Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-18"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre o endividamento e a decisão de exportar das empresas do setor industrial portuguêsPublication . Magalhães, Bruno Emanuel Trindade; Machado, Ricardo André Cabral de Carvalho BahiaO principal objetivo desta investigação é analisar a relação entre o endividamento e as decisões de exportação de empresas do setor industrial português, considerando a influência das restrições financeiras e o impacto das crises económicas. A pesquisa abrange dados de empresas entre 2012 e 2022, e utiliza informações disponíveis na SABI. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma análise econométrica baseada num modelo probit, de forma a avaliar como o nível de endividamento, o rácio de liquidez, o rácio de cobertura de juros e outras variáveis financeiras influenciam a probabilidade de uma empresa se envolver em atividades de exportação. Os resultados indicam que as empresas exportadoras apresentam níveis de endividamento superiores às não exportadoras. Este resultado evidência uma dependência maior de financiamento externo para cobrir custos associados à exportação. A liquidez das empresas influencia essa relação, sendo mais evidente nas empresas com alta liquidez, onde o endividamento é usado como uma ferramenta para expandir as operações internacionais. Nas empresas com baixa liquidez, a relação entre endividamento e decisões de exportação não é significativa. Isto sugere que as restrições financeiras dificultam a utilização do crédito para exportação. Durante períodos de crise, como a crise soberana e a crise pandémica, observou-se um aumento do endividamento em ambos os grupos de empresas, embora a diferença entre exportadoras e não exportadoras não tenha sido estatisticamente significativa. No entanto, a análise não permitiu concluir com clareza se o endividamento desempenha um papel determinante nas decisões de exportação, mesmo entre as empresas financeiramente saudáveis, visto que os resultados não demonstraram uma associação significativa entre endividamento e exportação em períodos de crise. Assim, embora o endividamento possa ser uma ferramenta de financiamento, os dados não confirmam o seu impacto direto sobre as exportações em tempos de adversidade económica.
- Cuidadores informais e envelhecimento populacional: desenvolvimento de uma plataforma de suporte para o cuidadoPublication . Baptista, Maria Carolina Diz; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraO envelhecimento populacional é um dos fenómenos mais relevantes do século XXI, trazendo consigo uma série de desafios que impactam os contextos sociais, econômicos e culturais da sociedade. O aumento da longevidade e a redução das taxas de natalidade têm alterado a composição etária das populações em todo o mundo, gerando uma necessidade crescente de respostas adequadas para atender a essa nova realidade demográfica. Neste contexto, a Economia Social proporciona um conjunto de respostas sociais que buscam responder às necessidades sociais desta população-alvo, no entanto, devido a um conjunto de dificuldades enfrentadas pelas instituições, como a falta de indisponibilidade e incapacidade destes serviços, têm incentivado a procura por alternativas, tendo em conta que cada vez mais os idosos pretendem permanecer no seu domicílio. Em Portugal, como em muitos outros países, a família desempenha um papel central no cuidado dos idosos, O cuidador informal surge quando a pessoa idosa necessita de apoio e de assistência nas atividades quotidianas, incluindo cuidados pessoais, gestão financeira, transporte, apoio emocional, prestados predominantemente pelo género feminino. Este papel, embora fundamental, é exigente e gera uma série de desafios, tanto para os cuidadores quanto para as famílias. Posto isto, a presente dissertação se propõe a investigar as estratégias adotadas pelos cuidadores informais no cuidado à pessoa idosa dependente, identificando suas necessidades e as principais dificuldades enfrentadas. Além disso, sendo Trabalho de Projeto tem como objetivo a criação de uma plataforma digital, uma iniciativa inovadora dedicada a apoiar cuidadores informais. Esta plataforma oferece recursos diversificados, como ajudas técnicas, conteúdos educativos através de um blog, serviços de senior sitting e um fórum de comunicação, promovendo a troca de experiências e a criação de uma comunidade de suporte, com especial destaque melhorar a qualidade de vida destes indivíduos e das pessoas que recebem seus cuidados, alinhando-se a um modelo de cuidado mais sustentável e humanizado. Para o efeito, o estudo adota numa metodologia qualitativa, ao qual, foi utilizado como técnicas de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas a cuidadores informais residentes nos mais diversos concelhos e o recurso à análise documental, comparando plataformas relacionadas com apoio domiciliário. Palavras chave: Envelhecimento, Família, Cuidador informal, Economia social, Respostas Sociais, Plataforma Digital
- Artificial aesthetic: exploring the convergence of creativity, artificial intelligence, and human expression in artPublication . Costa, Ana Sofia Lazera; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraEsta dissertação investiga a fascinante intersecção entre a inteligência artificial (IA) e as artes, explorando a forma como a IA está a revolucionar os processos criativos e a remodelar as fronteiras daquilo que definimos como arte. Ao integrar a IA em várias formas artísticas - desde as artes visuais e a música até à literatura e muito mais - o estudo aborda questões fundamentais relacionadas com a criatividade, a autoria e o impacto social. Destaca as oportunidades empolgantes que a IA oferece para ultrapassar os limites da inovação artística, enquanto considera as implicações éticas e os desafios que apresenta para os artistas, as empresas e o público. O potencial da IA para democratizar a arte, melhorar a expressão criativa e remodelar as indústrias é imenso. Embora subsistam desafios, nomeadamente em torno de questões como a propriedade intelectual e o papel da arte humana, esta investigação defende que a IA não é uma ameaça, mas sim um catalisador para uma nova era de exploração artística. O futuro da IA na arte promete novas e excitantes direções, com infinitas possibilidades de inovação, colaboração e reimaginação da forma como criamos e apreciamos a arte. Esta dissertação convida os leitores a abraçar esta paisagem em evolução, abrindo a porta a um futuro artístico mais inclusivo, vibrante e tecnologicamente orientado.
- Levantamento de necessidades em fisioterapia durante o processo de reafirmação de género de características masculinas para femininas em Portugal: estudo observacional descritivo transversalPublication . Troia, Sara Coelho; Pinho, Andreia Raquel Santos Noites Soares deO processo de reafirmação de género inclui várias fases, a terapia hormonal e as três cirurgias. A Fisioterapia é essencial, podendo dar resposta a muitas das complicações vividas após cada cirurgia. Inferir a realização de fisioterapia durante o processo de reafirmação de género de características masculinas para femininas e identificar complicações e a satisfação dos após as cirurgias. É um estudo observacional descritivo transversal com uma amostragem não probabilística por autosseleção de pessoas que se encontrem em qualquer fase do processo de reafirmação de género de características masculinas para femininas. Foi utilizado um questionário online. Foram realizadas análises descritivas (mediana e amplitude interquartil), assim como frequências absolutas e relativas. A amostra foi composta por 16 respostas válidas. 3 dos indivíduos realizaram fisioterapia pós-mamoplastia. Apresentaram uma mediana 1±3 e 5,5±2 complicações pós mamoplastia e vaginoplastia respetivamente. Verificou-se uma mediana de 8±2 e 7,5±3 de satisfação estética, comparativamente a uma de 9±2 e 4,5±4 funcional na mamoplastia e vaginoplastia respetivamente. A realização de fisioterapia durante o processo de reafirmação de género é muito reduzida, apesar das múltiplas complicações associadas e níveis de satisfação estética e funcional que podem ser melhoradas com a fisioterapia.
- Sintomatologia musculoesquelética em procedimentos com utilização de radiações ionizantes: Impacto dos aventais de chumboPublication . Pereira, Maria de Fátima Fraga Sousa; Rodrigues, Matilde AlexandraO uso de aventais de chumbo por profissionais de saúde que trabalham com radiações ionizantes é essencial para garantir a sua segurança e proteção. Estes equipamentos de proteção individual devem ter um equivalente de 0,50 mm de chumbo na parte anterior do avental e 0,25mm na parte posterior, para garantir a atenuação da radiação ionizante e proteger adequadamente os trabalhadores. Contudo, a utilização prolongada destes aventais pode originar desequilíbrios posturais e dores em várias partes do corpo, afetando negativamente o sistema musculoesquelético. No entanto, são ainda pouco os estudos que analisam o impacto do uso de vestuário de proteção radiológica na sintomatologia musculosquelética, tendo este estudo como objetivo analisar esta problemática. O estudo foi aplicado num hospital público. Foram contemplados um total de 94 profissionais de saúde, incluindo técnicos superiores de radiologia, enfermeiros e médicos que utilizavam avental de proteção radiológica. Como instrumentos de recolha de dados foram aplicados o Questionário Nórdico Musculoesquelético para pesquisa de sintomatologia musculoesquelética, e um outro questionário sobre a utilização dos aventais de proteção radiológica. Os resultados mostraram que 70,3% dos inquiridos usavam o avental de chumbo tipo saia/casaco frequentemente ou sempre, e 82,9% utilizam frequentemente ou sempre o protetor de tiroide. No entanto, 81,9% dos indivíduos raramente ou nunca usam óculos de radioprotecção. O estudo também revelou que quase metade dos participantes 46,8% relatou um nível elevado ou muito elevado de desconforto após o uso da saia/casaco de chumbo. É relevante destacar que a maioria dos participantes indicou níveis de desconforto elevados para a região inferior das costas associada ao uso do equipamento de proteção individual de chumbo. Além disso, maiores problemas musculosqueléticos foram identificados na região lombar. Os resultados deste estudo enfatizam a necessidade de informar os trabalhadores sobre o tipo indicado de proteção face ao tipo de exposição, assim como de medidas para a redução da sintomatologia musculosquelética nestes profissionais.
- Utilização de inteligência artificial no futebol: Recolha de dados por Web scraping e previsão de resultados na Liga PortuguesaPublication . Marinho, Nuno Filipe Lima; Santos, Veríssimo Manuel Brandão LimaNos últimos anos, o avanço tecnológico tem impulsionado significativamente a transformação de diversas indústrias. Um dos pilares desse progresso é o uso crescente de algoritmos de previsão baseados em Machine Learning. Esses algoritmos têm sido aplicados numa ampla gama de setores, desde finanças, saúde, marketing, desporto, passando pelas diversas áreas da engenharia, o que tem impulsionando a capacidade das organizações anteciparem eventos futuros e tomarem decisões estratégicas fundamentadamente. O Machine Learning, como método de análise de dados, permite a automatização de construção de modelos analíticos. Sendo um ramo da inteligência artificial que se baseia na capacidade dos sistemas de aprenderem através dos dados, permitindo identificar padrões e tomar decisões com uma reduzida intervenção humana. Esta dissertação, propõe-se a explorar detalhadamente o desenvolvimento de um algoritmo de previsão de resultados de futebol da Liga Portuguesa, baseado em Machine Learning. Para tal, serão estudados vários algoritmos com o objetivo de fornecer uma compreensão mais aprofundada dos métodos utilizados nesta área de investigação.
- Comparação de elementos estruturais em aço e madeira de um pavilhão industrialPublication . Campos, Luís Miguel Frutuoso; Lopes, Duarte BarrosoNos últimos anos, tem havido uma tendência crescente das empresas para construírem pavilhões industriais. É comum os pavilhões industriais serem projetados, deixando um pouco de parte a estética. Por este facto, a estrutura fica na sua globalidade a cargo do engenheiro projetista, tendo este a responsabilidade de encontrar uma forma de minimizar os custos desta, sendo que para isso tem à sua disposição inúmeras soluções estruturais possíveis para o mesmo problema. Com recurso ao software de cálculo automático Robot Structural Analysis® e com base nos Eurocódigos estruturais NP EN 1995-1-1:2022 e NP EN 1993-1-1:2010, foi efetuada a modelação e dimensionamento de elementos estruturais isolados, nomeadamente pórtico e treliça, em aço e madeira, constituintes de um pavilhão industrial com as dimensões 21,19x32,05x9,20 m, localizado na Maia, que sofreu obras de ampliação. Também foi realizado o dimensionamento de madres de aço com o auxílio do software MaxBox da empresa Constalica, e de madres de madeira com o software Microsoft Excel. Para a análise comparativa das diferentes soluções estruturais elegeram-se as variáveis peso|volume e área de pintura. Para a variável peso, os elementos estruturais isolados em aço, treliça na direção X, treliça na direção Y e pórtico na direção X têm um peso superior comparativamente aos mesmos elementos em madeira, 26,50%, 41% e 91% respetivamente. Relativamente às madres ocorre o contrário, isto é, os elementos em madeira têm um peso sensivelmente 38% superior aos elementos em aço. Para a variável área de pintura, os elementos estruturais isolados em madeira, treliça na direção X e treliça na direção Y têm uma área de pintura superior comparativamente aos mesmos elementos em aço, 26% e 51% respetivamente.
- Conceção e preparação da estrutura metálica: Um caso de estudoPublication . Santos, João José da Silva; Oliveira, Maria do Rosário SantosO presente trabalho abrange a realização e descrição de todas as etapas inerentes à preparação de uma estrutura metálica, para fabrico e montagem, utilizando um caso de estudo. Numa fase inicial é realizada a contextualização e o enquadramento histórico, a nível mundial e nacional, das estruturas metálicas. É mencionada a importância destas estruturas nos dias de hoje, de forma a superar os grandes desafios da construção, com arquiteturas cada vez mais complexas. Igualmente é apresentado o enquadramento o histórico das grandes obras mundiais, como por exemplo, o palácio de cristal de Londres, e a obra emblemática e polémica de Paris, a Torre Eiffel. Posteriormente, apresenta-se uma investigação teórica de todas as etapas inerentes ao processo construtivo das estruturas metálicas, que engloba a conceção, preparação, fabrico, transporte e montagem. Por fim, é apresentado o caso de estudo, referente a um pavilhão metálico, com uma geometria retangular em planta com cerca de 40 m x 12 m e uma altura com cerca de 10 m. Numa fase inicial, é realizada a descrição estrutural do edifício, especificando as características principais que o autor do projeto lhe conferiu. Posteriormente apresenta-se a modelação detalhada de toda a estrutura, com recurso ao software TEKLA Strutures. Para terminar foram são criados e editados todos os desenhos para fabrico da estrutura, incluindo os desenhos de montagem.
- Desigualdade de género no setor financeiro em PortugalPublication . Reis, Beatriz Oliveira; Bernardino, Susana Jacinta QueirósApesar da evolução positiva que se verificado no último século, existe ainda uma sub-representação das mulheres no mercado de trabalho, fazendo-se sentir principalmente em cargos de decisão e funções de topo, bem como em determinados setores de atividade onde tradicionalmente se observa uma maior predominância de colaboradores do género masculino. Ao longo dos últimos anos, parte da literatura tem procurado compreender quais as razões que levam à existência dessa desigualdade, onde se encontram fatores como a ausência de papéis-modelo, os estereótipos de género, a falta de confiança ou o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O equilíbrio de género tem sido reconhecido como relevante e capaz de contribuir para a criação de valor, mesmo em áreas em que historicamente existe uma mais elevada taxa de masculinização. O mesmo sucede no setor financeiro. Com efeito, o acesso ao financiamento é reconhecido como uma das principais barreiras ao empreendedorismo. A baixa participação das mulheres no setor financeiro é também apontada como capaz de acentuar a dificuldade de acesso a financiamento por parte das mulheres empreendedoras. Esta investigação tem como objetivo principal compreender em que medida existe ou não desigualdade de género no setor financeiro em Portugal. Particularmente, pretende-se compreender as motivações para o ingresso no setor financeiro, benefícios percebidos do trabalho no setor financeiro, principais constrangimentos e potencial de carreira. Pretende-se ainda estudar em que medida estas perceções são influenciadas pelo género. A metodologia usada no estudo é de natureza quantitativa. Os dados primários foram recolhidos através de um questionário dirigido especificamente aos profissionais que exercem atividade no setor financeiro em Portugal. O estudo realizado indica que o setor financeiro evidencia um predomínio do género masculino, quer no exercício de funções no setor como no exercício de cargos de gestão. Os resultados obtidos indicam ainda algumas diferenças na forma como homens e mulheres percebem o exercício da atividade no setor. Analisando as motivações para o ingresso na profissão, verifica-se que as mulheres valorizam mais o impacto que o setor é capaz de ter na sociedade, muito embora no momento de ingresso considerem as condições oferecidas inferiores. O género feminino valoriza mais os constrangimentos associados ao exercício da profissão, por comparação com o género masculino, verificando-se o oposto em relação à forma como percecionam a possibilidade de progressão na carreira.
- Inteligência artificial em recursos humanos: tendências e competências para o futuroPublication . Ribeiro, Cláudia Sofia Marques; Meirinhos, Viviana AndradeA Inteligência Artificial (IA) é uma inovação tecnológica com impacto em diversas áreas, incluindo na Gestão de Recursos Humanos (GRH). Com o potencial de redefinir a função de Recursos Humanos (RH), a IA está a promover uma evolução estratégica nas organizações. Nos últimos anos, a utilização de ferramentas de IA na GRH intensificou-se e tem revolucionado a gestão e o desenvolvimento do capital humano. A aplicação de IA está a remodelar processos críticos no ciclo de vida do colaborador, como Recrutamento & Seleção, o Onboarding, a Formação & Desenvolvimento, a Avaliação de Desempenho, a Gestão de Compensação e Benefícios e a Retenção de Talentos. Este estudo teve como objetivos a análise das tendências na utilização de IA nos processos de RH e a identificação das competências que os profissionais de RH necessitam desenvolver para serem bem-sucedidos na utilização de IA. Foram analisados 152 artigos provenientes de reconhecidas associações e instituições na área da GRH, entre Janeiro e Agosto de 2024, proporcionando uma visão abrangente e representativa do estado atual e das tendências futuras da GRH no contexto da IA. Os resultados indicam que a IA é amplamente adotada em várias etapas do ciclo de vida do colaborador, especialmente no Recrutamento & Seleção, Atração de talentos e Contratação, assim como na Formação, Aprendizagem e Desenvolvimento e na Avaliação e Gestão de Desempenho. Em relação às competências essenciais para os profissionais de RH na era da IA, destacam-se o domínio tecnológico e digital, assim como a análise e literacia de dados. O estudo contribui para a compreensão das tendências emergentes da IA nos processos de RH, e ao mesmo tempo propõe um novo modelo de competências que pode servir de base para o desenvolvimento profissional dos profissionais de RH. As implicações práticas incluem a necessidade de investimento contínuo na formação e desenvolvimento de competências, com destaque para a literacia digital e a adaptabilidade às novas tecnologias.