Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Identidade visual para o setor da joalharia: estudo do caso “Elsa Amaral"Publication . Lourenço, Ana Mafalda Costa; Quelhas, VítorA marca Elsa Amaral, inserida no setor da joalharia contemporânea de autor, nasce da vontade de criar da autora com o mesmo nome em janeiro de 2019. A marca Elsa Amaral possui ateliê próprio com ponto de venda onde atende os seus clientes e concebe as suas peças. A marca centra—se essencialmente na produção e venda de peças de adorno pessoal, mas também permite aos seus clientes, tratando—se de uma marca com produção manual, a possibilidade de produção de peças personalizadas. A ausência de uma identidade visual associada a marca Elsa Amaral impede o seu reconhecimento perante o seu público—alvo condicionando, desta forma, a sua divulgação e consequente crescimento, bem como a sua diferenciação de marcas concorrentes. Assim, este projeto apresenta o desenvolvimento de uma nova identidade visual que pretende comunicar eficazmente os valores e objetivos da marca e promover o seu crescimento, divulgação e distinção. O presente documento encontra—se estruturado em três capítulos, “Enquadramento”, “Estado da Arte” e “Projeto”, que refletem as diferentes etapas de trabalho — investigação, analise e elaboração. Os resultados obtidos traduzem—se numa identidade visual que procurou manifestar a missão, os valores e a essência da marca.
- Estudo dos microformatos nos plugins de SEO para WordpressPublication . Julião, Sérgio António Ramos; Malta, Mariana CuradoA evolução da tecnologia exerce uma forte pressão sobre as organizações, esta deve ser encarada como uma oportunidade para que se possa acolher e materializar os benefícios da transformação digital. O crescente fluxo da comunicação online fomenta a dependência das tecnologias digitais, um processo inevitável num meio complexo de dominar. As ações das organizações no campo digital resultam das suas aptidões na gestão dos recursos tecnológicos, da forma como gerem os conteúdos online, das estratégias adotadas de Search Engine Optimization (SEO) e dos objetivos a que se propõem. Os departamentos de marketing são cada vez mais dominados pelas estratégias de SEO, estas visam alcançar as melhores posições nas Páginas de Resultados dos Motores de Busca (SERPs) onde a probabilidade de obter novas oportunidades de negócio está diretamente relacionada com a conquista das primeiras posições das SERPs. O presente trabalho está focado no SEO semântico e na qualidade dos plugins SEO do WordPress (versões gratuitas) que incorporam microformatos. O trabalho apresenta um estudo de 20 diferentes plugins de SEO em microformatos. Da análise estabelecida conclui-se que 95% utilizam o JSON-LD como linguagem de marcação e o vocabulário Schema.org. Todos os plugins ficam muito aquém das expectativas, pois exploram muito poucos Tipos e Termos Schema.org, em comparação com a análise teórica feita. Com efeito, no contexto atual, se uma organização precisa de incorporar microformatos no seu conteúdo terá de optar por pagar a um profissional especializado para o fazer, uma vez que o mundo open source, gratuito, não oferece recursos de qualidade que permitam potenciar os conteúdos disponibilizados online.
- A avaliação da acessibilidade de sítios web no comércio eletrónicoPublication . Oliveira, Rui Pedro Rodrigues; Afonso, Ana Paula Preto MendesA Internet em geral, e a World Wide Web em particular, potenciaram o desenvolvimento e o crescimento exponencial, a nível mundial, de numerosos negócios online. Podemos afirmar, sem receio de exagerar, que grande parte das organizações estão, de alguma forma, presentes virtualmente. A concorrência virtual é uma realidade, obrigando as organizações a desenvolver uma elevada capacidade de adaptação, no sentido de atrair mais clientes e fidelizar os habituais. É com base neste pressuposto que a acessibilidade digital desempenha um papel fundamental ao democratizar o uso das tecnologias online a todos os cidadãos, inclusivamente os mais incapacitados fisicamente: com limitações motoras ou percetivas. Um sítio Web é acessível se também é funcionalmente usável, ou seja, é fácil interpretar o conteúdo assim como navegar ao longo das páginas Web, oferecendo ao visitante uma experiência satisfatória e inclusiva. Neste contexto propomos desenvolver um protótipo da ferramenta de avaliação da acesssibilidade, designada ShoppingForAll, visando utilizadores com baixo grau de incapacidade, conforme o disposto pela norma WCAG 2.1 para o nível A. A avaliação da acessibilidade realizada com o protótipo da nova ferramenta será aplicada a um conjunto restrito de lojas online, nacionais ou com infraestruturas em Portugal. Os critérios utilizados foram a língua e a posição no ranking de vendas. Foram selecionadas as três lojas melhor posicionadas: Worten.pt, Fnac.pt e RadioPopular.pt. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível estabelecer um conjunto de recomendações que visam melhorar a acessibilidade da generalidade dos sítios Web, orientados ao comércio eletrónico. Pretendemos, com este trabalho de investigação, contribuir, ainda que modestamente, na promoção e aumento da acessibilidade na Web. O protótipo da ferramenta ShoppingForAll pode ser utilizada (contém instruções simples e directas) por especialistas em Tecnologias de Informação ou por desenvolvedores, e eventualmente gestores de sítios Web, dirigidos ao comércio eletrónico.