreto 13 de suas 46 canções em língua portuguesa.
- Alkan, um vanguardista esquecidoPublication . Ribeiro, Frederico Miguel Serra André da Conceição; Coelho, Luís Miguel Carvalhais Figueiredo BorgesCharles Valentin Alkan é um dos virtuosos esquecidos do séc. XIX, tendo sobrevivido apenas em algumas histórias da música para piano. A sua obra é, apesar disso, particularmente interessante, tanto pelo seu pianismo transcendental como também pelas idiossincrasias e vanguardismos do seu estilo musical. Este projeto é constituído por três capítulos. O primeiro faz uma breve biografia do compositor a partir da literatura pré-existente. O segundo analisa a relação musical e pessoal que estabeleceu com Chopin, por um lado e com Liszt, por outro. Finalmente, o último identifica os aspetos mais vanguardistas da obra de Alkan, tanto do ponto de vista puramente compositivo, como do mais idiomaticamente pianístico.
- An investigation into skill acquisition in cello performance and into the role of the teacher: a case-study of two cellists preparing for a performance in a music college settingPublication . Rundel, Klara Louise; Coimbra, Daniela da Costa; Foletto, ClarissaThe aim of this work was to gain a deeper understanding of what strategies musicians use to develop their skills and achieve optimal performance levels in a music college context. In addition, it deepened the understanding of the teacher’s role in that process. More specifically, the aim was to understand the performance goals teachers devise with their students, the strategies they develop to put their goals into action and how they communicate them to their students. A case study was conducted in a Portuguese music college. The participants were a Portuguese cello professor and two students. Student 1 was in her final year of her undergraduate degree and Student 2 in her final year of her master’s degree. Two cello lessons of 1h30m each were video recorded and integrally transcribed. Afterwards, a system of coding was devised, and main dimensions of analysis identified. Results of the analysis indicated that students worked through aural modelling to create a mental representation of how the music should sound like (goal imaging). Our results also suggested that both students and teacher were looking at specific strategies to establish mental landmarks in the music (retrieval cues) that could be recalled automatically during performance. In both cases the work was focused primarily on interpretation with differences in its subcategories. Further results indicated that these differences vary according to the different stages of mastering the repertoire as well as differences according to the level of expertise of the two students. To attain a determined goal, the teacher was using, most of the times, more than one communication strategy and he adapted his actions to the developmental stage of the students, as well as to the stage of domain of the repertoire. Finally, our results suggest the presence of an expert teacher, one who is attentive to differences in students and promotes experiences to develop their talent.
- Análise de técnicas violinísticas utilizadas por Béla Bartók em: Sonata para Violino N.º 2 (1922), Quarteto de Cordas N.º 4 (1928) e Contrasts (1938)Publication . Monteiro, Joana Póvoa; Pinto, Nuno FernandesEste projeto aborda a utilização de técnicas violinísticas desafiadoras e peculiares existentes em algumas composições de Béla Bartók. Obviamente, as obras escolhidas incluem sempre o violino, mas o principal objetivo consiste em mostrar este instrumento em vários contextos. Neste caso, é destacada uma obra com violino e piano, um quarteto de cordas e um trio com clarinete, violino e piano. Neste trabalho, foi feita uma contextualização biográfica e etnomusicológica do compositor e uma análise técnica das obras destacadas, de forma a ilustrar que a escrita deste compositor pode ser bastante desafiante para o violinista, relacionando a utilização das técnicas violinísticas com características da música folclórica húngara e romena.