Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Linhas Orientadores para Avaliação e Diagnóstico Precoce de Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_RitaCorreia.pdf15.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A avaliação e diagnóstico precoce de Perturbações de Desenvolvimento da Linguagem (PDL) ainda suscita dúvidas entre terapeutas da fala. Na prática clinica observa-se a necessidade de ter presentes as características linguísticas e cognitivas de crianças com PDL para a avaliação e diagnóstico diferencial. Igualmente importante é conhecer os respetivos marcadores clínicos pois são uma fonte de informação valiosa para o estabelecimento de um diagnóstico preciso. A fim de definir linhas orientadoras para a avaliação e diagnóstico precoce de PDL, é necessário esclarecer o seu conceito, identificar as características linguísticas e os marcadores clínicos específicos deste grupo. Para tal, recorreu-se à revisão da literatura e à consulta de um Focus Group de terapeutas da fala especialistas em Perturbações da Linguagem na Criança. Através de análise de conteúdo procedeu-se ao cruzamento de dados obtidos, identificando a informação essencial a ser recolhida na avaliação. Além disso, categorizaram-se os marcadores clínicos que caracterizam a forma, o conteúdo e o uso da linguagem da criança com PDL, bem como as competências cognitivas ao nível da perceção, atenção e funções executivas. Obteve-se um Guia de Referência no Diagnóstico Diferencial de PDL onde estes resultados foram organizados de forma a facilitar a sua utilização pelos terapeutas da fala.

Description

Keywords

Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem Avaliação Diagnóstico Diferencial Linhas Orientadoras Marcadores Clínicos

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License