ISCAP – DM - Negócio Electrónico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão"
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- A adoção de um service desk: o caso de uma empresa de alojamento localPublication . Barbosa, Pedro Daniel Vieira; Pinto, José Agostinho de Sousa; Malta, Mariana CuradoO presente trabalho foi realizado no âmbito de um projeto numa Empresa de Alojamento Local, pertencente a um Grupo de Empresas, onde foi identificado um problema de gestão de processos e atividades desempenhadas em áreas de apoio ao negócio, como o caso da área de TI e a área de Gestão de Ativos. Dada a dificuldade em gerir todo o trabalho diariamente executado pelas áreas de apoio ao negócio indicadas, e tendo em conta que estas prestam o serviço de suporte ao utilizador, na sua área de atuação, a empresa chegou à conclusão que seria necessário adotar uma solução de Service Desk que permitisse ter o controlo de todo o trabalho realizado. O presente relatório apresenta a procura de uma plataforma de Service Desk, considerando os atuais problemas da empresa, tendo como objetivo melhorar as condições de trabalho de todos os seus colaboradores com a adoção de uma nova ferramenta, melhorar o processo de suporte ao utilizador, melhorar a satisfação dos seus colaboradores, e permitir que a gestão de topo consiga controlar toda a carga de trabalho que diariamente está entregue às suas equipas. A análise de todas as plataformas possíveis de serem adotadas foi feita através de um conjunto de requisitos definidos por via da metodologia utilizada, o ITIL v4, e também entrevistas a alguns dos responsáveis da empresa, análise documental e ainda sessões de trabalho realizadas com a Equipa responsável pelo Projeto. Após a escolha e implementação da plataforma são apresentados os resultados obtidos com a utilização da mesma, onde é feita a sua avaliação por via de um conjunto de critérios de avaliação, que foram definidos considerando os problemas identificados ao longo do trabalho.
- Análise do ensino a distância no ISCAP-IPP em tempos de pandemia da COVID-19: uma nova realidade educativaPublication . Barbosa, Jerónimo Paiva Reis de Sousa; Silva, António José Abreu da; Costa, Eusébio Ferreira daThe COVID-19 pandemic lead to the closing of universities and the forced shift to distance education showcasing the potential and limitations of this form of education. Univerisites, students and professors , in a short period of time and without warning, had to adapt to this new reality. The goal of the present dissertation is the analysis of the impact of the pandemic on ISCAP-IPP, a Portuguese Business School. In the first part, we empirically tested the DeLone and McLean Model to assess the success of MOODLE. To this end, we used SEM-PLS techniques analyze data obtained from a survey answered by 569 students. In the second part, we sought to describe how students dealt with the main challegenges and advantages of distance education and the role of technologies like MOODLE. We used data from 28 semi-structured interviews of students. The findings of this dissertation have a few significant implications for the practice of online education at ISCAP-IPP. The results show that the quality of information and system are the main factors in determining the impact of MOODLE. Thus, the devolopment of digital skills of students and professors has an added importance in this new model of education.
- A avaliação da acessibilidade de sítios web no comércio eletrónicoPublication . Oliveira, Rui Pedro Rodrigues; Afonso, Ana Paula Preto MendesA Internet em geral, e a World Wide Web em particular, potenciaram o desenvolvimento e o crescimento exponencial, a nível mundial, de numerosos negócios online. Podemos afirmar, sem receio de exagerar, que grande parte das organizações estão, de alguma forma, presentes virtualmente. A concorrência virtual é uma realidade, obrigando as organizações a desenvolver uma elevada capacidade de adaptação, no sentido de atrair mais clientes e fidelizar os habituais. É com base neste pressuposto que a acessibilidade digital desempenha um papel fundamental ao democratizar o uso das tecnologias online a todos os cidadãos, inclusivamente os mais incapacitados fisicamente: com limitações motoras ou percetivas. Um sítio Web é acessível se também é funcionalmente usável, ou seja, é fácil interpretar o conteúdo assim como navegar ao longo das páginas Web, oferecendo ao visitante uma experiência satisfatória e inclusiva. Neste contexto propomos desenvolver um protótipo da ferramenta de avaliação da acesssibilidade, designada ShoppingForAll, visando utilizadores com baixo grau de incapacidade, conforme o disposto pela norma WCAG 2.1 para o nível A. A avaliação da acessibilidade realizada com o protótipo da nova ferramenta será aplicada a um conjunto restrito de lojas online, nacionais ou com infraestruturas em Portugal. Os critérios utilizados foram a língua e a posição no ranking de vendas. Foram selecionadas as três lojas melhor posicionadas: Worten.pt, Fnac.pt e RadioPopular.pt. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível estabelecer um conjunto de recomendações que visam melhorar a acessibilidade da generalidade dos sítios Web, orientados ao comércio eletrónico. Pretendemos, com este trabalho de investigação, contribuir, ainda que modestamente, na promoção e aumento da acessibilidade na Web. O protótipo da ferramenta ShoppingForAll pode ser utilizada (contém instruções simples e directas) por especialistas em Tecnologias de Informação ou por desenvolvedores, e eventualmente gestores de sítios Web, dirigidos ao comércio eletrónico.
- Big Data no comércio eletrónico: utilização de cookies e questões de privacidade na recolha de dados pessoaisPublication . Silva, Joana Luís da; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deO crescimento das redes sociais, a proliferação do comércio eletrónico e a constante invasão de dispositivos móveis fez com que a quantidade de dados aumentasse drasticamente. Big Data refere-se a grandes conjuntos de dados caracterizados por grandes volumes e grande variedade, que têm origem em várias fontes, sendo gerados a alta velocidade. Este fenómeno fez com que o mundo dos negócios se alterasse e estimulou as empresas de comércio eletrónico a utilizarem este tipo de dados, analisando, por exemplo, os dados dos perfis dos seus consumidores e o respetivo perfil de navegação para definir, em tempo real, produtos a serem oferecidos aos seus clientes. O objetivo principal desta dissertação foi o de analisar em que medida os Big Data estão presentes e são utilizados no contexto de comércio eletrónico, quer do ponto de vista dos utilizadores, quer do ponto de vista das organizações. Pretende-se também esclarecer algumas questões éticas e legais no contexto dos Big Data. Esta dissertação caracteriza-se como um Estudo de Caso com tipologia múltipla do tipo descritivo e baseou-se em duas grandes fontes de recolha de dados. A primeira foi um questionário online que teve como objetivo avaliar o nível de consciencialização do utilizador em relação à partilha e recolha dos seus dados em ambiente de comércio eletrónico. Partiu-se de uma amostra não-probabilística de tipo bola de neve. As respostas válidas dessa amostra (160) foram analisadas numa abordagem quantitativo-qualitativa. A segunda foi a ferramenta de pesquisa da Cookiepedia, a qual permitiu uma análise dos cookies de um conjunto de sites de comércio eletrónico, obtidos através de uma amostra de conveniência. Foram analisados a Política de Privacidade de cada site, os tipos e objetivos dos cookies presentes nesses sites, rematando com uma breve lista discriminada dos mesmos. Com este estudo foi possível concluir que os utilizadores online, apesar de não concordarem com as condições dadas pelos sites de comércio eletrónico para a sua utilização, que os continuam a utilizar e que os utilizadores online não têm conhecimento de alguns dados considerados como pessoais. Este estudo conclui também que a maioria dos cookies utilizados em sites de comércio eletrónico se destinam a publicidade online, que é a utilização mais comum dos chamados Third Party Cookies.
- Blockchain-based reputation models for e-commerce: a systematic literature reviewPublication . Coelho, Marta Alexandra Guerra Magalhães; Gonçalves, Maria José Angélico; Pereira, Rui Humberto RibeiroThe Digital Age is the present, and nobody can deny that. With it has come a digital transformation in various sectors of activity, and e-commerce is no exception. Over the last few decades, there has been a massive increase in its utilization rates, as it has several advantages over traditional commerce. At the same time, the rise in the number of crimes on the Internet and, consequently, the understanding of the risks involved in online shopping has led consumers to become more cautious, looking for information about the seller and taking it into account when making a purchase decision. The need to get to know the merchant better before making a purchase decision has encouraged the creation of reputation systems, whose services play an essential role in today's e-commerce context. Reputation systems act as mechanisms to reduce information asymmetry between consumers and sellers and establish rankings that attest to fulfilling standards and policies considered necessary for shops operating in the digital market. The critical problems in current reputation systems are the frauds and attacks that such systems currently have to deal with, which results in a lack of trust between users. These security and fraud issues are critical because users' trust is commonly based on reputation models, and many of these current systems are not immune to them, thus compromising e-commerce growth. The need for a better and safer model emerges with the development of e-commerce. Through reading the articles and pursuing the answers to the primary questions, blockchain is data register technology to be analysed in order to gain a better acknowledgment of the potential of such technology. More research work and investigation must be done to fully understand how to create a more assertive reputation model. Thus, this study systematizes the knowledge generated by reputation models in E-commerce studies in Scopus, WoS databases, and Google Scholar, using PRISMA methodology. A systematic approach was adopted in conducting a literature review. The need for a systematic literature review came from the knowledge that there are reputation systems that mitigate some of the problems. In addition to identifying some indicators used in reputation models, we also conclude that these models could help provide some insurance to buyers and sellers, with a commitment to being a problem solver, being able to mitigate known problems such as Collusion, Sybil attacks, laundering attacks, and preventing online fraud ranging from ballot stuffing and bad-mouthing. Nevertheless, the results of the present work demonstrate that even though these reputation models still cannot solve all of the problems, attacking one fraud opens the door to an attack. The architecture of the models was identified, with the realization that a few lacks that need to be fulfilled.
- Blockchain: Como pode impactar o comércio eletrónicoPublication . Ribeiro, Diogo Sérgio Moutinho; Silva, António José Abreu daCom a rápida evolução da tecnologia digital, o Comércio Eletrónico registou um crescimento substancial, impulsionado também pela pandemia da Covid-19, que obrigou uma mudança no paradigma das compras on-line. Este crescimento traz novos desafios para o e-Commerce, como falta de segurança nos dados do utilizador, confiança e legislação. Neste sentido, a aplicação de novos sistemas tecnológicos, nomeadamente a Blockchain, nos negócios online constituem uma abordagem transparente para a evolução do e-Commerce. Sendo a tecnologia Blockchain baseada num tipo de base de dados distribuída e pública, de registos transparentes e imutáveis, poderá constituir a resposta à eliminação destes problemas que o negócio eletrónico enfrenta. Esta investigação tem como principal objetivo avaliar o impacto da tecnologia da Blockchain no Comércio Eletrónico, compreendendo como a tecnologia pode influenciar o negócio eletrónico, através do método de revisão sistemática de literatura. De forma a garantir o rigor metodológico, a presente revisão sistemática da literatura segue as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), estando incluídos neste estudo um total de 20 documentos. Os resultados sugerem que os impactos da Blockchain no comércio eletrónico passam por dois niveis, o impacto nos problemas de segurança, processamento e transparência dos dados e diminuir as fraudes e corrupção, e por fim, o seu impacto na gestão da cadeia de fornecimento, reduzindo custos e aumentando a eficiência da mesma.
- A compra por impulso online sob influência da publicidade nas redes sociaisPublication . Sousa, Miguel José Ribeiro; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraSocial networks have revolutionized the way consumers and brands communicate and interact. With its popularity and the growing investment of companies in advertising on social media, it has become important to understand how online consumers perceive online advertising on these platforms, how it positively influences their attitudes towards it and how this can lead to an online impulse purchase. This dissertation begins with a literature review on the topic of advertising on social media. Some specific items will be focus on, such as hedonic navigation on social networks, the value perceived by consumers through advertising, the perceived novelty that they get from it and the credibility it conveys to them in order to understand how these four variables can positively influence the attitude of consumers towards advertising and lead, as well as the individual's level of impulsiveness, to a positive impact on online impulse buying. The methodology adopted for this investigation consisted of the construction of a structural equation model, carried out by an online survey, which resulted in 369 valid responses from people who use or have already registered in one of the two social networks Facebook or Instagram, of which 115 said that uses more Facebook and 254 Instagram. Through the analysis of the results obtained and using the SmartPLS software, it was discovered that the Perceived Value and Credibility positively affect the Attitude towards advertising on social networks. The same Attitude and Level of Impulsiveness of the Individual, end up positively affecting the online Impulse Purchase. This dissertation contributes to the growth of scientific research and indicates to brands, which characteristics of their advertising should focus and invest when disseminating them on social networks, in order to attract and lead consumers to buy more impulsively.
- Conceção de um modelo de negócio e desenvolvimento de uma loja digital para a indústria da madeiraPublication . Passos, Ricardo Simões; Pinto, José Agostinho de SousaO presente relatório de projeto apresenta a conceção de um modelo de negócios online para a indústria da madeira e a implementação do mesmo, baseado na metodologia de Design Science Research (DSR) que definiu e suportou metodologicamente todo o planemaento e o desenvolvimento de um artefacto, uma loja digital. As empresas enquanto sistemas adaptativos complexos enfrentam, por força da evolução tecnológica e da globalização, desafios contínuos de ajustamento e adaptação ao contexto organizacional. A dissiminação da tecnologia, cada vez mais poderesa e assecivel, induziu a transformação que se verifica cada vez mais presente. Neste contexto as empresas necessitam de ser ágeis e flexiveis, necessitando de acompanhar a inovação tecnológica, ou, no mínimo deverão considera-la e testar a sua viabilidade. Considerando a importância das novas tecnologias ao serviço das empresas, nomeadamente as tecnologias do negócio eletrónico e tendo alguns conhecimentos da mesma, identificou-se a oportunidade de criar um projeto que fosse valorizado enquanto trabalho de investigação e que, ao mesmo tempo, respondesse a uma necessidade identificada na organização, tratando-se assim de um trabalho de investigação aplicada. Para tal, foi feita uma revisão de literatura em paralelo com um estudo de mercado. Foi desenvolvido e aplicado um questionário, de modo a obter suporte cientifico para a conceção do modelo de negócio. Para suportar a definição do modelo de negócio foi utilizado o Modelo de Negócio Canvas. Após a definição e validação do modelo de negócio e definidaas as tecnologias foi desenvolvido um artefacto (plataforma online de venda de madeira), posteriormente implementado num grupo de testes de modo a obter feedback para realizar as alterações necessárias para a sua publicação e entrada em produtivo. Este documento relata a investigação, desenvolvimento e avaliação de todo o processo até à sua comunicação no mercado da venda de madeira.
- A consciencialização sobre a sustentabilidade e o seu efeito na utilização das plataformas e-hailingPublication . Silva, Sara Alexandra Dias da; Silva, Pedro Bruno Mendonça daCom o desenvolvimento das tecnologias de informação, houve um enorme crescimento da economia colaborativa e, consequentemente, o desenvolvimento de diversas plataformas eletrónicas, como as plataformas e-hailing. Com o tema das alterações climáticas e da sustentabilidade ambiental cada vez mais presente no nosso dia a dia, tornou-se importante perceber se os utilizadores de plataformas e-hailing são sensíveis a este tema e se isso influencia de forma positiva a utilização dessas plataformas. Assim, o objetivo deste trabalho de investigação passa por caracterizar a consciencialização de sustentabilidade, nos três construtos do desenvolvimento sustentável (conhecimento, atitude e comportamento de sustentabilidade), por parte dos utilizadores das plataformas e-hailing, e de que forma isto afeta a utilização das mesmas. Para esta análise, o estudo baseia-se numa revisão de literatura, assim como na distribuição online de um questionário, que auferiu 215 respostas de utilizadores das plataformas e-hailing. Após analisados os dados recolhidos, constatou-se que os utilizadores destes serviços são sensíveis ao tema da sustentabilidade ambiental, e isso influencia de forma positiva a utilização dos mesmos. As conclusões retiradas deste trabalho poderão ser úteis para sustentar trabalhos futuros sobre o tema, e podem, ainda, ajudar os promotores das plataformas e-hailing, no que concerne ao marketing das mesmas.
- Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesasPublication . Correia, Patrícia de Sá; Santos, José Duarte da RochaA era digital provocou uma transformação no processo de compra, resultando na necessidade de uma evolução e adaptação nas estratégias de vendas. Nesse contexto, o social selling surge como uma abordagem promissora para as empresas se posicionarem de forma eficaz no início da jornada do consumidor. Com este estudo, pretende-se investigar o contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling no setor farmacêutico português. Para atingir esse objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, suportada em três casos de estudo de farmácias portuguesas. Complementarmente estabeleceram-se quatro objetivos específicos: analisar as periodicidades das publicações, identificar o tipo/formato de publicação privilegiado, detetar os conteúdos utilizados nas publicações e determinar o nível de engagement. Os resultados revelaram que a adesão das farmácias à criação de uma LinkedIn Company Page é baixa (9,6%), e a maioria das páginas (58,6%) não foram reivindicadas, ou seja, foram criadas automaticamente pela rede social e ainda não passaram a ser geridas pela organização. Isso indica uma lacuna na utilização efetiva do LinkedIn como plataforma de divulgação e interação no setor farmacêutico. No entanto, observaram-se resultados positivos no que diz respeito aos conteúdos partilhados e à aplicação do social selling. As farmácias abordaram temas relevantes, como formações, eventos e comemorações, demonstrando estratégias para atrair a atenção e estabelecer uma ligação mais próxima com o público-alvo. Os formatos de publicação mais utilizados foram imagens, links e vídeos, e os conteúdos informativos, sociais e de vendas foram os mais utilizados. As publicações sociais em formato de imagem e os posts informativos em vídeo são as que apresentam um maior número de interações. A análise dos resultados permitiu constatar que o potencial das LinkedIn Company Pages ainda não está completamente rentabilizado, pelas farmácias portuguesas, na perspetiva do marketing e vendas