ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual by advisor "Cortesão, Maria João"
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- A análise da construção dos estereótipos em DisclosurePublication . Rodrigues, Débora Brito; Cortesão, Maria João; Pinheiro, José AlbertoA presente dissertação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estagio, do Mestrado em Comunicação Audiovisual — Especialização em Produção e Realização Audiovisual, na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Numa primeira fase será feita a contextualização do tema, assim como a apresentação da problematização e da metodologia utilizada. Na componente teórica, serão explicados um conjunto de conceitos relacionados com a identidade de gênero, a orientação sexual e a expressão de género, e o que são os estereótipos para posterior análise no âmbito cinematográfica e televisivo. O estudo gizado na primeira parte do trabalho em causa, incidirá na análise do estereótipo dos homens trans no cinema e na televisão, sendo precedido de uma contextualização do documentário Disclosure (2020), de qual se retiraram alguns excertos estudados. Após a conclusão, dedicamos um capitulo onde são descritas recomendação para futuras investigações.
- Cinematografia e desconforto: a utilização de enquadramentos não convencionais e iluminação high-key na curta-metragem BéganPublication . Gomes, Filipa Castro; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoO presente ensaio pretende explorar a importância do enquadramento na narrativa, dando-se particular atenção ao ângulo de câmera. A composição vai além da estimulação visual e estética, assume um papel preponderante na revelação cadenciada do personagem na narrativa. Simultaneamente, abordar-se-á o estilo de iluminação high-key, normalmente caracterizado por oferecer um ambiente difuso, pouco contrastado e bidimensional, habitualmente, ausente de tensão. Estas duas vertentes do desenvolvimento teórico procuram, conjuntamente, oferecer elementos que caracterizem as personagens. Este trabalho encerra com a exposição e análise da metodologia utilizada no processo de direção de fotografia da curta-metragem de ficção Bégan.
- A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentárioPublication . Soares, Rosana Madalina Moreira; Pinheiro, José Alberto; Cortesão, Maria JoãoEste ensaio debruça-se sobre o recurso a estratégias narrativas e técnicas, particularmente aos códigos do género documental, para a criação da impressão de uma realidade. Por meio de um estudo teórico, é percetível a influência do registo fotográfico na perceção do real, sendo analisada a relação do Homem com o mundo envolvente através da sua reprodução realista. A premissa da práxis assenta-se nos pensamentos de Roland Barthes e Susan Sontag, fazendo referência às obras Autorretrato Afogado (Bayard, 1840) de Hyppolite Bayard, a emissão em rádio de War of the Worlds (Welles, 1938) e ao filme The Blair Witch Project (Cowie & Hale, 1999). Partindo desta observação, é escrito o argumento do falso-documentário A Queimada, onde o universo da tradicionalidade portuguesa é retratado através de uma narrativa ficcional. A metodologia adotada na sua construção possibilita a simbiose entre a realidade e a sua reprodução, dificultando, deste modo, a distinção entre a representação do real e a sua encenação na narrativa proposta. Também as opções de realização contribuíram para o realismo da ficção. A escolha de décores naturais, bem como de um elenco composto por ‘não-atores’, dirigidos ‘mais livremente’ e sem acesso ao argumento, são os principais tópicos onde este ensaio se foca.
- A criação do ritmo através da montagem da curta-metragem Johnny WhitePublication . Vasconcelos, Maria Marques dos Santos Azeredo; Lopes, Filipe; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio aborda o conceito de ritmo através da sua aplicação prática no processo de montagem da curta-metragem Johnny White (2020), escrita e realizada por Gonçalo Santos. Será abordada, inicialmente, uma perspetiva a partir da qual se propõe enquadrar o conceito de ritmo e a forma como este é entendido no contexto da montagem cinematográfica. Seguir-se-á a apresentação de um ponto de vista abstrato no que respeita à montagem e ao ritmo, como forma complementar a primeira. Através da análise de metodologias adotadas por compositores como Danny Elfman (2014) ou Stephen Sondheim (2007), aliadas as intenções criativas de cineastas como Tim Burton, é mostrada a ligação entre objetividade e criatividade no contexto da montagem cinematográfica. A partir dos estudos feitos, serão objetos de reflexão filmes específicos que permitam um entendimento prático. A experiência empírica assente na montagem de Johnny White, componente pratica deste documento, resulta da reflexão e posterior aplicação de influências e práticas decorrentes da investigação levada a cabo na componente teórica.
- A direção de arte na curta metragem de época A Lenda do GaloPublication . Cruz, Sofia Alexandra Mendonça; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoEste ensaio, relativo ao trabalho na unidade curricular de Projeto do Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, no ano letivo 2017/2018, relata o processo de desenvolvimento de direção de arte da curta-metragem de ficção A Lenda do Galo. O trabalho prático no filme é suportado teoricamente através do estudo dos vários elementos a considerar na direção de arte, desde o desenvolvimento criativo, passando pela produção até à chegada ao resultado final. Deste modo, foi feita pesquisa extensa sobre a cor, a caracterização das personagens, o espaço, e a sua influência na composição das imagens do filme. Tudo isto e enquadrado pela exigência especial do filme, de época e de baixo-orçamento. O objetivo do presente ensaio é reunir informação acerca da teoria e prática da função da direção de arte, e apresentar o caso de A Lenda do Galo como o resultado do estudo das temáticas abordadas.
- Direção de som na curta-metragem A Felicidade e Coisas MórbidasPublication . Alves, Edgar Filipe Sampaio; Lopes, Filipe; Cortesão, Maria JoãoEste ensaio focou-se na minha experiência académica e profissional não só como diretor de som do filme A Felicidade e coisas mórbidas, mas como amante da sétima arte. Neste relatório abordei a descoberta do cargo de diretor de som e a possibilidade infinita de criar um mundo novo. Através de conhecimentos teóricos e práticas trabalhadas em diversos projetos académicos, criei fundamentos para melhorar o desempenho enquanto técnico de som e também uma melhor capacidade de comunicação para com os restantes membros que compõem a equipa técnica de um projeto cinematográfico. Esta investigação serviu como base para colocar em pratica diversas técnicas e realçar uma questão bastante pertinente e já antiga: De que forma é que o som influencia o espetador?
- As estratégias criativas da produção em ficção: curta-metragem A FlorestaPublication . Costa, Catarina Isabel Moreira da; Cortesão, Maria JoãoNa indústria cinematográfica, o papel do produtor é o menos reconhecido e o mais difícil de destacar. O seu trabalho implica uma grande variedade de conhecimentos e destrezas, quer no âmbito financeiro e de gestão, bem como no espectro criativo. Numa produção com baixo orçamento, o produtor terá que desempenhar diversas funções nas quais a polivalência, a técnica e a vertente artística estão associadas. Este ensaio pretende refletir sobre estratégias possíveis de implementar na produção de filmes de baixo orçamento. As temáticas estudadas servirão de base para a construção do estudo de caso da curta-metragem A Floresta.
- A expressividade da direção de arte na curta-metragem de ficção: As Nossas FeridasPublication . Lopes, Diogo Azevedo; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoO presente ensaio tem como objetivo a reflexão do ofício da direção de arte no cinema, completo com uma análise do seu papel nas diferentes fases da produção cinematográfica. Neste contexto, o desenvolvimento teórico do trabalho parte de um destaque dos conceitos inerentes à direção de arte, desde definições do cargo e das suas funções como um estudo do uso da cor pelos cineastas. Foram também exploradas noções referentes às principais áreas em que um diretor de arte opera, nomeadamente a construção do figurino e a composição do cenário, e a forma como estas influenciam cada obra. A metodologia utilizada para a investigação residiu principalmente na revisão bibliográfica relacionada com a temática em estudo. A aplicação dos conceitos teóricos é posteriormente aplicada no trabalho prático. Seguidamente, far-se-á uma contextualização da realização da curta-metragem de ficção As Nossas Feridas (2023), onde o estudante assumiu o cargo de diretor de arte. O resultado final conclui a importância do papel da direção de arte na construção de personagens e na edificação do mundo visual do filme, bem como a pertinência da comunicação e harmonia entre a equipa criativa.
- A importância das parcerias com entidades locais na produção cinematográfica: direção de produção na curta-metragem O AbafadorPublication . Valente, Norberto Sá; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio versa sobre o processo de produção da curta-metragem O Abafador, desde o primeiro momento até a fase da distribuição. Numa primeira fase do trabalho, aborda-se o papel do produtor no cinema, atribuindo um especial destaque ao momento específico da escolha da localização para a rodagem. Para entender a importância das parcerias com entidades locais na produção cinematográfica, foi realizado um estudo qualitativo por questionário a oito produtores e realizadores que trabalham em Portugal. A análise das respostas revela as principais preocupações dos produtores no momento em que iniciam novos projetos audiovisuais e a forma como procuram agir nesses momentos. Na última parte do ensaio são descritas as funções que o autor deste trabalho executou enquanto diretor de produção da curta-metragem O Abafador, nomeadamente os problemas com que se deparou e as estratégias encontradas para os solucionar.
- Personagem e conflito: a profundidade de campo como elemento cinematográfico caracterizador em O AbafadorPublication . Gomes, Rafaela Correia; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoO presente ensaio pretende refletir sobre profundidade de campo cinematográfica, como elemento caraterizador da personagem e do conflito. No desenvolvimento teórico procura-se destacar as diferentes definições de profundidade de campo, como forma de identificar os componentes que a condicionam. Nomeadamente, a relação do trabalho de câmara com a direção de arte e a iluminação, que resultam na possibilidade de criar uma imagem tridimensional e auxiliam a caracterização da personagem. A segunda parte deste trabalho, contempla análise e contextualização da curtametragem de ficção, O Abafador, na perspetiva da direção de fotografia, incidindo na relação personagem-profundidade de campo do filme.