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- Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness"Publication . Azeredo, Hélder Filipe de Almeida Pinto; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; Pinto, José Agostinho de SousaNa sociedade atual, nomeadamente no mundo empresarial as tecnologias da informação são instrumentos que potenciam as relações com clientes e impulsionam o negócio. Numa lógica de prestação de serviços foi desenvolvida um plano de negócios de uma plataforma colaborativa designada de “LexDoBusiness”. A revisão da literatura realizada teve em consideração aspetos relacionados com este tipo de negócio, nomeadamente: transformação digital, plano e modelo de negócios, e-commerce, e-business, marketing mix, marketing digital, Customer Relationship Management e sistemas de gestão de conteúdos. A partir da informação obtida conclui-se que a proposta de valor do projecto deve ser a mais adequada para cada um dos segmentos de clientes. O trabalho de pesquisa efetuado teve como objetivo avaliar a aceitabilidade do modelo de negócios da plataforma web LexDoBusiness, que reúne vários serviços essenciais para que os empreendedores transformem a sua ideia numa empresa de sucesso, tais como serviços jurídicos, contábeis, tributários e tecnológicos. Em relação à metodologia de pesquisa, foi escolhida o Design Science Research, tendo a recolha de dados secundários externos obtida nas plataformas INE, RACIUS e PORDATA, e a recolha de dados primários por meio de uma pesquisa semiestruturada dirigida a clientes de uma rede de advogados e a potenciais clientes. Os resultados da pesquisa primária, por meio de um questionário, permitiu confirmar o problema de investigação inicialmente formulado de que a maioria dos clientes preferem contratar advogados com escritórios físicos, o que levou a que o plano de negócio tivesse em consideração a esta preferência em detrimento da prestação de serviços jurídicos exclusivamente online sem que fosse descurado a viabilidade económica e financeira do projeto.
- FOX03-REST AXIS: A THERAPEUTIC TARGET FOR MEDULLOBLASTOMA?Publication . Monteiro, Ricardo Paulo Senra; Santos, MarleneO meduloblastoma apresenta uma reduzida taxa de sobrevivência motivada em parte pelas reações adversas pós-tratamento. A elevada expressão de REST no tumor parece estar relacionada com baixas taxas de sobrevivência, sugerindo um efeito oncogénico. Células DAOY foram transfetadas com um siRNA durante 48 horas, para investigar a modulação da expressão REST. Além disso as células DAOY foram expostas ao resveratol (100µM, 200µM e 400µM) por 24h, 48h e 72h, de modo a confirmar a redução de REST induzida por resveratrol e para investigar a modulação da expressão de FOX03. As células transfetadas demonstraram uma diminuição dos níveis proteicos de FOX03 e um aumento da expressão de REST. Por sua vez, as células expostas ao resveratrol demonstraram uma diminuição os níveis proteicos de REST e FOX03, com uma tendência dose-dependente à 24h e 72h. Além disso, estas células demonstraram uma diminuição dos transcritos de REST, com uma tendência dose-dependente em todos os timepoints. De acordo com este estudo, verificou-se uma diminuição da expressão de FOX03 e REST, associada ao resveratrol. Futuramente, serão desenvolvidos estudos para investigar a ação do resveratrol nos transcritos de FOX03 e para avaliar a influência de REST na expressão de FOX03.
- Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio EletrónicoPublication . Vaz, Alexandra Sofia Mota; Silva, FirminoA elaboração da presente dissertação tem como tema o Comércio Eletrónico, tendo em consideração a vertente de Customer Relationship Management, e, em simultâneo, os fatores e variavéis que influenciam os consumidores aquando da realização de compras online , ou em caso contrário, a opção de não comprar por esse mercado online, onde os atributos como a satisfação e fidelização dos clientes são fundamentais. Vários autores referem que o ambiente empresarial sofreu várias mudanças tecnológicas com o surgimento da Internet, dentre elas, a mudança no comportamento de compra do consumidor. Esta dissertação identifica os diversos fatores (como por exemplo: tecnológicos, sociais ou económicos) que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores. É também fundamental identificar os fatores que levam os consumidores a não ponderar a escolha através do canal online. Todos estes fatores foram identificados e listados a partir de uma rigorosa revisão da literatura, que permitiu lançar um cojunto de hipóteses que vieram a ser avaliadas através de instrumentos baseados num questionário. A metodologia aplicada foi baseada num design descritivo, sendo a recolha de dados realizada por um questionário online a uma amostra não probabilística por conveniência. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que os consumidores que compram online identificam variáveis como “experiência de compra online positiva”, “website seguro”, “perceção” e “experiência”, como sendo determinantes para a fidelização e satisfação do cliente. Não obstante, tendo em conta os consumidores que optam pela compra em loja física, alguma das variáveis como “website pouco seguro”, “risco de burla”, “especificações de um produto”, são para os inquiridos preponderantes. As conclusões deste estudo permitem alinhar um conjunto de recomendações que visam contribuir para que as empresas adotem medidas para a satisfação e fidelização dos seus clientes em plataformas de compras online.
- Big Data no comércio eletrónico: utilização de cookies e questões de privacidade na recolha de dados pessoaisPublication . Silva, Joana Luís da; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deO crescimento das redes sociais, a proliferação do comércio eletrónico e a constante invasão de dispositivos móveis fez com que a quantidade de dados aumentasse drasticamente. Big Data refere-se a grandes conjuntos de dados caracterizados por grandes volumes e grande variedade, que têm origem em várias fontes, sendo gerados a alta velocidade. Este fenómeno fez com que o mundo dos negócios se alterasse e estimulou as empresas de comércio eletrónico a utilizarem este tipo de dados, analisando, por exemplo, os dados dos perfis dos seus consumidores e o respetivo perfil de navegação para definir, em tempo real, produtos a serem oferecidos aos seus clientes. O objetivo principal desta dissertação foi o de analisar em que medida os Big Data estão presentes e são utilizados no contexto de comércio eletrónico, quer do ponto de vista dos utilizadores, quer do ponto de vista das organizações. Pretende-se também esclarecer algumas questões éticas e legais no contexto dos Big Data. Esta dissertação caracteriza-se como um Estudo de Caso com tipologia múltipla do tipo descritivo e baseou-se em duas grandes fontes de recolha de dados. A primeira foi um questionário online que teve como objetivo avaliar o nível de consciencialização do utilizador em relação à partilha e recolha dos seus dados em ambiente de comércio eletrónico. Partiu-se de uma amostra não-probabilística de tipo bola de neve. As respostas válidas dessa amostra (160) foram analisadas numa abordagem quantitativo-qualitativa. A segunda foi a ferramenta de pesquisa da Cookiepedia, a qual permitiu uma análise dos cookies de um conjunto de sites de comércio eletrónico, obtidos através de uma amostra de conveniência. Foram analisados a Política de Privacidade de cada site, os tipos e objetivos dos cookies presentes nesses sites, rematando com uma breve lista discriminada dos mesmos. Com este estudo foi possível concluir que os utilizadores online, apesar de não concordarem com as condições dadas pelos sites de comércio eletrónico para a sua utilização, que os continuam a utilizar e que os utilizadores online não têm conhecimento de alguns dados considerados como pessoais. Este estudo conclui também que a maioria dos cookies utilizados em sites de comércio eletrónico se destinam a publicidade online, que é a utilização mais comum dos chamados Third Party Cookies.