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- Japanese influence in Portugal’s organizational culture: histories of successPublication . Santos, Marta Sofia Marques; Silva, Manuel Fernando Moreira daOrganizational Culture is the resulting product of values and behaviours that are different across the many countries of the globe and its many organizations, particularly companies. Many authors tried to define this concept which is complex and almost unique to each and every company from different sectors and different sizes. This complexity also owes itself to national culture which has great impact in the becoming of a corporate culture of a firm. These factors influence almost every quadrant of a company’s functionality, from the way a client is greeted to the way management takes decisions that will change the company’s course of action. Every member of the organization has its role, and this can influence the enterprise to achieve its goals. Organizational culture can be seen as an organic system of a company that can propel it to greater heights or to its end, depending on how the people are managed. This dissertation’s purpose is to show Japanese organizational culture’s influence on companies based in Portugal and how this influence allows them to be successful through an analysis of both countries’ organizational.
- Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateriaPublication . Oliveira, Nuno José Francisco de Brito; Coimbra, Daniela da CostaO presente trabalho trata abordagens melódicas e vocais aplicadas na bateria dentro do repertório jazz, desde a manipulação da altura dos sons ao estilo de Ari Hoenig, à orquestração de padrões rítmicos na estética do beatbox praticado por Tigran Hamasyan, e à aplicação de vocabulário rítmico vocal de B C Manjunath proveniente da música clássica do Sul da Índia. No geral, a definição e aplicação de uma abordagem melódica é tão única como o instrumentista que opta por defini-la ou aplicá-la. Na atualidade, encontram-se três exemplos de referência em campos melódico-vocais distintos: i) o baterista norte-americano Ari Hoenig desenvolve uma abordagem de percussão melódica na bateria dentro do repertório jazz; ii) o pianista arménio Tigran Hamasyan incorpora sons de beatbox nas suas composições; e iii) o percussionista indiano B C Manjunath, enquanto intérprete de percussão vocal no estilo konakkol. A metodologia que serve de base a este estudo divide-se em três etapas: recolha; interpretação e aplicação. A primeira etapa inclui a recolha de referências bibliográficas e audiovisuais relacionadas com os temas principais do trabalho, nomeadamente Ari Hoenig, Tigran Hamasyan e B C Manjunath, autores que suportam a análise. A segunda etapa integra o tratamento e interpretação dos elementos recolhidos através da transcrição e construção de um repertório, desenvolvendo-se também modelos de notação musical específicos para cada abordagem. A terceira e última etapa consiste na aplicação desse repertório à bateria, tanto ao nível solístico como ao nível coletivo com um conjunto variado de instrumentistas. Este trabalho tem assim como propósito criar novas possibilidades performativas para a bateria e potenciar diferentes dinâmicas na relação com outros instrumentistas.
- Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / AutorregulaçãoPublication . Resende, Ricardo Filipe Barros; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Santos, AndreiaO presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário no Conservatório de Música de Coimbra durante o ano letivo 2019-2020, sob a orientação da Professora cooperante, Andreia Santos, docente na referida escola, e sob a orientação científica do Professor Dr. Paulo Perfeito. O primeiro capítulo deste relatório contém informações sobre a instituição de acolhimento, a sua caracterização, a sua comunidade educativa e a sua oferta educativa, bem como outros aspetos considerados relevantes. O segundo capítulo incide sobre a prática educativa, nomeadamente na caracterização dos alunos, numa descrição e reflexão sobre as aulas observadas, lecionadas e supervisionadas. No terceiro capítulo, apresenta-se o projeto de investigação intitulado: “Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento/Autorregulação”. Este último capítulo aborda práticas de autorregulação para que o aluno melhore substancialmente o seu estudo individual e com isso obtenha um nível maior de proficiência. No final deste relatório apresenta-se uma conclusão e reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante a realização do presente estudo.
- Current practices in home mechanical ventilation for chronic obstructive pulmonary disease: A real-life cross-sectional multicentric studyPublication . Ribeiro, C.; Vieira, A. L.; Pamplona, P.; Drummond, M.; Seabra, B.; Ferreira, D.; Liberato, H.; Carreiro, A.; Vicente, I.; Castro, Luísa; Costa, P.; Carriço, F.; Martim, T.; Cravo, J.; Teixiera, N.; Grafino, M.; Conde, S.; Windisch, W.; Nunes, R.Home mechanical ventilation (HMV) use in chronic obstructive pulmonary disease (COPD) is becoming increasingly widespread. The aim of this study was to provide an accurate description of the current practices and clinical characteristics of COPD patients on HMV in Portugal. The study was designed as a cross-sectional, multicenter real-life study of COPD patients established on HMV for at least 30 days. Data related to clinical characteristics, adaptation and ventilatory settings were collected. The study included 569 COPD patients on HMV from 15 centers. The majority were male, with a median age of 72 years and a high prevalence of obesity (43.2%) and sleep apnea (45.8%). A high treatment compliance was observed (median 8h/day), 48.7% with inspiratory positive airway pressure ≥ 20 cmH2O and oronasal masks were the preferred interface (91.7%). There was an equal distribution of patients starting HMV during chronic stable condition and following an exacerbation. Patients in stable condition were initiated in the outpatient setting in 92.3%. Despite the differences in criteria and setting of adaptation and a slightly lower BMI in patients starting HMV following an exacerbation, we found no significant differences regarding age, gender, ventilation pressures, time on HMV, usage, severity of airflow obstruction or current arterial blood gas analysis (ABGs) in relation to patients adapted in stable condition. Patients were highly compliant with the therapy. In agreement with most recent studies and recommendations, there seems to be a move towards higher ventilation pressures, increased use of oronasal masks and an intent to obtain normocapnia. This study shows that chronic hypercapnic and post exacerbation patients do not differ significantly regarding patient characteristics, physiological parameters or ventilatory settings with one exception: chronic hypercapnic patients are more often obese and, subsequently, more frequently present OSA.
- Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do alunoPublication . Bandeira, Filipa Paulo; Alves, Jorge Miguel da Costa; Veitch, HazelO presente relatório da prática de ensino Supervisionada aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto ao longo do ano letivo de 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é feita uma caracterização da instituição e no segundo capítulo são relatadas todas as atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo é descrito o projeto de investigação-ação realizado no Conservatório de Música do Porto, que visa estudar o uso da prática de escalas como ferramenta de otimização e correção de problemas técnicos da viola d’arco. É apresentado todo o processo realizado, uma análise dos resultados obtidos e a relevância para os alunos do ensino especializado da música. Para terminar, será realizada uma reflexão final.
- O papel dos festivais de violoncelo no desenvolvimento musical e culturalPublication . Soares, Teresa Rodrigues; Coimbra, Daniela da CostaO objetivo da presente investigação foi o de compreender o impacto da participação em festivais de violoncelo na performance musical. De forma a obter testemunhos reais deste impacto, foram elaboradas entrevistas a participantes que apresentam diferentes atividades no mundo artístico e cultural, como professores de violoncelo, violoncelistas profissionais, organizadores de festivais de violoncelo, estudantes de violoncelo de nível superior, gestores e programadores culturais, num total de 21 participantes. Pretendeu-se ainda explorar e adquirir um conhecimento mais abrangente sobre a origem, história, evolução e emancipação do violoncelo ao longo dos tempos e importância do mesmo na atualidade, assim como a origem, história e evolução dos festivais de música, tanto em contexto nacional como internacional, e, de forma mais específica, dos festivais de violoncelo. Relativamente a estes últimos, foi elaborada uma tabela que contém as principais atividades, conceitos, objetivos e violoncelistas participantes dos festivais coligidos. Os conceitos explorados neste trabalho foram amplamente estudados, de forma a fazer um paralelo com a literatura existente, o contexto atual e os testemunhos dos entrevistados. Da análise dos resultados conclui-se que a participação em festivais de violoncelo tem um impacto significativo ao nível das competências técnicas, artísticas e pessoais dos performers. Finalmente os resultados indicam que um festival de violoncelo pode também ter um impacto significativo ao nível de desenvolvimento cultural da localidade em que se insere.
- Eficácia de um programa de reabilitação de 9 semanas num jogador de futebol com fratura de perónio: Estudo de casoPublication . Pitarma, Gonçalo Filipe da Silva; Melo, CristinaLesões severas sem contacto são pouco comuns no futebol, nesse sentido foi estudada eficácia de um programa de reabilitação com a duração de 9 semanas num caso de fratura de perónio em jogador de futebol. Atleta com limitação na marcha e evitamento de carga na perna direita, sem alterações nas amplitudes de movimento da articulação tibiotársica, dor (5/10 END) em isometria para todas as direções da articulação tibiotársica, aumento na perimetria em cerca de 1cm face à perna contrária e dor 8/10 (END) à palpação na face externa ao longo do terço inferior da perna. Foram planeadas 9 semanas de intervenção com progressão em volume, intensidade, complexidade, iniciação de corrida, integração de bola, diminuição do tempo de repouso e reação, aumento de instabilidade e variedade de estímulos e, por fim, integração no treino com a equipa. A lesão apresentada é pouco comum no seio do desporto do atleta. Ao longo do ciclo de reabilitação do atleta foi possível verificar uma melhoria tanto a nível físico como a nível psicológico. Pouco tempo após a conclusão do programa de reabilitação o atleta estava de novo a jogar 90 minutos.