Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
471.8 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As ferramentas cognitivas, quando integradas pedagogicamente em ambientes de aprendizagem digitais, aumentam a eficiĆŖncia dos processos cognitivos e de aprendizagem. O presente artigo estĆ” integrado no Projeto IFITIC āInovar com TIC na Formação Inicial Docente para Promover a Renovação Metodológica na Educação PrĆ©-escolar e nos 1.Āŗ e 2.Āŗ Ciclos do Ensino BĆ”sicoā e surge no Ć¢mbito da PrĆ”tica Educativa Supervisionada (PES) contemplada no Curso de Mestrado em Ensino do 1Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico e PortuguĆŖs e História e Geografia de Portugal no 2Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico. Este estudo pretende compreender as potencialidades das plataformas digitais Educaplay e LearningApps.org na construção e consolidação de conhecimentos em alunos do ensino primĆ”rio. A primeira ferramenta foi integrada no estudo dos meios de comunicação na Ć”rea das CiĆŖncias Sociais e Humanas e a segunda foi utilizada na consolidação de conhecimentos sobre os tipos de solos e de rochas no Ć¢mbito das CiĆŖncias Naturais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, em que foram analisados notas de observação participante e o design metodológico e tecnológico utilizado. Para a anĆ”lise dos dados, recorreu-se Ć s tĆ©cnicas da anĆ”lise de conteĆŗdo. Os resultados apontam que a utilização pedagógica das plataformas Educaplay e LearningApps.org potenciou, por um lado, a consolidação de conhecimentos, permitindo que seja a crianƧa a criar as questƵes para a realização da atividade, promovendo saberes e competĆŖncias uma vez que as crianƧas aprendem com a ferramenta no jogo, mas por outro, na construção do recurso e conduzindo Ć formação do cidadĆ£o participativo, crĆtico e ativo do sĆ©culo XX.
Description
Keywords
Ferramentas cognitivas Consolidação de saberes Processo de aprendizagem
Citation
GraƧa, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021). O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes. In C. FernĆ”ndez; B. GarcĆa; M. Miranda; H. Delgado (Ed.), La evaluación de las enseįæanzas en los contextos digitales: nuevas perspectivas y enfoques evaluativos (pp. 98-110). Editorial DYKINSON
Publisher
Editorial DYKINSON