Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-25"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Linhas Orientadores para Avaliação e Diagnóstico Precoce de Perturbações do Desenvolvimento da LinguagemPublication . Correia, Ana Rita Pereira dos Santos; Magina, Eugénia da Conceição Vieira; Alves, Susana Maria Capitão da SilvaA avaliação e diagnóstico precoce de Perturbações de Desenvolvimento da Linguagem (PDL) ainda suscita dúvidas entre terapeutas da fala. Na prática clinica observa-se a necessidade de ter presentes as características linguísticas e cognitivas de crianças com PDL para a avaliação e diagnóstico diferencial. Igualmente importante é conhecer os respetivos marcadores clínicos pois são uma fonte de informação valiosa para o estabelecimento de um diagnóstico preciso. A fim de definir linhas orientadoras para a avaliação e diagnóstico precoce de PDL, é necessário esclarecer o seu conceito, identificar as características linguísticas e os marcadores clínicos específicos deste grupo. Para tal, recorreu-se à revisão da literatura e à consulta de um Focus Group de terapeutas da fala especialistas em Perturbações da Linguagem na Criança. Através de análise de conteúdo procedeu-se ao cruzamento de dados obtidos, identificando a informação essencial a ser recolhida na avaliação. Além disso, categorizaram-se os marcadores clínicos que caracterizam a forma, o conteúdo e o uso da linguagem da criança com PDL, bem como as competências cognitivas ao nível da perceção, atenção e funções executivas. Obteve-se um Guia de Referência no Diagnóstico Diferencial de PDL onde estes resultados foram organizados de forma a facilitar a sua utilização pelos terapeutas da fala.
- A percepção dos docentes sobre o ensino da contabilidade à distância: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Girardi, Samara Daiane da Silva; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoA pandemia do novo coronavírus em 2020 forçou, entre outros, empresas e universidades a migrarem seus métodos de trabalho e ensino para o formato remoto. Em virtude disso, foi necessário que os docentes e os alunos se adaptassem a uma nova rotina para execução de suas tarefas, antes presenciais. Saber utilizar as tecnologias em prol de um ensino mais eficiente e eficaz foi um dos maiores desafios que os docentes enfrentaram durante esse período de suspensão de aulas presenciais. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo avaliar de que forma os docentes do curso de contabilidade da UTFPR do Brasil e do ISCAP de Portugal, percebem o uso de tecnologias da informação no processo de ensino à distância (EaD), durante o período da pandemia do novo coronavírus e, no futuro. Para atender a esse objetivo, foram analisados os perfis dos docentes pesquisados, suas percepções quanto ao uso das tecnologias e convergências e divergências entre os dois países. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura para identificar e compreender conceitos, levantar aspectos relevantes sobre o tema, e o que têm sido dito a respeito do ensino durante o período de isolamento por conta da pandemia. Os resultados apresentaram várias convergências entre os dois países, principalmente no que diz respeito a falta de treinamento ou capacitação para o uso das ferramentas, bem como o desafio de manter os alunos motivados e participativos durante as aulas. Também foi possível notar que os docentes apresentaram divergências quanto a satisfação em relação à participação dos estudantes nas atividades de ensino à distância. Dessa forma, é possível afirmar que o estudo evidenciou a importância dos recursos tecnológicos para o ensino remoto, bem como a dificuldade ainda existente no manejo dessas ferramentas, e algumas limitações de interação existente nas relações não presenciais. Como estudo futuro sugere-se a investigação com um número maior de respondentes de outras instituições de ensino, além da aplicação de questionários em um número maior de países a fim de obter-se resultados mais precisos. Seguindo a mesma linha de pesquisa, sugere-se também a aplicação de um estudo direcionado aos alunos, a fim de obter as suas percepções quanto ao EaD face ao ensino tradicional.
- A gestão orçamental e os ciclos eleitorais nos municípios de Portugal continentalPublication . Rodrigues, Joana Isabel Pereira; Teixeira, Henrique José Curado MendesO presente trabalho tem como objetivo perceber a interação que existe entre a condução da gestão orçamental das finanças locais e os ciclos eleitorais e políticos autárquicos. Tema que se percebe é de relevante interesse para a sociedade em geral, mas mais particularmente para os munícipes, porquanto suscita o debate em torno das contas públicas. Dado que ao longo dos anos o endividamento público tem merecido a atenção externa, devido a situações de desequilíbrio financeiro das finanças públicas, e não existem muitos estudos neste âmbito, pretende-se que esta dissertação contribua para um melhor conhecimento do tema da possível correlação entre a gestão orçamental das finanças locais e a gestão dos ciclos eleitorais e políticos autárquicos. A investigação assentou numa revisão da literatura existente no âmbito das questões objeto de investigação, mas também perpassa toda a vertente legislativa que circunscreve e conforma a atuação administrativa e política da Administração Local. O estudo realizado abrange o período de 2000 a 2018, sobre um painel de dados constituído pelos 278 municípios de Portugal Continental. Os dados analisados tiverem em conta determinadas rúbricas das despesas de capital, através das quais se realizou uma análise estatística, para a observação do comportamento das despesas em anos eleitorais, bem como, o efeito ideológico nas despesas que evidenciaram gestão oportunista na primeira fase do estudo. Os resultados do estudo empírico evidenciam a existência de ciclos oportunistas ao nível dos instrumentos de política orçamental. A manipulação oportunista da despesa, por parte dos representantes dos municípios, verificou-se tanto ao nível de partidos de esquerda como de direita, mas com mais enfase na direita. Estes resultados justificam a adoção de medidas mais estritas, no sentido de melhorar o controlo ao nível financeiro e moderar o poder discricionário que possibilita este tipo de gestão e que por sua vez, pode gerar impactos na dívida pública nacional colocando em causa a imagem de Portugal junto da União Europeia e dos credores internacionais. Crê-se que uma das formas passaria pela criação de obrigações de transparência e publicidade específicas, com tal desiderato.
- Otimização do processo de logística inversa na construção civil: um caso de estudo de apoio socialPublication . Silva, Vinícius Henrique Costa e; Oliveira, Lia Coelho de; Marques, CatarinaNo contexto social onde hoje a população é maioritariamente urbana, culturalmente nota-se uma grande tendência de geração de resíduos sejam eles domésticos ou industriais. Assim, devido à complexidade e ao impacto gerados durante o ciclo de consumo e de abate final de tais resíduos, vários problemas consequentes de uma gestão ineficiente no sistema de recolha e descarte são assumidos como um problema secundário pelas administrações públicas, como é o caso do problema dos resíduos de construção e demolição (RCD’s). Levando em consideração tais fatos, este projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da recolha destes resíduos por parte de uma associação sem fins lucrativos, nomeadamente a Associação de Reinserção Social Despertar que, entre outras atividades, trabalha com a recolha deste tipo de resíduos. Portanto, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão da associação, procedeu-se ao desenvolvimento de uma ferramenta em Excel VBA, onde, pôr fim, a organização terá condições de melhorar e aumentar o seu próprio objetivo principal. Tal objetivo consiste em ajudar cada vez mais pessoas em situações de calamidade, como sem-abrigos e população flutuantes, reinserindo-os na comunidade através do seu próprio trabalho e, consequentemente, procurando uma sociedade ecologicamente sustentável, visando um melhor futuro para as próximas gerações. A ferramenta desenvolvida permite a gestão dos pedidos e cálculo de rotas no meio urbano da cidade do Porto minimizando os recursos envolvidos e maximizando a utilização da frota permitindo à associação aumentar a sua capacidade de resposta.
- A importância da auditoria tributária na deteção e prevenção de infrações fiscaisPublication . Silva, Ivo Gonçalo Magalhães; fer, TiagoEste estudo tem como principal objetivo perceber em que aspetos a auditoria tributária ajuda na prevenção e deteção da fraude fiscal e ainda compreender todo o processo associado às inspeções tributárias. A revisão da literatura inicia-se com a abordagem ao tema da fraude, explorando alguns conceitos de variadas fontes científicas, passando também pelos tipos de infrações fiscais e pelas motivações que levam à prática das mesmas. Em seguida, são postos em evidência alguns conceitos e definições de auditoria transcritas de diversos autores, bem como características técnicas e pessoais essenciais ao trabalho de auditor a que se acrescentam algumas leis e diretivas utilizadas no ramo. Ainda no contexto da revisão da literatura, passamos para a auditoria tributária, tema que será explorado na parte de metodologias de investigação. Nesta parte final abordamos alguns conceitos e definições da mesma, de que maneira são feitas as inspeções tributárias e as fases que a constituem. Passando para as metodologias de investigação, optamos pela realização de questionários, com visa a validar as hipóteses formuladas através das perguntas de investigação. Estes questionários tiveram como público alvo profissionais de Sociedades de Revisores Oficiais de Contas, inspetores da Autoridade Tributária e outros profissionais com formação/experiência em auditoria ou economia. Damos por terminado o estudo com a conclusão, onde abordamos os conceitos e definições de diversas publicações científicas referidos na revisão de literatura, e finalizamos com o estudo empírico realizado na parte de metodologias, onde consideramos a validação de cada uma das hipóteses formuladas.
- O omnicanal nas PME portuguesasPublication . Alves, Sílvia Raquel da Costa; Garcia, Jorge EsparteiroO cenário do retalho tem vindo a se alterar ao longo dos últimos anos com a ascensão do canal online, do canal mobile e da crescente inovação tecnológica, incitando à alteração dos modelos de negócio por parte das empresas. A necessidade de adotar uma nova estratégia para além do cross-channel e do multicanal tornou-se crucial para a sobrevivência das empresas. A estratégia omnicanal é uma nova estratégia comercial que visa oferecer aos consumidores uma experiência única, consistente e satisfatória através de qualquer ponto de contacto. No entanto, a maioria dos retalhistas continua a optar por uma estratégia multicanal onde a loja física e a loja online operam independentemente uma da outra. Este cenário acontece em Portugal, principalmente nas pequenas e médias empresas. Apesar de já existirem alguns casos de sucesso em Portugal, pode-se considerar que a utilização do omnicanal ainda se encontra numa fase inicial. É necessária uma maior divulgação, para que os retalhistas conheçam o conceito, e sobretudo reconheçam as vantagens desta nova estratégia. Antes da divulgação é importante perceber o porquê de as empresas trabalharem com ambos os canais, online e offline, e não optarem por uma estratégia omnicanal. Nesta dissertação são descritos os diferentes canais existentes na atualidade, as alterações do comportamento do consumidor e da sua jornada, analisando em profundidade o conceito de omnicanal, nomeadamente a sua definição, vantagens, barreiras e principais estratégias que são utilizadas. Este estudo tem também como objetivo analisar pequenas e médias empresas portuguesas, do mesmo setor, que não adotaram uma estratégia omnicanal, de forma a perceber quais as barreiras que as tornam pouco recetivas a esta estratégia. Para tal, foi efetuada uma investigação qualitativa através da aplicação de inquéritos a empresas de diferentes distritos de Portugal, para entender a sua posição em relação ao omnicanal e quais as principais barreiras. Com os resultados obtidos foi possível descrever a importância do omnicanal como estratégia comercial e de distribuição, e analisar as razões pelas quais a sua utilização por parte das pequenas e médias empresas em Portugal ainda é bastante reduzida.
- Impacto da tecnologia de informação no controlo de gestãoPublication . Gonçalves, Leonor Sinde Monteiro; Oliveira, Helena Maria da Costa; Maldonado, IsabelNo mundo empresarial, nas últimas décadas, temos vindo a ser confrontados com significativas modificações. As alterações constantes têm exigido muito das empresas, tornando-as instáveis e dúbias. Assim sendo, uma forma de acompanhar o mundo empresarial é a inovação constante. Podemos de alguma forma “culpabilizar” a globalização dos mercados e a concorrência por estas modificações, mas somos obrigados a encontrar maneiras de superar os obstáculos. Logo, algumas empresas aperceberam-se que tinham de conseguir obter o máximo de informação sobre o seu próprio negócio, desta forma conseguiriam melhorar a gestão da organização. Os processos de desenvolvimento mais sofisticados começaram a ter uma preponderância e assim passaram a ser uma solução para acompanhar o mercado. As empresas têm sido forçadas a melhorar o seu know-how sendo a forma mais eficaz de o fazer, a melhoria dos seus sistemas de controlo de gestão. Contudo, esta melhoria exige um investimento nas Tecnologias de Informação (TI). Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de observar, numa organização, o contributo que a tecnologia poderá fornecer ao seu controlo de gestão, clarificar os seus impactos e ainda mostrar as vantagens e as desvantagens das TI. Portanto, é exigido dispor de todo o conhecimento pormenorizado dos procedimentos internos da empresa. Por este motivo, escolhemos o método de investigação que é designada por estudo de caso, que foi posta em prática através de entrevistas e análise documental. Os resultados da investigação reforçam que as TI são importantes no quotidiano, sobretudo para automatizar tarefas e aceder aos dados de uma forma mais eficaz e concreta. Com os dados obtidos do sistema informático a empresa consegue tomar as melhores decisões que a podem levar ao sucesso. Existem desvantagens no processo de implementação dos sistemas, nomeadamente, custos elevados, contudo, estas não têm um peso significativo, que condicione a sua implementação.
- Architecture, built environment and culturePublication . Kildir, Dilge Erdener; Pascoal, Sara Maria Cerqueira da SilvaThis dissertation is aspired to analyse the interrelationship between architecture and culture briefly. As a starting point, the following questions are asked: “What is the interrelationship between architecture and culture?” and “How does architecture/built environment affect culture and vice versa?” The first chapter starts by explaining the multicultural and multidisciplinary state of architectural theory and practice. Then, the relation among architecture, built environment and culture is expanded with the help of a framework of theoretical ideas. In this respect, the theory of Environment-Behavior Studies (EBS) is introduced. In the second chapter, the EBS, its nature and its interrelationship with some other related theories such as Architectural Phenomenology and Space Syntax are mentioned. The evolution of EBS and its depiction are described. The definition and the practical usage of culture is also explained within this context by providing solid examples from past and present built environments. In the third chapter, explanations regarding culturally responsive environments are made, and the built forms are classified by contemplating Vernacular Architecture Studies (VAS). The evolution of these studies, how they emerged as a reaction towards the Modernist Movement’s deterministic approach, and the outcomes of these movements are elaborated. In this sense, gated community housing estates, mass housing projects and squatter settlements of Istanbul are handled as examples. In the fourth and last chapter, three landmark images which represent the cultural shifts in the modern built environment are chosen and explained, while aiming to demonstrate a link of all the topics that have been handled in the study.
- Sistemas de pagamento no turismo: adoção e aceitação dos sistemas de pagamento móveis no setor do turismo na cidade do PortoPublication . Silva, Inês Jorge da; Liberato, PedroA temática da presente investigação incide sobre a aceitação e adoção dos sistemas de pagamento móveis, na cidade do Porto, no setor do Turismo. Efetivamente, têm surgido novos métodos de pagamento móveis e a sua aceitação e adoção ainda se encontram em crescimento. A metodologia de investigação utilizada foi quantitativa, baseada na aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos turistas/excursionistas que visitam a cidade do Porto, no sentido de obter informações sobre quais os métodos de pagamento mais utilizados durante as suas viagens, quais as características que consideram mais importantes quando adotam ou utilizam um método de pagamento, avaliar a importância da sua aplicação em estabelecimentos turísticos e o grau de satisfação com as opções de pagamentos móveis já existentes no setor turístico. O questionário, com 21 questões, foi aplicado a uma amostra de 400 turistas/excursionista nas redes sociais e presencialmente na cidade do Porto. A análise de dados recolhidos foi realizada com recurso ao programa SPSS versão 26 (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados da amostra demonstram que o perfil individual influencia a utilização dos sistemas de pagamento; existe uma relação entre a qualidade do sistema e a utilização dos diferentes tipos de sistemas de pagamento; que a idade não tem diferenças significativas na avaliação da importância da facilidade de uso, da confiança, da privacidade e segurança dos sistemas de pagamento móveis; que o género do consumidor origina diferentes resultados no que respeita à importância das características competitivas para adoção e aceitação dos sistemas de pagamento; e que a mobilidade, a conveniência e a facilidade de uso influenciam a utilização de diferentes tipos de sistemas de pagamento. Limitações e implicações surgiram relativamente à falta de informação inerente a este tema, em virtude de ser um tema recente, e ao processo de recolha de dados, uma vez que se pretendia distribuir questionários por um maior número de participantes, processo que foi dificultado pela situação de pandemia.
- Fatores de risco proximais, locais e distais e síndrome patelofemoral : revisão sistemáticaPublication . Reis, Jéssica Domingues; Rodrigues, ElisaA síndrome patelofemoral é a patologia mais frequente do joelho. vários fatores podem estar associados à sua patogénese e podem ter origem na anca, joelho e pé. Identificar os fatores de risco intrínsecos que contribuem para o desenvolvimento daa síndrome patelofemoral e agrupá-los em proximais, locais e distais. Uma introdução de pesquisa foi introduzida na Scielo, PEDro, Pubmed, Elsevier, Science Direct, Cohcrane Reviews, SportDiscus entre 24-26 de junho de 2020. Os estudos incluídos foram casos-controlo, coorte e estudos randomizados controlados cuja data compreendia entre 2019-2019, investigavam pelo menos um fator de risco intrínseco para desenvolvimento da síndrome patelofemoral em indivíduos entre os 10-35 anos. Dois avaliadores independentes avaliaram a qualidade metodológica utilizando a escala PEDro e NOQAS e estes tinham de pontuar a partir de 5 e 4 estrelas, respetivamente. Incluiu-se 9 artigos envolvendo 3375 participantes dos quais 494 desenvolveram síndrome patelofemoral. Foram identificados como fatores de risco proximais o acréscimo da rotação medial do fémur, como locais o aumento da espessura do tendão quadricipital/rotuliano e distais o varo do retropé. Verificou-se a presença de fatores de risco intrínsecos em cada uma das regiões, anca, joelho e pé. Na prática clínica será necessário adequar a intervenção tendo em conta a região que poderá estar a contribuir para os sintomas da síndrome patelofemoral.