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- A escola de piano russa e os Moments Musicaux op. 16 de S. RachmaninoffPublication . Cunha, Natanael Gonçalves; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste projeto pretende seguir e delinear uma memória descritiva relativa ao estudo e delimitação das características da escola pianística russa e a sua aplicação na interpretação da obra Moments Musicaux opus 16 do compositor e pianista Rachmaninoff. Através de um estudo com o design metodológico de âmbito qualitativo de análise de conteúdo da revisão bibliográfica específica, e audição crítica de gravações históricas do próprio Rachmaninoff - e de pianistas relevantes da história do século XX e XXI - procurou-se problematizar a interpretação musical e individualizada, com vista a um processo de reflexão do pianista sobre a sua própria atividade. Seguindo os saberes, tradições e cultura do pianismo russo, pretendeu-se demonstrar a sua aplicabilidade nos Moments Musicaux, respeitando a individualidade e a criatividade do artista na sua interpretação sempre única. Este projeto é complementado com o meu recital final, cujo programa, inclui esta obra.
- O Concerto para piano e orquestra em Sol Maior de Maurice Ravel e os seus principais intérpretesPublication . Bidarra, Diogo José Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste projeto tem como objetivo o estudo da performance do Concerto para piano e orquestra em Sol Maior do compositor Maurice Ravel, através da memória descritiva da interpretação da obra nas suas diversas valências. Considerando a problemática das escolas pianísticas europeias (Lourenço, 2007), serão analisados aspetos técnicos que possam refletir a influência dessas escolas na interpretação e performance da obra. Seguindo um design metodológico de análise qualitativa, este trabalho vai consistir num estudo comparativo de gravações por pianistas de excelência, que defendem relevantes versões fonográficas do Concerto para piano e orquestra em Sol Maior de Maurice Ravel. As conclusões apontam para a constatação da assertividade e presença da escola francesa no que diz respeito à interpretação da obra em estudo, mas também para a diversidade artística nas interpretações por diferentes pianistas, os quais demonstram uma abordagem de grande profundidade musical e notável destreza técnica.