Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CAPL_GraçaVânia_2021.pdf471.8 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As ferramentas cognitivas, quando integradas pedagogicamente em ambientes de aprendizagem digitais, aumentam a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial Docente para Promover a Renovação Metodológica na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico” e surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) contemplada no Curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende compreender as potencialidades das plataformas digitais Educaplay e LearningApps.org na construção e consolidação de conhecimentos em alunos do ensino primário. A primeira ferramenta foi integrada no estudo dos meios de comunicação na área das Ciências Sociais e Humanas e a segunda foi utilizada na consolidação de conhecimentos sobre os tipos de solos e de rochas no âmbito das Ciências Naturais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, em que foram analisados notas de observação participante e o design metodológico e tecnológico utilizado. Para a análise dos dados, recorreu-se às técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a utilização pedagógica das plataformas Educaplay e LearningApps.org potenciou, por um lado, a consolidação de conhecimentos, permitindo que seja a criança a criar as questões para a realização da atividade, promovendo saberes e competências uma vez que as crianças aprendem com a ferramenta no jogo, mas por outro, na construção do recurso e conduzindo à formação do cidadão participativo, crítico e ativo do século XX.

Description

Keywords

Ferramentas cognitivas Consolidação de saberes Processo de aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021). O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes. In C. Fernández; B. García; M. Miranda; H. Delgado (Ed.), La evaluación de las enseῆanzas en los contextos digitales: nuevas perspectivas y enfoques evaluativos (pp. 98-110). Editorial DYKINSON

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Editorial DYKINSON

CC License

Altmetrics