Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- The emerging role of ionic liquid-based approaches for enhanced skin permeation of bioactive molecules: a snapshot of the past couple of yearsPublication . Gomes, Ana; Aguiar, Luísa; Ferraz, Ricardo; Teixeira, Cátia; Gomes, PaulaTopical and transdermal delivery systems are of undeniable significance and ubiquity in healthcare, to facilitate the delivery of active pharmaceutical ingredients, respectively, onto or across the skin to enter systemic circulation. From ancient ointments and potions to modern micro/nanotechnological devices, a variety of approaches has been explored over the ages to improve the skin permeation of diverse medicines and cosmetics. Amongst the latest investigational dermal permeation enhancers, ionic liquids have been gaining momentum, and recent years have been prolific in this regard. As such, this review offers an outline of current methods for enhancing percutaneous permeation, highlighting selected reports where ionic liquid-based approaches have been investigated for this purpose. Future perspectives on use of ionic liquids for topical delivery of bioactive peptides are also presented.
- A análise da construção dos estereótipos em DisclosurePublication . Rodrigues, Débora Brito; Cortesão, Maria João; Pinheiro, José AlbertoA presente dissertação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estagio, do Mestrado em Comunicação Audiovisual — Especialização em Produção e Realização Audiovisual, na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Numa primeira fase será feita a contextualização do tema, assim como a apresentação da problematização e da metodologia utilizada. Na componente teórica, serão explicados um conjunto de conceitos relacionados com a identidade de gênero, a orientação sexual e a expressão de género, e o que são os estereótipos para posterior análise no âmbito cinematográfica e televisivo. O estudo gizado na primeira parte do trabalho em causa, incidirá na análise do estereótipo dos homens trans no cinema e na televisão, sendo precedido de uma contextualização do documentário Disclosure (2020), de qual se retiraram alguns excertos estudados. Após a conclusão, dedicamos um capitulo onde são descritas recomendação para futuras investigações.
- O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberesPublication . Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, AltinaAs ferramentas cognitivas, quando integradas pedagogicamente em ambientes de aprendizagem digitais, aumentam a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial Docente para Promover a Renovação Metodológica na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico” e surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) contemplada no Curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende compreender as potencialidades das plataformas digitais Educaplay e LearningApps.org na construção e consolidação de conhecimentos em alunos do ensino primário. A primeira ferramenta foi integrada no estudo dos meios de comunicação na área das Ciências Sociais e Humanas e a segunda foi utilizada na consolidação de conhecimentos sobre os tipos de solos e de rochas no âmbito das Ciências Naturais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, em que foram analisados notas de observação participante e o design metodológico e tecnológico utilizado. Para a análise dos dados, recorreu-se às técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a utilização pedagógica das plataformas Educaplay e LearningApps.org potenciou, por um lado, a consolidação de conhecimentos, permitindo que seja a criança a criar as questões para a realização da atividade, promovendo saberes e competências uma vez que as crianças aprendem com a ferramenta no jogo, mas por outro, na construção do recurso e conduzindo à formação do cidadão participativo, crítico e ativo do século XX.