ESE - inED - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - inED - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 63
Results Per Page
Sort Options
- O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo. Estratégias de supervisãoPublication . Amaral, M. J.; Moreira, M. A.; Ribeiro, Deolinda
- A supervisão e o desenvolvimento de profissionalidade docentePublication . Ribeiro, Deolinda
- A Formação de Educadores de Adultos em Portugal: trajectos e tendênciasPublication . Rothes, Luís
- Trinta anos da Unidade de Educação de Adultos: um testemunho breve, mas sentidoPublication . Rothes, Luís
- Onde acaba o Eu e o Outro e começamos Nós... Diários colaborativos de supervisão e construção da identidade profissionalPublication . Ribeiro, Deolinda; Moreira, M. A.
- Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das criançasPublication . Pessanha, ManuelaPortugal é um dos países da União Europeia que, apesar do crescimento económico verificado nos últimos anos, continua a apresentar algumas assimetrias em termos sociais acentuadas pela recente crise económica e financeira. Estas assimetrias têm-se reflectido na vida das famílias e das crianças e têm condicionado as políticas educativas e sociais, principalmente as que se referem à infância. Embora a desvantagem socio-económica apareça estatisticamente associada a um aumento no risco de ocorrerem perturbações no desenvolvimento das crianças, o que está em causa é o facto destes aspectos de carácter social conduzirem a variações na qualidade do ambiente familiar. Desta forma, o mecanismo de risco próximo decorrerá da baixa qualidade dos cuidados prestados e não da situação de desvantagem social. Partindo do estudo dos contextos de socialização, família e creche, em que se processava o desenvolvimento de 120 crianças residentes no Distrito do Porto, o objectivo principal deste trabalho foi o de examinar a influência da qualidade destes contextos no desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem destas crianças. Interessava-nos, muito particularmente, verificar em que medida a qualidade dos contextos extra-familiares de prestação de cuidados poderia contribuir para promover o desenvolvimento das crianças provenientes de contextos familiares pouco estimulantes e desfavorecidos. Apesar da idade precoce das crianças estudadas e, particularmente, no que respeita ao grupo de crianças consideradas em risco, os resultados obtidos evidenciaram os efeitos da qualidade do ambiente familiar no seu desenvolvimento apontando, também, para a ausência de influências significativas da qualidade das creches participantes nos seus resultados desenvolvimentais. Esta quase ausência de efeitos poderá ser atribuída, em parte, à baixa qualidade evidenciada pelas salas de creche. Estes resultados apontam para a necessidade de se melhorar a qualidade dos cuidados prestados às crianças mais novas e, especialmente, às que se encontram em situação de maior vulnerabilidade através de esforços sistemáticos no sentido de melhorar o processo educativo, bem como aspectos estruturais e características dos prestadores de cuidados, através da mobilização de recursos adicionais.
- Novas Oportunidades: uma revolução na aprendizagemPublication . Rothes, Luís
- A Recomposição Induzida do Campo da educação Básica de Adultos: lógicas de apropriação local num contexto político-institucional redefinido.Publication . Rothes, LuísEste trabalho pretende contribuir para o estudo do processo de recomposição do campo da educação básica de adultos que, estando a verificar-se no conjunto dos países centrais, apresenta em Portugal especificidades que resultam das circunstâncias sócio-históricas próprias da sociedade portuguesa. Numa abordagem pluriperspectivada, interpretativa e crítica procura-se analisar os processos de institucionalização das novas tendências que diversos autores vêm assinalando e que se revelam na afirmação da importância central da formação para as políticas de emprego e no estabelecimento de novas formas de regulação das instituições promotoras de educação e formação de adultos, com a territorialização e a contratualização da regulação dos meios para concretizar os objectivos que as autoridades político-administrativas definem para a formação. Foi um esforço de pesquisa que exigiu a interpretação das interacções entre as políticas públicas para o sector da educação e formação de adultos e as lógicas de acção das entidades implicadas neste sector, considerando os ajustamentos que estas têm agora que operar na sua vida interna e nas modalidades de inter-penetração com seu exterior. Assim, a investigação cruza três vias de análise interligadas: a interpretação dos modos como esta recomposição do campo vem sendo induzida pelas políticas de educação e formação de adultos; o esclarecimento dos processos sociais de aproximação a esse campo mais unificado por parte de operadores com tradições e lógicas de intervenção distintas; a compreensão das próprias lógicas de envolvimento dos adultos nas propostas de educação básica, as quais, sendo sócio-historicamente condicionadas, se reflectem também na acção desenvolvida pelos promotores de educação e formação de adultos.
- Risco sociocultural e intervenção na comunidadePublication . Pessanha, Manuela; et al.
- Educação e investigação em idades precocesPublication . Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; et al.