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- A disciplina de formação musical em debate: Perspectivas de profissionais da músicaPublication . Pedroso, FátimaPretendeu-se com este estudo identificar alguns parâmetros-chave da disciplina de Formação Musical no contexto dos cursos básico e complementar do ensino especializado de música – quais os seus objectivos, qual o seu papel e importância na formação de um músico, que problemas se lhe colocam hoje em dia... Optou-se por uma metodologia qualitativa de recolha e análise de dados, tendo-se realizado três debates focalizados de grupo (focus groups) com vários profissionais da música: um com actuais professores de Formação Musical; outro com professores do ensino superior de música com experiência de leccionação da disciplina ao nível básico e complementar, outro com músicos essencialmente na área da interpretação e composição. Os debates foram gravados e posteriormente transcritos, tendo sido objecto de análise de conteúdo. Os dados obtidos permitem identificar vários pontos críticos relativos à disciplina, no sentido de uma configuração actual, em que se integram quer a formação de (possíveis) futuros músicos, quer de pessoas cujo fim não é a profissão de músico mas tão-somente obter formação em música. Os conteúdos e actividades da disciplina foram também abordados, considerando-se que deveriam sempre reportar-se à música propriamente dita, como fonte e contexto para a aquisição de competências.
- O (A) Professor(a) de Canto e o ensino: percursos e contextosPublication . Pereira, Natália de LimaO estudo que aqui se apresenta centra-se numa reflexão sobre o/a professor/a de Canto e as suas práticas pedagógicas. O texto procura explicar a realidade educativa do ensino-aprendizagem do Canto à luz dos percursos e contextos vivenciais do professor. A explicação fundamenta-se no tipo de investigação centrada no método qualitativo das Histórias de Vida, onde se analisam as relações e generalizações num contexto de características particulares e singulares. Partindo do princípio que a concepção da acção educativa não se reduz a um único modelo de professor cujo perfil responda a um ideal universalmente aceite, entende-se que cada professor é diferente e evolui de forma singular na vida profissional, adoptando as suas próprias estratégias no ensino. Existem sim facetas de uns e de outros cujas características globais poderão espelhar o reflexo da nossa própria identidade, perfil, forma de agir e posicionamento na vida prática, no quotidiano. Este artigo sublinha, assim, a necessidade de uma investigação sobre os processos de formação e práticas docentes, numa tentativa de descobrir e reflectir sobre a realidade educativa do ensino-aprendizagem do Canto.
- A contribution for the development of new resources selection models for the agile/virtual enterprisesPublication . Ávila, Paulo; Putnik, Goran; Cunha, MariaThe process of resources systems selection, takes an important part in Agile / Virtual Enterprises (A/V E) integration because the efficient resources selection, or resources systems selection, running in useful time and cost and with efficient solution, is an important operation within the A/V E design phase and certainly will contribute for the flexibility of an A/V E within the phase of its reconfiguration. The resources systems selection is a difficult matter to solve in A/V E because: it can be of exponential complexity resolution; it can be a multi criteria problem; and because there are different types of A/V Es with different requirements that have originate the creation of a specific resources selection model for each one of them. This kind of selection approach models will be reviewed from literature and analyzed its limitations and the consequent necessities of development new ones. At the first time we identified necessities that never were thought before, like performance measures for the selection model, and the necessities of identifying the sponsor for the selection process. We will see too that the models fit uniquely the requirements of a unique A/V E are rigid and not flexible enough to satisfy the requirements of another A/V E. These limitations that we highlight in this work are important to be considered in the development of new models and were simultaneously considered in the development of our selection model for the project of the BM_Virtual Enterprise.
- Funciones y modos de oír música de niños y adolescentes, según contextosPublication . Boal-Palheiros, G.
- Questionário de Rastreio do Ambiente Familiar: Estudo de validaçãoPublication . Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim
- Contribuição da ISO 9001: 2000 na Criação e Implementação de Quantificadores de Desempenho para as Pequenas e Médias EmpresasPublication . Ávila, Paulo; Putnik, Goran; Lopes, Manuel; Afonso Fernandes, António; Cavaco, IsmaelA maioria das pequenas e médias empresas não têm ou não possuem adequadas medidas de desempenho para se auto-avaliarem. Com certeza que valores relacionados com alguns parâmetros contabilísticos normalmente são conhecidos, e.g., volume de faturação, resultado líquido, etc. Contudo, nos nossos dias não bastam apenas esses parâmetros e o empresário deve perceber que os desempenhos financeiros dependem de outras medidas de desempenho, i.e., os primeiros são consequência dos segundos. Com a implementação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ), segundo a norma NP EN ISO 9001: 2000, nas pequenas e médias empresas, pensamos que é uma importante oportunidade para perceber, criar e implementar medidas de desempenho, de forma racional e com acréscimo de valor ou de importância para a empresa. Isto significa, a criação de medidas de desempenho que podem ser úteis e não para criar mais “papeis” que nunca serão utilizados no quotidiano da empresa, e que nalguns casos, apenas servem para impressionar os auditores da qualidade ou para decorar as paredes da empresa. A oportunidade criada com a implementação da norma ISO 9001: 2000 ocorre da necessidade de implementar o SGQ inserido no contexto duma estrutura de processos que interagem entre si (através de entradas e saídas de cada processo) e com o exterior (clientes e fornecedores) e que descrevem as principais atividades no seio da empresa que são importantes para assegurar a qualidade do sistema. Para cada um dos processos pertencentes ao SGQ é necessário, entre outros requisitos da norma, descrever os seus mecanismos de controlo, i.e., as suas medidas de desempenho. A descrição dessas medidas de desempenho, que ficam a cargo de cada empresa, são de crucial importância para a aplicação do círculo de Deming (plan do check act – PDCA), quer no seio de cada processo quer para o todo do SGQ implementado dentro da empresa. O propósito deste artigo passa primeiro por chamar a atenção das empresas para a oportunidade de definirem medidas de desempenho úteis aquando da implementação dum SGQ. Em segundo, mostraremos um conjunto de processos tipo para pequenas e médias empresas da indústria metalomecânica e para cada processo definiremos algumas das medidas de desempenho que poderão ser utilizadas pelas mesmas, para quantificarem o desempenho de cada processo e simultaneamente do todo da empresa.
- Discussão do estudo apresentado pelo doutor José de Campos Amorim nas provas para professor-adjunto do Instituto de Contabilidade e Administração do Porto na área de direito (direito internacional / direito comunitário)Publication . Guichard, RaulDiscussão do estudo apresentado pelo doutor José de Campos Amorim nas provas para professor-adjunto do Instituto de Contabilidade e Administração do Porto na área de direito (direito internacional / direito comunitário)
- A Formação de Educadores de Adultos em Portugal: trajectos e tendências.Publication . Rothes, LuísA Formação de Educadores de Adultos em Portugal: trajectos e tendências.
- Guia sobre o funcionamento da Língua Portuguesa: Saber Escrever. Saber Falar. Um Guia Completo para Usar Corretamente a Língua Portuguesa, de: Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão, Lisboa: D. Quixote, 2004Publication . Castro Fernandes, JoanaEstaremos a viver numa espécie de Babel devastada por Deus, onde todas as formas de falar e de escrever coexistem anarquicamente? Onde está o juiz? Onde está o árbitro? A transgressão involuntária e o mau comportamento linguístico gozam de absoluta impunidade e poucos são os k kérem çaber. Sobrevivem, porém, alguns arautos da resistência que reivindicam o direito à perplexidade e à inquietude, perante o caos linguístico instaurado nos jornais, nas revistas, nas obras traduzidas, no discurso pedante e convicto dos jornalistas, nas placas oficiais e nos mais variados dísticos e outdoors.