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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The aim of this work was to gain a deeper understanding of what strategies musicians use to develop their skills and achieve optimal performance levels in a music college context. In addition, it deepened the understanding of the teacher’s role in that process. More specifically, the aim was to understand the performance goals teachers devise with their students, the strategies they develop to put their goals into action and how they communicate them to their students.
A case study was conducted in a Portuguese music college. The participants were a Portuguese cello professor and two students. Student 1 was in her final year of her undergraduate degree and Student 2 in her final year of her master’s degree. Two cello lessons of 1h30m each were video recorded and integrally transcribed. Afterwards, a system of coding was devised, and main dimensions of analysis identified.
Results of the analysis indicated that students worked through aural modelling to create a mental representation of how the music should sound like (goal imaging). Our results also suggested that both students and teacher were looking at specific strategies to establish mental landmarks in the music (retrieval cues) that could be recalled automatically during performance. In both cases the work was focused primarily on
interpretation with differences in its subcategories. Further results indicated that these differences vary according to the different stages of mastering the repertoire as well as differences according to the level of expertise of the two students. To attain a determined goal, the teacher was using, most of the times, more than one communication strategy and he adapted his actions to the developmental stage of the students, as well as to the stage of domain of the repertoire.
Finally, our results suggest the presence of an expert teacher, one who is attentive to differences in students and promotes experiences to develop their talent.
O objetivo deste trabalho foi o de obter uma compreensão mais profunda das estratégias utilizadas pelos músicos a fim de desenvolver as suas competências e atingir níveis ótimos de desempenho, num contexto de uma escola superior de música. Além disso, o objetivo foi o de aprofundar a compreensão do papel do professor nesse processo, mais especificamente, compreender que metas de desempenho os professores traçam com seus alunos, que estratégias desenvolvem para as atingir e de que forma as comunicam aos seus alunos. Foi realizado um estudo de caso numa escola superior de música Portuguesa. Participaram no estudo um professor de violoncelo Português e duas alunas da sua classe. A Participante 1 frequentava o último ano do curso de licenciatura e a Participante 2 frequentava o último ano do curso de mestrado. Foram gravadas em vídeo duas aulas de violoncelo, de 1h30m cada, as quais foram integralmente transcritas. Posteriormente, foi elaborado um sistema de codificação e identificadas as principais dimensões de análise. Os resultados da análise indicaram que as alunas trabalharam através de um processo de modelação auditiva a fim de criar uma representação mental de como a música deveria soar (visualização do objetivo). Os resultados indicaram também que tanto as estudantes como o professor procuraram desenvolver estratégias específicas para estabelecer marcos referenciais na música (pistas de recuperação) que pudessem ser recordados automaticamente durante a performance. Em ambos os casos, o trabalho foi focado principalmente na interpretação, com diferenças nas suas subcategorias. Resultados posteriores sugerem que essas diferenças variam de acordo com os diferentes estágios de aprendizagem do repertório e com nível de expertise das duas alunas. Foi ainda visível que para atingir um determinado objetivo o professor usou, na maioria das vezes, mais do que um tipo de estratégia de comunicação e que adaptou as suas ações ao nível de desenvolvimento das alunas, bem como ao nível de domínio que detinham do repertório. Por fim, os resultados sugerem a presença de um professor perito, atento às diferenças das alunas e que procura caminhos significativos para desenvolver o seu talento.
O objetivo deste trabalho foi o de obter uma compreensão mais profunda das estratégias utilizadas pelos músicos a fim de desenvolver as suas competências e atingir níveis ótimos de desempenho, num contexto de uma escola superior de música. Além disso, o objetivo foi o de aprofundar a compreensão do papel do professor nesse processo, mais especificamente, compreender que metas de desempenho os professores traçam com seus alunos, que estratégias desenvolvem para as atingir e de que forma as comunicam aos seus alunos. Foi realizado um estudo de caso numa escola superior de música Portuguesa. Participaram no estudo um professor de violoncelo Português e duas alunas da sua classe. A Participante 1 frequentava o último ano do curso de licenciatura e a Participante 2 frequentava o último ano do curso de mestrado. Foram gravadas em vídeo duas aulas de violoncelo, de 1h30m cada, as quais foram integralmente transcritas. Posteriormente, foi elaborado um sistema de codificação e identificadas as principais dimensões de análise. Os resultados da análise indicaram que as alunas trabalharam através de um processo de modelação auditiva a fim de criar uma representação mental de como a música deveria soar (visualização do objetivo). Os resultados indicaram também que tanto as estudantes como o professor procuraram desenvolver estratégias específicas para estabelecer marcos referenciais na música (pistas de recuperação) que pudessem ser recordados automaticamente durante a performance. Em ambos os casos, o trabalho foi focado principalmente na interpretação, com diferenças nas suas subcategorias. Resultados posteriores sugerem que essas diferenças variam de acordo com os diferentes estágios de aprendizagem do repertório e com nível de expertise das duas alunas. Foi ainda visível que para atingir um determinado objetivo o professor usou, na maioria das vezes, mais do que um tipo de estratégia de comunicação e que adaptou as suas ações ao nível de desenvolvimento das alunas, bem como ao nível de domínio que detinham do repertório. Por fim, os resultados sugerem a presença de um professor perito, atento às diferenças das alunas e que procura caminhos significativos para desenvolver o seu talento.
Description
Keywords
Skill acquisition Cello Performance goals Communication strategies Expert teacher Aquisição de competências Violoncelo Objectivos de performance Estratégias de comunicação Professor perito