ISCAP – DM - Negócio Electrónico
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- Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness"Publication . Azeredo, Hélder Filipe de Almeida Pinto; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; Pinto, José Agostinho de SousaNa sociedade atual, nomeadamente no mundo empresarial as tecnologias da informação são instrumentos que potenciam as relações com clientes e impulsionam o negócio. Numa lógica de prestação de serviços foi desenvolvida um plano de negócios de uma plataforma colaborativa designada de “LexDoBusiness”. A revisão da literatura realizada teve em consideração aspetos relacionados com este tipo de negócio, nomeadamente: transformação digital, plano e modelo de negócios, e-commerce, e-business, marketing mix, marketing digital, Customer Relationship Management e sistemas de gestão de conteúdos. A partir da informação obtida conclui-se que a proposta de valor do projecto deve ser a mais adequada para cada um dos segmentos de clientes. O trabalho de pesquisa efetuado teve como objetivo avaliar a aceitabilidade do modelo de negócios da plataforma web LexDoBusiness, que reúne vários serviços essenciais para que os empreendedores transformem a sua ideia numa empresa de sucesso, tais como serviços jurídicos, contábeis, tributários e tecnológicos. Em relação à metodologia de pesquisa, foi escolhida o Design Science Research, tendo a recolha de dados secundários externos obtida nas plataformas INE, RACIUS e PORDATA, e a recolha de dados primários por meio de uma pesquisa semiestruturada dirigida a clientes de uma rede de advogados e a potenciais clientes. Os resultados da pesquisa primária, por meio de um questionário, permitiu confirmar o problema de investigação inicialmente formulado de que a maioria dos clientes preferem contratar advogados com escritórios físicos, o que levou a que o plano de negócio tivesse em consideração a esta preferência em detrimento da prestação de serviços jurídicos exclusivamente online sem que fosse descurado a viabilidade económica e financeira do projeto.
- Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio EletrónicoPublication . Vaz, Alexandra Sofia Mota; Silva, FirminoA elaboração da presente dissertação tem como tema o Comércio Eletrónico, tendo em consideração a vertente de Customer Relationship Management, e, em simultâneo, os fatores e variavéis que influenciam os consumidores aquando da realização de compras online , ou em caso contrário, a opção de não comprar por esse mercado online, onde os atributos como a satisfação e fidelização dos clientes são fundamentais. Vários autores referem que o ambiente empresarial sofreu várias mudanças tecnológicas com o surgimento da Internet, dentre elas, a mudança no comportamento de compra do consumidor. Esta dissertação identifica os diversos fatores (como por exemplo: tecnológicos, sociais ou económicos) que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores. É também fundamental identificar os fatores que levam os consumidores a não ponderar a escolha através do canal online. Todos estes fatores foram identificados e listados a partir de uma rigorosa revisão da literatura, que permitiu lançar um cojunto de hipóteses que vieram a ser avaliadas através de instrumentos baseados num questionário. A metodologia aplicada foi baseada num design descritivo, sendo a recolha de dados realizada por um questionário online a uma amostra não probabilística por conveniência. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que os consumidores que compram online identificam variáveis como “experiência de compra online positiva”, “website seguro”, “perceção” e “experiência”, como sendo determinantes para a fidelização e satisfação do cliente. Não obstante, tendo em conta os consumidores que optam pela compra em loja física, alguma das variáveis como “website pouco seguro”, “risco de burla”, “especificações de um produto”, são para os inquiridos preponderantes. As conclusões deste estudo permitem alinhar um conjunto de recomendações que visam contribuir para que as empresas adotem medidas para a satisfação e fidelização dos seus clientes em plataformas de compras online.
- Big Data no comércio eletrónico: utilização de cookies e questões de privacidade na recolha de dados pessoaisPublication . Silva, Joana Luís da; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deO crescimento das redes sociais, a proliferação do comércio eletrónico e a constante invasão de dispositivos móveis fez com que a quantidade de dados aumentasse drasticamente. Big Data refere-se a grandes conjuntos de dados caracterizados por grandes volumes e grande variedade, que têm origem em várias fontes, sendo gerados a alta velocidade. Este fenómeno fez com que o mundo dos negócios se alterasse e estimulou as empresas de comércio eletrónico a utilizarem este tipo de dados, analisando, por exemplo, os dados dos perfis dos seus consumidores e o respetivo perfil de navegação para definir, em tempo real, produtos a serem oferecidos aos seus clientes. O objetivo principal desta dissertação foi o de analisar em que medida os Big Data estão presentes e são utilizados no contexto de comércio eletrónico, quer do ponto de vista dos utilizadores, quer do ponto de vista das organizações. Pretende-se também esclarecer algumas questões éticas e legais no contexto dos Big Data. Esta dissertação caracteriza-se como um Estudo de Caso com tipologia múltipla do tipo descritivo e baseou-se em duas grandes fontes de recolha de dados. A primeira foi um questionário online que teve como objetivo avaliar o nível de consciencialização do utilizador em relação à partilha e recolha dos seus dados em ambiente de comércio eletrónico. Partiu-se de uma amostra não-probabilística de tipo bola de neve. As respostas válidas dessa amostra (160) foram analisadas numa abordagem quantitativo-qualitativa. A segunda foi a ferramenta de pesquisa da Cookiepedia, a qual permitiu uma análise dos cookies de um conjunto de sites de comércio eletrónico, obtidos através de uma amostra de conveniência. Foram analisados a Política de Privacidade de cada site, os tipos e objetivos dos cookies presentes nesses sites, rematando com uma breve lista discriminada dos mesmos. Com este estudo foi possível concluir que os utilizadores online, apesar de não concordarem com as condições dadas pelos sites de comércio eletrónico para a sua utilização, que os continuam a utilizar e que os utilizadores online não têm conhecimento de alguns dados considerados como pessoais. Este estudo conclui também que a maioria dos cookies utilizados em sites de comércio eletrónico se destinam a publicidade online, que é a utilização mais comum dos chamados Third Party Cookies.
- Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónicoPublication . Nunes, Tiago Emanuel Ribeiro; Afonso, Ana Paula Preto MendesA World Wide Web, WWW, promoveu e fomentou a criação de milhares de negócios digitais, continuando atualmente em crescendo. Numa sociedade cada vez mais competitiva, as organizações só sobrevivem se conseguirem satisfazer totalmente as expectativas dos seus clientes. E é com base nesse pressuposto que as interfaces desempenham um papel crucial, e pode dizer-se, como iremos mostrar ao longo deste trabalho, que são decisivas, na prossecução desse objetivo. As interfaces são a base de uma área de estudo designada por Interação Homem Computador, IHC, que de uma forma simplificada, investiga a melhor forma do utilizador se relacionar com o computador. Seja através dos dispositivos tradicionais, como o rato, ou ecrã tátil, ou outros mais sofisticados, que permitam acesso à realidade virtual ou aumentada, com voz e visão incluídas. Ainda no mesmo sentido, não podemos esquecer os smartphones e os tablets, dispositivos presentes do dia-a-dia das pessoas, com funcionalidades equivalentes às de um portátil de última geração. A consulta do correio eletrónico, das redes sociais, chats, e a utilização de muitas outras aplicações associadas à Web, têm já a preocupação de construir o seu sítio Web baseado em aplicações mobile (mobile friendly) visando alargar o leque de clientes. A interface é um termo recorrente, mesmo que implicitamente, em ambientes tecnológicos. Com esta dissertação pretendemos analisar as interfaces de um conjunto de sítios Web portugueses associados ao comércio eletrónico, utilizando o método UserFocus Foram selecionadas apenas lojas nacionais ou com infraestruturas em Portugal para que comparação fosse equitativa: Worten, Fnac, RadioPopular. Após a análise dos resultados obtidos sintetizamos um conjunto de recomendações a seguir no desenvolvimento de interfaces para sítios Web de comércio eletrónico.
- Otimização de processos na cadeia de abastecimento com recurso à tecnologia Blockchain: o caso OSDMPublication . Freitas, João Gonçalo Sousa; Silva, António José Abreu daO estágio neste relatório sistematizado teve como objetivo, por meio da sistematização e análise de toda a informação disponível sobre a tecnologia de blockchain, desenvolver propostas de otimização da cadeia de abastecimentos da ODSM. A pertinência de tal objetivo remete para a época que vivemos atualmente, a que chamamos “era da Indústria 4.0”1. O intenso desenvolvimento tecnológico que a caracteriza potenciou, entre outras coisas, a adoção, por parte do tecido empresarial, de várias tecnologias emergentes, entre as quais a blockchain. Esta tecnologia permite a otimização dos processos da cadeia de abastecimento, assegurando ainda o controlo sob a mesma. Dado que a blockchain tem vindo a evidenciar-se como relevante e que exige uma adequação específica à realidade contextual e estrutural de cada empresa, o estágio realizado debruçou-se sobre o tema, operacionalizando-se para tal uma metodologia de investigação, a metodologia Investigação-Ação com foco nos sistemas de informação, no âmbito do recurso à referida tecnologia no setor têxtil. Assim, do presente trabalho emergem dois contributos fundamentais, nomeadamente de sistematização teórica e de exploração da aplicabilidade da tecnologia blockchain à empresa ODSM. Conforme o planeado, as propostas apresentadas não foram implementadas, por constrangimentos associados à duração do estágio e à inexistência de conhecimento necessário para proceder à mesma. De qualquer forma, a organização está agora preparada para atuar de forma sustentada no âmbito da tecnologia blockchain, caso assim o pretenda, tendo-se reiterado o potencial vantajoso da aplicação da mesma.
- Conceção de um modelo de negócio e desenvolvimento de uma loja digital para a indústria da madeiraPublication . Passos, Ricardo Simões; Pinto, José Agostinho de SousaO presente relatório de projeto apresenta a conceção de um modelo de negócios online para a indústria da madeira e a implementação do mesmo, baseado na metodologia de Design Science Research (DSR) que definiu e suportou metodologicamente todo o planemaento e o desenvolvimento de um artefacto, uma loja digital. As empresas enquanto sistemas adaptativos complexos enfrentam, por força da evolução tecnológica e da globalização, desafios contínuos de ajustamento e adaptação ao contexto organizacional. A dissiminação da tecnologia, cada vez mais poderesa e assecivel, induziu a transformação que se verifica cada vez mais presente. Neste contexto as empresas necessitam de ser ágeis e flexiveis, necessitando de acompanhar a inovação tecnológica, ou, no mínimo deverão considera-la e testar a sua viabilidade. Considerando a importância das novas tecnologias ao serviço das empresas, nomeadamente as tecnologias do negócio eletrónico e tendo alguns conhecimentos da mesma, identificou-se a oportunidade de criar um projeto que fosse valorizado enquanto trabalho de investigação e que, ao mesmo tempo, respondesse a uma necessidade identificada na organização, tratando-se assim de um trabalho de investigação aplicada. Para tal, foi feita uma revisão de literatura em paralelo com um estudo de mercado. Foi desenvolvido e aplicado um questionário, de modo a obter suporte cientifico para a conceção do modelo de negócio. Para suportar a definição do modelo de negócio foi utilizado o Modelo de Negócio Canvas. Após a definição e validação do modelo de negócio e definidaas as tecnologias foi desenvolvido um artefacto (plataforma online de venda de madeira), posteriormente implementado num grupo de testes de modo a obter feedback para realizar as alterações necessárias para a sua publicação e entrada em produtivo. Este documento relata a investigação, desenvolvimento e avaliação de todo o processo até à sua comunicação no mercado da venda de madeira.
- Estudo dos microformatos nos plugins de SEO para WordpressPublication . Julião, Sérgio António Ramos; Malta, Mariana CuradoA evolução da tecnologia exerce uma forte pressão sobre as organizações, esta deve ser encarada como uma oportunidade para que se possa acolher e materializar os benefícios da transformação digital. O crescente fluxo da comunicação online fomenta a dependência das tecnologias digitais, um processo inevitável num meio complexo de dominar. As ações das organizações no campo digital resultam das suas aptidões na gestão dos recursos tecnológicos, da forma como gerem os conteúdos online, das estratégias adotadas de Search Engine Optimization (SEO) e dos objetivos a que se propõem. Os departamentos de marketing são cada vez mais dominados pelas estratégias de SEO, estas visam alcançar as melhores posições nas Páginas de Resultados dos Motores de Busca (SERPs) onde a probabilidade de obter novas oportunidades de negócio está diretamente relacionada com a conquista das primeiras posições das SERPs. O presente trabalho está focado no SEO semântico e na qualidade dos plugins SEO do WordPress (versões gratuitas) que incorporam microformatos. O trabalho apresenta um estudo de 20 diferentes plugins de SEO em microformatos. Da análise estabelecida conclui-se que 95% utilizam o JSON-LD como linguagem de marcação e o vocabulário Schema.org. Todos os plugins ficam muito aquém das expectativas, pois exploram muito poucos Tipos e Termos Schema.org, em comparação com a análise teórica feita. Com efeito, no contexto atual, se uma organização precisa de incorporar microformatos no seu conteúdo terá de optar por pagar a um profissional especializado para o fazer, uma vez que o mundo open source, gratuito, não oferece recursos de qualidade que permitam potenciar os conteúdos disponibilizados online.
- A avaliação da acessibilidade de sítios web no comércio eletrónicoPublication . Oliveira, Rui Pedro Rodrigues; Afonso, Ana Paula Preto MendesA Internet em geral, e a World Wide Web em particular, potenciaram o desenvolvimento e o crescimento exponencial, a nível mundial, de numerosos negócios online. Podemos afirmar, sem receio de exagerar, que grande parte das organizações estão, de alguma forma, presentes virtualmente. A concorrência virtual é uma realidade, obrigando as organizações a desenvolver uma elevada capacidade de adaptação, no sentido de atrair mais clientes e fidelizar os habituais. É com base neste pressuposto que a acessibilidade digital desempenha um papel fundamental ao democratizar o uso das tecnologias online a todos os cidadãos, inclusivamente os mais incapacitados fisicamente: com limitações motoras ou percetivas. Um sítio Web é acessível se também é funcionalmente usável, ou seja, é fácil interpretar o conteúdo assim como navegar ao longo das páginas Web, oferecendo ao visitante uma experiência satisfatória e inclusiva. Neste contexto propomos desenvolver um protótipo da ferramenta de avaliação da acesssibilidade, designada ShoppingForAll, visando utilizadores com baixo grau de incapacidade, conforme o disposto pela norma WCAG 2.1 para o nível A. A avaliação da acessibilidade realizada com o protótipo da nova ferramenta será aplicada a um conjunto restrito de lojas online, nacionais ou com infraestruturas em Portugal. Os critérios utilizados foram a língua e a posição no ranking de vendas. Foram selecionadas as três lojas melhor posicionadas: Worten.pt, Fnac.pt e RadioPopular.pt. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível estabelecer um conjunto de recomendações que visam melhorar a acessibilidade da generalidade dos sítios Web, orientados ao comércio eletrónico. Pretendemos, com este trabalho de investigação, contribuir, ainda que modestamente, na promoção e aumento da acessibilidade na Web. O protótipo da ferramenta ShoppingForAll pode ser utilizada (contém instruções simples e directas) por especialistas em Tecnologias de Informação ou por desenvolvedores, e eventualmente gestores de sítios Web, dirigidos ao comércio eletrónico.
- Working and living in Russia: small guide to intercultural interactionPublication . Reis, César José de Sousa; Ustimenko, Maria Helena da Costa Alves GuimarãesTo address business global demands, multinationals are expanding abroad and so the expatriation process increases. Most of the times, workers are transferred to an international office to fulfil an overseas assignment and the company takes care of the whole relocation process. In addition, intercultural training is readied by the company so that the expatriate becomes culturally sensitive. However, in a globalisation-dominated world in which mobility and communication between companies and workers is so facilitated, the number of expatriates who venture on their own has also been increasing. While expatriation can occur in any country, the current dissertation focuses on expatriation to Russia, and addresses the perspective of the foreign investor wishing to invest in the Russian market, but mainly the self-initiated expat wishing to find a job in Russia. Without a company to back up, the self-initiated expat must plan and prepare all the relocation process by herself/himself. To support such a process, a booklet is provided with guidelines that serves as a starting line for expatriates looking to face the challenging and rewarding experience of living and working in Russia.
- O marketing de influência como ferramenta de crescimento para os Pequenos Negócios Eletrónicos: Barkyn, um estudo de casoPublication . Mendes, Andreia Filipa Couto; Lima, Ana Patrícia Pinto deDesde recursos limitados à concorrência das grandes marcas, os pequenos negócios eletrónicos enfrentam múltiplos desafios e a sua sobrevivência depende da sua capacidade de afirmação no mercado, sempre respondendo às necessidades dos seus segmentos-alvo. O Marketing de Influência representa uma oportunidade para que os pequenos negócios eletrónicos se destaquem da concorrência, comunicando a sua mensagem de marca e proposta de valor através da voz de influenciadores digitais: utilizadores com poder de gerar um sentido de confiança e influenciar os consumidores. Este tipo de Marketing representa, não só, uma alternativa possível usando recursos que, para os pequenos negócios eletrónicos, são, muitas vezes, limitados, mas também apresenta vantagens no sentido de geração de conversação, confiança e sentido de comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios. Para perceber a utilização do Marketing de Influência em Portugal por parte dos pequenos negócios eletrónicos, desenvolve-se um estudo de caso aplicado à empresa Barkyn, recorrendo a técnicas de análise de conteúdo e a uma entrevista estruturada, realizada junto da agência de comunicação SA365, especialista em Marketing de Influência. As principais conclusões prendem-se com a capacidade que o Marketing de Influência tem para criar um sentimento de confiança junto do consumidor e incentivar a geração de uma comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios.