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  • Trabajo en red con apoyo en la inteligencia artificial para la búsqueda y clasificación de información
    Publication . Fernández, Maria; Pérez-Torregrosa, Ana; Quadros-Flores, Paula; Raposo-Rivas, Manuela; Silva, Elisabete; Lopes, Rui; Mesquita, Cristina; Vaz, Paula; Prada, Ana; Costa, Jacinta; Castanheira, Manuel; Pires, Manuel
    La inteligencia artificial (IA) tiene un papel transformador en la educación, incluyendo la investigación científica. Cuando una investigación involucra colaboradores en red, la complejidad aumenta en el sentido de encontrar la eficiencia de la organización en la producción de contenidos de calidad. La inteligencia artificial puede acelerar procesos de revisión, análisis de datos y estructuración de ideas, sin comprometer la calidad científica. Este artículo presenta un modelo innovador que asocia la IA, como Rayyan.ai, al trabajo colaborativo en red en el análisis de artículos científicos. Se trata de una buena práctica que valida la eficacia de la IA y ejemplifica un modelo práctico y replicable, contribuyendo a la comprensión y adopción de la IA por parte de la comunidad científica.
  • Pensamento computacional e práticas de ensino exploratório em matemática elementar
    Publication . Rodrigues, Rita; Costa, Cecília; Freitas, Yelitza; Sacramento, José; Rato, Virgilio; Brito-Costa, Sónia; Martins, Fernando
    Com as transformações rápidas e constantes que ocorrem nas sociedades, torna-se incerto determinar que aptidões devem ser ensinadas hoje às crianças e aos estudantes universitários. A dificuldade em decidir reside em saber que profissões e funções deixarão de existir e quais surgirão. As competências que eram valorizadas há séculos poderão ser facilmente automatizadas (Harari, 2024). Assim, Harari (2024) sugere que é essencial preparar as gerações mais jovens com habilidades que sejam relevantes para o futuro mercado de trabalho. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD), 2019) reflete sobre como preparar os estudantes para terem sucesso num mundo globalizado, onde é essencial compreender diferentes pontos de vista, interagir com respeito e fazer escolhas responsáveis.
  • Semear um futuro para todas as idades - Cuidar do presente e preparar o futuro
    Publication . Lucas, João; Gama, Maria do Rosário; Paúl, Margarida; Dias, David; Martins, Teresa; Paixão, Anabela; Martins, Teresa
    This publication is part of the SeFTI Project - Sowing a Future for All Ages, developed by APRe! - Association of Retirees and Pensioners - with the support of AGE Platform Europe, and co-financed by the EU’s CERV Programme (Citizenship, Equality, Rights and Values). Age Platform Europe is the largest European network of non-profit organisations of and for older people, of which APRe! is a full member. The aim of this project was to disseminate the AGE Platform Europe (AGE) Manifesto (Annex 1), which was the starting point for the debate on priority issues for APRe! and AGE’s advocacy work, such as fighting ageism, spreading the proposal for an Age Equality Strategy for the EU, and promoting the rights of older adults. Thus, the project have two main target groups: older adults and retired people living in Portugal and Portuguese political actors, namely MEPs elected by Portugal or their representatives. The project ran from 1 August 2024 to 31 December 2024 and was organised into four Work Packages: 1) Dissemination and debate sessions on the Manifesto and its contents; 2) Meetings with Portuguese MEPs or their representatives; 3) Visit to the European Parliament and AGE Platform Europe; 4) Publication on the manifesto’s themes focusing on the Portuguese context. With this project, APRe! aims to foster discussion and raise critical awareness about the challenges faced by older adults in Portugal, as well as current situations of violation of their fundamental rights. We hope this project will contribute to the development of public policies that enhance the lives of all, in line with the vision of a Europe for all ages— promoting participation, autonomy, and well-being for everyone.
  • I Congresso Infantojuvenil do Município de Gondomar - Livro de Resumos
    Publication . Pinto, Dimas; Cunha, Telmo; Sofia, Aldina; Gonçalves, Inês; Dias, Luís; Ferreira, Marta; Pinto, Nuno; Santos, Fernando; Pinto, Dimas; Cunha, Telmo; Sofia, Aldina; Gonçalves, Inês; Dias, Luís; Ferreira, Marta; Pinto, Nuno; Santos, Fernando
    O Observatório do Desporto Infantojuvenil do Município de Gondomar tem como objetivo utilizar a investigação e a proximidade com a comunidade enquanto estratégias basilares para que existam experiências desportivas mais positivas. Não obstante, detetam-se diversos desafios na realidade atual. Presentemente, verifica-se que (a) apenas realizar ações de formação sobre o desenvolvimento de jovens é insuficiente para desencadear mudanças de comportamento nos diversos agentes desportivos e decisores políticos; (b) o treinador é um dos agentes responsáveis pela promoção do desenvolvimento positivo de jovens através do desporto, mas existem outros igualmente importantes como os pais, dirigentes e os próprios atletas; e que (c) é necessário avaliar o impacto das ações de formação no âmbito do desenvolvimento positivo de jovens através do desporto. Neste sentido, o Observatório do Desporto Infantojuvenil do Município de Gondomar pretende analisar a eficácia de ações de formação contínua centradas no desenvolvimento positivo de jovens através do desporto nas práticas dos agentes desportivos, bem como promover mudanças estruturais e estruturantes no sistema desportivo. Para este efeito, estão a ser (1) desenvolvidos indicadores de desporto infantojuvenil de qualidade, contextualizados às especificidades do município de Gondomar; (2) construídos instrumentos de avaliação que permitam compreender o grau de implementação desses indicadores; (3) definidas recomendações para os clubes desportivos que pertencem ao município; e (4) promovidas ações de formação dirigidas a pais, treinadores e dirigentes, e avaliado o seu impacto em termos de mudanças de comportamento destes agentes. Espera-se que esta abordagem do topo (i.e., recomendações de um município) para a base (i.e., práticas de agentes desportivos) possa otimizar a utilidade das ações de formação contínua e tornar o desenvolvimento positivo de jovens através do desporto efetivo. Mediante o exposto, este congresso (https://www.cm-gondomar.pt/eventos/i-congresso-o-desporto-infantojuvenil-em-gondomar-o-desenvolvimento-da-jovem-atleta/) visa apresentar-se como um espaço de debate e discussão, com uma periodicidade anual, que possa instigar mudanças no sistema desportivo, aferir as necessidades formativas dos agentes desportivos e promover uma avaliação concertada da eficácia das medidas adotadas neste contexto.
  • A psicoterapia de cariz psicodinâmico na contemporaneidade
    Publication . Veiga, Sofia; Tinoco, Rui; Abrantes, Ana; Azevedo, Cristina; Figueiredo, Daniel; Longo, Gabriela; Lopes, Helena
    Nas últimas décadas têm-se observado mudanças no saber e na prática clínica psicanalítica. As transformações sociais e os novos desafios que se colocam a psicoterapeutas e a pacientes impõem mudanças e adaptações. Com o estudo “A psicoterapia de cariz psicodinâmico na contemporaneidade: olhares de psicoterapeutas” pretendeu-se investigar o que aconteceu na prática clínica de cariz psicodinâmico em Portugal, com particular enfoque nas suas permanências e mudanças a partir do olhar de três psicoterapeutas e psicanalistas com mais de 30 anos de prática clínica. O questionamento e a interpretação dos dados obtidos tiveram por base o método FANI-Free Association Narrative Interview. Da análise das entrevistas, emergiram os seguintes temas: formação; identidade; sofrimento psíquico; teoria e práxis psicodinâmica/psicanalítica; novas tecnologias. Nestes temas evidenciaram-se permanências e mudanças. No lado das permanências, destacaram-se a manutenção do campo analítico, a centralidade do inconsciente, a leitura das estruturas da personalidade e a abertura ao novo/transformação por parte do/a psicoterapeuta. Em relação às mudanças, destacaram- se as modificações na expressão do sofrimento psíquico, a emergência de novos conceitos, o surgimento das novas tecnologias quer como definidoras de outros contextos de consulta, quer como modificando certos aspetos da relação terapêutica em contexto presencial e, por fim, a emergência do setting terapêutico como algo que é coconstruído
  • Mundos digitais no pós-pandemia: Continuidades e transformações na realidade dos/as estudantes do ensino superior
    Publication . Veiga, Sofia; Tinoco, Rui; Ribeiro, Andreia
    O presente trabalho pretende conhecer as permanências e mudanças dos comportamentos digitais em grupos de jovens estudantes do ensino superior, em particular desde o período pandémico e no período que se lhe seguiu, tendo em conta as suas práticas e perceções das práticas dos seus pares, bem como a forma como perspetivam o futuro dos mundos digitais. Realizaram-se quatro Grupos de Discussão Focalizada de diferentes áreas Científicas - Ciências e Tecnologias (CT); Educação e Intervenção Social (EIS); Saúde (S); Formação de Professores e Outros Profissionais da Educação (FPP) -, dois presencialmente e dois online. A amostra total, constituída por 37 estudantes, integrava 7 em CT, 9 em EIS, 13 em S e 8 em FPP. As discussões foram gravadas, posteriormente transcritas e importadas para um programa de análise de conteúdo (QDA Miner Lite). Em termos de resultados, salienta-se a grande unanimidade que existiu entre os grupos, pese embora se tivessem notado algumas diferenças entre eles muito ligadas às suas áreas de formação. Os/as estudantes participantes evidenciaram que durante a pandemia aconteceu uma série de mudanças que veio para ficar e que impactou a forma como a sua vida acontece nos mais variados domínios e contextos. Os grupos deram particular relevo a uma diversidade de comportamentos de risco e até de dependências. Destaca-se, ainda, um sentimento de pessimismo em relação ao futuro destes mundos digitais, em que o fator humano parece estar em cheque em diversas áreas. Finaliza-se o trabalho com uma série de sugestões em termos educativos e de intervenção clínica e preventiva na área da saúde mental, neste momento crucial do desenvolvimento que é o da entrada na vida adulta.
  • História, Educação e(m) Liberdade: contributos pedagógicos da Revolução dos Cravos
    Publication . Marques, Gonçalo; Mota, Luís; Alves, Luís; Cachadinha, Manuela; Veludo, Sérgio
  • O ensino superior em perspetiva: olhares de professores sobre as continuidades e transformações sucedidas nas últimas décadas
    Publication . VEIGA, SOFIA; Lopes, Helena; Castanheira Pais, Sofia
    O Ensino Superior (ES) vivenciou nas últimas décadas mudanças profundas e marcantes. Assistiu-se a um incremento da procura deste nível de ensino e, consequentemente, à sua massificação e democratização, assim como a um movimento de diversificação e aumento da oferta formativa (e.g., Almeida et al., 2012; Cerdeira & Cabrito, 2018). Os públicos-alvo que passaram a frequentar o ES, agora mais diversos e alargados, começaram a evidenciar uma atitude mais proativa e dinâmica, fruto do desenvolvimento de uma nova sociedade (do conhecimento, laboral. …), cada vez mais informada, exigente, complexa e globalizada (Zabalza, 2002). Esta nova realidade impôs a abertura deste nível de ensino (Pascueiro, 2009) e a emergência de novas políticas que visavam a diminuição das barreiras de acesso ao mesmo. O ES deixou, então, de ser um local de exclusiva prática de um ensino de elites, abandonando progressivamente o seu lugar “privilegiado e fechado” (Zabalza, 2002, p. 21), “expresso na forma de ensino magistral, com reduzidas preocupações pedagógicas” (Machado dos Santos, 2000, p. 69). Gradualmente, passou a assumir um lugar central na dinâmica da sociedade, transformando-se em “mais um recurso de desenvolvimento social e económico dos países” (Zabalza, 2002, p. 25).
  • Participação das crianças: Dos direitos às práticas
    Publication . Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Guimarães, Cristiana