ISCAP - DM- Empreendedorismo e Internacionalização
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Este Mestrado visa uma conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento critico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou de instituições, tendo como objetivo constituir-se como um importante instrumento na formação académica portuguesa.
Abrangendo áreas nucleares como a Gestão, a Economia, o Direito e a Informática, este curso propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais necessários a uma bem-sucedida internacionalização das empresas portuguesas.
Competências específicas:
- Explicar as novas tendências e perspetivas de evolução na área do empreendedorismo e da internacionalização;
- Explicar, com fundamentação científica, necessidades de consumidores/utentes de diferentes países;
- Compreender e aplicar processos de gestão empresarial em contexto internacional;
- Definir e avaliar diferentes estratégias de internacionalização;
- Investigar as especificidades culturais, políticas, económicas e sociais dos vários mercados internacionais;
- Conhecer as grandes questões da atualidade relativas à União Europeia, especialmente as relacionadas com a economia e a política comercial.
Saídas Profissionais
Este curso tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes ao nível do 1º ciclo de estudos na área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem eficazmente a profissão de técnicos de empreendedorismo e de comércio internacional, técnicos vocacionados para desenvolverem a sua atividade em organizações nacionais, internacionais e em entidades privadas.
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- Abordagens à gestão de recompensas em empresas multinacionais: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Fajoli, Aline; Ferreira, Pedro JorgeContext: Context: Currently,Currently, Currently,Currently, Currently, staff staff turnover turnover is one of the biggest problems problems that companiescompanies companies face, face,face,face, therefore, therefore,therefore, therefore,therefore, investment investmentinvestment in Human Human ResourceResourceResource Resource Man Managementagementagementagement (HRM) (HRM)(HRM) practices practices practices practices practices is of paramount paramount paramount importance. importance. importance. importance.importance. 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- Adaptação dos websites das empresas portuguesas exportadoras de vinho para os Estados UnidosPublication . Cristal, Tânia Filipa Monteiro; Santos, José de FreitasA evidência de um mercado globalizado, a crescente utilização da internet ano após ano, juntamente com a proliferação do comércio eletrónico, torna indiscutível a importância da presença de uma empresa na web. Para tal, é também importante ter em consideração e perceber a influência da cultura e dos valores culturais na construção de websites orientados para os mercados externos. O objetivo principal desta tese foi o de identificar se as empresas portuguesas exportadoras de vinho têm ou não os seus websites adaptados aos mercados externos para onde exportam, tendo sido escolhido o mercado norte-americano por ser mais o mais representativo em termos da língua inglesa. De modo a conseguirmos ir de encontro ao objetivo, foram utilizadas uma série de variáveis desenvolvidas por Singh e Matsuo (2004) e Singh e Pereira (2005) com base nas dimensões de Hofstede e Hall. O estudo consistiu na análise de conteúdo dos principais websites das empresas Portuguesas exportadoras de vinho. A amostra incluiu 44 empresas exportadoras de vinho extraídas da base de dados SABI, em que se avaliou cada variável em cada um dos websites das empresas numa escala de Likert de 5 pontos. Das 5 hipóteses formuladas com base nas quatro das dimensões de Hofstede (1991) e na dimensão de alto e baixo contexto de Hall (1976), apenas se verificou a hipótese de os websites portugueses apresentarem níveis mais elevados de orientação para evitar incerteza do que os websites direcionados para os EUA. Os resultados do estudo sugerem, assim, que, de um modo geral, os websites das empresas portuguesas exportadoras de vinho estão pouco adaptados às caraterísticas culturais do mercado dos Estados Unidos.
- Análise à partilha de recursos: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo MineiroPublication . Páscoa Júnior, Rubens; Bernardino, Susana Jacinta QueirósAções de compartilhamento e colaboração estão presentes no cotidiano das pessoas em diferentes situações: no ambiente em que vivemos repartindo pertences com nossos familiares; em plataformas de redes sociais dividindo opiniões e recomendações sobre lugares e negócios locais; em ambientes corporativos compartilhando dados e recursos entre parceiros para possibilitar o alcance dos objetivos estratégicos. Em geral, a busca pelas relações de colaboração e compartilhamento estão ligadas aos benefícios que podem ser gerados a partir delas, criando novas possibilidades ainda não exploradas através da utilização de recursos ociosos. Apesar disso estas relações não são absolutamente vantajosas pois barreiras podem desencorajar as práticas ou tornar os benefícios citados anteriormente nulos ou sem eficácia. Este estudo tem por objetivo realizar o levantamento das ações de compartilhamento no âmbito do IFTM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, identificando detalhes sobre os procedimentos adotados e, em especial, os fatores que encorajam e aqueles que dificultam a realização do compartilhamento. O trabalho é caracterizado pela aplicação da metodologia qualitativa utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, realizada presencialmente em oito campi e Reitoria da instituição. As informações foram coletadas, tabuladas e analisadas de modo a possibilitar a identificação de padrões de comportamento na gestão dos campi. A pesquisa demonstra que há intensa relação de colaboração entre os campi, preferencialmente entre aqueles geograficamente próximos um dos outros. Percebe-se ainda que a busca pela diminuição da ociosidade dos recursos é o principal fator motivador destas práticas. Por outro lado, a complexidade para realizar o agendamento e garantir a disponibilidade do recurso para o compartilhamento é avaliado como principal barreira à execução destas ações.
- Análise da Competitividade das exportações brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento, de 2004 a 2015Publication . Castro, Luiz Felipe Alves; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto; Pereira, Raquel Susana da CostaO setor das rochas ornamentais e de revestimento constitui-se como fundamental para o setor da construção civil, razão pela qual se apresenta como uma das principais commodities transacionadas a nível internacional. De acordo com dados recentes, o Brasil é, atualmente, o quarto maior produtor e o quinto maior exportador mundial de rochas ornamentais e de revestimento. Considerando este contexto, há uma questão que se coloca: que fatores e vantagens competitivas apresentam as exportações brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento? Considerando o período de 2004 a 2015, o objetivo fundamental deste trabalho é analisar a competitividade das exportações brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento. Pretende-se verificar se o país apresenta Vantagens Comparativas Reveladas nas exportações das sete principais rochas ornamentais e de revestimento, bem como analisar se as exportações dessas commodities estão a ser orientadas para alguns mercados consumidores e identificar as principais fontes de crescimento destas exportações para o período de 2004 a 2015. Neste trabalho adotou-se como metodologia, o cálculo e análise de três indicadores de comércio internacional: Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR), Índice de Orientação Regional (IOR) e o modelo Constant Market Share (CMS). As bases de dados de referência para a realização do estudo foram: The United Nations Commodity Trade Statistics Database (UN COMTRADE), que disponibilizam dados de exportações com frete Free on Board (FOB) e importações com Cost, Insurance and Freight (CIF). Os resultados indicam que, para o período em análise, e para as categorias de rochas consideradas, existem VCR para todas elas exceto para as exportações de Mármore. No que se refere ao IOR, na análise das commodities de forma agregada, os resultados indicam que as exportações brasileiras de rochas estão direcionadas principalmente para a América do Norte, Itália e Taiwan. No que se refere às fontes de crescimento, tanto no primeiro subperíodo, 2004 a 2007, como no segundo, 2008 a 2011, o efeito Crescimento do Comércio Mundial foi o que mais contribuiu para as exportações na análise agregada, e, no terceiro subperíodo, 2012 a 2015, o efeito Destino das Exportações foi preponderante, associado ao efeito Competitividade que apresentou, pela primeira vez, um resultado positivo.
- Uma análise da relação entre globalização, desglobalização e política a partir da história políticoeconômica do BrasilPublication . Campos, Marcela Laís Yokota; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto; Pereira, Raquel Susana da CostaIn recent years, some political movements have highlighted protectionist and nationalist tendencies: to highlight Brexit in the United Kingdom, the face-to-face mandates of Donald Trump in the United States and Bolsonaro in Brazil. The purpose of this work was to try to understand whether the logics of the occurrence of these political events go hand in hand and explain a real process of deglobalization, in the political, but also economic and social aspects in the Brazilian context. To achieve this goal, an analysis was carried out around how globalization and economic deglobalization can affect politics, this from a historical analysis. To be able to perform this analysis, it was necessary to understand the political-economic context of Brazil throughout its history, and then, it is compared with the respective wave of (de)globalization corresponding to the analyzed period, using a qualitative methodology. Additionally, in order to analyze the possible relations between Brazilian economic growth, as well as the evolution of income distribution, from 1970 onwards, with the phenomena of globalization (or deglobalization), a brief quantitative analysis was performed. It is concluded by the positive contribution of globalization (measured by the composite index of globalization KOF and by the balance of the Balance of Goods and Services) to the increase in economic growth, as well as to the reduction of asymmetries in the distribution of income (measured by the Gini index) in recent decades in Brazil.
- Análise das práticas de marketing do Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Severino, João B atista Donizete; Santos, José de Freitas; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroDesde sempre, o Marketing é um assunto controverso, pois a academia, o mercado, os profissionais e a sociedade nem sempre possuem a mesma visão sobre o seu conceito. Há, em profusão, pesquisas acadêmicas e não acadêmicas sobre o tema. No entanto, poucas delas discorrem sobre o marketing em instituições de ensino e, menos ainda, em instituições públicas de ensino superior brasileira. Por isso, esta pesquisa pretende: aliar o(s) conceito(s) de marketing, de acordo com alguns autores/obras capitais, às práticas dos institutos federais de ensino, mais especificamente do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Por objetivar a revisão bibliográfica sobre determinados assuntos (marketing; surgimento e importância dos institutos federais; ações de marketing em instituições de ensino (sobretudo públicas), etc.), é possível enxergar sua contribuição teórica. Ademais, percebe-se no corpo do conhecimento nacional uma parca bibliografia sobre ações de marketing em instituições de ensino, em especial públicas. Na verdade, quase nada há sobre essa relação, fruto – possivelmente – por causa de certo preconceito por parte dos pesquisadores e dos gestores da educação (pública). Assim, um estudo que visa levantar, identificar, analisar e descrever as particularidades das ações de marketing de um instituto federal de educação, e de que maneira essas ações são vistas pelos gestores da educação, é importante também pela sua contribuição prática e social. A partir da discussão que teve em consideração o marketing como uma ferramenta passível de manter e divulgar cursos, reconhecer seu público-alvo, propiciar vantagens para o setor público, atrair maior quantidade (e em qualidade) alunos para a instituição, entre outras, enxerga-se na presente dissertação sua contribuição social. Enfim, a junção desses três tipos de contribuição (teórica, prática e social) é uma justificativa plausível para a elaboração e consecução da pesquisa em questão. Desse modo, justifica-se o presente estudo, pois pretende discutir como as instituições de ensino – especialmente o IFTM, uma instituição pública de ensino gratuito cujo diferencial está na qualidade do ensino com professores qualificados (a maioria mestres e doutores) – estão praticando suas ações de marketing, tendo em vista a abertura de um elevado número de novas instituições de ensino em pontos estratégicos na região do Triângulo Mineiro, o que aumenta o número de novos cursos e vagas. Onde se conclui que no Brasil, tendo em vista o crescimento na oferta de IES e o consequente aumento da concorrência, a maneira de conduzir as Instituições deve ser repensada, havendo a necessidade da utilização de estratégias de marketing por parte destas instituições para conseguir atingir seus objetivos institucionais. É necessário que em meio a toda esta evolução, a Instituição procure renovar-se, adaptar-se e aperfeiçoar-se, visando aumentar os níveis de competência e de qualidade, buscando um melhoramento contínuo. Dessa forma, é preciso cada vez mais responder aos desafios da sociedade contemporânea, o que exige uma constante adaptação.
- Análise dos processos logísticos de uma empresa brasileira produtora de pamonhas: um estudo de casoPublication . Magalhães, Cíntia Fonseca; Pereira, Maria Teresa RibeiroO trabalho aqui apresentado se refere a uma pesquisa qualitativa, realizada pelo método estudo de caso, objetivando analisar os processos logísticos da empresa Pamonharia Aguinaldo das Pamonhas desde sua fundação, em 1998, até os dias atuais, com o objetivo de apresentar um panorama desses processos logísticos ao longo dos anos. Os processos logísticos investigados foram: transporte, controle de estoque, processamento de pedidos, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, obtenção, programação de produtos, manutenção de informações e logística reversa. Para a recolha dos dados, utilizou-se dos seguintes instrumentos: formulários, documentos e notas de campo. Os dados foram informados pelos responsáveis da empresa e são apresentados, neste estudo, em dois períodos distintos da organização, de 1998 a 2008 e de 2009 ao momento atual. A análise dos dados revelou que empresa apresentou evolução significativa em quatro processos logísticos: programação de produção, embalagem, armazenagem e logística reversa. Além disso, apresentou, embora de forma menos expressiva, evolução nos processos de manuseio de materiais e manutenção de informação. Não se identificou evolução nos processos de transporte, processamento de pedidos, controle de estoque e obtenção.
- Apoios financeiros à inovação no empreendedorismo social: o programa parcerias para o impactoPublication . Fernandes, Cristiana Marques; Bernardino, Susana Jacinta QueirósO desenvolvimento e sucesso das iniciativas de empreendedorismo social está dependente de diversos fatores, em especial da aquisição de recursos financeiros. Há um vasto conjunto de instrumentos financeiros que podem ser usados nas fases iniciais e intermédias de um projeto, como os subsídios, donativos ou empréstimos, entre outros. No entanto, em Portugal, existem programas de financiamento que potenciam a criação e desenvolvimento de projetos sociais com vista a criar soluções inovadoras que permitam melhorar o bem-estar da sociedade. Um desses programas financeiros de apoio ao empreendedorismo social denomina-se “Parcerias para o Impacto”, tendo sido concebido pela Portugal Inovação Social. Este trabalho de investigação tem como objetivo fundamental compreender em que medida o programa de financiamento criado ao abrigo Parcerias para o Impacto é adequado para a implementação e desenvolvimento de projetos inovadores desenvolvidos no âmbito do empreendedorismo social. Em particular pretende-se compreender em que consiste o programa, o contributo que este oferece aos projetos inovadores, as principais dificuldades sentidas na candidatura, as principais razões para recorrer a este financiamento, bem como os benefícios e limitações percebidas pelos projetos que recorreram ao mesmo. A metodologia adotada nesta investigação caracteriza-se por ser qualitativa, sendo o instrumento de recolha de dados a entrevista. Como unidades de análise consideram-se, por um lado, um responsável pela Portugal Inovação Social e, por outro lado, nove organizações financiadas através do programa Parcerias para o Impacto. Relativamente aos resultados obtidos, constatou-se que este programa de financiamento proporciona às organizações uma injeção de capital significativo (não reembolsável), a aquisição de uma rede de contactos - com empresas e investidores -, credibilidade e visibilidade ao projeto, bem como a oportunidade de alargar o projeto e o impacto social alcançado. As organizações recorreram a este programa devido à falta de financiamento e por forma a colocar em prática projetos piloto que até então não tinha sido possível. As principais limitações e dificuldades sentidas no uso desta fonte de financiamento relacionam-se com a burocracia ainda existente e com a obtenção do investidor social.
- As Smart Cities e o desportoPublication . Baptista, Tiago João Gomes da Cunha; Oliveira, António José Monteiro de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaA inovação é o combustível da evolução do mundo, e as smart cities são efetivamente algo que pode comprovar-se e estabelecer-se como fundamental nesse mesmo capítulo. O desporto, sendo algo extremamente importante nas sociedades mundiais, quer a nível de lazer como espectador, quer como praticante profissional, tem um potencial imenso de inovação e de integração com o conceito de smart city. Esta dissertação tem então como objetivo abordar e definir o tema das smart cities, aliando-o ao mundo desportivo e, através de alguns exemplos, demonstrar as vantagens da integração de ambos os conceitos, assim como apresentar os problemas e obstáculos que precisam de ser ultrapassados para que estes objetivos sejam cumpridos. Ao longo da investigação foram ainda abordados os temas das novas tecnologias – inteligência artificial e a realidade virtual, procurando uma conexão significativa aos temas anteriores porque são hoje temas que condicionam o entendimento de smart city. Para que se pudesse expandir na análise destes temas utilizou-se uma metodologia de estudo qualitativa, através da análise de documentos sobre o tema e através de entrevistas com questões pertinentes e relevantes para a questão de investigação. Terminou-se este estudo com uma análise dos resultados obtidos e com uma análise das variáveis que foram estudadas, da sua relação entre si, e dos efeitos daí resultantes.
- Behavioural patterns of purpose-driven versus profit-driven entrepreneursPublication . Colpaart, Yvonne Levina Suzanne; Oliveira, António José Monteiro deThis thesis examines the dichotomy between profit-driven and purpose-driven entrepreneurship and sheds light on the urgent need for comprehensive reforms in sustainable business practices. By examining the diverse perspectives within an organization and the broader entrepreneurial landscape, this research highlights the critical importance of defining and aligning sustainable business goals. The core of this thesis focuses on fundamental questions about entrepreneurial behaviour and the potential for transformative change in behavioural patterns. It examines the motivations of entrepreneurs toward sustainability and explores strategies to encourage a shift from profit-driven to purpose-driven models. Using an innovative approach that incorporates the Shapero (1984) model, this research illuminates the complex interplay between intentions and actual behaviour in sustainable entrepreneurship. The research emphasizes the importance of understanding and raising awareness of as a driver for change and highlights the interconnectedness of corporate business- and sustainable responsibility. The journey from personal reflection to scientific research and the methodology employed integrates insights from the Event Model of Shapero (1984), offering valuable insights into the drivers and barriers to purpose-driven and profit-driven entrepreneurship. As a result, we saw in this research that there is a lack of correlation between the behaviour of purpose-driven entrepreneurs, perceived feasibility, and desirability, which is an important discovery. It suggests a re-evaluation of existing entrepreneurship frameworks and encourages the development of new support systems that recognize and nurture the unique motivations of purposeful entrepreneurs. On the other hand, this correlation is shown positively by profit-driven entrepreneurs. This differentiation suggests that entrepreneurial studies should consider separate analytical models or frameworks for different types of entrepreneurs, as their motivations and decision-making processes can significantly differ. The broader impact of these findings lies in the potential shift in how entrepreneurship is understood and supported globally. Recognizing that a significant segment of entrepreneurs operate independently of traditional motivational factors opens the door to more inclusive and diverse entrepreneurial landscapes. This can lead to a more diverse and richer ecosystem where different types of businesses thrive, ultimately contributing to a more dynamic and resilient economy. By laying the foundation for a more cohesive and impactful approach to sustainable business, this thesis aims to inspire meaningful and lasting contributions to address the pressing global environmental challenges of our time.