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ISCAP - DM- Empreendedorismo e Internacionalização

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Este Mestrado visa uma conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento critico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou de instituições, tendo como objetivo constituir-se como um importante instrumento na formação académica portuguesa. Abrangendo áreas nucleares como a Gestão, a Economia, o Direito e a Informática, este curso propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais necessários a uma bem-sucedida internacionalização das empresas portuguesas. Competências específicas: - Explicar as novas tendências e perspetivas de evolução na área do empreendedorismo e da internacionalização; - Explicar, com fundamentação científica, necessidades de consumidores/utentes de diferentes países; - Compreender e aplicar processos de gestão empresarial em contexto internacional; - Definir e avaliar diferentes estratégias de internacionalização; - Investigar as especificidades culturais, políticas, económicas e sociais dos vários mercados internacionais; - Conhecer as grandes questões da atualidade relativas à União Europeia, especialmente as relacionadas com a economia e a política comercial. Saídas Profissionais Este curso tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes ao nível do 1º ciclo de estudos na área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem eficazmente a profissão de técnicos de empreendedorismo e de comércio internacional, técnicos vocacionados para desenvolverem a sua atividade em organizações nacionais, internacionais e em entidades privadas.

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  • As Smart Cities e o desporto
    Publication . Baptista, Tiago João Gomes da Cunha; Oliveira, António José Monteiro de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima
    A inovação é o combustível da evolução do mundo, e as smart cities são efetivamente algo que pode comprovar-se e estabelecer-se como fundamental nesse mesmo capítulo. O desporto, sendo algo extremamente importante nas sociedades mundiais, quer a nível de lazer como espectador, quer como praticante profissional, tem um potencial imenso de inovação e de integração com o conceito de smart city. Esta dissertação tem então como objetivo abordar e definir o tema das smart cities, aliando-o ao mundo desportivo e, através de alguns exemplos, demonstrar as vantagens da integração de ambos os conceitos, assim como apresentar os problemas e obstáculos que precisam de ser ultrapassados para que estes objetivos sejam cumpridos. Ao longo da investigação foram ainda abordados os temas das novas tecnologias – inteligência artificial e a realidade virtual, procurando uma conexão significativa aos temas anteriores porque são hoje temas que condicionam o entendimento de smart city. Para que se pudesse expandir na análise destes temas utilizou-se uma metodologia de estudo qualitativa, através da análise de documentos sobre o tema e através de entrevistas com questões pertinentes e relevantes para a questão de investigação. Terminou-se este estudo com uma análise dos resultados obtidos e com uma análise das variáveis que foram estudadas, da sua relação entre si, e dos efeitos daí resultantes.
  • Relatório de estágio: Tracer
    Publication . Santo, André Perestrelo; Pratas, Joaquim Fernando Monteiro
    Este relatório documenta o estágio curricular realizado na Tracer, empresa especializada em proteção de marcas e monitoramento digital, no âmbito do Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O estágio, que ocorreu entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024 e totalizou 400 horas, teve como principal objetivo aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no mestrado, sob a orientação do Professor Joaquim Fernando Monteiro Pratas. Ao longo do estágio, desempenhei atividades essenciais para a proteção de marcas, incluindo auditorias e monitoramento contínuo de infrações em redes sociais, marketplaces e websites, produzindo relatórios detalhados para o departamento jurídico e suportando processos de registo de marcas em várias jurisdições. Paralelamente, contribuí para a criação de políticas internas de uso de marca, promovendo uma uniformidade visual e legal consistente com as necessidades dos clientes. As tarefas realizadas ao longo do estágio proporcionaram a aplicação prática de conteúdos abordados nas unidades curriculares do mestrado, como Análise de Mercados Externos, Competitividade e Globalização e Direito dos Negócios Internacionais. A análise de mercados internacionais e a implementação de práticas de proteção de marca fortaleceram o conhecimento teórico em defesa de ativos digitais e expandiram as competências em análise de concorrência. A experiência foi altamente valiosa para o meu desenvolvimento profissional, consolidando a confiança e as competências necessárias para enfrentar os desafios da proteção de marcas num ambiente digital dinâmico e globalizado.
  • Inteligência emocional, género e negócios empreendedores
    Publication . Maia, Débora Casais; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima
    Nas últimas décadas, o conceito da inteligência emocional tem despertado a crescente atenção das empresas, das organizações e da Academia, devido ao facto de se tratar de um fator imprescindível para o processo de desenvolvimento de negócios empreendedores. O objetivo fundamental deste estudo é analisar de que forma a inteligência emocional, por género, influencia o desenvolvimento de negócios empreendedores. Para além disso, pretende-se compreender a evolução do indivíduo como ser emocional e promover a transferibilidade dessa evolução para o contexto profissional. Neste estudo foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, com recurso ao método de estudo de casos múltiplos para analisar cinco empresas incubadas na agência de incubação START Esposende. Como instrumento de análise utilizou-se entrevistas semi-estruturadas. Nesta investigação, verificou-se através dos resultados obtidos que as empresas incubadas estão familiarizadas com o conceito de intligência emocional, que o bem-estar emocional das pessoas é crucial para o desenvolvimento de um negócio e que as estratégias aplicadas nos negócios advém de características pessoais, do tipo de personalidade, da experiência profissional e não do género.
  • Plano de negócio como ferramenta de inclusividade: o caso da Orla
    Publication . Geriante, Ana Rita Marques; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima; Silva, José Rui Marques Dias da
    A crescente envolvência da sociedade nos impactos sociais e sustentáveis nas empresas faz com que seja imperativo a implementação de negócios que sejam sensíveis a estas temáticas. Foi este o ponto de partida a partir do qual surgiu a ideia da criação da ORLA com a conceção de um plano de negócios para a indústria têxtil. Assim, o objetivo deste trabalho de projeto é a criação de uma empresa que seja consciente, inclusiva e ética, tanto a nível social como a nível sustentável, com um grande foco na comunidade de pessoas com deficiências visuais. Pelo facto de nos concentrarmos num público-alvo específico, abordamos e apostamos na criação de um website de e-commerce no qual a inclusão e a acessibilidade sejam uma prioridade e uma garantia. Neste, são privilegiadas as descrições auditivas e sinaléticas adaptadas de forma a proporcionar aos consumidores uma experiência agradável, positiva e, acima de tudo, inclusiva. Para podermos fomentar esta ideia, procedemos à revisão de literatura relativa ao empreendedorismo social e sustentável e elaboramos o plano de negócio da empresa, o qual compreende o plano estratégico e de marketing. Para suportar a definição do modelo de negócio foi utilizado o Business Model Canvas.
  • O impacto das diferenças culturais no mercado ibérico: estudo de caso no setor do mobiliário de luxo
    Publication . Carneiro, Sara Gomes; Antunes, Isabel Cristina Martins
    Este trabalho investiga o impacto das diferenças culturais nas negociações internacionais, com foco comparativo entre Portugal e Espanha. Com o objetivo de compreender como as variáveis culturais influenciam as práticas negociais. Este estudo analisa as abordagens culturais e as estratégias de negociação adotadas por ambos os países. Adotou-se a metodologia qualitativa para atingir o objetivo e entrevistas semiestruturadas com gestores e assistentes de vendas do setor de mobiliário de luxo, proporcionando assim uma visão aprofundada sobre as perceções culturais nos dois mercados. Os resultados mostram que os clientes espanhóis são mais persistentes na negociação de preços, enquanto os portugueses valorizam a confiança e as relações a longo prazo. Diferenças como a aceitação de hierarquias e a aversão à incerteza também afetam a forma como as empresas devem comunicar e negociar. O estudo destaca a necessidade de adaptação intercultural para otimizar os resultados empresariais e sublinha a importância de estratégias ajustadas às especificidades culturais de cada mercado, especialmente no contexto ibérico.
  • O impacto da cultura das organizações e do tipo de relacionamento buyer-seller na cooperação e satisfação do cliente no mercado B2B
    Publication . Costa, Filipa Daniela Moutinho Pinto da; Pratas, Joaquim Fernando Monteiro
    No atual contexto de globalização, as transações entre organizações de diferentes países têm-se tornado cada vez mais frequentes, envolvendo culturas distintas que influenciam profundamente os relacionamentos e os resultados no âmbito do mercado business to business (B2B). Assim, este trabalho teve como objetivo investigar a influência das dimensões culturais na cooperação e na satisfação do cliente, bem como analisar o impacto dos diferentes tipos de relacionamento entre compradores e vendedores na satisfação do cliente. A investigação adotou uma abordagem quantitativa, com recolha de dados realizada através de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de conveniência constituída por 68 empresas vendedoras internacionais a operar no mercado B2B. A análise dos dados incluiu a utilização de estatísticas descritivas e inferenciais, complementada por um modelo de equações estruturais (PLS-SEM), que possibilitou a avaliação das relações complexas entre variáveis culturais e organizacionais. Os resultados confirmaram algumas relações previstas na literatura, como o impacto positivo das culturas de alto contexto na satisfação do cliente e o efeito adverso da distância ao poder na cooperação. Contudo, outras hipóteses foram refutadas, designadamente a relação positiva esperada entre culturas de alto contexto e cooperação e a associação negativa entre indulgência e satisfação do cliente. Estes resultados sugerem que as práticas empresariais e as expectativas culturais estão em transformação, refletindo a complexidade das interações em contextos multiculturais. Conclui-se que o presente estudo oferece contributos práticos significativos, ao evidenciar como as empresas podem ajustar as suas estratégias de relacionamento às especificidades culturais dos mercados internacionais, promovendo uma cooperação mais eficaz e uma maior retenção de clientes. Os resultados revelam-se igualmente relevantes para académicos interessados na interseção entre cultura e comportamento organizacional, contribuindo para o enriquecimento da base teórica e prática sobre os desafios e oportunidades nos contextos multiculturais do setor B2B.
  • Estágio curricular na Join The Moment Transitários, SA
    Publication . Cassiano, Heloísa Camila da Silva; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto; Machado, Celsa Maria de Carvalho
    A globalização das economias exige que as empresas, para sobreviver e crescer, tenham de se internacionalizar. O papel especializado de suporte a este processo de internacionalização por empresas de logística e transporte internacional de mercadorias afigura-se essencial para o sucesso da internacionalização de empresas com características como as portuguesas (essencialmente pequenas e médias empresas). O presente relatório foi realizado na JTM, com o objetivo de compreender os procedimentos e logísticos e operacionais envolvidos na prestação de serviços de transporte internacional. Durante o estágio, as atividades desenvolvidas foram as de Pricing Assistant no departamento comercial marítimo, promovendo serviços de apoio ao comercio internacional de mercadorias entre Portugal e o Brasil. As principais aprendizagens desta experiência incluem a importância dessa atividade no apoio à expansão internacional das empresas, e os procedimentos necessários para garantir a execução eficaz dessas operações. Sendo um trabalho no âmbito do mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização irão ser explorados os processos de logística internacional e os modos de entrada nos mercados internacionais, a atividade transitária e o seu papel no comércio internacional. A metodologia adotada, de índole qualitativa, recorreu a múltiplas fontes, com a recolha de dados secundários e dados documentais, a entrevista e a observação direta.
  • Modelo de gestão financeira para associações juvenis: estudo de caso da YouthDream
    Publication . Gomes, Ricardo Castelo Rodrigues Teixeira; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira da
    O presente estudo aborda a gestão financeira nas associações juvenis em Portugal, recorrendo ao exemplo da YouthDream, uma associação juvenil dedicada à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. Reconhecendo o papel crucial das associações juvenis no desenvolvimento social e comunitário, esta investigação propõe um modelo de gestão financeira em específico para a YouthDream, com o objetivo de demonstrar como qualquer associação pode criar um modelo adequado à sua realidade e necessidade, de modo assegurar a sustentabilidade e a transparência destas entidades. A investigação inicia-se por um levantamento de todos os parâmetros que regem o funcionamento financeiro das associações, desde o que as caracteriza até às suas obrigações fiscais, estabelecendo um panorama geral a qualquer associação juvenil no que concerne à sua dinâmica financeira. Posteriormente, para construir a proposta do modelo, foram elaboradas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos diferentes departamentos da YouthDream, que permitiram identificar as práticas financeiras atuais, os desafios enfrentados e as oportunidades de melhoria. Assim, conciliando a informação recolhida na revisão documental, com o levantamento feito nas entrevistas, foi proposto um modelo de gestão financeira para a associação. O estudo revela que, apesar das limitações inerentes à natureza voluntária destas entidades e ao baixo volume de transações, a implementação de práticas de gestão financeira mais estruturadas pode fortalecer significativamente a capacidade das associações juvenis de maximizarem os seus recursos e alcançarem os seus objetivos sociais. A proposta de modelo de gestão financeira aqui apresentada poderá ser adaptada a outras associações do terceiro setor, contribuindo para uma governança mais eficaz e para o fortalecimento do associativismo juvenil em Portugal.
  • Desigualdade de género no setor financeiro em Portugal
    Publication . Reis, Beatriz Oliveira; Bernardino, Susana Jacinta Queirós
    Apesar da evolução positiva que se verificado no último século, existe ainda uma sub-representação das mulheres no mercado de trabalho, fazendo-se sentir principalmente em cargos de decisão e funções de topo, bem como em determinados setores de atividade onde tradicionalmente se observa uma maior predominância de colaboradores do género masculino. Ao longo dos últimos anos, parte da literatura tem procurado compreender quais as razões que levam à existência dessa desigualdade, onde se encontram fatores como a ausência de papéis-modelo, os estereótipos de género, a falta de confiança ou o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O equilíbrio de género tem sido reconhecido como relevante e capaz de contribuir para a criação de valor, mesmo em áreas em que historicamente existe uma mais elevada taxa de masculinização. O mesmo sucede no setor financeiro. Com efeito, o acesso ao financiamento é reconhecido como uma das principais barreiras ao empreendedorismo. A baixa participação das mulheres no setor financeiro é também apontada como capaz de acentuar a dificuldade de acesso a financiamento por parte das mulheres empreendedoras. Esta investigação tem como objetivo principal compreender em que medida existe ou não desigualdade de género no setor financeiro em Portugal. Particularmente, pretende-se compreender as motivações para o ingresso no setor financeiro, benefícios percebidos do trabalho no setor financeiro, principais constrangimentos e potencial de carreira. Pretende-se ainda estudar em que medida estas perceções são influenciadas pelo género. A metodologia usada no estudo é de natureza quantitativa. Os dados primários foram recolhidos através de um questionário dirigido especificamente aos profissionais que exercem atividade no setor financeiro em Portugal. O estudo realizado indica que o setor financeiro evidencia um predomínio do género masculino, quer no exercício de funções no setor como no exercício de cargos de gestão. Os resultados obtidos indicam ainda algumas diferenças na forma como homens e mulheres percebem o exercício da atividade no setor. Analisando as motivações para o ingresso na profissão, verifica-se que as mulheres valorizam mais o impacto que o setor é capaz de ter na sociedade, muito embora no momento de ingresso considerem as condições oferecidas inferiores. O género feminino valoriza mais os constrangimentos associados ao exercício da profissão, por comparação com o género masculino, verificando-se o oposto em relação à forma como percecionam a possibilidade de progressão na carreira.
  • Tendências futuras no mercado de trabalho e os desafios impostos pela evolução tecnológica: do teletrabalho à inteligência artificial
    Publication . Ribeiro, Ana Conceição; Santos, José de Freitas
    Tem-se verificado o surgimento de novas formas de trabalho e é necessário compreender como a evolução tecnológica, as novas formas de trabalho e os sistemas de Inteligência Artificial afetam o mercado de trabalho, bem como o que pensam empresários e trabalhadores. Os colaboradores têm necessidades específicas e é necessário proporcionar bem-estar no local de trabalho, melhores relações profissionais e proximidade nas suas relações familiares. Para atingir estes objetivos as empresas optaram por adotar medidas que garantam mais tempo livre para a realização de outras atividades: lazer, em família, entre amigos, ou para descanso e relaxamento. O estudo realizado mostra que em teletrabalho, os indivíduos admitem que foi possível conciliar de forma mais próxima a sua vida pessoal e profissional, ainda que alguns desafios lhes tenham sido impostos, precisamente por essa interrelação no mesmo espaço. A perspetiva dos trabalhadores foi obtida através da resposta a questionários. Em contexto de entrevista, a semana de trabalho reduzida permite aos trabalhadores terem mais tempo livre, valorizando-o para excecução de tarefas essenciais que de outra forma teriam de fazer durante o seu horário de trabalho. A adoção de inteligência artificial no mercado de trabalho veio revolucionar a forma como a tecnologia é utilizada. São sistemas que carecem de análises profundas para se compreender se oferecem o que as empresas necessitam para desenvolver as suas atividades profissionais. Na adoção de sistemas de inteligência artificial verifica-se que existem trabalhadores que aceitam a sua implementação e a usam como parte do seu dia a dia e outros que são mais céticos e têm maior dificuldade na sua aceitação. No contexto atual, as empresas também se apresentam como pouco conhecedoras das vantagens destas tecnologias, não as adotando por ainda desconhecerem a sua utilidade.